ZABOU Publicado Abril 21, 2008 Publicado Abril 21, 2008 Boa tarde a todos, Antes de mais o setup do meu aqua : 60x30x30, 1 aquecedor Scuba 100W, 1 filtro Aquapor AQ300 5W 300L/hora, 1 lampada FloraGro 15W T8 Elodea, Anubias anãs, Cambomba, Musgo Java 3 Corydoras albinos, 1 Corydora Panda, 2 Limpa-vidros dourados, camarões Red Cherry's, Guppys O aqua está montado desde o verão passado, sem qualquer problema. No inicio da semana passada adquiri os camarões Red Cherrys com um pouco de musgo de Java e 4 femeas Guppy (1 delas pariu no dia a seguir á sua chegada) Na passada Quinta ou Sexta-feira apercebi-me de que a mamá tinha completamente desaparecido do aqua (deduzo eu que morreu, e os camarões trataram dela) Então reparei que 1 fêmea e 1 macho Guppys tinham barbatanas desfeitas. Como não tinha aqua hospital e não queria medicar o meu aqua todo com medo de matar os camarões e alevins, resolvi pôr os 2 num saco plástico a flutuar no aqua e fiz tratamento com Baktopur dentro (com bomba de ar, e TPA's). Entretanto outra femea apareceu com um burraco na barriga e as partes internas de fora , evidentemente morreu. Com medo que mais algum dos outros peixes viesse a sofrer do mesmo e para não ter que medicar o meu aqua principal fui comprar um aqua de 20L que pus a ciclar. Agora a femea do saco tem tipo algodão branco no corpo e a Corydora albina maior também tem a cauda "cortada". 1) Por mais que eu queira evitar penso que o melhor neste momento seria aumentar a temperatura para controlar o fungo e medicar todo o aqua principal, certo?. Mas com quê?? Baktopur ou Baktopur direct???? E no fim se não passar o fungo, trato com um fungicida, certo???? Isso mata os camarões ou não??? Passo os camarões para o hospital de quarantena??? 2) Sei que devo tirar o carvão activo e no fim do tratamento pôr de novo para absorver o resto da medicação. E depois?????? Ponho um carvão novo, um TPA com Stress Zime e Stress Coat e chega??? As bacterias nitrificantes morrem todos com os remédios ou não??? Os peixes não vão sofrer de estar num aqua a ciclar após um tratamento???? Lamento tantas perguntas, mas por mais que pesquise, como principiante tenho sempre dúvidas. Obrigada Isabel "Zabou"
João Faria Publicado: Abril 21, 2008 Publicado: Abril 21, 2008 Olá ZABOU, Não desesperes. Se não tiveres o Baktopur Direct, usa o Baktopur, já que começaste por aí. Mas tira os peixes do saco e põe-nos no aquário hospital. Não interessa que não esteja ciclado. Interessa que esteja arejado. Põe lá também os camarões se receares que esse anti-fúngico tos mate. Vai sempre verificando a amónia. Não sei se podes misturar esse anti-fúngico com Baktopur. Da mesma marca (Mycopur) não encontro contra-indicações. Se não puderes usar em conjunto, trata em 1º lugar a infecção bacteriana que está a "roer" as barbatanas, no hospital. A seguir, com TPAs sucessivas para eliminar o Baktopur, faz o tratamento anti-fúngico, também no hospital. No aquário principal podes pôr 1/2 dose de Baktopur para desinfectar a água. Retira o medicamento com carvão activo e acrescenta Stress Zyme. Vai sempre verificando a amónia antes e após re-introdução dos peixes doentes, mas já tratados. No site da Sera mencionam fungos oportunistas. Estes aproveitam infecções bacterianas tratáveis com Baktopur Direct, daí a possibilidade deste medicamento. Não quer dizer que o Baktopur não resulte. Começaste por aí, continua. E agora sim, esperam-se 2ªs opiniões. Boa Sorte e Cumps. P.S.: o Fungol da JBL não afecta os camarões. Penso que o Mycopur da Sera também não. Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
ZABOU Publicado: Abril 21, 2008 Autor Publicado: Abril 21, 2008 Não sei se podes misturar esse anti-fúngico com Baktopur. Da mesma marca (Mycopur) não encontro contra-indicações.Se não puderes usar em conjunto, trata em 1º lugar a infecção bacteriana que está a "roer" as barbatanas, no hospital. A seguir, com TPAs sucessivas para eliminar o Baktopur, faz o tratamento anti-fúngico, também no hospital. Lamento mas perdi-me. Dizes para pôr os camarões no hospital para não morrerem, e agora dizes para tratar as barbatanas lá??????????????? Eu pensava separar os alevins e camarões no hospital para não os matar com o Baktopur, e tratar todos os peixes no aqua principal. Não devo??????? No aquário principal podes pôr 1/2 dose de Baktopur para desinfectar a água. Retira o medicamento com carvão activo e acrescenta Stress Zyme. Vai sempre verificando a amónia antes e após re-introdução dos peixes doentes, mas já tratados. No site da Sera mencionam fungos oportunistas. Estes aproveitam infecções bacterianas tratáveis com Baktopur Direct, daí a possibilidade deste medicamento. Não quer dizer que o Baktopur não resulte. Começaste por aí, continua. E agora sim, esperam-se 2ªs opiniões. Boa Sorte e Cumps. P.S.: o Fungol da JBL não afecta os camarões. Penso que o Mycopur da Sera também não.
João Faria Publicado: Abril 21, 2008 Publicado: Abril 21, 2008 MP em local oportuno. Espero aí ter clarificado. Cumps. Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
Recommended Posts