Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas aproveito para deixar aqui umas fotos do meu lago.

...e contar as desventura por que passei.

Comecei por faze-lo com tela, como não gostava muito de ver a tela tentei cobrir tudo com seixos do riu, ficou mais giro..

...depois coloquei ca umas tartarugas e uns tempos depois tive a infeliz ideia de apanhar umas (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] e colocar cá, em um ano uma duzia transformou-se um uma duzia de milhares, todas a (palavra censurada) para o fundo e a porcaria a ficar no meio das pedras.

No segundo ano a porcaria ja tinha um aspecto de lodo e era impossivel limpar aquilo, ainda tentei com bombas mas devido as pedras soltas não era possivel pois as pedrinhas mais pequenas entravam para dentro da turbina...

Resultado.....ao fim de 2 anos começou a aparecer tantas algas filamentosas e a agua turva esverdiada que tive de tomar uma decisão drastica.

Vazei tudo, tirei todas as pedras e levantei toda a tela, já cheirava mal !!

Acimentei tudo junto com rede metalica (malha sol) e com uma paciencia de santo forrei tudo com as pedras retiradas, ficou giro, enchi ...e todas as semanas tinha que repor quase metade da agua !

Alguma desaparecia por evaporação mas a maior parte era por infiltração, apesar de ter juntado impermeabilizante ao cimento...

Lá vazei tudo outra vez, andei a investigar e decidi aplicar uma camada de impermeabilizante de Weber, (Weber Dry Capa fina) faz-se uma calda groça tipo tinta de areia e pode-se aplicar com uma trincha, levou 3 ou 4 demãos por cimas das pedras, deixaram de se ver e ficaram só em relevo, depois comprei tinta branca e azul propria para piscinas e que impede o crescimento de algas, dei umas pinceladas ao de leve começando com o branco em cima e indo acentuando o azul no fundo, de modo a dar um ar natural a pintura foi dada do tipo esponjada,a primeira vista nem se nota muito e deixou o lago todo com um aspecto mais claro.

Ficou belo ! foi o melhor que fiz, hoje é só pegar numa bomba e aspirar o fundo, (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] nunca mais, tenho ca tartarugas e um PercaSol, quero apanhar mais qualquer coisa, mas pragas nunca mais, rãs há aos montes mas essas apareceram sozinhas.

A agua apresenta-se translucida, apenas no fundo se vai depositando uma fina camada de sedimentos que 2 vezes por ano aspiro com uma bomba.

As plantas não é facil pois as que não são comidas pelas tartarugas, morem de inverno com a geada ! Fiz um filtro biologico com um bidom por onde passa a agua bombeada para uma cascata e tenho ainda um filtro UV DIY que descrevo neste topico:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=84810

As fotos actuais do lago deixo agora aqui.

lago07.jpg

lago06.jpg

20080425-cascata01.jpg

Nesta pode-se ver uma segunda divisão do lago onde tento manter as plantas que ajudam na filtragem

Lago.jpg

Um dia destes deixo aqui fotos da bicharada que por ca aparece, e é bastante para os olhos mais atentos.

comentarios ou duvidas...estao a vontade, é só deixarem.

Editado por CostaAzul
  • Votar + 3

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Publicado:
Lá vazei tudo outra vez, andei a investigar e decidi aplicar uma camada de impermeabilizante de Weber, (Weber Dry Capa fina) faz-se uma calda groça tipo tinta de areia e pode-se aplicar com uma trincha, levou 3 ou 4 demãos por cimas das pedras, deixaram de se ver e ficaram só em relevo,
Olá laguista, parabéns pelo belíssimo lago. Como dizem, "está giro".

Poderia me informar se esse impermeabilizante que usou é: rígido, semi-flexível ou flexível?

depois comprei tinta branca e azul propria para piscinas e que impede o crescimento de algas, dei umas pinceladas ao de leve começando com o branco em cima e indo acentuando o azul no fundo, de modo a dar um ar natural a pintura foi dada do tipo esponjada,a primeira vista nem se nota muito e deixou o lago todo com um aspecto mais claro.
Aqui no Brasil a melhor opção em tinta para esse fim seria a "epoxi", mas ela tem um preço bastante elevado. Seria a mesma que usaste?

Essas fotos foram tiradas dias depois da piontura ou meses após? É com o objetivo de saber "se" a coloração tende a modificar. (rsrs)

Gostei muitíssimo do seu lago e qual a fauna que vais colocar junto com as tartas?

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Publicado:

Boas,

Respondendo aqui ao pessoal.

As Flores cor de rosa...não sei o nome, usam-se geralmente para tapar barreiras devido a crescerem e ficarem penduradas, são bastante resistentes e alastram muito fazendo grandes moitas, são giras porque passam a primavera e o veram cheias de flor, cheias mesmo...ficam completamente cobertas.

O impermeabilizante é o Weber Dry KF , não tem flexibilidade nenhuma, aguenta com 2 ou 3 bares de presão positiva e negativa, pode-se consultar a ficha tecnica no site do fabricante, mas para quem gosta de bricolage o melhor é passar por uma casa qualquer de material de construção e trazer o catalogo, é gratuito e ha em todo o lado, está muito completo, alem dos produtos que são bastantes indica sempre a forma de os utilizar e quais são as melhores opções para cada situação especifica.

A tinta é da ALP e na lata diz: Pintura piscinas ao clorocaucho-ao borracha clorada....bactericida-anti-algas.

diz que é propria para pintar sobre cimento e que resiste bem aos agentes alcalinos e acidos diluidos na agua.

É espanhola e penso que foi uns 20 euros 5 litros, comprei no AKI.

Não diz qual a base da tinta apenas diz que convem secar 10 dias antes de acher com agua porque no estado liquida é toxica.

As fotos são de agora e o lago ja esta assim a uns 2 anos...esta aventura ja dura a uns 5..

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Publicado:

Heehee esta malta repara em tudo !

Esse bicho é a minha "lagartixa aquatica sp.Gigante" !! mas o pessoal que cá vem costuma chamar-lhe ..rasteirinho !

deve ser por ser rasteirinha ao chao !

Tambem é boa nadadora

crocodilo02.jpg

crocodilo01.jpg

• Votar + 1

assaquariofilia.jpg

Publicado:

Boas

Não encontro mais nada a não ser WOW!!

Isso é cá uma "lagartixa" faz favor...

Parabéns pelo lago.

cumprimentos.

Publicado:

Fogo, que espectáculo! Só tens um? pergunto como já perguntaram, oque come?

Publicado:

UAIIIII mais uma pergunta para juntar a estas em cima.... bigsmile isso não te come as tartarugas ? :P llloololololol

P.S. nenhum ladrão entra ai LOLOLOOLOL ver uma coisa dessas à noite não é mt agradavel.... :-D :tongue: :tongue:

Publicado:
...

Tens que por ai na entrada, "Cuidado com o CAOcrodilo" :-D

hehhee não me tinha lembrado disso.

Mas não ha perigo...é de plastico... !

Um dia destes ainda aparece ai a ASAE ou os gajos da proteção da natureza a procura do crocodilo...e depois como é que lhes explico que não é um cãocrodilo mas sim uma lagartixa gigante heheehehh

Brincadeirinha

fiquem bem que o bicho tambem

assaquariofilia.jpg

Publicado:

CostaAzul tens ai qualquer coisa de fabuloso!

Muito bom mesmo! Assim justifica o esforço e todo o trabalho que tiveste.

Sem querer tirar o protagonismo ao CAOcrodilo, gostava muito de ver essas tartarugas! :snipersmile:

Publicado:

oi

mas afinal em que ficamos....

é croc ou nao ???

é verdadeira ou nao ???

fosse o que fosse acho que devia ter .... mais fotos ;)

gallery_26293_1342_184.jpg
Publicado:
mas afinal em que ficamos....

é croc ou nao ???

é verdadeira ou nao ???

VERDADEIRA !!!

Observem que nas 2 fotos do bicho há uma movimentação constante da água durante a seção de fotos, portanto a foto é verdadedeira e o bicho tb. (kakaka)

Ou é verdadeiramente de plástico/borracha? ;)

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Publicado:

Não há palavras! O bicho é capaz de ser verdadeiro...

Vá, coloca mas é mais fotos ;) .

One Fish Standing

Kurichiba

Publicado:

Calma malta.

A bomba que faz circular a agua deu o berro, entretanto aproveitei para fazer a manutenção semestral e tirar umas fotos, este fim de semana devo ir comprar outro modelo de bomba e na proxima semana coloco aqui um post com os step by step para a manutenção e promenores do sistema de filtragem, ja tirei uma fotos a bicharada depois coloco.

até la, bom fim de semana para voces que o meu vai ser muito ocupado !

assaquariofilia.jpg