Recommended Posts

Publicado

Olá, eu tenho 2 barbos tigres albinos e acho que querem fazer criação, e gostaria de saber como é que sei, quando a femea está para por ovos???

Mais uma coisa depois os alvins de que se alimentam??!!!

 

Um abraço, e muito obrigada.

Ricky

Publicado:

Olá!

 

Aqui vai a minha sugestão, de acordo com os minha memória de quando fiz reprodução de barbos tigres...

 

1. Utiliza um aquário de 50 cm, com o fundo coberto com musgo de Java, sem areão e com água do Luso até meio (que é macia e ácida ao contrário da água da torneira do local onde morava, que era dura e alcalina). Temperatura à volta de 25º.

 

2. Caso a fêmea esteja bem condicionada tem o ventre mais roliço e está sempre pronta a desovar :twisted:. Coloca-a de manhã no aquário de reprodução e o macho ao final do dia, quando estiver escuro.

 

3. Normalmente, no outro dia de manhã o macho persegue a fêmea e após um enlace rápido esta desova (alguns ovos de cada vez), ficando os ovos presos no musgo de Java ou espalhados pelo fundo.

 

4. Este comportamento ocorre várias vezes até a fêmea ficar sem ovos. Como os barbos tigre comem os ovos caso os encontrem, retira o macho e a fêmea a meio do dia do aquário de reprodução e volta a colocá-los no aquário comunitário. Os ovos parecem pequenas gotas translúcidas e normalmente é possível vislumbrar alguns ovos espalhados pelo musgo ou pelo fundo do aquário.

 

5. Ao fim de um ou dois dias dias (já não me lembro exactamente) os alevins nascem e ficam pendurados a absorver o saco vitelino.

 

6. Passados mais alguns dias eles começam a nadar livremente (no inicio desajeitadamente, mas depois de encherem a bexiga nadatória, de forma normal). Nessa altura alimenta-os com artémia salina recém nascida.

 

7. Quando os começares a alimentar, coloca um pequeno filtro interior alimentado por uma bomba de ar (com um fluxo de bolhas muito lento e protegido por uma rede fina para evitar absorver os alevins).

 

8. Ao fim de 4 semanas passa a alimentá-los com comida seca pulverizada.

 

Finalmente, aqui fica uma nota pessoal caso não consigas ver os ovos:

Uma vez aconteceu-me mudar uns zebras (Brachydanio rerio) e outros peixes de um aquário comunitário para outro, ficando o aquário vazio durante alguns dias. Quando ia desmontar o aquário, qual foi o meu espanto quando me apercebi que tinha cerca de 30 alevins a nadar livremente pelo aquário!

 

Por isso, caso não tenhas a certeza se os peixes desovaram depois de os retirares do aquário de reprodução, deixa o aquário em repouso durante uma semana. Passado esse tempo caso tenhas alevins, eles vão estar a nadar junto à superfície (parecem uns pequenos filamentos com cerca de 0,5 cm).

 

Um abraço,

Pedro

Publicado:

Só acerca da água do luso...

 

Isso fica caro!

A ter que usar talvez a água que se vende no lidl... ph 5 :(

E bem mais barata :evil:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:
com água do Luso até meio (que é macia e ácida ao contrário da água da torneira do local onde morava, que era dura e alcalina).

 

Um pequeno apontamento, que já foi aliás parcialmente feito pelo colega anterior, creio que a grande maioria das águas engarrafadas (note-se que disse 'grande maioria' e não 'todas') têm um pH demasiado ácido, geralmente em torno dos 5.0 / 5.5 o que me parece excessivamente ácido para Barbos (neste caso Barbus tetrazona), que se bem me recordo requerem valores entre os 6.0 e os 8.0 (sendo o valor 'óptimo' talvez os 6.5). O meu pensamento está correcto? De resto um excelente post.

 

:(

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Publicado:

Devem existir várias 'técnicas' diferentes para diferenciar o sexo dos barbos tigre mas pessoalmente utilizo a regra da dimensão e das cores. Os machos são normalmente mais coloridos que as fêmeas, com cores mais fortes especialmente o vermelho na barbatana dorsal. As fêmeas são ligeiramente maiores, com um pouco mais de 'pança' e com tonalidades mais baças que os machos. Deixo uma imagem ilustrativa (macho e fêmea):

 

2barbscopy.jpg

 

Espero ter ajudado.

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394