Recommended Posts

Publicado (editado)

Bom dia comunidade

Tenho uma questão a colocar ao pessoal mais entendido em plecos e afins:

Tenho um pleco de 25 cm's num dos meus aquas (com um pouco mais de 500 ltrs) e gostava de colocar ali mais outro aproximadamente do mesmo tamanho....

acontece que me disseram que se por acaso eles forem do mesmo sexo vão acabar por se matar......

isso é mesmo assim ou nem por isso?

será que é possivel juntar os dois sem eles brigarem?

Obrigado

Editado por ferreira
Publicado:

Olá.

São da mesma espécie?

É que caso não saibas, é muito feio chamar "plecos" a todos os Loricarídeos. Aliás, por causa dessas mania de lhes chamarem a todos plecos, é que o nome Hypostumus plecostumus (o verdadeiro Pleco) foi alterado.

Para teres uma ideia, num aquário de 60 litros já tive 7 loricarídeos... e nenhuma baixa. Obviamente que nenhum deles tinha 25 cm... Agora vivem num aquário com muito mais espaço, em casa de um amigo meu.

Truques? Boa alimentação e trocas de água, e o mais fundamental para não haver escaramuças é que lhes forneças esconderijos suficientes. E na hora da comida, evita a todo o custo dar comida só num sítio... aí eles vão andar à porrada de certeza.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Olá Luis...............

Eu devia ter imaginado que te ias chatear por ter chamado pleco aos bichos ;) são dois Pterygoplichthys gibbiceps.

É que às vezes, nós os leigos em Loricarídeos acabamos por colocar todos no mesmo saco, é um erro eu sei :D

Mas achas mesmo que posso juntar os bichinhos? é que foram os dois oferecidos por pessoas diferentes, que os estimavam, e como é lógico não quero que lhes aconteça nada, entendes?

Tudo o que disseste sobre mudas de água, esconderijos e comida penso que existe.......no entanto eles são mesmo muito grandes, um não matará o outro?

mais uma vez obrigado

Publicado:

bom isto está um pouco dividido..........acham mesmo que devo arriscar colocá-los juntos???

mais uma vez obrigado e desculpem a insistência........

Publicado:
bom isto está um pouco dividido..........acham mesmo que devo arriscar colocá-los juntos???

mais uma vez obrigado e desculpem a insistência........

Eu não arriscava, mas como o teu aqua é bastante grande, pode ser que consigam dividir o território e não se passar nada. Tens que ser tu a decidir. Comigo correu mal, com outro correu bem. Os peixes são um bocado complicados, é como as pessoas, algumas têm mal feitio.

Cump.

Vítor Franco

Cump.
Vitor Franco

Ultimo Refugio

Publicado:

Ainda estão separados....mais ninguém quer opinar????? mais ideias serão muito bem vindas..............

Publicado:

Eu tenho um aquario de 2 metros onde tenho 6 plecos e 2 ancistrus e um peckoltia e nao vejo qauisquer problemas entres eles a nao ser na hora da comida que ha uns chega para lá.

E ainda tenho muitos peixes de fundo como botias e platidoras.

Mas devo dizer que o aquario esta cheio de troncos.E esconderijos.

Publicado:

Então é assim: já estão juntos, tal como imaginava não se podem ver um ao outro :rolleyes: mas cada um está a ocupar o seu canto do aquario sem grandes dramas, por isso tudo está calmo e sereno

obrigado pelas respostas

abraços