Recommended Posts

Publicado

Boas

Finalmente chegou o dia de comprar os peixitos... dei um salto a Aveiro com uma fezada que ia comprar uns multis... mas na loja não havia :evil:

Nem multis nem nenhum dos CA do lago tanganika que eu queria.

Depois de muitas horas de indecisões e na segunda visita à loja decidi-me por 2 bichinhos lindos que eu nunca tinha visto.

Na loja estavam identificados como Haplochromis Obliquidens mas já vi que essa é a designação errada. Segundo já pesquisei os peixinhos que comprei são isso sim: Astatotilapia latifasciata e pertencem a um lago satélite do lago Vitória.

Podem ver as belezas aqui: http://www.african-cichlid.com/Latifaciata.htm

Mas... são duas meninas :(

Já alguém teve ou tem peixitos destes que me queira dar umas dicas?

Para já elas estão muito envergonhadas na casa nova (o meu aqua de 60 cm) lá a um cantito e pelo que sei não são particularmente territoriais.

Só um senão nisto tudo... quem me atendeu foi uma simpatia mas não percebia nada de peixitos e pior... fez muita falta um livrito com as espécies que se pudesse consultar para se perceber melhor.

Enfim, depois de um dia bem passado lá estão as meninas no aqua. Esperemos que se deêm bem e que não haja problemas.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:
Na loja estavam identificados como Haplochromis Obliquidens mas já vi que essa é a designação errada. Segundo já pesquisei os peixinhos que comprei são isso sim: Astatotilapia latifasciata e pertencem a um lago satélite do lago Vitória.
Antes de mais benvindo... espero que tenhas gostado da visita a loja em questão e acho que escolheste uns bons companheiros que espero que trates bem e que vivam por muitos anos porque o que escreves eu acho errado esses peixes tenho noção de serem mesmo 'haplochromis obliquidens' e esses peixes são peixes que estão em perigo no lago vitoria se quiseres podes procurar na 'red list' e verás que é verdade. Espero realmente que tenhas boa sorte com eles e que vivam por muitos anos!!! Quanto á loja em questão espero que na tua próxima visita tenhas alguém a atender que esteja mais bem informada :(:evil::evil::!::!: Asta

------Licínio Ferreira------

WWW.CMCA.CJB.NET

Publicado:

Boas,

Esse é realmente um ciclídeo do lago Nawampassa que faz parte da bacia hidrográfica do lago Vitória, é também das poucas espécies do lago Vitória e lagos circundantes que se consegue encontrar cá em Portugal. Nas Lojas de Lisboa não será dificil arranjares um macho para formares um trio.

Género: Haplochromis; Espécie: latifasciatus

Outros nomes:

- Astatotilapia latifasciata

- Haplochromis "zebra obliquidens"

- Haplochromis "red zebra"

Darius, cuida bem delas e arranja-lhe um macho brevemente já que vale a pena manter e reproduzir essa espécie, é muito bonita.

Boa sorte para as pequenas,

OBS: não tens umas fotos?

Cumprimentos

João Magalhães APC #45

http://joalmag.blogspot.com/

Publicado:
Quanto á loja em questão espero que na tua próxima visita tenhas alguém a atender que esteja mais bem informada  :(  :evil:  :evil:  :!:  :!:  Asta

Hehe... pois acho melhor sim :evil:

Foram muito simpáticos e muito atenciosos mas de facto naquilo que realmente é importante, tal como saber o PH que os bichitos suportam, se são muito ou pouco territoriais, se se dão bem 2 do mesmo sexo, se ficam grandes/pequenos, etc falhou e bem , mas não podemos ser todos experts certo?

Não fosse um certo telefonema...

Já agora...(e suponho que estou a falar com a pessoa certa :evil:) imprimir umas folhitas da net com as caracteristicas individuais das espécies que estão por lá... não era uma ideia porreira? Especialmente aquelas menos comuns.

Mesmo não estando o entendido na matéria os funcionários sempre podem dar uma ajuda mais "séria".

Por vezes o pessoal pode fazer asneiras... e convenhamos que os CA's não são propriamente peixitos de 2 euros para se correrem riscos...

Eu corri o risco e até agora dei-me bem... mas podia ter corrido mal.

Já agora... só havia meninas por lá... alguma ideia se haverá machos em breve? (Agora já sei distinguir machos de femeas)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:
Nas Lojas de Lisboa não será dificil arranjares um macho para formares um trio...

Darius, cuida bem delas e arranja-lhe um macho brevemente já que vale a pena manter e reproduzir essa espécie, é muito bonita.

Boa sorte para as pequenas,

OBS: não tens umas fotos?

Cumprimentos

Pois... de coimbra a lisboa ainda são uns Km valentes. Na viagem de aveiro a coimbra uma das femeas perdeu o amarelo vivo que tinha, presumo que devido ao stress da captura+viagem+ libertação em novo ambiente.

Neste momento ainda estão muito assustadiças, embora as tenha ambientado durante quase uma hora e as tenha libertado no aquário já de noite com pouca luz. Em todo o tempo estiveram sempre muito calminhas sem grandes correrias ou sinais de agitação.

Andam quase sempre juntas mas sempre muito encostadinhas aos cantos do aqua. Já vi que gostam das grutas de pedra e já se refugiaram por lá.

Ainda não lhes apeteceu comer... espero que não tenham nada contra os flocos da tetra. :(

Quanto a fotos vou tentar... a máquina digital que tenho não é grande estaleca, vamos lá ver o que resulta.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Boas.. pelo que eu vivi com ele(a)s percebi que calma não tinham muita mas que eram um pouco timido(a)s isso eram. Quanto as tuas sugestões são muito bem vindas, umas indicações pelo menos de alguns parâmetros que têm as aguas ja ajudava qualquer coisinha. Não gostaste dos 'tropheus'?

WWW.CMCA.CJB.NET

Publicado:

Gostei dos tropheus sim... só não gostei muito do preço :(

Tambem gostei dos lamprologus mas disseram-me que não davam para o meu aqua :evil:

Parametros do aqua:

- 60*30*30 com 50 l de água neste momento.

- Filtro cascata da hagen (aquaclear) de 757 l/h com esponja e sera biopur como materiais filtrantes

- calha de iluminação da aquapor de 15W

- Areão

- Seixos planos de praia

Água:

- Ph 8 com ligeiras variações (sai a 8 da torneira)

- Dureza geral no intervalo 14 a 21º

- Carbonatos 16º

- Temperatura 26º

Plantas:

1 anubia anã + 1 rebento pequeno

2 valisnérias spiralis

1 planta de nome desconhecido :evil:

1 grupo de elódeas (que já vieram em muito mau estado da loja, ainda estão a tentar sobreviver mas acho que não vão conseguir )

Achas que se vão dar bem?

Em principio para o ano que vem devo passar para um aqua de 1m ou de 1,2m (vi uns aquas de 1m a um preço muito muito simpático...mais baratos até que o meu de 60cm!!!! mas foi noutra loja de aveiro :evil: )

Nessa altura as meninas mudam de casa de novo, para uma casa maior e terão mais colegas de brincadeira :evil:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Não acho que os 'Neolamprologus' se dêm mal com esses parametros, mas para juntares com as duas 'haplochromis' nao acho boa ideia..Mas são uns peixes optimos para teres num aqua com esse tamanho..Temos bons aquarios que recebemos recentemente... viste?

WWW.CMCA.CJB.NET

Publicado:

Ora bem... depois de algumas horas lá consegui enfim tirar umas fotos às meninas...

como qualquer menina que se preze mostraram-se muito recatadas mas muito curiosas também...

Não liguem muito à qualidade das fotos... a máquina digital tem dificuldade em lidar com pouca luz e o flash é qualquer coisa de "estranho"

Vista geral (com muito luz e vejam como ficou :lol: ) :

geral.JPG

A menina mais envergonhada a espreitar da sua toca:

escondida.JPG

A curiosidade é sempre especial :lol:

passeio.JPG

E por fim... no fim de umas horitas a olhar para o aqua... um ar de sua graça :D

passeio3.JPG

passeio4.JPG

E pronto... estas são as duas damas existentes. Parece-me que ainda estão muito pouco à vontade, talvez a luz seja muita ou existam poucas plantitas.

Opiniões aceitam-se claro.

Ahhh e se alguem quiser oferecer uma máquina digital decente... :twisted:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:
Bonito.. acho que estão bem aconchegadas!! E que tal tirares o papel de fundo??

Tenho uma parede beje por detrás... prefiro ver lá o papel.

A não ser que lhe meta uma cartolina preta como a maior parte do pessoal faz... que achas?

A que aparece na foto está menos timida e já passeia alegremente pelo aquário e já me vem espreitar, especialmente na hora da paparoca :wink:

A mais timida fica lá no meio das pedras e não é muito de vir cá fora, mas de vez em quando lá aparece... gosta é de se enfiar pelas aberturas mais estranhas, tipo por detrás do termostato, ao pé do tubo colector do filtro, etc.

Mas do que ela gosta mesmo é da pedra grande com a anubia à frente... aí é que ela está bem.

Mas preocupa-me um pouco que não esteja a comer o suficiente, dada a sua timidez, porque depois a mais atrevida come tudo primeiro.

Já agora uma pergunta se souberes... elas conseguem ver a comida no areão? é que às vezes fico com a sensação que não :evil:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Boas!!! Eu falava tirar o papel de fundo, mas não deixar aberto. Que tal uma cartolina preta ou azul escuro... sabes que assim fica mais morto e quando se olha para o aqua o que sobresai são os peixes e as decorações e não o papel colorido que está la por tras... Eu acho que eles devem farejar bem a comida, isso deve ser uma questão de dias para andarem aí a terrorizarem o aqua...hehe.

WWW.CMCA.CJB.NET

Publicado:

Será algo a pensar essa do plástico autocolante preto.

Entretanto começo a notar os primeiros comportamentos territoriais das nossas amigas :)

A mais timida tomou conta da pedra com a anubia à frente e vai mesmo ao ponto de perseguir a mais atrevida se esta se aproximar demais dessa zona em busca da comida.

Cada uma delas tem uma área predileta que não abandona e isso pode vir a ser complicado quando adicionar o macho ao aquário.

Desde já as minhas desculpas mas acho que não vou a aveiro de propósito buscar um macho... só se a loja que contactei aqui em coimbra não conseguir encontrar um é que colocarei essa hipotese (a razão principal são as portagens a pagar e o terror que é ir pela nacional ;) )... mas já sei que se vou a aveiro vai ser problemático... porque arrisco a trazer um macho... e um aqua de 1m :?

Uma coisa é certa... nunca pensei vir a gostar tanto das "minhas meninas" como eu lhes chamo :cry:;)

Assim que chego a casa vou logo espreitar o aquário, para tentar ver onde elas estão e procurar com muito cuidado a ver se apresentam quaisquer sinais de estarem com problemas de ambientação. Até agora felizmente está tudo bem mas os niveis de nitritos e nitratos estão um pouco altos (talvez por existirem poucas plantas e por ter colocado aquelas bolas de fertilizante da jbl nas plantas).

O amoniaco e a amónia estão a 0 :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi