Praga De "lesmas" Brancas


Recommended Posts

Hoje deparei-me com uma praga enorme de minusculas lesmas esbranquiçadas que andavam ora pela akadama, ora pelo vidro a uma velocidade bastante rápida, considerando os seres que são.

 

Segundo a pesquisa que fiz, devem ser planárias e não sanguessugas, mas não tenho inteiramente certeza.

Seguem as melhor fotos que consegui tirar. Espero que ajudem:

Pic_15499_2.jpg

Pic_15499_4.jpg

Pic_15499_1.jpg

Pic_15499_3.jpg

 

O meu erro julgo sabe-lo. Comprei uns Galaxy que vinham com a barriga encovada e depois da desparasitação decidi alimentar um pouco mais para engordá-las.

Julgo ter sido sobrealimentação.

 

Alguém já teve disto e erradicou?

Precisava de um pouco de troca de informação com isto.

Só de olhar para o aqua até me dá comichões...

 

Há algum medicamento para isto?

Neste aqua tenho reds, Galaxys e Iriatherinas Werneri. E é um aqua plantado muito lowtech com 60x40x40 cm com 2x 15 w.

Alguém?

Editado por Luis saleiro
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luís.

 

Digo-te com toda a certeza que isso são sanguessugas de água doce e não planarias.

As planarias têm a cabeça em triangulo e as sanguessugas esticam-se, como se pode ver na quarta foto.

Isso veio com alguma planta que compraste. Elas alimentam-se de caracóis. Até hoje nunca vi nenhuma agarrada a um peixe e nunca li relatos de ataques a peixes.

Infelizmente também tenho isso no aquário, foi um brinde de numa compra de plantas aqui no fórum. São bastante difíceis de matar, mas o tratamento para matares isso é com Furanol da JBL, mas isso vai-te matar todas as bactérias do aquário.

 

Boa sorte,

Sérgio Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Épa, não me digas isso!

Não me está a apetecer nada ter sanguessugas no aquario...

Elas realmente esticam-se bastante, mas têm a cabeça em forma de losângulo.

E nota-se uma barriga mais branca a meio do corpo.

Elas não fazem mal aos camarões?

E a nós?

Não me agrada nada isto!

O furanol mata isto de certeza?

Editado por Luis saleiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na altura fartei-me pesquisar no google e acabei por encontrar informações que o Furanol mata-as.

Vê aqui as instruções: Leech infection by JBL.

Se reparares as fotos não têm nada a haver com o que tens ai no aquário, mas vê esta: Glossiphonia - Leech

 

A única coisa que te posso dizer é que ainda nenhuma se agarou a mim, nem a nenhum peixe. Agora caracois posso-te dizer que comem, tenho uma delas guardada dentro de um franco há 6 meses e alimento-a a caracois pequenos. (Eu sei que é perverso, mas ando a ver como é que elas crescem e se desenvolvem).

 

Mas duas caracteristicas que te ajudam a tirar as provas do nove: uma delas é a locomoção, elas esticam-se e encolhem ficando sempre agarradas ao vidro pela boca e pelo rabo; a outra é que se lhes tocares elas fecham-se em bola.

 

Abraço,

Sérgio Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me parece ser sanguessugas.Estas andam devagar,uma ponta do corpo toca na outra ponta e é assim que avançam.

 

As da foto parecem-me um género de lesma miniatura que andam muito rápido a deslizar que nem uma cobra pelos vidros...Também tenho isso no meu aqua de camarões,aparecem quando o aquário está bem maturado.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O Furanol é para infecções bacterianas oportunistas, depois de uma praga por sanguessugas. Experimenta o Schnektol. Também dá para sanguessugas, planárias, entre outros.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas os peixes não te comem isso?

Isso é comida a mais na água durante demasiado tempo. Faz mais trocas de água seguidas, elas desaparecem.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me parece ser sanguessugas.Estas andam devagar,uma ponta do corpo toca na outra ponta e é assim que avançam.
(...) as sanguessugas esticam-se, como se pode ver na quarta foto(...)
(...) Elas realmente esticam-se bastante (...)
(...) uma delas é a locomoção, elas esticam-se e encolhem ficando sempre agarradas ao vidro pela boca e pelo rabo (...)

 

Pelas fotos, parecem ser exactamente iguais as que tenho cá em casa, as planarias têm a locomoção como uma lesma, desliza. E não se esticam nem se apoiam nas extremidades, ficando completamente penduradas. Dai eu ter a certeza absoluta que é uma sanguessuga. E esta espécie não é a mesma que é usada pela medicina, esta dizem que só se alimenta de caracóis.

As planarias também conheço bastante bem, estudei-as e dissequei-as ao microscópio durante a secundária.

 

 

(...) O Furanol é para infecções bacterianas oportunistas, depois de uma praga por sanguessugas. Experimenta o Schnektol. Também dá para sanguessugas, planárias, entre outros.

 

Segundo eles também mata sanguessugas e camarões, é um dos avisos que eles dão nas instruções, está tudo no link.

O Schnektol não conheço, vou à procura da bula dele para ver se é menos violento que o Furanol que até destrói as bactérias do filtro.

 

Sérgio Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parece que ha aqui muita confusao, aqui nas fotos, sao planarias e nao sanguessugas, como ja foi dito as sanguessugas apoiam-se nas extremidades para se moverem, coisa que nao foto nao se vê.

 

Cuidado com os tratamentos quimicos que isso mata os camaroes e caracois que possas ter no aquario

 

terceiro, no mes passado, e farto de ter uma praga de planarias, sanguessugas e cyclops, decidi exterminalas, como apenas tinha camaroes no aquario, nao havia predadores, entao adicionei certa de 15 alevins de molly negro e cerca de 15 mollys balao, em dois dias desapareceram todas as qe estavam nos vidros, ficando so as que estavam enterradas no substrato(dava para ver no areao junto ao vidro), neste momento tenho os mollys gordissimos e enormes e nada de pragas....

 

 

o que pode estar a acontecer no teu aquario, quer seja planarias ou sanguessugas, é que deves ter muita materia organica na coluna de agua e poucos peixes para os comer......tenta fazer umas TPA´s, e mete uns alevins de qualquer coisa, mesmo que temporario(o meu caso)

 

ah e modera a alimentaçao, nao deixes que se deposite comida no substrato

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo a 100%. Quimicos é coisa que deve ser evitada a todo o custo. Solução ecológica sempre.

 

 

para alem que ja nao sabia o que era ter viviparos....tou a achar um chow vê-los a crescer.....parece que me iniciei agora nos peixes com viviparos....hehehehehe

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas vossas respostas e partilha de experiências.

Vou tentar dar resposta a todos:

Kosuta, as minhas "lesmas" esticam-se para locomoção mas não juntam as extremidades. Elas esticam-se e encolhem-se mas arrastam-se tal como as lesmas, e têm a frente mais larga de que a traseira, que acaba afiada. Ao contrário das sanguessugas que mostras no link.

 

Tilapia, Schnektol não é? Vou ver esse. Obrigado

 

Prodigalizado, Então qual a "mossa" no ecossistema que elas me fazem? Que função cumprem elas?

 

SeaL, Tens razão. Dei comida a mais durante muito tempo (2 semanas) para engordar os Galaxy.

Não me parece que nem os Galaxy, nem as Iriatherina nem uns 4 alevins de guppie me estejam a comer isto.

 

_pinguim_ e Zogli, têm razão. Há que evitar os quimicos. Se calhar vou pelas Mollys. Mas primeiro quero ter a certeza do que isto é.

 

Trouxe uma para o trabalho e vou vê-la ao microscópio para ter uma ideia melhor.

Mais logo já vos digo alguma coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas vossas respostas e partilha de experiências.

Vou tentar dar resposta a todos:

Kosuta, as minhas "lesmas" esticam-se para locomoção mas não juntam as extremidades. Elas esticam-se e encolhem-se mas arrastam-se tal como as lesmas, e têm a frente mais larga de que a traseira, que acaba afiada. Ao contrário das sanguessugas que mostras no link.

 

Tilapia, Schnektol não é? Vou ver esse. Obrigado

 

Prodigalizado, Então qual a "mossa" no ecossistema que elas me fazem? Que função cumprem elas?

 

SeaL, Tens razão. Dei comida a mais durante muito tempo (2 semanas) para engordar os Galaxy.

Não me parece que nem os Galaxy, nem as Iriatherina nem uns 4 alevins de guppie me estejam a comer isto.

 

_pinguim_ e Zogli, têm razão. Há que evitar os quimicos. Se calhar vou pelas Mollys. Mas primeiro quero ter a certeza do que isto é.

 

Trouxe uma para o trabalho e vou vê-la ao microscópio para ter uma ideia melhor.

Mais logo já vos digo alguma coisa.

 

 

isso sao planarias de certeza, nao fazem mal nenhum aos peixes nem as plantas, mas sao inesteticas...

 

dizes que os teus peixes nao comem isso?! pois enganaste, comem, mas tu nao notas pois sao poucos, de modo que nao conseguem comer grandes quantidades....

 

tens outros aquarios? e nesses aquarios, tens disso? ja te perguntaste porque? se quizeres fazer uma experiencia, tiras todos os peixes de um aquario ja maturado sem planarias, passado uns tempos de tirares os peixes(mas tudo a funcionar) as planarias aparecem, tal como cyclopes, e com algum azar sanguessugas

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É provavel que tenhas razão, mas se por um lado fui culpado por ter sobrealimentado sem pensar nas consequências, por outro acho estranho porque faço desparatização com Flagyl todos os meses, e tinha acabado de fazer uma há duas semanas atrás.

Ora o Flagyl deveria ter diminuido as probabilidades de uma infestação (se calhar até diminuiu e poderia ser pior, quem sabe).

 

A chatice é que são demasiadas e só de olhar até dá comichão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto pessoal, o mistério está desvendado.

Primeiro as fotos: (é incrivel o que o um telemóvel e um microscópio conseguem fazer)

Pic_15499_5.jpg

Pic_15499_7.jpg

Pic_15499_8.jpg

 

Têm 2 olhinhos e tudo!

 

São Planárias.

 

Agora a pergunta de um milhão de euros:

Como é que acabo com isto?

 

Há um site que diz que os SAEs comem planárias, mas o aqua tem uns musgos lindos e tenrinhos demais...

Há outro site que diz que 1 grama de Permanganato de Potássio para cada 100 litros é suficiente. Mas acho isto muito forte para a fauna e não creio que vá por aí.

 

E por aqui, alguém tem mais ideias? Mollys, etc?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São Planárias.

 

Agora a pergunta de um milhão de euros:

Como é que acabo com isto?

 

Há um site que diz que os SAEs comem planárias, mas o aqua tem uns musgos lindos e tenrinhos demais...

Há outro site que diz que 1 grama de Permanganato de Potássio para cada 100 litros é suficiente. Mas acho isto muito forte para a fauna e não creio que vá por aí.

 

E por aqui, alguém tem mais ideias? Mollys, etc?

 

 

afinal eu sempre tinha razao....

 

o problema do SAE é mesmo esse, revira o aquario, e eu pessoalmente nao gosto

 

pesquisa bem sobre o permanganato de potássio, nao te esqueças que tens camaroes e os galaxi sao frageis como tudo....

 

eu ias para alevins de viviparos...mollys sao melhore por serem mais resistentes e têm um apetite voraz

 

 

ps: quando recebo o meu milhao de euros??!! :D

Editado por _pinguim_

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

boas luis

preciso de uma inf.

estou com o mesmo problema em relacao as planarias num aquario de red´s

diz-me uma coisa

conseguiste erradicar a tua praga? como? com os viviparos ou com os produtos? ;)

 

 

obrigado

paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Simplesmente não alimento tanto e sempre que posso retiro-as com uma pipeta.

Não posso pôr vivíparos neste aqua por causa dos camarões.

Já não se vêm tanto como dantes, mas ainda as tenho, a unica diferença é que deixei de me preocupar com elas.

Dispôe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Simplesmente não alimento tanto e sempre que posso retiro-as com uma pipeta.

Não posso pôr vivíparos neste aqua por causa dos camarões.

Já não se vêm tanto como dantes, mas ainda as tenho, a unica diferença é que deixei de me preocupar com elas.

 

Ah, o cobre mata-as, mas como também tens camarôes, o cobre é proibido.

Dispôe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Simplesmente não alimento tanto e sempre que posso retiro-as com uma pipeta.

Não posso pôr vivíparos neste aqua por causa dos camarões.

Já não se vêm tanto como dantes, mas ainda as tenho, a unica diferença é que deixei de me preocupar com elas.

Dispôe

 

 

 

 

boas luis

 

uma pipeta..... hummmmmmmm

boa

vou tentar cortar na alimentacao e usar o teu metodo

o prob. é que sao mesmo muitas , vamos la ver como me vou safar

 

obrigado por responderes tao rapido

 

 

paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais