drzodiacus Publicado Junho 20, 2004 Publicado Junho 20, 2004 Boas Eu tenho 3 L's dos quais gosto muito (L59, L94, L177) :D e com tendência a crescer (já tenho outros na mira) hoje em dia só lhes dou pastilhas de fundo (que não me parece que gostem particularmente) e os restos de comida que os outros não pegam... o que gostaria de saber é que tipo de comida adicional dão aos vossos L's? Fruta? qual? legumes? quais? comida viva (que na minha opinião não irá chegar ao fundo... os outros peixes tratarão dela)? qual? muito obrigado pela ajuda :D Luís
PauloSR Publicado: Junho 20, 2004 Publicado: Junho 20, 2004 Como comida artificial criada especialmente para L’s tens por exemplo a Wels-Chips. Mas… No caso de alguns L’s deves ter um tronco no aquário para que eles possam “roer” (atenção que nem todos, mas dos que tu tens alguns gostam), podes fornecer também rodelas de batata, pepino, ervilhas, couve (alface tem pouco valor nutritivo), etc. Há também no mercado algumas empresas que fornecem uma mistura de algas secas que depois se prendem no aquário para eles. Tens que ter em conta que muitos L´s (como alguns dos que tens) são omnívoros e outros são mesmo só carnívoros, por isso deves fornecer-lhes também alimentos de origem animal como por exemplo: peixe, camarão, mexilhão, etc. (qualquer coisa menos carne de mamíferos e aves, pois a proteína destes animais não á a mais adequada para peixes e nunca ninguém os viu a andar a flutuar no Amazonas para fornecer aos peixes os seus corações :D :D ). Mais alguma coisa diz… Abraços, Paulo Cuidado com as imitações: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=7919
drzodiacus Publicado: Junho 20, 2004 Autor Publicado: Junho 20, 2004 (qualquer coisa menos carne de mamíferos e aves, pois a proteína destes animais não á a mais adequada para peixes e nunca ninguém os viu a andar a flutuar no Amazonas para fornecer aos peixes os seus corações :D :D ). Obrigado PauloSR, foste muito esclarecedor :D ... mas já agora acrescentava três dúvidas que ficaram da tua explicação: O tronco tem de ser de alguma éspecie especial? eu tenho um que alguns dos L's de vez em quando estão a raspar... só não sei se algas se o próprio tronco; Os vegetais devem ser fervidos 1º, certo?! fervidos ou cozidos? O peixe ou camarão deve ser crú ou fervido ou cozido? A última é talvez a mais importante... quais dos meus L's são carnívoros e quais são omnívoros? e mais importante ainda: há algum site ou livro que me indique isso (sem ser em alemão pf )? mais uma vez muito obriado pela ajuda :D Luís
PauloSR Publicado: Junho 20, 2004 Publicado: Junho 20, 2004 O tronco tem de ser de alguma éspecie especial? eu tenho um que alguns dos L's de vez em quando estão a raspar... só não sei se algas se o próprio tronco; Podem ser desses troncos normais que há para venda nas lojas da especialidade e não precisam de ser dos mais caros, podem ser daqueles de madeira mais “mole” (não me lembro agora do nome). Lavas o tronco e coloca-lo dentro do aquário, se tiveres algum problema com água castanha (não te esqueças que os locais de origem de alguns desses peixes são ricos em ácidos húmicos que conferem à água uma cor acastanhada) podes colocar o tronco de molho por uns dias (indo mudando a água) e depois colocas o tronco no aquário (eu particularmente gosto mais de imitar o ambiente de onde estes animais são originários, por isso não tenho problemas com águas castanhas, mas…). Os vegetais devem ser fervidos 1º, certo?! fervidos ou cozidos? Não e não… Os vegetais devem ser lavados e colocados crus. (Especialmente para estes peixes, ninguém anda no Amazonas a cozinhar os vegetais para eles. Eles têm capacidade para “roer” estes vegetais também, para além de assim manterem as suas propriedades nutritivas). O peixe ou camarão deve ser crú ou fervido ou cozido? Cru … quais dos meus L's são carnívoros e quais são omnívoros? L-59 Vegetariano L-94 Desconheço (embora desconheça a espécie pelo seu aspecto suspeito de que seja Omnívoro) L-177 Omnívoro (mas alimente-se especialmente de vegetais) … há algum site ou livro que me indique isso (sem ser em alemão pf )? Há um bom “atlas” de apoio e que actualmente tem uma nova edição da AquaLog (tem versão em inglês). O representante cá em Portugal da AquaLog é a MilAquários (contacta-os para saberes se têm e onde podes comprar), se eles não tiverem diz-me que eu indico-te na Net onde podes comprar. Atenção que me estou a referir à nova edição e não à antiga que tinha o mesmo nome. A nova edição tem esta capa: Abraço, Paulo Cuidado com as imitações: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=7919
Mónica Nunes Publicado: Junho 20, 2004 Publicado: Junho 20, 2004 Boas. Também podemos dar os vegetais aos plecos? Eu tenho 2 e quando deito pastilhas de fundo para eles e para as corydoras, eles apoderam-se das pastilhas e as corydoras mal comem, se puder dar vegetais era bom para eles e para as corydoras que poderiam comer as pastilhas. All the pretty things are going to hell!!!
pandadosmares Publicado: Junho 20, 2004 Publicado: Junho 20, 2004 o L94 tb similar ao L123 é omnivoro Salvem a Natureza, Reciclem www.pandadosmares.net Antes de colocarem tópicos sobre "peixes-gatos" leiam http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=9252
drzodiacus Publicado: Junho 20, 2004 Autor Publicado: Junho 20, 2004 Obrigado ppl eu experimentei por daqueles vegetais congelados cortados aos cubos dentro do aqua (depois de descongelados com água quente), bem como um pouco de batata crua... nos vegetais ninguém tocou, na batata o L59 vai raspando... tenho e experimentar outras variações e depois vou avisando
PauloSR Publicado: Junho 21, 2004 Publicado: Junho 21, 2004 Boas.Também podemos dar os vegetais aos plecos? Eu tenho 2 e quando deito pastilhas de fundo para eles e para as corydoras, eles apoderam-se das pastilhas e as corydoras mal comem, se puder dar vegetais era bom para eles e para as corydoras que poderiam comer as pastilhas. Claro que podes dar vegetais e a muitos deles deves Isto não quer dizer que quando deitares as pastilhas ao aquário eles não se continuem a apoderar delas. Abraço, Paulo Cuidado com as imitações: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=7919
Trash Publicado: Junho 21, 2004 Publicado: Junho 21, 2004 Caro Sr. PauloSR Gostaria de saber se tem conhecimento desse livro em Portugal, contactei o distribuidor em Portugal, e foi-me respondido que ainda não tinham e que me contactariam quando chegasse. PS: Os meus L260 gostam muito de ervilha crua descascada Cumps Cris
drzodiacus Publicado: Junho 21, 2004 Autor Publicado: Junho 21, 2004 Bem, hoje pus pepino no aqua e os L's passaram-se até tive de por mais rodelas porque estavam a pegar-se... especialmente o L59 que afugentava os outros 2... já agora uma pergunta: os ataques entre eles fazem mossa? fiquei sem perceber, mas que o L94 e o L177 fugiam, lá fugiam
PauloSR Publicado: Junho 22, 2004 Publicado: Junho 22, 2004 Caro Sr. PauloSR Caro Cris, Podes tratar-me apenas por Paulo porque SR são apenas as iniciais do meu sobrenome… Gostaria de saber se tem conhecimento desse livro em Portugal, contactei o distribuidor em Portugal, e foi-me respondido que ainda não tinham e que me contactariam quando chegasse. Infelizmente, é por vezes difíceis esses livros chegarem a Portugal, mas vou ver o que descubro e respondo-te em MP… PS: Os meus L260 gostam muito de ervilha crua descascada Os meus L’s em geral comem-nas mesmo com casca. E então aos Panaque’s nãos sobra a casca de nenhum alimento que eu lhes dê… Abraços, Paulo Cuidado com as imitações: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=7919
drzodiacus Publicado: Junho 22, 2004 Autor Publicado: Junho 22, 2004 A propósito de ervilhas, como que fazem para as manter no fundo??? a porcaria das ervilhas boia! já agora Paulo, a agressividade entre eles pode ser muito prejudicial? boa é obvio que não é
PauloSR Publicado: Junho 22, 2004 Publicado: Junho 22, 2004 … eu experimentei por daqueles vegetais congelados cortados aos cubos dentro do aqua (depois de descongelados com água quente), bem como um pouco de batata crua... nos vegetais ninguém tocou, na batata o L59 vai raspando... Particularmente não gosto desses vegetais congelados… Congelados só larvas, spirulina, artémia, etc. Bem, hoje pus pepino no aqua e os L's passaram-se até tive de por mais rodelas porque estavam a pegar-se... especialmente o L59 que afugentava os outros 2... Bem te disse… … já agora uma pergunta: os ataques entre eles fazem mossa? fiquei sem perceber, mas que o L94 e o L177 fugiam, lá fugiam Mossa podem fazer… Especialmente os “esporões” dos Ancistrus… Já para não falar das “raspadelas” que eles às vezes dão uns aos outros com as bocas… É sempre meio caminho andado para um ataque bacteriano… Abraços, Paulo Cuidado com as imitações: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=7919
PauloSR Publicado: Junho 22, 2004 Publicado: Junho 22, 2004 A propósito de ervilhas, como que fazem para as manter no fundo??? a porcaria das ervilhas boia! Tens que as por de “molho”… … já agora Paulo, a agressividade entre eles pode ser muito prejudicial? boa é obvio que não é Como já te disse atrás, muito boa não é, mas… Se for uma coisa ligeira de vez em quando, também não trás nada de muito grave… Abraço, Paulo Cuidado com as imitações: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=7919
pandadosmares Publicado: Agosto 2, 2004 Publicado: Agosto 2, 2004 Vejam o que aconteceu a uma pobre coitada folha de espinafre São L's ou Popeyes Não estava cozida, apenas bem lavada Salvem a Natureza, Reciclem www.pandadosmares.net Antes de colocarem tópicos sobre "peixes-gatos" leiam http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=9252
ZANITO Publicado: Agosto 2, 2004 Publicado: Agosto 2, 2004 heheh, os meus (Panque e Golden Nugget) comem bem batata e pepino. Ontem experimentei meter a couve lombarda que o Paulo me aconselhou, no inicio nenhum ia la, mas ja para o fim da tarde ja andavam de volta dela, agora ta com um aspecto parecido a folha de espinafre que o Panda mostrou ehhehe. Mas noto que o Panaque é mais adepto da batata que o Golden Nugget. Proximo passo serão as ervilhas e depois o espinafre.
ZANITO Publicado: Agosto 2, 2004 Publicado: Agosto 2, 2004 Ficam aqui umas fotos do L18 Golden Nugget apanhado ""no flagra"" : Este gajo é so rir, é um puto autêntico ehehe, quando me via pisgava-se logo pa toca mas desta vez ""ganhei eu""
drzodiacus Publicado: Agosto 3, 2004 Autor Publicado: Agosto 3, 2004 epá, os meus não andam a comer nada dessas coisas... corgettes, couve, até alho francês já dei e os gajos cagam bem d'alto... não me digam que tão doentes, que me passo :D :D :D :D
pandadosmares Publicado: Agosto 3, 2004 Publicado: Agosto 3, 2004 por vezes habituam-se ás pastilhas mas com o tempo, e se forem privadas desta acredita que começam a comer. Leva tempo Salvem a Natureza, Reciclem www.pandadosmares.net Antes de colocarem tópicos sobre "peixes-gatos" leiam http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=9252
Mónica Nunes Publicado: Agosto 7, 2004 Publicado: Agosto 7, 2004 Boas. Eu tenho um L001 e um pleco daqueles normalissimos, esses dois são herbivoros? Até agora so deitei ervilhas, pepino e acelgas, a acelga ninguem lhes toca. Tudo o quee vegetais incluindo a ervilha, pa dar aos peixes gato é cru, certo? All the pretty things are going to hell!!!
drzodiacus Publicado: Agosto 7, 2004 Autor Publicado: Agosto 7, 2004 Até agora so deitei ervilhas, pepino e acelgas, a acelga ninguem lhes toca.Tudo o quee vegetais incluindo a ervilha, pa dar aos peixes gato é cru, certo? certo! já agora, o que é acelgas??
Mónica Nunes Publicado: Agosto 8, 2004 Publicado: Agosto 8, 2004 Boas. Acelgas é parecido a espinafres, mas tem umas nervuras brancas. como comprei acelgas pos meus hamster, aproveitei pa por aos plecos, mas nada, eles não gostam. All the pretty things are going to hell!!!
ZANITO Publicado: Agosto 8, 2004 Publicado: Agosto 8, 2004 nunca tinha ouvido falar disso, eheheh drzodiacus os teus meninos como estao? já começaram comer couve pepino e batata?
drzodiacus Publicado: Agosto 8, 2004 Autor Publicado: Agosto 8, 2004 nem eu Tão optimos Zanito! Ervilhas e cenoura, não lhe pegam! ouve e batata não gostam particularmente.... alface marcha bem... mas por o que são completamente doidos e por courgette!!!!!! desaparece mal entra no aquário
ZANITO Publicado: Agosto 8, 2004 Publicado: Agosto 8, 2004 hehheeh os meus andam fixes, tou espera do teu panaque e do queen no album pah!!! heehe não te esqueças
Recommended Posts