Lavagem Do Areão?


Recommended Posts

Em breve vou fazer uma remodelação total no meu aquário de 180L.

Como a montagem já tem quase um ano, estou a pensar reforçar o substrato da Tropica. Já sinto que as plantas estão a ficar fracas.

Mas aqui é que estou com dúvidas: tiro o areão preto que tenho e lavo-o bem, perdendo assim a cultura de bactérias e algum resto de fertilizante que tenha ou simplesmente retiro-o e volto a colocar, havendo assim uma forte probabilidade de os restos de fertilizante ficarem mais ao de cima?

Também já pensei em não mexer no areão e enterrar somente as cápsulas de fertilizante da Tropica.

 

O que sugerem?

 

Abraço,

Sérgio Costa

Editado por Kosuta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em breve vou fazer uma remodelação total no meu aquário de 180L.

Como a montagem já tem quase um ano, estou a pensar reforçar o substrato da Tropica. Já sinto que as plantas estão a ficar fracas.

Mas aqui é que estou com dúvidas: tiro o areão preto que tenho e lavo-o bem, perdendo assim a cultura de bactérias e algum resto de fertilizante que tenha ou simplesmente retiro-o e volto a colocar, havendo assim uma forte probabilidade de os restos de fertilizante ficarem mais ao de cima?

Também já pensei em não mexer no areão e enterrar somente as cápsulas de fertilizante da Tropica.

 

O que sugerem?

 

Abraço,

Sérgio Costa

 

 

Boas Kosuta.

Eu tive de proceder à mesma operação à uns meses.

E o meu áqua é de Discus...

 

 

Pensei no mesmo.

As mesmas dúvidas.

 

Mas como ia trocar mesmo de areão, ou seja, areão preto em vez do areão de rio comum, fiquei um pouco à nora.

 

No meu caso, penso que o fundamental foi retirar o máximo de água do aquário antigo.

Porquê?

Mais planta menos planta é como o outro......agira perder Discus... para mim faz moça.

Assim, tirei a água toda para garrafões.

 

Acho que podes e deves lavar o areão. Senão, vejamos: Ao lavá-lo vai ficar limpo.

As bactérias vão passar para a coluna de água quando a retirares do aquário.

 

Mais dia menos dia e com os restos de comida que se alojam no areão, a colónia de bactérias que habita o substracto vai voltar.

 

Para conclusão...acho que o importante é preservares a água do setup antigo.

O areão... acho que podes lavar sem quaisquer problemas.

 

 

abraço, Nuno

Scuderia Ferrari

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em breve vou fazer uma remodelação total no meu aquário de 180L.

Como a montagem já tem quase um ano, estou a pensar reforçar o substrato da Tropica. Já sinto que as plantas estão a ficar fracas.

Mas aqui é que estou com dúvidas: tiro o areão preto que tenho e lavo-o bem, perdendo assim a cultura de bactérias e algum resto de fertilizante que tenha ou simplesmente retiro-o e volto a colocar, havendo assim uma forte probabilidade de os restos de fertilizante ficarem mais ao de cima?

Também já pensei em não mexer no areão e enterrar somente as cápsulas de fertilizante da Tropica.

 

O que sugerem?

 

Abraço,

Sérgio Costa

Boas,

A principal colónia de bactérias está no filtro. Já mudei (ainda há poucos meses) o fundo todo do aquário e substitui-o por outro a estrear. Não houve problema nenhum.

 

Se quiseres manter a mesma água, tudo bem, ajuda já que os parâmetros vão ficar na mesma. Eu não o fiz. Fiz TPA de 90% para chegar melhor ao fundo e tudo bem... mas também não eram Discus.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.