O Que Fazer Mais?


apvrsh

Recommended Posts

Queria que me ajudassem a combater um fenómeno estranho no meu aquário. Após o aparecimento dos pontos brancos(ictio) na quase generalidade dos meus peixes(vivíparos), fiz o tratamento com sera omnipur, sera bactopur e por último com o medicamento da JBL(punctol) penso eu que é assim que se chama e apesar de os pontos brancos terem desaparecido os peixes, por vezes, roçam-se contra a areia, troncos e até mesmo contra o vidro do aquário.

Este tipo de comportamento já se mantêm há aproximadamente meio ano.

A temperatura está estabilizada entre os 27º e 27,5ª e o ph entre 7,2 e 7,5, o aquário é de 120 litros e faço TPA de 40% semanal.

Já pensei em colocar sal mas como tenho corys é de todo inviável.

Também já tive o aquário durante 7 dias com 30 graus de temperatura que era outro dos tratamentos que li aqui no fórum

Alguém me pode ajudar é que enerva-me não conseguir eliminar esse tipo de fungo ou bactéria.

Agradecia ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A temperatura está estabilizada entre os 27º e 27,5ª e o ph entre 7,2 e 7,5, o aquário é de 120 litros e faço TPA de 40% semanal.

 

Parece-me um pouco alto para vivíparos. Faz sentido subir a temperatura mas somente durante o ciclo de vida do parasita.

 

Já pensei em colocar sal mas como tenho corys é de todo inviável.

 

As minhas - paleatus - não se queixam em concentrações de uma colher de sopa para cada 40 litros.

Abraço,

NCR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O excesso de nitritos pode provocar esse sintoma sem nenhum outro visível no corpo. Por isso te perguntei dos níveis de nitritos. Mesmo baixos, a longo prazo podem causar esse desconforto que leva a roçarem-se.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como está a respiração deles? normal?

 

Se estiver normal, julgo que podes concluir que se trata de um ataque bacteriano. Solução: ESHA 2000, que é muito bom e seguro, não danifica filtro biológico!

 

Se estiver acelerada, em principio pode-se tratar de parasitas nas guelras. Resolução mais dificil, mas podes tentar com o Sterazin da Waterlife ou Tremazol da Sera.

 

Quanto ao Sal, podes adicionar desde que não exageres.. (ex. uma colher de chá por 50L, é perfeitamente suportável pelas Corys...) e tem atenção que o SAl é cumulativo... (apenas é retirado do aqua pelas TPA's)... Só não te recomendo fazê-lo se tiveres Discus ou muitas plantas sencíveis.

 

Espero ter ajudado..

 

Um abraço

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me um pouco alto para vivíparos. Faz sentido subir a temperatura mas somente durante o ciclo de vida do parasita.

Olá

 

É so para dizer que tenho Espadas, Guppys e Neons a 30º no aquario.

E estão lindamente.



.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais