Alex Feliciano Publicado Abril 23, 2008 Publicado Abril 23, 2008 Boas! Tenho lido em alguns posts esta "regra" (se é uma regra) que falam de a introdução de equipes de limpeza passado 1 mês, corais passados 2 meses e peixes passados 3 meses... Pois percebi que este tempo é o tempo que o pessoal fala em que é o suficiente na maioria dos casos, para ciclar minimamente os aquários de água salgada... Gostaria(se for possivel) de obter uma resposta mais cientifica a cerca dessa situação... Como é que é possivel saber que o aquário está ciclado(ou melhor, pronto a introduzir um pouco de vida)? Na vossa opinião que influencias tem os testes na certeza de que o aquário está ciclado? Já li que se usarmos água salgada feita com sal sintetico o ciclo demora mais tempo a ser concretizado... Não será errado introduzir água natural na montagem de um aquário salgado quando essa mesma trás muita "micro vida"(ou plankton se quiserem...) que vai acabar por morrer no aquario e fazer com que se atrase esse mesmo ciclo?Ou será que se morrer essa "micro vida" que a água natural trás vai fazer com que se desenvolva mais rapido as bacterias desnitrificantes e por sua vez acabar com o ciclo do azoto mais rápido e por aí fora...? Essa mesma "regra"(1 mes=X; 2 meses=Y e 3 meses=peixes...) aplica-se a aquários montados com rocha viva bem maturada em quantidades de 20% por exemplo e em aquarios com 10% dessa mesma? Deve-se fazer trocas parciais de água no inicio do ciclo quando a intensão é maturar o sistema?Até que ponto é que as trocas parciais de água não atrasam o ciclo NH4 =» NO2 =» NO3...? Se introduzirmos 1 peixe num aquario montado a duas semanas onde a NH4 e o NO2 estão a zeros e o mantermos com esses niveis de NH4 e NO2 nesse mesmo valor por exemplo nas duas semanas seguintes, qual é o risco de ele vir a sofrer com a ciclagem desse mesmo aquário? Acho que era interessante falarmos um pouco desta "teoria" que muitas vezes não é colocada em pratica e é interessante de se perceber... Cumps. Alex.
Luis Rodrigues Publicado: Abril 24, 2008 Publicado: Abril 24, 2008 Boas sendo eu um daqueles aquariofilistas de "olhometro" não sou um bom exemplo de rigor cientifico. Em termos de completar o ciclo, este será completo principalmente quando acabar os picos de amonia no aquario. Poderás medir com um teste de amonia. A questão é mesmo, que sendo picos, num dia tens, no outro não, mas no outro podes ter outravez. Eu normalçmente sugiro meter a equipa de limpesa, mas pouca, logo no inicio da montagem, e os primeiros peixes e corais com 1 mes. Claro que se montares o aquario com rocha ja maturada em aquario, ate no proprio dia poderás meter ja alguma fauna. Apartir dai ir acrescentando aos poucos a carga organica do aquario. Em teoria a agua natural já virá com micro fauna para ajudar o ciclo, mas ela na nossa costa tem uma concentração por litro bastante baixa. Não sei ate que ponto acelará o ciclo. abraço
Recommended Posts