Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas

Hoje de manhã quando foi dar de comer ao meu betta macho reparei que tinha vários alevins a passear pelo aquário biggrin.png' alt=':biggn:'> .

Agora preciso de ajuda ao mais experientes nestas andanças , o que devo fazer a seguir? já tenho uma bomba de ar ligada e quais são os cuidados que devo ter agora .

que comida devo lhe dar ?

com que frequênricia?

tpa's devo fazer ?

com que frequência?

desde já agradeço o contributo de todos!

Abraço

P.S. depois coloco fotos tenho que ir comprar artémia

Editado por José Garcia
  • Replies 77
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

Primeiro do que tudo, muitos parabéns, isto deve ser do tempo ;)

Depois o mais importante agora (e de certeza que já o fizeste foi retirar o macho).

Se o aquario possui plantas e já está montado a muito tempo é capaz de eles se aguentarem por hoje, já que depois de consumirem o saco vitelino eles iram alimentar-se de quaiquer microorganismo que existem num aquario bem ciclado, mas fazes muito bem em adquir já a artémia.

Eu no meu caso não gosto muito de dar infusórios, já que todos as minhas criações nascem em aquarios plantados, uns melhores outros piores, depois começo logo a limentar com microvermes e artémia recem-eclodida, é um tiro vê-los logo a devorarem o alimento, entre 2 a 3 vezes por dia, o suficiente para eles comerem tudo (o normal em todos os aquarios, não é?)

Eu é assim que faço, outros terão a sua maneira.

Quanto a tpa's, eu nas primeiras 2 a 3 semanas não faço, é uma opção, depois retiro 5cm de água e adiciono 6 de semana a semana, conforme a quantidade de alevins, se forem muitos faço de 2X por semana.

Cumps e boa sorte

Espero pelas fotos

Publicado:
... já tenho uma bomba de ar ligada e ....

Olá

Liga-a a um filtro de esponja e mete a trabalhar no minimo que consigas

Qto melhor agitação na agua melhor.

Convém tapar a parte de cima do aquario.

De resto o rchoças já explicou tudo.

Boa sorte

Publicado:

Eu tenho crias com 3semanas e têm se alimentado com água verde, Sera Micron e micro-vermes. Só agora comecei a dar também artémia, pois até ás duas smanas são muito pequenos para comer artémia. Com essa água verde tem também ido dáfnias que se tem desenvolvido bem e filtrado a água do aquário e suspeito que os pequenos bettas já começaram a caçar as dafnias minusculas.

Tão num aquario de 5l apenas com pedra difusora e um tufo de musgo, mas apenas está 4l e troco 1l por dia. Antes de colocar o musgo mergulhei-o no recipiente de agua verde para agarrar bastante bicharada. O fundo aquario está cheio de bicharocos e é ver o bettas a caçá-los, estão sempre de barriga cheia.

Publicado:
Eu tenho crias com 3semanas e têm se alimentado com água verde, Sera Micron e micro-vermes. Só agora comecei a dar também artémia, pois até ás duas smanas são muito pequenos para comer artémia. Com essa água verde tem também ido dáfnias que se tem desenvolvido bem e filtrado a água do aquário e suspeito que os pequenos bettas já começaram a caçar as dafnias minusculas.

Tão num aquario de 5l apenas com pedra difusora e um tufo de musgo, mas apenas está 4l e troco 1l por dia. Antes de colocar o musgo mergulhei-o no recipiente de agua verde para agarrar bastante bicharada. O fundo aquario está cheio de bicharocos e é ver o bettas a caçá-los, estão sempre de barriga cheia.

vê lá se n vao desta para melhor de tanto comerem. banana rock

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:

Boas!

Essa agua verde, provem de onde? Foste tu que a induziste, ou apanhaste em alguma poça?

É que se foi em alguma poça, para além de ir essa bicharada toda, podes ter levado bastante mais daquela que não queremos, tais como protozoários e outros micro-organismos causadores de doenças.

Isso é bastante arriscado, mas tu é que sabes!

Cumps

Publicado:

Agua que tirei do tanque e que tenho num garrafão e num aquario de plástico a apanhar sol e que de vez em quando coloco Sera Micron. Introduzi Daphnias e de vez em quando alimento-as com fermento diluido em água e de vez introduzo folhas secas. Estas águas já têm perto de 2 ou 3anos e é resposta a água que se evapora quando chove ou coloco águas dos aquários.

Publicado:
Agua que tirei do tanque e que tenho num garrafão e num aquario de plástico a apanhar sol e que de vez em quando coloco Sera Micron. Introduzi Daphnias e de vez em quando alimento-as com fermento diluido em água e de vez introduzo folhas secas. Estas águas já têm perto de 2 ou 3anos e é resposta a água que se evapora quando chove ou coloco águas dos aquários.

Ok, desculpa, "assutei-me", quando falaste em água-verde e dafnias, pensei que ivesses arranjado agora a água.

Ora aí está uma boa ideia, que talvez eu tb faça

Cumps

Publicado:

Estive algum tempo sem daphnias e achei estranho, pois supostamente antes de morrerem teriam que colocar ovos, mas acerca de 2meses voltaram a aparecer daphnias. Já tive Fairy Shrimp, mas este inverno não nasceram. Já tive gammarus numa tartarugueira que estava na rua, mas o raio dos gatos :snipersmile: deitaram-me o recipiente ao chão. Já foi à procura de gammarus, mas a mina onde os apanhei foi destruida e agora apesar de estar +/- arranjada não vi por lá gammarus.

Há alguns anos atrás tive algumas reproduções de Bettas, mas as crias morriam após alguns dias, apesar de tentar com infusórios e comida liquida da Wardley.

Com estas águas tenho bastantes alevins, apesar de ser a primeira criação do casal. também adiciono vitaminas, Vita-chem.

Publicado:
Primeiro do que tudo, muitos parabéns, isto deve ser do tempo :)

Eu no meu caso não gosto muito de dar infusórios, já que todos as minhas criações nascem em aquarios plantados, uns melhores outros piores, depois começo logo a limentar com microvermes e artémia recem-eclodida, é um tiro vê-los logo a devorarem o alimento, entre 2 a 3 vezes por dia, o suficiente para eles comerem tudo (o normal em todos os aquarios, não é?)

Eu é assim que faço, outros terão a sua maneira.

os bettas começam logo a comer artemia recem eclodida? fiz algumas tentativas de reproduçao mas sem sucesso.

AnDrE KaRmO

Publicado:
os bettas começam logo a comer artemia recem eclodida? fiz algumas tentativas de reproduçao mas sem sucesso.

Boas!

Não é logo, mas ao fim da primeira semana já existem alguns que comem.

Posso não me ter explicado bem, mas o que custumo fazer é colocar um bom bocado de musgo de java, podado recentemente de um aquario já "velho", isso creio, vai introduzir alguns microorganismos.

Agora o que eles comem desde o princípio (assim que começam a nadar horizontalmente +/-) é microvermes.

Cumps

Publicado:

kerem água verde de boa kualidade?

metam umas folhas de alface num recipiente fexado com agua parada durante uns 3 a 4 dias

5 estrelas

depois é introduzir uma colher de café xeia 3x ao dia nas primeiras 2 semanas de vida dos alevins

eles agradecem :)

Publicado:
kerem água verde de boa kualidade?

metam umas folhas de alface num recipiente fexado com agua parada durante uns 3 a 4 dias

5 estrelas

depois é introduzir uma colher de café xeia 3x ao dia nas primeiras 2 semanas de vida dos alevins

eles agradecem :puppydogeyes:

Boas

isso cria alguns micro organismos bons para os alevins ? explica ai melhor essa técnica.

Abraço

Publicado:

Olá

Muitos parabéns pelo nascimento dos elvins.

Espero que tudo corra bem.

Em relação aos alimentos já foi dito tudo o que é necessário para a criação.

Agua verde, microvermes e angulas do vinagre, Daphnias, Artemia salina, larvas de mosquito negro e vermelho tudo isto são boas opções. A utilização de plantas como a ricia e o musgo também ajudam na libertação de infusorios.

Mais uma vez boa sorte e ficamos as espera de noticias.

Cumprimentos,

Paulo Vedor

assinaturasoficial.png
  • 1 mês depois...
Publicado:
Boas

isso cria alguns micro organismos bons para os alevins ? explica ai melhor essa técnica.

Abraço

sim.. pelo que li algures sim... e tentei isso ... o facto é q consegui manter os alevins vivos durante as primeiras 2 semanas com essa receita... após esse periodo deve passar-se à artémia... como nunca arranjei artemia... fikou por aí a minha experiencia de reprodução de bettas

já agora... em vez de eclodirmos os ovos da artemia... nao podemos fornecer só os ovos para a alimentação dos alevins?

Publicado:
Boas

Abraço

esqueci-me de mencionar que essa receita da alface... pelo que li... cria uma "comunidade" de infusórios. lol é isso! :P e é facil de se fazer... :-D

Publicado: (editado)
Boas

Abraço

LOL sou eu de novo . rotfll.... n sei dizer td de uma vez, né? q xato! LOL

aki vai a receita:

0 método mais simples de prover um aquário com infusórios é colocar-se no próprio aquário em que nascerão os filhotes um pedaço de casca de banana madura e bem lavada. Se possuirmos uma lente poderosa poderemos ver, em poucos dias, um grande número de ínfimos animais nadando no aquário. Este processo só tem um inconveniente, que é poder turvar a água do aquário pelo apodrecimento da casca de banana dentro do aquário.

É também bastante fácil preparar-se uma cultura de infusórios, usando-se alface. Retirando cerca de meio litro de água do aquário, preparado para os filhotes e com esta água encheremos um vidro, onde colocaremos a alface bem lavada e esmagada com os dedos. Uma folha de alface de tamanho médio é o suficiente para produzir um bom meio para a cultura. A mistura deve ser mantida em temperatura ambiente e próxima a uma luz. Em cerca de 3 a 5 dias a água se tornará turva e com um cheiro característico

PARA MAIS INFORMAÇÃO CLIKA AKI

Editado por ork
Publicado:

Desde já parabéns pelos teus Alevins :P

O teu tópico também esta a ser bastante útil para mim, pois ontem a minha fêmea fez a postura, é a minha 2ª tentativa vamos la ver como vai correr, da 1ª não correu la muito bem, não sei o que se passou os alevins nasceram mas antes de começarem a nadar na horizontal desapareceram todos, nao sei se foi o macho que os comeu ou se morreram, mas se morreram eu nunca vi nenhum no fundo do aquário.

vamos ver se desta vês a coisa corre melhor.

Em relação aos alimentos para alevins, numa loja fui pedir alimento liquido, como não tinha aconselharam-me a utilizar um pó da Nutrifin, também é alimento para alevins, mas será que é bom ?

cumprimentos

Vitorino Valverde - phrade

Publicado:
Olá

Essa comida em "pó" é mais utilizada em viviparos ou em alevins recém nascidos de tamanho maior ou numa fase posterior por ex em bettas.

Cumpr.

Pois, o problema é que nas lojas que na minha zona foi a única coisa que consegui arranjar, infelizmente aqui nesta zona não há muita variedade de produtos. :S

Publicado:

Então José, como vão esses alevins ??

os meus começaram a nascer ontem a noite, o macho andava numa correria doida para os apanhar no fundo do aqua e voltar a coloca-los no ninho, hoje de manha só o que via era "rabinhos" pendurados no ninho banana rock banana rock banana rock

vamos la ver se é desta que se vai safar algum.