Co2-qual A Pressão Indicada?


Recommended Posts

Boas!!

Tenho um aquário plantado de 120x40x50(240 lt).

Esta semana comprei um sistema de Co2 da Aquaristik.

A minha dúvida é qual a pressão indicada para um aquário destas caracteristicas e o nº de bolhas de CO2 que devo libertar por segundo para ter um bom resultado do mesmo.

Desde já os meus agradecimentos pela ajuda.

Paulo Alferes bigsmile

"A mente que se abre a uma idéia jamais volta ao seu tamanho original" (Albert Einstein)

Akua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

A minha dúvida é qual a pressão indicada para um aquário destas caracteristicas e o nº de bolhas de CO2 que devo libertar por segundo para ter um bom resultado do mesmo.

Desde já os meus agradecimentos pela ajuda.

Paulo Alferes :wink:

 

Podendo estar a errar, diria 0,5 bars de pressão e 2 a 4 bolhas por segundo. Depois vais regulando a quantidade de bolhas, conforme a necessidade das plantas.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado David.

Como vou aproveitar o devino feriado para montar o Kit, gostava de fazer as coisas como devem ser.

Cumps.

Alferes

banana rock

Boas

Podendo estar a errar, diria 0,5 bars de pressão e 2 a 4 bolhas por segundo. Depois vais regulando a quantidade de bolhas, conforme a necessidade das plantas.

Cumps.

"A mente que se abre a uma idéia jamais volta ao seu tamanho original" (Albert Einstein)

Akua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

Tenho um aquário plantado de 120x40x50(240 lt).

Esta semana comprei um sistema de Co2 da Aquaristik.

A minha dúvida é qual a pressão indicada para um aquário destas caracteristicas e o nº de bolhas de CO2 que devo libertar por segundo para ter um bom resultado do mesmo.

Desde já os meus agradecimentos pela ajuda.

Paulo Alferes banana rock

 

 

Boas!

 

A pressão é independente do n.º de bolhas que queremos à saída, mas em relação à pressão pode variar de difusor para difusor. Eu tenho um difusor da Eheim que traz uma válvula anti-retorno e esta válvula só deixa passar CO2 quando está no mínimo a 1,4Kg/cm2! Se não tivesse esta válvula possivelmente 0,5Kg/cm2 seriam mais que suficientes.

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Eu tenho o sistema de co2 da Sera e a pressão que recomendam é entre 0,5 e 1 bar.

Quanto á quantidade de co2 eles eles dizem que para cada 10 litros de agua do aquario adicionar aproximadamente 1 bolha/minuto.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Eu tenho o sistema de co2 da Sera e a pressão que recomendam é entre 0,5 e 1 bar.

Quanto á quantidade de co2 eles eles dizem que para cada 10 litros de agua do aquario adicionar aproximadamente 1 bolha/minuto.

Abraço.

 

Não digas coisas destas porque, para o meu, por exemplo, meto 3/4 por segundo e vai chegando. Mas quando metia 2, era pouco.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pela pela ajuda prestada.

Fiquei um pouco confuso em relação ao nº de bolhas a libertar.Entendo que seja uma questão de "afinação" entre o resultado das planta versus o PH da água.Será isso???

Obrigado :D

Alferes

"A mente que se abre a uma idéia jamais volta ao seu tamanho original" (Albert Einstein)

Akua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pela pela ajuda prestada.

Fiquei um pouco confuso em relação ao nº de bolhas a libertar.Entendo que seja uma questão de "afinação" entre o resultado das planta versus o PH da água.Será isso???

Obrigado ;)

Alferes

 

 

Por aí. E pela reacção dos peixes. Se estiverem ofegantes, no topo do aqua, estás a dar demasiado CO2...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok.

Então vou começar por uma libertaçao de Co2 com um indice baixo e vou aumetando caso seja necessario.

Ou seja vai a olho!!!! :) LOL.

Mais uma vez obrigado a todos pela ajuda.

Alferes

"A mente que se abre a uma idéia jamais volta ao seu tamanho original" (Albert Einstein)

Akua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tens um regulador com dois manometros eu aconselho a pores o manometro de saida a 1 bar e depois regulas com a agulha de precisão a saida do CO2, deves é conseguir um medidor de CO2 para contrrolares melhor isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa a minha ignorancia ,mas o medidor que te referes é um teste tipo os de PH,não é?

Alferes

Se tens um regulador com dois manometros eu aconselho a pores o manometro de saida a 1 bar e depois regulas com a agulha de precisão a saida do CO2, deves é conseguir um medidor de CO2 para contrrolares melhor isso.

"A mente que se abre a uma idéia jamais volta ao seu tamanho original" (Albert Einstein)

Akua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Eu tenho o Sera indicador de co2de longa duração.

Tem 3 cores, o azul o co2 não é suficiente,o verde escuro o nivel de co2 esta correcto,e o verde claro co2 em excesso.

Se comprares 1 indicador tipo este é mais facil para controlares o co2.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes ter uma noção através das medições de pH e kH. Podes usar uma tabela deste tipo e assim ter noção se o teu CO2 está dentro dos valores considerados seguros. A aplicabilidade das tabelas diminui se estás a usar, por exemplo, turfa.

 

(no fundo isto é o que terá de fazer um desses testes de longa duração... tenho um "encostado", pois em termos colorimétricos só com uma catástrofe é que se iria notar a diferença, ou seja, pequenas variações de pH correspondem a alterações de cor tão ténues que as tornam difíceis ou impossíveis de avaliar, é claro que isto pode depender do teste em causa).

 

O manual do meu equipamento de CO2 ainda tem lá uma forma de calcular o nº de bolhas, dependendo do tal kH, mas acho que é desnecessário, pois começas com pouco e vais aumentando (depois de saberes o kH da tua água, vais controlando o pH).

 

Quanto à pressão, parece-me que terá de ser superior à pressão atmosférica. Tenho a ideia que o meu recomenda 1,3 bar.

 

Cumprimentos

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Obrigadissimo AGA!!!!

Essa tabela dá-me pelo menos um parametro pelo qual me posso regular.

A questão é que tenho turfa no filtro. Deverei retirala? :excl:

Alferes

"A mente que se abre a uma idéia jamais volta ao seu tamanho original" (Albert Einstein)

Akua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Obrigadissimo AGA!!!!

Essa tabela dá-me pelo menos um parametro pelo qual me posso regular.

A questão é que tenho turfa no filtro. Deverei retirala? :evilbat:

Alferes

 

O melhor mesmo é conseguires um indicador de CO2 pois isso daria uma guia de pores mais ou menos, em fim, dá para regular a quantidade.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O melhor mesmo é conseguires um indicador de CO2 pois isso daria uma guia de pores mais ou menos, em fim, dá para regular a quantidade.

Abraço

Esses indicadores não são aqueles cuja escala se "calibra" com os valores de kH que temos?

 

Quanto a retirar a turfa, eu não o faria, pelo menos na totalidade. Tem a noção que a turfa te está a "enganar", ou seja, a água tem acidez não derivada apenas da relação CO2 x kH... está mais ácida do que estaria... sendo assim podes estar a trabalhar com um kH=4 e pH=6,8 que certamente não terás 18,7 mg de CO2 dissolvido. Mas tu deves ter "sentido", mais ou menos, qual o efeito da turfa na tua água. (eu nunca usei turfa, não sei qual o impacto).

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá AGA.

O efeito que a turfa fez, foi de equilibrar o PH.Por norma tendia a estabilizar na ordem dos 7 e 7,5.Após o uso da turfa mantem-se nos 6,5 e 6,8 de PH.

Ou seja terei de retirar uma parte da turfa,pois estou com recio que agora o PH caia muito mais.

Alguem usa turfa e CO2 em simultaneo?

Cmpts :mrgreen:

Alferes

"A mente que se abre a uma idéia jamais volta ao seu tamanho original" (Albert Einstein)

Akua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.