paulo.c. Publicado Abril 19, 2008 Share Publicado Abril 19, 2008 boas precisava de ajuda de alguem entendido em xisto. este fim de semana .fui de proposito a uma zona para ir apanhar xisto.(do mais escuro) a minha duvida nisto, era saber se e normal o xisto ter certas partes .que parecem ferrujem. e se isso afecta em alguma coisa a agua do aqua? agradeço ja qualquer tipo de ajuda. um abraço Citar Cumps.Paulo Castilho Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Prodigalizado Publicado: Abril 19, 2008 Share Publicado: Abril 19, 2008 Podias era dizer a zona onde foste lol Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
paulo.c. Publicado: Abril 19, 2008 Autor Share Publicado: Abril 19, 2008 Podias era dizer a zona onde foste lol foi no distrito de proença a nova e concelho de sao pedro do esteval. Citar Cumps.Paulo Castilho Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
DiogoT Publicado: Abril 19, 2008 Share Publicado: Abril 19, 2008 boas precisava de ajuda de alguem entendido em xisto. este fim de semana .fui de proposito a uma zona para ir apanhar xisto.(do mais escuro) a minha duvida nisto, era saber se e normal o xisto ter certas partes .que parecem ferrujem. e se isso afecta em alguma coisa a agua do aqua? agradeço ja qualquer tipo de ajuda. um abraço Boas, Também tenho uma pedra de xisto com uma parte laranja tipo ferrugem já há quase três anos no aquário e sem problemas aparentes. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
paulo.c. Publicado: Abril 19, 2008 Autor Share Publicado: Abril 19, 2008 Boas, Também tenho uma pedra de xisto com uma parte laranja tipo ferrugem já há quase três anos no aquário e sem problemas aparentes. Citar Cumps.Paulo Castilho Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
paulo.c. Publicado: Abril 19, 2008 Autor Share Publicado: Abril 19, 2008 boas desde ja obrigado diogo. cumpr. Citar Cumps.Paulo Castilho Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
paulo.c. Publicado: Abril 19, 2008 Autor Share Publicado: Abril 19, 2008 o que se passa e que arranjei um areao 5* de xisto derivado a um furo numa propriedade..e tambem arranjei uns calhaus do mesmo. mas so que alguns dos calhaus e pouca percentagem do areao contem uma cor alaranjada que realmente me parece ferrujem. e deparo com isso em maior parte de toda esta zona e arredores (ha muito xisto por aqui) eu penso que seja normal.... mas tenho receio de colocar no aqua e que liberte algo de nocivo para a agua .(e que aconteça algo aos peixes) e em caso do areao pode mesmo, me levar a ter de substituir o substrato ( e o que tenho nao foi nada barato) se mais alguem me poder ajudar agradeço imenso.. um abraço Citar Cumps.Paulo Castilho Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
devil1 Publicado: Abril 19, 2008 Share Publicado: Abril 19, 2008 E porque é que não metes um bocado do areão dentro de um recipiente com agua do aqua e fazes uns testes para veres os parâmetros, talvez resulte. Cumps Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Matos Publicado: Abril 19, 2008 Share Publicado: Abril 19, 2008 por norna as aguas do norte sao mais ´´ ferrosas que as do sul e esses sao veios de antigas infiltraçoes nas rochas e ao longo dos anos o ferro vai se depositando.... em parte chega ser benefico para as plantas Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
paulo.c. Publicado: Abril 19, 2008 Autor Share Publicado: Abril 19, 2008 (editado) E porque é que não metes um bocado do areão dentro de um recipiente com agua do aqua e fazes uns testes para veres os parâmetros, talvez resulte. Cumps apanhei este sabado de manha o xisto ,e ca por esta zona nao tenho os testes . so segunda feira e que vou ter a possibilidade de os fazer. eu so queria saber mesmo ,se era normal o xisto ser assim, e quais as consequencias que posso ter ,se o puser no aqua. sempre poupava me uma carga de tres sacos cheios de xisto para lisboa e chegar la e deitar os fora se nao desse para os por no aqua . um abraço Editado Abril 19, 2008 por paulo.c. Citar Cumps.Paulo Castilho Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
paulo.c. Publicado: Abril 19, 2008 Autor Share Publicado: Abril 19, 2008 por norna as aguas do norte sao mais ´´ ferrosas que as do sul e esses sao veios de antigas infiltraçoes nas rochas e ao longo dos anos o ferro vai se depositando.... em parte chega ser benefico para as plantas obrigado por essa informaçao,(a nivel da agua do norte ser mais ferrosa) por acaso nao sabia isso. a nivel das plantas calculei que pudesse ser benefico. e aos peixes? segundo consta eles nao gostam la muito. se alguem puder dar mais alguma informaçao agradeço muito. obrigado ao pessoal que ate agora participou neste topico . cumpr. Citar Cumps.Paulo Castilho Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Faria Publicado: Abril 19, 2008 Share Publicado: Abril 19, 2008 Boas, Um vulgar "anti-cloro" também fixa os metais pesados, incluindo o ferro, transformando o ferro tóxico em ferro não-tóxico para os peixes, bom para as plantas. Cumps. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
paulo.c. Publicado: Abril 20, 2008 Autor Share Publicado: Abril 20, 2008 Boas,Um vulgar "anti-cloro" também fixa os metais pesados, incluindo o ferro, transformando o ferro tóxico em ferro não-tóxico para os peixes, bom para as plantas. Cumps. boas sim e verdade. nao me lembrei do anti-cloro... mas mesmo assim o anti-cloro so ira fixar os metais indesejados que estejam espalhados na agua. e nunca os que estao fixados no xisto.(penso eu) sendo que o metal nocivo (em caso que assim seja a ferrugem do xisto) possa vir a ser liberto de dia para dia para a agua. sendo que terei de andar a fazer testes praticamente todos os dias para confirmar. e em caso que esse seja libertado terei de andar a por o anti-cloro todos os dias tambem para o controlar. nao sera assim? se tiver enganado corrige-me obrigado amigo tilipia um abraço Citar Cumps.Paulo Castilho Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Faria Publicado: Abril 20, 2008 Share Publicado: Abril 20, 2008 Eu creio que se puseres anti-cloro para digamos 125% da capacidade do aquário já lá ficará suficiente para interagir com o ferro que se vai libertando até a uma próxima TPA. Provávelmente até sobra. Cumps. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo Félix Publicado: Abril 20, 2008 Share Publicado: Abril 20, 2008 Boas, Também tenho xisto assim no aquário, apanhei-o na praia de Belinho (perto de Esposende)... ainda não tive quaisquer problemas até à data. Abraço Citar Cumprimentos: Hugo Félix O meu Aquário - Vision 450l O meu Site O meu Blog Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Napalm_Betta Publicado: Abril 20, 2008 Share Publicado: Abril 20, 2008 Eu creio que se puseres anti-cloro para digamos 125% da capacidade do aquário já lá ficará suficiente para interagir com o ferro que se vai libertando até a uma próxima TPA. Provávelmente até sobra.Cumps. ou entao ferver os xisto e deixalos numa solucao de prai 200%(iria ficar um pouco carote mas depois usavas-se com agua normal para a tpa acho eu)durante uns dias ]e so uma ideia pode ser que resulte para anular o efeito do ferro "mau" Citar "ADA Style 40 Cube" "The Shire" "The Mangrove" Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
C Mocho Publicado: Abril 20, 2008 Share Publicado: Abril 20, 2008 Olá, também eu tenho xisto desse tipo (já não me lembro onde o apanhei, mas foi cá mais para baixo) e nunca observei qualquer interferência com a fauna. Creio que talvez os invertebrados sejam os mais sensíveis aos metais, mas esses ainda só os tenho á pouco tempo. Também posso acrescentar que para as minhas plantas apresentarem alguma cor avermelhada tenho de incluir ferro na fertilização, senão é só verdinho, logo a existir alguma libertação desse ferro incrustado no xisto, ela deve ser desprezível para o equilíbrio dos nossos micro sistemas. Nunca me lembrei de fazer um teste para tentar observar se se verifica alguma variação na concentração de ferro na agua, mas como ainda não montaste as tuas pedrinhas é talvez uma boa ideia... pelo menos ficas com a consciência aliviada. Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
paulo.c. Publicado: Abril 20, 2008 Autor Share Publicado: Abril 20, 2008 boas bem pessoal. muito obrigado por a vossa participaçao e por a vossa ajuda. ja fiquei esclarecido em certa parte ,sobre a questao que expus aqui.. so vos tenho agradecer. cumpr. boa aquariofilia Citar Cumps.Paulo Castilho Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts