Neons Chineses Suicidas


element

Recommended Posts

Boas

 

Tenho um aqua de 80 litros. Coloquei lá 6 neons chineses, na primeira noite saltou um fora, na segunda noite saltou outro. Ontem comprei mais 3 e hoje quando chego a casa depois do trabalho tinham saltado mais 2.

Juntamente com eles tenho um CAE e um guppy macho, não me parece que haja ali incompatibilidade de especies, pelo menos a nivel temperamental. Na loja onde costumo comprar os peixes nunca tinham ouvido falar de neons a saltar do aquário.

O que é que pode tar a fazer com que eles saltem? Tirando o facto de o aqua não ser tapado claro.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas surfer

 

Tanto o guppy como o cae, não os chateiam, pelo menos do que os tenho observado.

É que se fosse como te acontece, de vez em quando... mas em quatro dias saltaram 4 :\ .

 

Uma coisa curiosa é, eles saltam sempre no mesmo sitio, mais cm menos cm.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vê bem os parametros da agua, isso não é normal

Da unica vez que neons (eram tetras, mas deve-se poder aplicar) tinha o pH muito alto para eles... eles nao se sentem bem naquela agua logo saltam... embora tenha a ideia que os neons chineses se alimentam de insectos a superficie de agua, pelo que poderia ser apenas um comportamento predatorio no novo "habitat" que era o teu aquario.

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O ph tá a 7.2/7.3, nitritos a 0, logo penso que não hája amónia (não tenho teste de amónia) e nitratos a 50 (tão a aparecer umas alguinhas, já sei tpa's).

 

Não justifica... os chineses tao bem em qualquer pH a volta do neutro, apenas os nitratos nao estao muito bem... pelo sim pelo nao TPA TPA TPA!bigsmile

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como está a temperatura?

Os neons chineses não gostam muito de temperauras altas, eu tenho os meus sem aquecimento, sem problemas, pode ser isso, uma vez um beta saltou-me do aqua porque ele chegou aos 31º :wink:

Editado por Icurto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que não... são eles que o abrem, saltam e voltam a fechar.

 

Lê bem o 1º post.

 

lol, desculpa não reparei...

 

Pode estar a acontecer o que o burriex dizem, de apenas estarem a emitar o seu comportamento seulvagem, e como aqua é destapado....

 

Mas o mais provavel é algum parametro estar errado...

Podes colocar o setup do aquário, e com os valores (se tiveres os testes) que ainda não tenhas dado?

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O ph tá a 7.2/7.3, nitritos a 0, logo penso que não hája amónia (não tenho teste de amónia) e nitratos a 50 (tão a aparecer umas alguinhas, já sei tpa's).

Qualquer desequilíbrio a nível das bactérias nitrificantes começaria, quase sempre, por dar problemas a nível de amónia e só mais tarde nos nitritos.

Convém ter sempre um teste de amónia à mão.

Não quero dizer que seja mesmo isso a razão desse comportamento. Mas é sempre útil.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

setup:

 

60x40x35

filtro interno Elite jet flo 100

termoestato Elite 100watts

areão preto

uma rocha/perda

 

flora

 

valisnérias

elodeas

e mais 2 que não consigo identificar

 

fauna

 

1 CAE

1 guppy macho

5 neons chineses (actualmente)

 

 

Medições de há pouco

 

temp. 25º C

ph 7.2/7.3

nitritos 0

nitratos 50

 

Não sei se me estou a esquecer de mencionar algo que seja importante.

 

Mas é bem possivel que seja mesmo o instinto predatório que os faça saltar para fora. Isto porque, da maneira como tenho filtro colocado (o filtro tem uma daquelas mangueirinhas que manda ar juntamente com a agua) cria uma corrente com bolhinhas ao longo do vidro traseiro e é sempre por essa zona que eles saltam. Talvez as bolhas em movimento ao cimo da agua os leve a pensar que é qualquer coisa que se coma,lol.

Vou em fases separadas tirar a mangueira do ar e alterar a direcção da saída do filtro e ver se há resultados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado então por toda a gente me dar razão, mas, se bem reparo eu não disse nada! banana rock

Editado por burriex

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Da unica vez que neons (eram tetras, mas deve-se poder aplicar) tinha o pH muito alto para eles... eles nao se sentem bem naquela agua logo saltam... embora tenha a ideia que os neons chineses se alimentam de insectos a superficie de agua, pelo que poderia ser apenas um comportamento predatorio no novo "habitat" que era o teu aquario.

 

 

Obrigado então por toda a gente me dar razão, mas, se bem reparo eu não disse nada! biggrin.png' alt=':biggn:'>

Eu estava a responder noutro lado mas já tinha pensado em vir cá. O Diogo HC Matias tanto se esforçou biggrin e ninguém lhe dá crédito. É mesmo para esquecer biggrin.png' alt=':biggn:'>

Cumps. banana rock

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Da unica vez que neons (eram tetras, mas deve-se poder aplicar) tinha o pH muito alto para eles... eles nao se sentem bem naquela agua logo saltam... embora tenha a ideia que os neons chineses se alimentam de insectos a superficie de agua, pelo que poderia ser apenas um comportamento predatorio no novo "habitat" que era o teu aquario.

Tenho 7 neons, a pH 7.2 e nunca os vi aos saltos.

Abraços. :)



.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa.. realmente... eu a fazer uma teoria toda porreira e a a atribuirem os creditos a outrem :tongue:spammer

 

Tenho 7 neons, a pH 7.2 e nunca os vi aos saltos.

Abraços. bang

 

Quando os meus saltaram (saltaram 2) tinha pH a 6,5 e passou para 7,5 no espaço de uma semana por causa de uma pedra calcaria... nunca imaginei que subisse tão rapido (ainda por cima quando a agua que entrava era com pH 5,5).

Sabem como diz aquele ditado: "é novo nao pensa", na altura também era novo na aquariofilia e fiz os meus estragos :rolleyes:

 

Mas é mais provavel que tenha sido um comportamento predatorio... Isso é muito notorio nos bettas e killies que se alimentam de insectos. Não encontrei em sitio nenhum que os tanictis também se alimentariam de insectos, mas da maneira que os meus se atiram à comida, podiam perfeitamente saltar fora do aquario num apice!

 

element, em principio foram casos tristes, mas pode nao ter passado de azar... se voltar a acontecer ai sim toma medidas: tapa o aquario :tongue:

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.