Recommended Posts

Publicado (editado)

Boa tarde a todos.

Na última semana morreram-me as duas coydoras (aquelas vulgares, castanhas com pintas, julgo que da espécie paleatus?). Estavam a ficar muito paradas no fundo ou em cima de alguma planta e nadavam de uma forma estranha, como se estivessem tontas.

O aquário é um comunitário de cerca de 100 L com peixes da América central, da América do sul e uns camarões (caridina japonica) e algumas plantas. Como a água da minha rede é alcalina ( 7,1 ) e bastante macia tenho andado a juntar em cada TPA algum sera mineral salt de forma a aumentar ao gH que passou gradualmente de 4-5 º a até 8-10º ao longo de 1 mês. O ph tem estado entre 6,5-7. O kH é que está bastante baixo (2-3º !?).Tenho tido os nitratos um pouco altos (10-25 mg/l) mas fosfatos estão baixos. Fertilizo com Ferro, Flourish , Flourish Trace, Flourish Excel, PO4 e K em separado. 2 filtros (externo + interno) de 400 L/H. TPA's de 12 L 1x/semana . As algas andam relativamente controladas.

Será que é pouco kH e muito gH ?. Como subir o kH sem alterar (subir) o ph.? Devo juntar decalcit.?

Será que não posso ter esses peixes como ajudantes na limpeza do fundo ?

Boa aquariofilia.

Editado por Neon Tetra

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Publicado: (editado)

Deve haver aí outro problema não me parece que seja do GH, já as tive com durezas e PH mais altos e não tive problemas. As coridoras são dos peixes mais resistentes, mas quando o problema vem de baixo, começam a perder os bigodes e por vezes morrem, deves ter por aí algum parasita. Cuidado que também são sensiveis a temperaturas mais altas.

Editado por fjmr123
Publicado:

No entanto são os únicos peixes que ficaram com este comportamento e que morreram, tendo eu peixes bem mais sensíveis, penso eu, como os Ramirezi. Não notei perda dos bigodes, barriga escavada ou inchada nem alterações nos olhos ou das escamas. Será um dos outros produtos que adiciono à água ?

Publicado:

Olá Néon Tetra! Que produtos adicionas? Eu de quimicos apenas acho indispensável um que retire o cloro e metais pesados da água depois das tpa's,tipo Aqua Safe.E claro fertilizantes e Flourish Excel se necessário.

Quanto metes de Flourish Excel? Tens o aqua montado há quanto tempo? Como fizeste o ciclo?

Podem ser muitas coisas: alta concentração de CO2, um pico de Amonia ou Nitrito causado por um ciclo ainda incompleto, ou se o aqua está montado à muito tempo também podem ser sanguessegas.(Eu já tive)

Se fosse a ti não me preocupava muito com o KH e GH. Vê é se o PH está sempre estável,de dia e noite.E a Amonia a zero e Nitritos também.

Para aumentares o GH sem interferires com o PH deita semanalmente um pouco de ''Decalcit'' em pó.A colher que vem dentro cheia trata 500L semanalmente.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Vou tentar postar aqui os produtos e comida que ponho no aquário. Não tenho ainda CO2 porque o meu sistema de iluminação ainda não compensa ( ainda só tenho 25W). Acho que estou com peixes a mais e plantas a menos e a crescer pouco e por isso as nitratos teimam em não baixar. A água da rede é pobre em nitratos mas tem pH =7,2. Afinal o DECALCIT faz subir o KH ou o gH ? O que não é bem tolerado pelas corydoras ?

ROTINAS DE FERTILIZAÇÃO DO AQUÁRIO

Dia da semana Produto Dose COMIDA

Segunda-feira Flourish 2 mL Flocos

Ferro 1 mL

Fósforo ( K2H2PO4) 2 mL

Terça-feira Flourish Excel 2 mL Spirulina tabs ( ½ )

Ferro 1 mL Flocos

Potássio (KCl) 2,5 mL

Quarta-feira Ferro 1 mL Vipagran ou

Flourish Excel 2 mL Artemia

Flourish Trace 2,5 mL

Quinta-feira Flourish 2 mL Tubifex ( ¼ )

Ferro 1 mL ou não dar comida

Fósforo ( K2H2PO4) 2 mL

Sexta-feira Potássio (KCl) 2,5 mL Spirulina tabs ( ½ )

Flourish Excel 2 mL Flocos

Ferro 1 mL

Sábado Flourish Excel 1 mL Flocos ou Vipagran

Ferro 1 mL

Domingo Aquatan 3 mL Artemia

TPA de 10% (12 L) Sera Mineral salt 1 colher chá

pH minus/ pH plus pH=6,5-7,0

Nitrivec ( 1 h após) 5 mL

Flourish Trace 2,5mL

Flourish Excel 2 mL

Editado por Neon Tetra

Publicado:

Fazes testes aos Nitratos e Fosfatos periodicamente? Digo isto porque na tua fertilização deitas 4ml de Fósforo semanalmente e nenhum Nitrato. E só metes Potassio 1x semana?

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

Publicado:
Fazes testes aos Nitratos e Fosfatos periodicamente? Digo isto porque na tua fertilização deitas 4ml de Fósforo semanalmente e nenhum Nitrato. E só metes Potassio 1x semana?

Coloco Potássio 2 x/semana ( 2,5 ml + 2,5 ml). O problema é que os nitratos continuam entre 10-25 mg/L e o fósforo quase não se mede.

Apesar disto as plantas crescem muito, muito devagar. Terei que colocar mais potássio ?. Não tenho CO2 e a luz só está nos 25 W ( na verdade tenho esta lâmpada há > 1 ano). No entanto nos primeiros 3-4 meses com as mesmas condições e sem fertilização líquida as plantas cresciam a olhos vistos ( tinha que podar todas as semanas) e não tinha algas ---montei o aqua com um substrato fértil que entretanto se deve ter esgotado....

Publicado:

Não terás o teste dos Fosfatos estragado? Digo isto porque acho estranho colocares tanto P e não o veres nos testes...

Também não sei qual a concentração de K da solução que fertilizas,nem quão densamente plantado é o teu aqua,de modo que é dificil dizer se é muito ou pouco...

O que é certo é que o facto de não teres um sistema de CO2 faz com que a assimilação de nutrientes por parte das plantas não seja tão eficiente,e também por teres pouca luz elas não ''pedem'' muito nutriente,têm um metabolismo lento,e é por isso que crescem muito devagar.Por isso não exageres no fertilizante,senão sobra para as algas.

Agora o que fazia era comprar outro teste de PO4...E se queres ver as plantas a crescer mais eficientemente tens de aumentar a luz,25W para 100L é muito pouco mesmo,dependendo do tipo de Flora mete mais uns 40W e claro,com m sistema de CO2 nem que seja caseiro verás outro tipo de crescimento por parte das plantas.

Zog Li

Publicado:

olá Neon Tetra!

com tanta adição de produtos, acho que devias ser mais generoso nas TPAs!

se as plantas crescem muito lentamente, é porque não estão a absorver os nutrientes (a pouca luz ajuda!), por isso tem que haver aí qualquer coisa em excesso na coluna de água...

olá Neon Tetra!

com tanta adição de produtos, acho que devias ser mais generoso nas TPAs!

se as plantas crescem muito lentamente, é porque não estão a absorver os nutrientes (a pouca luz ajuda!), por isso tem que haver aí qualquer coisa em excesso na coluna de água...

Eu sei que o esquema de fertilização é um pouco ambicioso para o meu caso. Estou a tentar descobrir uma forma de melhorar a iluminação e só depois vou por CO2. No site da Seachem no esquema de fertilização de plantados aconselham também por nitratos e mudar 5% da água 1x/semana ! Eu mudo cerca de 10% por semana. Eu não posso por mais nitratos...devo ter muitos peixes ou dou-lhes muita comida. Tenho dois filtros de 400 l/h (externo + interno) , mas um deles está com problema e faz imenso barulho...será que o posso desactivar até o arranjar ou vai ser catastrófico?

Obriago pelas dicas. Vou procurar melhorar isto...

Cumps,

Neon Tetra

Editado por Neon Tetra

Boas,

Não vais levar a mal o que te vou dizer, mas sinceramente acho que está muita coisa mal no teu aquario :rainbowafro:

As corydoras apenas foram (por agora) o elo mais fraco... mas outros virão...

Pergunta: Para que queres aumentar o GH quando tens um valor óptimo para a fauna que tens? e adequado, para as plantas?

Aumentar o KH sem aumentar o GH ? Sim, podes fazê-lo com bicarbonato de sódio (vende-se na farmácia, 400g --> 1,5€), adicionando +/- uma colher de chá para cada 50 L para subir o KH um grau (julgo eu, se não for isto é algo parecido), pessoalmente adiciono sempre nas TPA's pois num aqua plantado deves ter sempre um KH entre 4º e 6º.

A tua iluminação está completamente errada! Além de ser manifestamente insuficiente, pois deves ter apenas plantas pouco exigente em termos de luz, que mesmo assim ainda se foram aguentando (sabe Deus como) enquanto o rendimento da lâmpada era razoável, só que com o tempo da tua lâmpada (> 1 ano) esta está com um rendimento de cerca de 50% do que tinha inicialmente (ao fim de 6 meses já o rendimento reduz cerca de 20%). Além de que se tiveres vidros ou acrílicos entre a lâmpada e a água, estes também já devem estar completamente sujos ou deteriorados e a quebrar o pouco fluxo que a lâmpada ainda erradia. Para teres uma ideia, um aquário plantado deve ter entre 0.5W/L a 1.2W/L, tu nas melhores condições terias quando montaste o aquário 0.25W/L, mesmo que não tenhas vidros nem acrílicos a quebrar a iluminação, neste momento terás na melhor das hipóteses 0.125W/L. Se precisares de ajuda sobre iluminação vê o fórum do Ramirezi (um dos patrocinadores do fórum), se precisares de algo o Rui Alves lá estará para te ajudar.

O crescimento saudável das plantas depende (além da temperatura e PH, adequados à sua espécie) essencialmente dos seguintes factores:

1) a qualidade/quantidade de iluminação (não vale ter a luz ligada 16 H para tentar compensar a falta de potência instalada, no máx. 12 H)

2) o nível de nutrientes disponíveis para a fotossíntese (CO2 + N-Azoto (nitrato) + P-Fósforo (fosfatos) + K-Potássio)

3) o nível de micronutrientes, para não existirem deformações no seu crescimento

A adição de CO2 é realmente muito importante, pois em conjugação com uma boa iluminação, alarga substancialmente as opções de selecção de plantas para o nosso aquário.

Se o problema for €€€ (afinal é sempre, não?), sugiro que compres daqueles Kit's da JBL de CO2 biológico que já traz a garrafa os tubos, válvulas e o difusor incluído (custa cerca de 35€). Depois quando acabar de fermentar (+/- 3 semanas), começas a fazer a receita caseira com açúcar e fermento (procura a receita aqui no fórum) e não gastas mais de 1€/mês.

Não enchas o teu aquário de fertilizantes, pois só estás a deitar €€€ à rua e a pôr a tua fauna em riso.

Parece-me que adicionas demasiados micronutrientes e pouco potássio, que devias adicionar diariamente (excepto no dia que fazes a TPA)

Em relação ao nitrato, não há milagres! ou as plantas o consomem (o que é difícil com as condições que lhes estás a dar), ou em alternativa enquanto isso não acontece, aumenta as TPA's para 20% ou 30% por semana.

Não compres fertilizantes NPK (juntos) de marca, pois além de muito caros não te permitem fazer uma fertilização adequada como farias se tivesses os componentes todos em separado. Vê o fórum da Horizonte Aquático (um dos patrocinadores do fórum) onde e como o podes fazer.

Quanto ao substrato fértil estar esgotado, deixa-te disso! Tenho aquários plantados (sem substrato fértil) montados há mais de 2 ou 3 anos, que continuam de plena saúde..

Espero ter ajudado…

Um abraço

Editado por J_Rosado

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!