Ajuda Para Princepiante


josecardoso

Recommended Posts

Boas vejo obras de arte.

Venho por aqui pedir as vossas dicas para quem quer, como eu, iniciarsse no mundo dos corais.

Como é que sei se a pedra viva esta em bom estado?

quais os equipamentos ideais para um aquario com 120x60 altura e 40???

Gratos pela atenção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Desde ja, bem vindo ao forum e ao mundo dos salgados! Primeiro de tudo tens que começar a pensar no aquario e na sumpe, estructura onde vais por o aquario, escolher o local estrategico da tua casa onde o porás, bom como ja viste isto tem de ser tudo feito com calma e muito bem pensado. Uma coisa , tens alguma material ja contigo?

 

 

Cumps

Editado por nunocas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!Desde ja, bem vindo ao forum e ao mundo dos salgados! Primeiro de tudo tens que começar a pensar no aquario e na sumpe, estructura onde vais por o aquario, escolher o local estrategico da tua casa onde o porás, bom como ja viste isto tem de ser tudo feito com calma e muito bem pensado. Uma coisa , tens alguma material ja contigo?Cumps
Comprimentos nunocas o material que tenho, mas não sei se serve para alguma coisa é material normalmente usado em aquqrios de siclideos

1 sampe com motor que penso que não tem nada a ver é um shott 12.10S 2000

 

uma resistencia de 300w

outra coisa sou mesmo iniciante logo pesso que entendan a minha ignorância

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Josecardoso,

 

Bem vindo aos salgados, resumidamente existe 3 tipos de rochas, rocha morta , crua e maturada.A rocha morta é rocha que compras nas lojas quase sempre secas, como exemplo temos as reefplates que se esta a usar muito.Rocha crua é a rocha acabada de chegar as lojas que vem directamente da origem,normalmente consegues diferenciar a rocha crua atravez de um forte cheiro desagradavel (bacterias mortas), e por fim temos a rocha maturada que é rocha que já esteve em aquário, que normalmente o cheiro que te falei da rocha crua não existe numa rocha maturada, e para alem disso a rocha maturada tem muito mais vida e por vezes algas coralinas do que os modelos anteriores alias modelo anterior porque a morta não tem nada.

Num aquario de 1.20X60X40 podes perfeitamente colocar por exemplo 15kg de rocha viva e 20kg de rocha morta, ao fim de algum tempo a morta tambem se torna rocha viva e é bem mais barata, e se comprares substrato vivo a rocha mais depressa se matura.

Quanto ao equipamento, um bom escumador é extremamente importante, é tipo um coração, entre outros equipamentos iniciais temos um agitador de kalkwasser, bomba de reposição de agua doce, 2 bombas de circulação com um caudal superior a 6000LH (dependedo do tipo de corais) e como é logico uma sump. É relativo o tamanho da sump,mas quanto maior melhor, o tamanho dela tem que aguentar com a agua do aquario que volta a sump quando as bombas são desligadas, como é evidente uma bomba de retorno tambem é fundamental, não tenho a certeza mas a bomba que falas da shot faz 2000lh, talvez seja sufuciente, eu pessoalmete gosto de ter uma bomba de retorno mais fraca para que a agúa passe mais tempo na sump e prefiro investir em bombas de circulação e acho que entre 2000LH e 2500LH é mais ue suficiente.As minhas bombas de retorno eleitas são as eheim 1260 ou 1262 para aquários maiores.

Iluminação é outro equipamento importante, não sei bem que tipos de corais vais querer colocar , mas mais tarde ou mais cedo vais cair na tentação de querer colocar corais duros como acroporas , montiporas, seriatoporas,euphylias etc etc etc, por isso meu amigo, ou dedicas aos DIY e vais fazendo a calha ao longo do hoddy até teres a iluminação que queres ou então investe numa coisa que sabes que tão depressa não vais precisar de outra calha ( 2X150w hqi mais 4 X 53W T5) qualquer coisa que tenha essa potencia de luz é o que vais precisar, por isso se queres investir é preciso ver bem o que queres para não estares a gastar 2 vezes o dinheiro, e isso é o que as pessoas devem ter em conta,mais vale demorar mais tempo a montar o sistema mas montam de uma so vez, eu estou a falar por experiência propria.

Um aquecedor de 200W é suficiente, mas se tens uma de 300W melhor ainda, eu no meu sistema so tenho uma de 300W e nunca tive problemas, é importante saber que as bombas tambem transmitem calor e aquecem a aguá.

 

abraço e espero ter ajudado

Editado por cab

carlos basaloco

reefresh 700lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais