element Publicado Abril 29, 2008 Publicado Abril 29, 2008 Boas Tenho um aqua de 80 litros. Coloquei lá 6 neons chineses, na primeira noite saltou um fora, na segunda noite saltou outro. Ontem comprei mais 3 e hoje quando chego a casa depois do trabalho tinham saltado mais 2. Juntamente com eles tenho um CAE e um guppy macho, não me parece que haja ali incompatibilidade de especies, pelo menos a nivel temperamental. Na loja onde costumo comprar os peixes nunca tinham ouvido falar de neons a saltar do aquário. O que é que pode tar a fazer com que eles saltem? Tirando o facto de o aqua não ser tapado claro. cumprimentos Citar
Daniel Santos Publicado: Abril 29, 2008 Publicado: Abril 29, 2008 POde haver algum habitante nesse aqua a chatear os bichos, ou simplesmente saltam acontece-me as vezes com os guppys n sei porque tambem. Cumps Citar *
element Publicado: Abril 29, 2008 Autor Publicado: Abril 29, 2008 Boas surfer Tanto o guppy como o cae, não os chateiam, pelo menos do que os tenho observado. É que se fosse como te acontece, de vez em quando... mas em quatro dias saltaram 4 :\ . Uma coisa curiosa é, eles saltam sempre no mesmo sitio, mais cm menos cm. cumprimentos Citar
A. Ferreira Publicado: Abril 29, 2008 Publicado: Abril 29, 2008 Vê bem os parametros da agua, isso não é normal Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
João Faria Publicado: Abril 29, 2008 Publicado: Abril 29, 2008 Boas, Tens o aquário há pouco tempo? Vê bem os parametros da agua, isso não é normal Pode ser excesso de amónia ou nitritos. Cumps. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
Diogo HC Matias Publicado: Abril 29, 2008 Publicado: Abril 29, 2008 Vê bem os parametros da agua, isso não é normal Da unica vez que neons (eram tetras, mas deve-se poder aplicar) tinha o pH muito alto para eles... eles nao se sentem bem naquela agua logo saltam... embora tenha a ideia que os neons chineses se alimentam de insectos a superficie de agua, pelo que poderia ser apenas um comportamento predatorio no novo "habitat" que era o teu aquario. Citar
element Publicado: Abril 29, 2008 Autor Publicado: Abril 29, 2008 Boas O ph tá a 7.2/7.3, nitritos a 0, logo penso que não hája amónia (não tenho teste de amónia) e nitratos a 50 (tão a aparecer umas alguinhas, já sei tpa's). Citar
Diogo HC Matias Publicado: Abril 29, 2008 Publicado: Abril 29, 2008 Boas O ph tá a 7.2/7.3, nitritos a 0, logo penso que não hája amónia (não tenho teste de amónia) e nitratos a 50 (tão a aparecer umas alguinhas, já sei tpa's). Não justifica... os chineses tao bem em qualquer pH a volta do neutro, apenas os nitratos nao estao muito bem... pelo sim pelo nao TPA TPA TPA! Citar
Pato Publicado: Abril 29, 2008 Publicado: Abril 29, 2008 (editado) Tens o aqua destapado? Claro que não... são eles que o abrem, saltam e voltam a fechar. Lê bem o 1º post. Editado Abril 29, 2008 por Pato Citar
Icurto Publicado: Abril 29, 2008 Publicado: Abril 29, 2008 (editado) Como está a temperatura? Os neons chineses não gostam muito de temperauras altas, eu tenho os meus sem aquecimento, sem problemas, pode ser isso, uma vez um beta saltou-me do aqua porque ele chegou aos 31º Editado Abril 29, 2008 por Icurto Citar
Aqua T Publicado: Abril 29, 2008 Publicado: Abril 29, 2008 Claro que não... são eles que o abrem, saltam e voltam a fechar. Lê bem o 1º post. lol, desculpa não reparei... Pode estar a acontecer o que o burriex dizem, de apenas estarem a emitar o seu comportamento seulvagem, e como aqua é destapado.... Mas o mais provavel é algum parametro estar errado... Podes colocar o setup do aquário, e com os valores (se tiveres os testes) que ainda não tenhas dado? Cumps Citar
João Faria Publicado: Abril 29, 2008 Publicado: Abril 29, 2008 Boas O ph tá a 7.2/7.3, nitritos a 0, logo penso que não hája amónia (não tenho teste de amónia) e nitratos a 50 (tão a aparecer umas alguinhas, já sei tpa's). Qualquer desequilíbrio a nível das bactérias nitrificantes começaria, quase sempre, por dar problemas a nível de amónia e só mais tarde nos nitritos. Convém ter sempre um teste de amónia à mão. Não quero dizer que seja mesmo isso a razão desse comportamento. Mas é sempre útil. Cumps. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
Daniel Santos Publicado: Abril 29, 2008 Publicado: Abril 29, 2008 Penso que o burriex tenha razão. Citar *
element Publicado: Abril 29, 2008 Autor Publicado: Abril 29, 2008 Boas setup: 60x40x35 filtro interno Elite jet flo 100 termoestato Elite 100watts areão preto uma rocha/perda flora valisnérias elodeas e mais 2 que não consigo identificar fauna 1 CAE 1 guppy macho 5 neons chineses (actualmente) Medições de há pouco temp. 25º C ph 7.2/7.3 nitritos 0 nitratos 50 Não sei se me estou a esquecer de mencionar algo que seja importante. Mas é bem possivel que seja mesmo o instinto predatório que os faça saltar para fora. Isto porque, da maneira como tenho filtro colocado (o filtro tem uma daquelas mangueirinhas que manda ar juntamente com a agua) cria uma corrente com bolhinhas ao longo do vidro traseiro e é sempre por essa zona que eles saltam. Talvez as bolhas em movimento ao cimo da agua os leve a pensar que é qualquer coisa que se coma,lol. Vou em fases separadas tirar a mangueira do ar e alterar a direcção da saída do filtro e ver se há resultados. Citar
burriex Publicado: Abril 29, 2008 Publicado: Abril 29, 2008 (editado) Obrigado então por toda a gente me dar razão, mas, se bem reparo eu não disse nada! banana rock Editado Abril 29, 2008 por burriex Citar Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta. BOA AQUARIOFILIA
João Faria Publicado: Abril 29, 2008 Publicado: Abril 29, 2008 Da unica vez que neons (eram tetras, mas deve-se poder aplicar) tinha o pH muito alto para eles... eles nao se sentem bem naquela agua logo saltam... embora tenha a ideia que os neons chineses se alimentam de insectos a superficie de agua, pelo que poderia ser apenas um comportamento predatorio no novo "habitat" que era o teu aquario. Obrigado então por toda a gente me dar razão, mas, se bem reparo eu não disse nada! .png' alt=':biggn:'> Eu estava a responder noutro lado mas já tinha pensado em vir cá. O Diogo HC Matias tanto se esforçou e ninguém lhe dá crédito. É mesmo para esquecer .png' alt=':biggn:'> Cumps. banana rock Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
element Publicado: Abril 29, 2008 Autor Publicado: Abril 29, 2008 Acho que se estavam a referir ao Diogo quando referiram o burriex. Citar
Andre Paiva Publicado: Abril 30, 2008 Publicado: Abril 30, 2008 Da unica vez que neons (eram tetras, mas deve-se poder aplicar) tinha o pH muito alto para eles... eles nao se sentem bem naquela agua logo saltam... embora tenha a ideia que os neons chineses se alimentam de insectos a superficie de agua, pelo que poderia ser apenas um comportamento predatorio no novo "habitat" que era o teu aquario. Tenho 7 neons, a pH 7.2 e nunca os vi aos saltos. Abraços. Citar .
Diogo HC Matias Publicado: Maio 2, 2008 Publicado: Maio 2, 2008 Epa.. realmente... eu a fazer uma teoria toda porreira e a a atribuirem os creditos a outrem Tenho 7 neons, a pH 7.2 e nunca os vi aos saltos. Abraços. Quando os meus saltaram (saltaram 2) tinha pH a 6,5 e passou para 7,5 no espaço de uma semana por causa de uma pedra calcaria... nunca imaginei que subisse tão rapido (ainda por cima quando a agua que entrava era com pH 5,5). Sabem como diz aquele ditado: "é novo nao pensa", na altura também era novo na aquariofilia e fiz os meus estragos Mas é mais provavel que tenha sido um comportamento predatorio... Isso é muito notorio nos bettas e killies que se alimentam de insectos. Não encontrei em sitio nenhum que os tanictis também se alimentariam de insectos, mas da maneira que os meus se atiram à comida, podiam perfeitamente saltar fora do aquario num apice! element, em principio foram casos tristes, mas pode nao ter passado de azar... se voltar a acontecer ai sim toma medidas: tapa o aquario Citar
Recommended Posts