Ajuda Urgente


nuskinha

Recommended Posts

Olá,

 

Boa tarde. na minha escola há um lago com peixes de água fria. Um deles foi agredido e tem algumas feridas. Como podemos fazer para o tratar?

 

Lago tem:

6m diam

20 cm de profundidade

cerca de 35 peixes

4 tartarugas

 

A água não é tratada, é apenas mudada periodicamente.

 

O peixe já está isolado.

 

AJUDEM

Viva o vício!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Acrescenta à água onde ele está acondicionador de água (vulgar anti-cloro). Costumam conter protecções para as mucosas que também ajudam a regenerar feridas.

Põe também Sera Baktopur ou JBL Ektol Fluid para prevenir qualquer infecção.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Acrescenta à água onde ele está acondicionador de água (vulgar anti-cloro). Costumam conter protecções para as mucosas que também ajudam a regenerar feridas.

Põe também Sera Baktopur ou JBL Ektol Fluid para prevenir qualquer infecção.

Cumps.

 

 

Boas Tilapia!!!

Obrigada pela resposta.

 

Amanhã levo para a escola anti-coloro e sera baktopur.

 

O peixe deve continuar isolado no balde?

Viva o vício!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tilapia!!!

Obrigada pela resposta.

 

Amanhã levo para a escola anti-coloro e sera baktopur.

 

O peixe deve continuar isolado no balde?

Num Balde? sem Filtro?

Cuidado com a intoxicação por amónia. Se não tem filtro a amónia vai subir em pouco tempo.

Mantem-no isolado mas verifica os níveis de amónia regularmente. Na impossibilidade de o fazer, faz TPAs de 50% do balde 2 ou 3 vezes por dia e acrescenta o anti-cloro e o Baktopur correspondente à água nova: deve ser pouca para um balde.

 

Se as feridas forem superficiais e pouco graves podes soltar. Não te sei dizer sem fotos que espécie de preocupações pode acarretar.

Cumps.

 

P.S.: de que tamanho é o peixe em relação ao balde. Se for muito grande é melhor soltá-lo não vá o stress dar cabo dele antes da ferida...

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num Balde? sem Filtro?

Cuidado com a intoxicação por amónia. Se não tem filtro a amónia vai subir em pouco tempo.

Mantem-no isolado mas verifica os níveis de amónia regularmente. Na impossibilidade de o fazer, faz TPAs de 50% do balde 2 ou 3 vezes por dia e acrescenta o anti-cloro e o Baktopur correspondente à água nova: deve ser pouca para um balde.

 

Se as feridas forem superficiais e pouco graves podes soltar. Não te sei dizer sem fotos que espécie de preocupações pode acarretar.

Cumps.

 

P.S.: de que tamanho é o peixe em relação ao balde. Se for muito grande é melhor soltá-lo não vá o stress dar cabo dele antes da ferida...

 

 

è um peixe dos vermelhos... tem cerca de um palmo e está muito ferido... até à espinha banana rock Será que recupera?

 

O lago não tem filtro, nem nada...

 

Oh... será que ainda o podemos salvar?

 

Se o soltarmos os outros dão cabo dele!!

Editado por nuskinha

Viva o vício!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

è um peixe dos vermelhos... tem cerca de um palmo e está muito ferido... até à espinha banana rock Será que recupera?

 

O lago não tem filtro, nem nada...

 

Oh... será que ainda o podemos salvar?

 

Se o soltarmos os outros dão cabo dele!!

Boas,

Não haver filtro no lago não tem importância porque, regra geral, a densidade habitacional dum lago é muito inferior a um aquário o que significa que a amónia e os nitritos estão muito diluídos e em baixos valores. Por outro lado, a amónia serve de alimento para as plantas e micro-algas. Em valores baixos, as plantas e micro-algas actuam como "filtro" para tóxicos. Com as vossas TPAs ainda melhor.

 

Num balde a história muda de figura. Um peixe com esse tamanho intoxica a água num instante. Faz TPAs frequentes, como já te tinha explicado. Mantem-no aí enquanto fazes o tratamento: apesar do stress, é melhor do que deixá-lo na companhia dos outros, pelo que contas. Atenção que o anti-cloro ajuda a sarar, não sara só por si.

 

Se conseguirem arranjar outra casa (lago ou aquário grande) para ele no futuro, talvez fosse o melhor.

Boa Sorte e Cumps.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Tilapia e Justiceiro,

 

Obrigada pelas vossas respostas. Hoje ainda não vi o peixe, mas ontem, qd saí da escola, estava bem melhor. Só tenho uma dúvida... ele não come... também pode ser o caso de uma senhora que colocou lá daquela comida de fim-de-semana.

 

O Balde é daqueles enormes... penso que tem mais de 15 litros e está dentro do lago. Tem buracos largos por baixo, pelo que a água não deve ser só a mesma. No fundo do balde colocamos tb umas pedras, para ele se esconder. Visto de cima, o peixe tem uma parte branca... parece que está esfarelada...

 

Ontem coloquei uma colher e meia de sopa com sal (culinário, pq não tenho marinho) e anti-cloro.

 

Este fim-de-semana vai ser muito comprido... ele deve continuar no balde?´Se ficar, vão ser 3 dias sem poder ser tratado nem mudar de sítio.

 

Mais logo trago novidades.

 

cumps,

Nuskinha

Viva o vício!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

 

Hoje lá fui ver o peixinho do lago da escola. Continua doentinho, mas se mexer no balde, ele mexe-se. Está sempre junto á pedras e não come. Tentei ver como estava e não vi a espinha, o que pode ser bom sinal.

 

Agora só terei notícias na terça... vai ser longo o tempo. Espero que ele recupere.

 

Cumps,

Nuskinha

Viva o vício!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Pelo que percebi, o balde está dentro do lago e tem furos que deixam a água passar. É isso?

Se fôr ainda bem porque a amónia não se vai acumular já que a água é a do lago todo.

 

Por outro lado, quando regressarem de fim-de-semana, vão ter de isolá-lo outra vez para os tratamentos não se perderem no lago.

Que tudo corra pelo melhor.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O peixinho nao comer é estranho mas deixa la que eles aguentam bem 1 dia sem comer e as vezes comem sem darmos por isso. Umas gulodisses de peixe tambem ajudam e tenho quase a certeza que o bixinho na 3a feira ja vai tar bem melhor ...

 

 

Um abraço

 

Carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O peixinho nao comer é estranho mas deixa la que eles aguentam bem 1 dia sem comer e as vezes comem sem darmos por isso. Umas gulodisses de peixe tambem ajudam e tenho quase a certeza que o bixinho na 3a feira ja vai tar bem melhor ...

Um abraço

 

Carlos

 

 

Olá... Não trago boas notícias... o peixinho morreu ontem... não resisitu ao fim-de-semana. Não sei como estava, pois uma senhora que entra logo de manhã retirou-o...

 

Agradeço na mesma a vossa ajuda... nas escola fizemos o que pudémos...

 

 

cumps,

nuskinhs

Viva o vício!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que foi melhor nem ver, custa sempre ver um peixinho morto e voces fizeram o que foi possivel por ele ...

Por outro lado e seguindo as leis da vida quem sabe agora que ta a chegar o tempo bom os restanteis peixinhos nao acasalam e surgem novos peixinhos nesse lago? nyah

 

Bom e se for preciso contribuir com um peixinho vermelho para o lago eu nao me importo de oferecer um :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que foi melhor nem ver, custa sempre ver um peixinho morto e voces fizeram o que foi possivel por ele ...

Por outro lado e seguindo as leis da vida quem sabe agora que ta a chegar o tempo bom os restanteis peixinhos nao acasalam e surgem novos peixinhos nesse lago? :puppydogeyes:

 

Bom e se for preciso contribuir com um peixinho vermelho para o lago eu nao me importo de oferecer um :rolleyes:

 

 

Olá Justiceiro,

 

Obrigada pela ajuda e pela oferta. Muitos dos peixes do lago da escola já se reproduziram cá. creio que eles têm boas condições... foi pena aquele ter ficado ferido. Também temos 4 tratarugas. Os peixes iniciais e as tartarugas foram oferta do aquário vasco da gama. Vou tentar tirar uma fotos ao logo e um dia coloco aqui.

 

cumps,

nuskinha

Viva o vício!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais