Recommended Posts

Publicado

Ola malta, estou a montar o meu primeiro aquario e estou a montar tudo artesanalmente, desde o aquario ate aos filtros exteriores. Estou neste momento na fase da calha de iluminação, vou fazer 1 soporte para 3 lampadas fluorescentes, mas nao sei se devo fechar o aquario com as normais tanpas de vidro que muita gente usa. Não sei se devo colocalas porque irei perder a qualidade das lanpadas, porque vou colocar lanpadas para as plantas. Sera que ao colocar as tanpas de vidro, a luz nao vai ficar de qualidade difrente, e assim nao vou tirar o seu melhor rendimento

Publicado:

Por uma questão de segurança, sugiro a colocação da tampa de vidro. Pode depois apoiar a calha de iluminação em cima do vidro, sem problemas.

Isto evita o risco do contacto de água com a calha (sobre a forma de vapor por exemplo), evita que peixes mais 'acrobatas' saltem para fora do aquário, impede substâncias estranhas de entrarem na água (mosquitos, spray antimoscas, etc, etc) entre outras pequenas vantagens.

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Publicado:

A influencia do vidro sobre o a parte do espectro do visivel é quase nula, por isso é que dizemos que o vidro é transparente :) alias, experimente olhar para um objecto e depois meter o vidro que vai utilizar à frente, pode ver que nao existe praticamente diminuição da quantidade de luz e variações cromáticas.

Essas alterações existem mais ao nivel dos UV em que o vidro corta parcialmente o espectro, (corta menos UVA, mais UVB e ainda mais UVC), por isso acho que é boa ideia por várias razoes:

-corta a humidade e a água que evapora e que poderia condensar no topo da calha, o que por sua vez é bom por duas razões, nao tem condensação perto das lampadas , (1 pingo de água pode destruir uma lampada quente) e portanto nao tem acumulações do tipo calcárias ou desenvolvimento de bacterias, fungos etc na calha.

-faz uma ligeira difusão da luz, dispersando-a ligeiramente pelo aquario mais uniformemente

-evita salpicos para as lampadas provocados por peixes que "saltem" para fora de água. (lampadas estilhaçadas, curto-circuitos...)

Ou isso, ou deixar a calha em aquario aberto elevada por cima do aquario, mas mesmo assim recomendo o vidro, para nao ter salpicos cá para fora.

A unica razão para nao meter o vidro é se quiser ter plantas parcialmente emersas, acho eu :arrow:

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Aproveitando, vidro ou acrílico têm o mesmo efeito? Na tal questão da luz...

O meu FEEDBACK

"Build a fire, a thousand miles away, to light my long way home..."

Publicado:

Olá!

Eu vou tirar os vidros, pois arranjei quem me fizesse uma calha dupla para o meu aquário que fica suspensa... então como eu gosto de ver plantas emersas para mim vai ser muito bom. Como eu vou ter camaroes e caracois, nao tenho problemas de eles saltarem. Os camaroes pdoem é sair do aquário mas nao vai haver essa hipotese porque vai levar uma rede de mosquitos...

Eu gosto do aquário aberto, porque admiro muito um aquário visto de cima.

HAsta

Diogo Oliveira

Publicado:

Viva,

Eu por agora que ainda tenho a calha original, não tenho vidro e está fechado...

Quando vier a calha que quero vai ficar acima do aqua e não sei até que ponto vou ter problemas de humidade...se tiver cubro com vidro ou acrílico (dependendo das respostas sobre o espectro). A sujidade e poeiras do ar tb são um factor a considerar... ao fim de 10/15 dias a água pode ter algum "lixo".

O meu FEEDBACK

Publicado:

Sim mas não tenho necessidade de as fazer; por exemplo a última que fiz foi há 10 dias, tenho tudo a 0´s, inclusivé nitratos (como é recente vejo os números regularmente, género 2/2 dias, hoje vi outra vez, para arranjar um ponto de referência e controlar). Mesmo que não precise de fazer, no máximo faço-as de 15/15 dias, até porque água nova tem nutrientes necessários.

Mas fazer com tão pouco intervalo de tempo é desnecessário para mim e estou a sujeitar os peixes a variações de temperaturas, ph, etc sem necessidade. E é ter trabalho desnecessário.

Mas cada caso é um caso claro :wink:

O meu FEEDBACK

Publicado:

Olá!

Há variações de pH, temperatura..etc etc quando as tpa´s são feitas em pouca regularidade e bastante capacidade. Agora, quando são feitas regularmente e de baixa capacidade não há problemas desses.

HAsta

Abraço

Diogo Oliveira

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!