Tolerância Ao Calor Dos Neons Chineses


Luís Lampreia

Recommended Posts

Caros colegas

 

Comprei há uns meses 11 neons chineses que mantenho num aquário com 30 litros de água, já excluindo substracto, filtro, etc. Optei por estes por serem pequenos, não me comerem os reds e pela propagada facilidade de reprodução (até agora nada, não tenho mais espécie nenhuma de peixes no aquário).

Mas li também que são de água fria e que não toleram temperaturas muito elevadas, do género de 28ºC.

 

Preciso que alguém me confirme este facto, porque, mesmo com o termostato desligado, nestes últimos dias em que a minha cozinha já aqueceu um pouco, a água do aquário já chegou aos 25ºC, quando o tempo aquecer a valer... lá se vão os peixes.

 

Gostaria de saber da sua tolerância ao calor, pois se esta se confirmar terei de os mudar para um lugar bem mais fresco, a cave, as outras divisões da casa estão interditas aos peixes.

E quanto à reprodução, têm-na conseguido fazer sem ser com aquelas opções de isolamento noutro aquário e com seixos ou berlindes no fundo?

 

Obrigado

Luís Lampreia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Luis Lampreia!

 

já não mantenho essa espécie, precisamente por não conseguir que a temperatura dos aquários seja inferior aos 24º, nos dias mais quentes...

no verão passado, quando cheguei de férias, todos os termómetros marcavam os 32º!!! não morreu nenhum tanichtys, mas de facto, com temperaturas assim, não podem estar no seu melhor...

se queres tê-los com optimas cores e tentar a reprodução, tens mesmo que colocar o aquário deles num local mais fresco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Conheço pessoal que os mantém a 30º juntamente com Discus.

 

Cumps,

Jaime

Jaime Dias

 

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, acredito!... mas porquê encurtar-lhes a vida e fazê-los 'bufar' de calor o tempo todo?

está provado que temperaturas elevadas lhes reduz a esperança de vida e não induz a reprodução...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, acredito!... mas porquê encurtar-lhes a vida e fazê-los 'bufar' de calor o tempo todo?

está provado que temperaturas elevadas lhes reduz a esperança de vida e não induz a reprodução...

 

encurtar a vida ? pus-os noutro aquario e ainda estao la todos ha 3 anos a vida util destes peixes rondam os 3 anos

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos vossos testemunhos, só agora pude voltar a ligar-me à net.

Estou impressionado com a resistência destes pequenos ao calor, assim poderei mantê-los mais algum tempo no local em que estão.

Só me falta conseguir reproduzi-los, mas ainda não experimentei colocar 1 casal isolado e nos 10 que tenho actualmente só dois são fêmeas pelo que a competição é renhida.

 

Obrigado mais uma vez

Luís Lampreia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E quanto à reprodução?

 

Teoricamente é simples: aquario à volta de 30L, podes optar por colocar apenas um casal, ou então um grupo de 6 individuos de ambos os sexos. Fundo negro, plantas flutuantes, temperatura entre os 20 e 22ºC. O macho persegue a femea, ela põe os ovos e o macho ferteliza-os.

Estou a fazer isto com um grupo de 5 individos, à temperatura ambiente... mas até agora ainda nada...

Alguem tem mais sugestões?

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho 1 fêmea com 3 machos numa caixa com 15 litros, só hoje chegou aos 22º já que os comprei na sexta feira e estavam a 27º. Vou esperar pelos próximos dias talvez junte outra fêmea mas são de linhagens diferentes e eu não os queria misturar. Vou esperar para ver.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tive um pequeno aquário com berlindes e resultou. Os ovos ficam entre os espaços dos berlindes assim os país não conseguem chegar lá, e os pequenos mais tarde conseguem sair de lá. Depois retira os adultos e verás que em pouco tempo vês uns pontos a nadar pelo aquário :D

 

Cumps

 

João "Okocha" Freire

Okochalogoblog-AgencyFB.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tive um pequeno aquário com berlindes e resultou. Os ovos ficam entre os espaços dos berlindes assim os país não conseguem chegar lá, e os pequenos mais tarde conseguem sair de lá. Depois retira os adultos e verás que em pouco tempo vês uns pontos a nadar pelo aquário :D

 

Cumps

 

João "Okocha" Freire

 

Já agora, parametros da agua, lembras-te quais eram?

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Apesar de ainda não os ter tentado reproduzi-los (porque ou muito me engano ou só tenho femeas), pelo que pesquisei para a reprodução eles preferem aguas ligeiramente ácidas, por volta do 6.8ph e temperatura como já foi referida 20/22 Cº. Também de acordo com a minha pesquisa os berlindes não servem para mais nada a não ser para fixar as plantas de preferência elodeas ou cambobas para que os ovos fiquem lá fixados.

Também de acordo com a minha pesquisa, não é necessário retirar os pais pois eles não comem os ovos.

Mas... como referi, é apenas pesquisa e não experiência própria, por enquanto.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lá continuo com a fêmea "gorda", áqua a 21,7-22ºC, 20 litros de água pH entre 6,5 e 7, sem filtro nem bomba de ar para já, amanhã já ponho bomba de ar com filtro de esponja , montes de Limnophila sessiliflora e algum musgo, mais os seixos no fundo. Só falta a iluminação que estes estão na arrecadação e ainda não deu para arranjar iluminação para eles, se tiver novidades logo digo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já consegui que os meus reproduzissem várias vezes com um Ph ligeiramente abaixo de 7 e a temperatura perto dos 24º.

O aqua está bastante plantado e não observei que eles ficassem excessionalmente interessados nos ovos, no entanto como são bichos curiosos são capazes de provar um ou outro enquanto vão a cair...

Mas nunca consegui viabilizar os alevins porque peixinhos minúsculos a passear pelo aqua são uma tentação e pelo menos os meus estão sempre capazes de comer qualquer coisinha (nem as pastilhas dos otos escapam e quando introduzi pela primeira vez camarões eles tiveram de ir provar).

Para além deles só tenho Otos, Coridoras Panda e Camarões Amano, pelo que estou convencido que não comem os ovos mas comem os filhos.

 

Ah, já me esquecia, as posturas têm sido após uns dois dias consecutivos de alimentação com larva de mosquito vermelha congelada e artémia e uma TPA ajuda imenso...

Editado por C Mocho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Tenho realmente de reforçar a alimentação, vou aproveitar a artémia congelada. Hoje coloquei 3 casais num aquário bola, não sei se espero os 2 dias ou se os mude já para uma caixa de 30 litros. Para já não vejo nenhum interesse particular por parte dos machos e mantê-los nesta bola até mete dó. Por outro lado tenho uma fêmea que parece uma bola. está aflita, ela é que andava de inicio atrás deles.

 

Cmps

Editado por Luís Lampreia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais