MotarSolitario Publicado Setembro 5, 2003 Share Publicado Setembro 5, 2003 gostava de saber as vossas opinioes. eu ainda nao tenho pois estou a observar uma tubular de 300watts num aqua de 200lt com as seguintes dimensoes 100x50x40cm. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André Nóbrega Publicado: Setembro 5, 2003 Share Publicado: Setembro 5, 2003 olá! a única vantagem em usar halogéneo é que uma pequena lâmpada produz muitos W, mas o resto é tudo desvantagens....... -aquecem muito -a temperatura de côr não é muito adequada ao crescimento das plantas -são pouco económicas. abraços! Citar Categoria: Humano. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Visitante Publicado: Setembro 5, 2003 Share Publicado: Setembro 5, 2003 Pq não usa Hqi ? 3 de 70w creio que estaria o ideal. []'s Bruno Fuzatto Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
MotarSolitario Publicado: Setembro 5, 2003 Autor Share Publicado: Setembro 5, 2003 porque ainda ninguem me conseguiu esplicar ao certo o que e a HQI nem os seus preços eu nao me preocupa o consumo e um hollofote destes ja com lampeda custoume menos de 8 euros 7.5 euros para ser mais preciso a unica coisa que posso dizer ate agora e que desde que as coloquei parece que os rebentos ja estao a criar ...mas ainda nao posso dizer nada em concreto... Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
danielcvieira Publicado: Setembro 5, 2003 Share Publicado: Setembro 5, 2003 a hqi tem a mesma forma da hologénio só difere no gás que a ampola leva.um gaz especial que faz com que a luz fique mais natural...a hqi foi inventada pois ela realssa as formas das coisas, por isso é utilizada em montras... mas ñ muito devido ao seu preço...passando portanto a utilizar as de halogénio que para as plantas só tras desvantagens como o tás referiu. é claro que se tiveres plantas pouco exigentes e nem te preocupes se elas crescem ou ñ.ok as halogénio dao mais luz(tb maior consumo).agora se o interresse é ter um aqua bonito cheio de plantas a florir e a dar novos rebentos ai ñ acredito que tenhas hipotse com essas lampadas quanto ao custo das HQI sao um pc mais caras sem duvida...um pc (muito) ...mas em contrapartida é uma lampada que te dura cerca de 2 anos +/- (tb gasta um pc).por isso eu sou adepto das compactas ...mais pequenas e para mim as melhores...tenho tido resultados surpreendentes desde que as coloquei Citar Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão: - Onde está a Eva? - Foi lavar-se ao rio ! - Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Setembro 5, 2003 Share Publicado: Setembro 5, 2003 não se trata apenas de consumo... iodetos metálicos (HQI, HCI,etc....) tem a mesma eficiência que as ditas fluorescentes, assim 150W equivale a 150W de fluorescentes. uma lampada de halogénio, tem apenas o dobro da eficiência de uma lampada vulgar, ou seja para teres a mesma luz que 140 W de HQI precisarias de 600 watts de halogénio(não fiz contas, mas não ando longe) preços HQI? há vários...conheço apenas as de 150W (as que uso), mas para outras potências os preços são semelhantes, começam nos 4 contos e vão até 12 contos (12 contos para as HCI, estes iodetos metálicos tem "núcleo" de ceramica e não de quartzo daí HCI e não HQI, o resto é igual, mas duram mais) para projectores, fala com o HugoRFS ele montou e construiu os projectores dele, os meus são projectores de placas de publicidade, colocado na parede, ficam um pouco inestéticos... os meus custaram 20 contos cada 1 (tenho 2 para cada lampada de 150W). Estes projectores para as HQI precisam de balasto e de arrancador, como se fossem umas fluorescentes normais... As lampadas de halogénio, foram concebidas nos anos 50, foram utilizadas pela primeira vez nas luzes de sinalização dos aviões, por serem mais fiáveis que lampadas incandescentes... As lampadas HQI (iodetos metálios) foram concebidas nos anos 70 pela OSRAM (se não estou em erro), se não existissem estas lampadas não seria possivel ver futebol à noite, os custos de electricidade levariam qualquer clube à ruina....mesmo os maiores clubes do mundo... imaginem se usassem halogénio, para ter a mesma luz teriam que usar potências 4x superiores, ou seja gastavam 3-4x mais electricidade para terem a mesma luz dos HQI. pensem numa lampada HQI como uma fluorescente comprimida, no fundo é o que esta é. enquanto num tubo de uma fluorescente encontra-se determinados gases a baixa pressão, numa HQI estes gases encontram em pressões muito maiores, é uma das diferenças mais importantes entre HQI e fluorescentes... halogénio é mais comparável com as lampadas incandescentes normais, são apenas um ligeiro upgrade em relação a estas, ou seja há lampadas no mercado mais recentes e tecnologicamente a 20-30 anos de distância (as HQI)... as PC, as minusculas lampadas económicas de enroscar, são no fundo lampadas fluorescentes, com arrancador e balasto no interior da lampada... Abraços! Citar O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
MotarSolitario Publicado: Setembro 5, 2003 Autor Share Publicado: Setembro 5, 2003 obg pela esplicaçao mas nao te teras enganado? e que eu fui ler a embalagem da lampeda e ela diz: "Lamp quartz is sensitive to oils from fingerprints...." a lampeda em questao e uma Calora hallogen lamp Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Setembro 5, 2003 Share Publicado: Setembro 5, 2003 não me enganei... http://www.thekrib.com/Lights/efficiency.html ) Efficiency champs. Keep in mind that all lumens are not precisely created equal, of course, but: conventional incandescent: 500PAR64, 6500 (initial) lumens, 500 watts, 13 lumens/watt halogen: 50PAR30 (GE Halogen IR), 1000 lumens, 50 watts, 20 lumens/watt fluorescent T12, GE Chroma 50, 1870 lumens, 40 watts, 46.75 lumens/watt (on a ballast that only draws 40 watts, heigh ho) fluorescent T12, GE rare earth, 2960 lumens, 40 watts,74 lumens/watt (but this depends on the ballast) fluorescent T8, GE rare earth, electronic ballast (!), 2650 lumens, 27 watts, 98 lumens/watt fluorescent compact F40/30BX/IS, electronic ballast, 2840 lumens, 30 watts, 95 lumens/watt MH, E28 universal burning horizontally, 7100 lumens, 175 watts, 41 lumens/watt MH, E28 universal burning VBU, 8300 lumens, 175 watts, 47 lumens/watt MH, E28 horizontal [EP39 base], 11300 lumens, 175 watts, 65 lumens/watt MH, E37 VBU, 31000 lumens, 400 watts, 78 lumens/watt HPS, GE Deluxe Lucalox, 9135 lumens, 150 watts, 61 lumens/watt HPS, GE White Lucalox, 4160 lumens, 95 watts, 44 lumens/watt LPS, 19140 lumens, 135 watts, 142 lumens/watt como podes ver nem todas as HQI (MH metal halide nome usado nos EUA), são iguais ... nem as fluorescentes... as que eu tenho actualmente têm cerca de 80 lumens por watt, ou seja 4x mais eficiente que as halogenio vulgares (20 lumens por watt) Citar O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Setembro 5, 2003 Share Publicado: Setembro 5, 2003 Lamp quartz o "vidro" é de quartzo, é a capsula da lampada... é de quartzo nas HQI,HCI e nas de halogénio. nota sobre fluorescentes normais ou compactas: as lampadas fluorescentes têm um revestimento em fosforo, que converte os ultravioletas em luz visivel, aquele branco que vemos nas fluorescentes é o tal revestimento de fosforo, se a capsula fosse transparente não veriamos luz, era só ultra violetas... bastante semelhante aos nossos monitores. Citar O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Visitante Publicado: Setembro 5, 2003 Share Publicado: Setembro 5, 2003 Boas, Comprei o Balastro/arrancador para HQI de 70w por 30euros. Foi caro? As lampadas ainda não encontrei as q queria, vi umas OSRAM de 70w de 4200K por cerca de 20 euros, mas queria ver se encontrava de 5000K ou 6000K. Alguem me pode ajudar? Obrigado. P.S.-Este tópico não devia ficar no Equipamentos e Manutenção? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
MotarSolitario Publicado: Setembro 5, 2003 Autor Share Publicado: Setembro 5, 2003 entao se eu meter uma de 500 watts fico com uma boa iluminaçao?? e essas que fals com balastro e tudo? onde compraste que potencia iria precizar para um aqua de 200 litros? como as colocas sobre o aqua? ou melhor como e onde colocas? obg pelas vossas explicaçoes e paciencia mas a este nivel nao entendo nada. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Setembro 5, 2003 Share Publicado: Setembro 5, 2003 se isso tem o reflector, foi barato, embora fosse melhor teres gasto mais algum dinheiro e teres comprado balastos electronicos (eu não tenho, mas sei que são bem melhores, mais tempo de vida das lampadas, e menos gastos em electricidade) eu usei osram de 4200K e tive suceso, durante o ano passado, posso mesmo afirmar que tive as plantas em excelentes condições, não obtive melhorias com as que tenho agora de 5000 kelvin... Abraços! Citar O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Setembro 5, 2003 Share Publicado: Setembro 5, 2003 entao se eu meter uma de 500 watts fico com uma boa iluminaçao?? e essas que fals com balastro e tudo? onde compraste que potencia iria precizar para um aqua de 200 litros? como as colocas sobre o aqua? ou melhor como e onde colocas? obg pelas vossas explicaçoes e paciencia mas a este nivel nao entendo nada. compra-se em qualquer loja de electricidade... pede iodetos metálicos, que eles sabem o que é... para 200 litros aconselho 2x70 watts ou 1x150, depende do tamanho do aqua, se for pequeo e fundo aconselho 1x150, se for comprido e pouco fundo 2x70wats é preferivel. para 200 litros não vais precisar de mais do que 150 watts HQI, chega perfeitamente mesmo para planas exigentes... Citar O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
MotarSolitario Publicado: Setembro 5, 2003 Autor Share Publicado: Setembro 5, 2003 as medidas sao 100x50x40cm 50 cm e perfundidade e possivel colocarem uma foto ou um esquema e como se fixam essas lampedas sobre a tampa do aqua? mais uma vez aproveito para agradecer a vossa paciencia a esplicarem ao pormenor se podessem esplicar e mostrar ainda hoje era o ideal pois amanha vou a macro e aprovitava para comprar isso ja que la os preços sao para revendedores Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Setembro 5, 2003 Share Publicado: Setembro 5, 2003 bom para teres uma ideia dos meus reflectores (que ficam algo inestéticos) podes também criar a tua calha e colocares as lampadas, como se fosse uma vulgar calha de fluorescentes. para o teu aquário um reflector igual ao meu de 150W estaria muito bem, um apenas com 1 lampada de 150w.. Abraços! António Vitor Citar O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
MotarSolitario Publicado: Setembro 5, 2003 Autor Share Publicado: Setembro 5, 2003 podiam dizerme qual das lampedas e neste link? http://www.interlampadas.pt/pt/descarga.htm assim e mais facil obg o meu holofote e fixo assim como nessa imagem so nao tem e essa pala a frente Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Setembro 5, 2003 Share Publicado: Setembro 5, 2003 são todas iodetos metálicos, os preços estão um pouco altos...(já há muito tempo que não compro lampadas mas parecem-me altos) nesse site só estão visiveis dois tipos de encaixe o encaixe T e o TS fig 2,4,5 é tudo a mesma coisa, o mesmo encaixe (HQI TS) o outro encaixe que está aí é o da fig 1 e 3 encaixe T (HQI T ) acho que existem mais... os que uso são os TS... agora dependendo dos encaixes do teu reflector, vais ter de comprar lampadas de acordo com esses encaixes. em relação á pala...não é pala nenhuma é mesmo o reflector, a lampada está quase á frente, o resto da aparelhagem está na parte de trás (balasto, arrancador) já sabes compra lampadas com kelvin de 5000 a 6500, se não arranjares, ou se forem mais caras compra as OSRAM NDL UVS de 4200 kelvin, são um pouco menos brancas, mas tive bons resultados também) Abraços! António Vitor Citar O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
MotarSolitario Publicado: Setembro 5, 2003 Autor Share Publicado: Setembro 5, 2003 as que eu tenho sao destas http://www.interlampadas.pt/pt/h-linear.htm Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Setembro 6, 2003 Share Publicado: Setembro 6, 2003 os conectores não me parecem ser compativeis, e depois tinhas de ter balasto e arrancador, não te esqueças que as iodetos, são como uma espécie de fluorescentes... e essas halogénio são como uma de espécie incandescentes, repara na diferença de preços brutal... mas confia em mim essas saem bem mais caras (conta electrica....). Citar O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Visitante Publicado: Setembro 6, 2003 Share Publicado: Setembro 6, 2003 Motar, A melhor para plantados são as /D porque tem 5200K de temperatura de cor. Estão muito caras, na Gilamp a TS 70w/NDL UVS custa cerca de 20 euros. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Setembro 6, 2003 Share Publicado: Setembro 6, 2003 a NDL (normal daylight), são as de 4200 kelvin, certo? as minhas osram com essa designçaõ tinham apenas 4200 kelvin, funcionvam muito bem...e não eram tão amarelas assim... (mas eu prefiro as 5200 kelvin claro...) Abraços! Citar O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Visitante Publicado: Setembro 6, 2003 Share Publicado: Setembro 6, 2003 Antonio, Onde comprastes as de 5200K? Quanto custaram? Obrigado. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
MotarSolitario Publicado: Setembro 6, 2003 Autor Share Publicado: Setembro 6, 2003 sim eu sei mas a conta eletrica nao me preocupa gerador fuciona muito bem mas vou relatar que tenho novos rebentos e tambem apareceram algumas algas verdes sera bom ou mau? claro que quem tiver de poupar na eletricidade nao e bom Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Setembro 6, 2003 Share Publicado: Setembro 6, 2003 e em termos de espectro não são lá grande coisa costumam ser muito quentes...(baixa temperatura) Citar O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
MotarSolitario Publicado: Setembro 6, 2003 Autor Share Publicado: Setembro 6, 2003 estas sao day light da elipsia talvez seija este o pormenor que eu nao tenha dito Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts