josecardoso Publicado Abril 21, 2008 Publicado Abril 21, 2008 Boas vejo obras de arte. Venho por aqui pedir as vossas dicas para quem quer, como eu, iniciarsse no mundo dos corais. Como é que sei se a pedra viva esta em bom estado? quais os equipamentos ideais para um aquario com 120x60 altura e 40??? Gratos pela atenção.
nunocas Publicado: Abril 21, 2008 Publicado: Abril 21, 2008 (editado) Boas! Desde ja, bem vindo ao forum e ao mundo dos salgados! Primeiro de tudo tens que começar a pensar no aquario e na sumpe, estructura onde vais por o aquario, escolher o local estrategico da tua casa onde o porás, bom como ja viste isto tem de ser tudo feito com calma e muito bem pensado. Uma coisa , tens alguma material ja contigo? Cumps Editado Abril 21, 2008 por nunocas
josecardoso Publicado: Abril 21, 2008 Autor Publicado: Abril 21, 2008 Boas!Desde ja, bem vindo ao forum e ao mundo dos salgados! Primeiro de tudo tens que começar a pensar no aquario e na sumpe, estructura onde vais por o aquario, escolher o local estrategico da tua casa onde o porás, bom como ja viste isto tem de ser tudo feito com calma e muito bem pensado. Uma coisa , tens alguma material ja contigo?CumpsComprimentos nunocas o material que tenho, mas não sei se serve para alguma coisa é material normalmente usado em aquqrios de siclideos1 sampe com motor que penso que não tem nada a ver é um shott 12.10S 2000 uma resistencia de 300w outra coisa sou mesmo iniciante logo pesso que entendan a minha ignorância
nunocas Publicado: Abril 21, 2008 Publicado: Abril 21, 2008 Boas jose! Essa resistencia de 300watts nao chega, esse tal motor e uma bomba de retorno? Fotos ajudavam. Ja agora: ja mandaste fazer o aquario? Cumps
cab Publicado: Abril 21, 2008 Publicado: Abril 21, 2008 (editado) Viva Josecardoso, Bem vindo aos salgados, resumidamente existe 3 tipos de rochas, rocha morta , crua e maturada.A rocha morta é rocha que compras nas lojas quase sempre secas, como exemplo temos as reefplates que se esta a usar muito.Rocha crua é a rocha acabada de chegar as lojas que vem directamente da origem,normalmente consegues diferenciar a rocha crua atravez de um forte cheiro desagradavel (bacterias mortas), e por fim temos a rocha maturada que é rocha que já esteve em aquário, que normalmente o cheiro que te falei da rocha crua não existe numa rocha maturada, e para alem disso a rocha maturada tem muito mais vida e por vezes algas coralinas do que os modelos anteriores alias modelo anterior porque a morta não tem nada. Num aquario de 1.20X60X40 podes perfeitamente colocar por exemplo 15kg de rocha viva e 20kg de rocha morta, ao fim de algum tempo a morta tambem se torna rocha viva e é bem mais barata, e se comprares substrato vivo a rocha mais depressa se matura. Quanto ao equipamento, um bom escumador é extremamente importante, é tipo um coração, entre outros equipamentos iniciais temos um agitador de kalkwasser, bomba de reposição de agua doce, 2 bombas de circulação com um caudal superior a 6000LH (dependedo do tipo de corais) e como é logico uma sump. É relativo o tamanho da sump,mas quanto maior melhor, o tamanho dela tem que aguentar com a agua do aquario que volta a sump quando as bombas são desligadas, como é evidente uma bomba de retorno tambem é fundamental, não tenho a certeza mas a bomba que falas da shot faz 2000lh, talvez seja sufuciente, eu pessoalmete gosto de ter uma bomba de retorno mais fraca para que a agúa passe mais tempo na sump e prefiro investir em bombas de circulação e acho que entre 2000LH e 2500LH é mais ue suficiente.As minhas bombas de retorno eleitas são as eheim 1260 ou 1262 para aquários maiores. Iluminação é outro equipamento importante, não sei bem que tipos de corais vais querer colocar , mas mais tarde ou mais cedo vais cair na tentação de querer colocar corais duros como acroporas , montiporas, seriatoporas,euphylias etc etc etc, por isso meu amigo, ou dedicas aos DIY e vais fazendo a calha ao longo do hoddy até teres a iluminação que queres ou então investe numa coisa que sabes que tão depressa não vais precisar de outra calha ( 2X150w hqi mais 4 X 53W T5) qualquer coisa que tenha essa potencia de luz é o que vais precisar, por isso se queres investir é preciso ver bem o que queres para não estares a gastar 2 vezes o dinheiro, e isso é o que as pessoas devem ter em conta,mais vale demorar mais tempo a montar o sistema mas montam de uma so vez, eu estou a falar por experiência propria. Um aquecedor de 200W é suficiente, mas se tens uma de 300W melhor ainda, eu no meu sistema so tenho uma de 300W e nunca tive problemas, é importante saber que as bombas tambem transmitem calor e aquecem a aguá. abraço e espero ter ajudado Editado Abril 21, 2008 por cab carlos basaloco reefresh 700lts
Pedro Conceição Publicado: Abril 21, 2008 Publicado: Abril 21, 2008 Antes de mais nada...dá uma olhadela aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=33109 MEGA ARQUIVO
cab Publicado: Abril 21, 2008 Publicado: Abril 21, 2008 Antes de mais nada...dá uma olhadela aqui:http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=33109 Nada melhor do que uma explicação dessas, bem detalhada carlos basaloco reefresh 700lts
Pedro Conceição Publicado: Abril 21, 2008 Publicado: Abril 21, 2008 Pois....e eu nem reparei no teu post...deve ter sido quase ao mesmo tempo! MEGA ARQUIVO
Recommended Posts