Peixes De Fundo A Morrer


lmsalgado

Recommended Posts

Eu tinha 4 Corys albinas até há 15 dias quando me morreu uma sem qualquer motivo aparente.

Este semana desapareceu-me uma misteriosamente e tenho outra a morrer neste exacto momento.

 

 

Estive a analisar a Cory moribunda e a última que resta e não vejo sinais de fungos ou qualquer doença. As barbelas estão intactas, as barbatanas também, não há chagas ou marcas no corpo. O comportamento da sobrevivente está normal, talvez um pouco mais lenta do que o costume, já que costumavam andar a fazer corridas a toda a hora.

 

Os parâmetros do aquário estão normais: nitritos e nitratos a 0, PH 7, GH e KH a cerca de 3º (sempre foram assim baixos)

O único químico que costumo colocar na água é Decalcit para as Ampulárias e para os Reds - já que a dureza da água é muito baixa - uma vez por semana, nas TPAs.

 

Setup:

De resto tenho 2 LDAs25, 1 Otto, 2 Néons, 9 Ampulárias, 5 Guppys com uma dúzia de alevins de 1mm , 4 Reds adultos e mais uma dúzia de recém-nascidos. Todos eles andam felizes e contentes.

O áqua é de 120lt, com filtro eheim 2213.

 

 

Alguma sugestão para o que pode estar a acontecer e me ajudar a salvar o(s) restante(s)???

 

Obrigado a todos.

Editado por lmsalgado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O corydora muribundo, acabou por morrer pouco depois. E ontem morreu-me um LDA25, também sem marcas de fungos ou qualquer coisa estranha.

 

Já fiz uma TPA, mas não sei o que fazer mais. É frustrante vê-los assim a cair sem fazer nada. Alguém tem opiniões ou dicas que me possam ajudar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é mesmo estranho... Os guppys tambem não te morrem?

 

Que comida dás para peixes de fundo?

Que tipo de areão tens (medidas)?

 

Tal como disse o william vai apostando nas t.p.as, pois sem sintomas é dificil...

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As corydoras parecem ser sensíveis à dureza da água. Não toleram águas duras. Se adicionas DECALCIT não era suposto aumentar o gH ou o kH? Tens de rever os teus testes. De resto pelo que sei as cory e os LDA25 são dos peixes mais resistentes aos parâmetros químicos e à maior parte das doenças. A mim está me a acontecer o mesmo e eu associo à adicão de SERA MINERAL SALT.

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neon Tetra se adicionas sal á água, as coridoras não toleram bem o sal. Quanto ao Imsalgado, eu fazia tratamento com esha2000 ou omnipur da sera, como não sabes do que se trata, usa um largo espectro, apesar de não ser a favor desse tipo de medicação, acho que no teu caso é o que te resta fazer pois isso parece estar a avançar e nunca mais descobres o que realmente está a acontecer.

 

Francisco Ramalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é mesmo estranho... Os guppys tambem não te morrem?

 

Que comida dás para peixes de fundo?

Que tipo de areão tens (medidas)?

 

Tal como disse o william vai apostando nas t.p.as, pois sem sintomas é dificil...

 

Cumps

 

 

Não, os guppys andam todos contentes, assim como o Otto e as ampulárias (e os reds também me parecem, mas são impossíveis de contar). Inclusivamente tenho uma série de alevins e ainda não encontrei nenhum morto - estes deviam ser mais frágeis...

 

Quanto à comida, vou variando entre flocos, dáfnias, moscas de água e spirulina. Não tenho nada especifico só para os de fundo. Mas de vez em quando coloco cenoura, couve ou alho francês.

O areão é akadama.

 

 

As corydoras parecem ser sensíveis à dureza da água. Não toleram águas duras. Se adicionas DECALCIT não era suposto aumentar o gH ou o kH? Tens de rever os teus testes. De resto pelo que sei as cory e os LDA25 são dos peixes mais resistentes aos parâmetros químicos e à maior parte das doenças. A mim está me a acontecer o mesmo e eu associo à adicão de SERA MINERAL SALT.

 

Quando adiciono Decalcit o Kh sobe de 3º para 6º (o Gh fica igual), mas ao fim de uma semana volta ao normal. Mas por via das dúvidas não adicionei nesta última TPA.

 

 

Quanto ao Imsalgado, eu fazia tratamento com esha2000 ou omnipur da sera, como não sabes do que se trata, usa um largo espectro, apesar de não ser a favor desse tipo de medicação, acho que no teu caso é o que te resta fazer pois isso parece estar a avançar e nunca mais descobres o que realmente está a acontecer.

 

Já tinha pensado nisso, mas se fosse uma infecção não estaria a infectar os outros habitantes também? (eu sei que às vezes tem de ser, mas custa-me estar a meter medicamentos no aquário...)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

e porque não un pico de amonia?

geralmente os peixes de fundo são os primeiros a ir já que a amonia anda mais junto ao fundo onde estão as fezes dos peixes.

continua com as tpa´s.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me de mencionar: entretanto fiz o teste de amónia e deu 0.

Entretanto já passaram quase 48h e ainda não morreu mais nenhum. Pode ser que seja um bom sinal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora que falas nisso. é curioso, pois na última TPA (antes dos bichos começarem a morrer) eu fiz uma aspiração do akadama. Será que levantei alguma poeira menos saudável para os bichos? (nunca ouvi falar de uma aspiração fizesse mal em vez de bem...)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais