Fertelização Plantas


ze_p

Recommended Posts

Gostaria que me esclarecem uma coisa!

o que é Flourish Excel? isto é para que serve?

sei que Flourish é um micro nutrientes para as plantas e tou a tentar arranjar na minha zona mas ninguem tem em lojas :)

 

Sashem Flourish

Total Nitrogen 0.07%

Available Phosphate ( P2O5) 0.01%

Soluble Potash 0.37%

Calcium (Ca) 0.14%

Magnesium (Mg) 0.11%

Sulfur (S) 0.2773%

Boron (B) 0.009%

Chlorine (Cl) 1.15%

Cobalt (Co) 0.0004%

Copper (Cu) 0.0001%

Iron (Fe) 0.32%

Manganese (Mn) 0.0118%

Molybdenum (Mo) 0.0009%

Sodium (Na) 0.13%

Zinc (Zn) 0.0007%

 

Penso ser melhor do que outras marcas (sera, tropica). como ja vi num outro topico.

 

Tou também a usar Potassio pela formula de cloreto de potassio com agua destilada como me ensinou o zogli :) . Ferro pela tropical.

 

Setup

 

Aqua 60l

com co2

iluminação de 50w

amónia +-0.20(ja tou a tentar resolver isto)

nitrato +-8

nitrito 0

PH 7.2

Ferro 0.15

Fosfato 0 (e a agua da torneira tb nao tem fosfato)

 

tenho uns 15 gupies; 6neos ; vários reds ; 2 betas (macho fêmea) ; 1 Plecostomus

Plantas anubias; cuba; feto java; 2 tipos de relva k n sei o nome, Echinodorus 'Red Flame, Ludwigia glandulosa

 

Reparei que tinha o fosfato a 0, como posso aumentar?

Que marcas me aconselham para fertilizar mais o meu aqua?a alguma forma de aumentar fosfato a partir de algum mistura como cloreto de potassio?

meto 2ml de potássio devo aumentar a quantia ou continuar?

 

ahh tava a esquecer tenho algas tipo pretas(axo eu que sao essas) que me estão a dar cabe das plantas já vi noutro tópico para meter Flourish Excel

onde arranjo isso?

Editado por ze_p
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostaria que me esclarecem uma coisa!

o que é Flourish Excel? isto é para que serve?

sei que Flourish é um micro nutrientes para as plantas e tou a tentar arranjar na minha zona mas ninguem tem em lojas biggrin

 

O Flourish Excel é um aditivo rico em carbono e serve para substituir ou complementar a injecção de CO2, muitas das algas pretas que aparecem pelos aquas são devido a aquários sem CO2 e novos, por isso enquanto novo recomenda-se a utilização deste aditivo, para evitar as algas e as plantas crescerem melhor.

 

 

tenho uns 15 gupies; 6neos ; vários reds ; 2 betas (macho fêmea) ; 1 Plecostomus

Plantas anubias; cuba; feto java; 2 tipos de relva k n sei o nome, Echinodorus 'Red Flame, Ludwigia glandulosa

 

Reparei que tinha o fosfato a 0, como posso aumentar?

Que marcas me aconselham para fertilizar mais o meu aqua?a alguma forma de aumentar fosfato a partir de algum mistura como cloreto de potassio?

meto 2ml de potássio devo aumentar a quantia ou continuar?

 

ahh tava a esquecer tenho algas tipo pretas(axo eu que sao essas) que me estão a dar cabe das plantas já vi noutro tópico para meter Flourish Excel

onde arranjo isso?

 

A tua equipa de limpeza não tá muito bem estruturada, tens um plecostomus que te pode limpar tanto o fundo como o vidro e plantas mas ele sozinho para o teu aquário não será suficiente pra lem do mais de que 60L para quando ele crescer vai ser complicado.

 

Para aumentar os fosfatos podes comprar Flourish Phosphorum ou comprar na farmácia KH2PO4 (fosfato monopotassio) e juntas 100g a 1L de água destilada e a cada ml de solução que metes no teu aquário acrescentas 1,15 ppm de fosfatos.

 

Continua a pôr os 2ml por dia porque o teu problema não será potássio a mais mas sim outas coisas a menos. O flourish excel podes comprar na aquaplante por exemplo em Benfica, mas acho que há por ai em Leiria boas lojas de aquáriofilia e que de certo terão o que tu pretendes.

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em principio as algas nao devem ser essa porque ja tenho co2 (caseiro) a 6 meses de utilização e o meu aqua ja anda a funcionar a 7 meses.um dia meto as fotos das minhas algas para me ajudar a identificalas.

Nesse caso nao nessecito do flourish exel?

ja tenho 2 octos agr.

KH2PO4 (fosfato monopotassio) devo meter quanto ml no meu aqua?faço por dia ou por semana?

Em leiria nao há ninguem que tenha a marca seashem biggrin

Editado por ze_p
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em principio as algas nao devem ser essa porque ja tenho co2 (caseiro) a 6 meses de utilização e o meu aqua ja anda a funcionar a 7 meses.um dia meto as fotos das minhas algas para me ajudar a identificalas.

Nesse caso nao nessecito do flourish exel?

ja tenho 2 octos agr.

KH2PO4 (fosfato monopotassio) devo meter quanto ml no meu aqua?faço por dia ou por semana?

Em leiria nao há ninguem que tenha a marca seashem biggrin

 

Pois então não sei, a mim disseram-me que enquanto novo deveria-se usar o flourish excel mesmo com a utilização de CO2 mas como o teu já tem 7 meses não sei. De certo que há ai muitos aqua de sucesso que nunca usaram flourish excel. :evil:

 

Em relação à quantidade de KH2PO4 que deve usar fazes como tu quiseres o ideal é teres de 0.5 a 1 ppm.

 

(reparei agora que me enganei, vou recalcular as medidas para não exceder o ppm que dever ter no aqua)

Podes pôr 50g em 1L de água destilada e adicionas por cada ml 0.60 ppm no teu aqua, mas como o KH2PO4 não é só fosfatos deves ter que pôr mais. Podes fazer 1ml por dia e vez quando é que tens o nivel de fosfatos ideal, para isso tens que ter o teste. Se tardar em chegar ao nivel de fosfatos ideal é porque as tuas plantas consomem muito então aumentas a dosagem.

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os produtos da seachem podes comprar em http://www.aquaristic.net/

ou se for só a nivel de fertilizantes podes comprar em http://horizonteaquatico.vstore.ca/ que são produtos de qualidade.

 

Em relação a saberes qual as dosagens para fazer as soluções caseiras de fertilizantes podes ver em http://aquariofilia.do.sapo.pt/

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação a saberes qual as dosagens para fazer as soluções caseiras de fertilizantes podes ver em http://aquariofilia.do.sapo.pt/

Este site e bom pra me ajudar a calcular umas coisas.

 

na questao do magnesio se eu meter o flourish ja nao necessito de acrescentar mais uma solução de magnesio né ?

e outra coisa o teste gh é pra que ao certo?tipo nas plantas da tropica fala sp dos valores que deve ter o gh

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação a saberes qual as dosagens para fazer as soluções caseiras de fertilizantes podes ver em http://aquariofilia.do.sapo.pt/

 

Este site e bom pra me ajudar a calcular umas coisas.

 

na questao do magnesio se eu meter o flourish ja nao necessito de acrescentar mais uma solução de magnesio né ?

e outra coisa o teste gh é pra que ao certo?tipo nas plantas da tropica fala sp dos valores que deve ter o gh

 

Em principio não necessitar de adicionar magnésio à parte, podes ter que adicionar é ferro, que apesar de ser um micro nutriente, normalmente as plantas requerem em grande quantidade, dependendo da planta claro.

 

O gH corresponde à dureza geral da água e há plantas, assim como peixes, que requerem águas mais ou menos duras.

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais