Nitratos


fjabrantes

Recommended Posts

o excesso de nitratos deve-se a quê ?

 

peixes a mais ? ou plantas a mais ? e que as minhas plantas estao a crescer bem.

 

 

como diminuir nitratos e ou nitritos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O excesso de nitritos e nitratos tem, regra geral, a ver com excesso de peixes e falta de limpeza do fundo. Toda a matéria orgânica se decompõe em demasia.

 

Para diminuir ambos: limpeza do fundo mais frequente.

 

Para diminuir nitritos: redução da fauna ou aumento da quantidade (volume) e sobretudo qualidade das massas filtrantes biológicas> cerâmicas mais porosas e limpeza de fundo mais frequente.

 

Para diminuir nitratos: limpeza de fundo mais frequente, mais plantas e sobretudo mais TPAs.

 

Que valores de amónia, nitritos e nitratos tens? Não tens partes de plantas mortas? Também se decompõem, para além de libertarem fosfatos.

Cumps.

 

P.S.. excesso de nitratos, para além de promover o crescimento exagerado de micro-algas, também acidifica mais rápidamente a água ao baixar o KH (e por arrastamento o pH) mais depressa. Nitratos=ácido nítrico.

O método preguiçoso de eliminar estes 2 excessos é com resinas especiais. Por ex. a JBL Clearmec Plus: absorve nitritos, nitratos e fosfatos.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os nitritos estavam a 0,3 senao muito proximo

os nitratos estavam no limite 50

tenho muitas plantas

mas tenho muitos peixes ,por isso anda a dar peixes em especial os mollies

o ph estava a 6,8

como limpei o filtro este fim de semana mas mantive a colonia de bacterias, lavei as ceramicas em agua do aqua,depois fiz a tpa

e de seguida aquatan da sera e passado 1 hora o nitrivec.

o que e certo e que no dia a seguir a agua tinha um cheiro mesmo desagradavel,e coloquei umas coisas que ja me tinham recomendado :

Hagen - green - -- phosphate remover - traps - phospate,nitrite,nitrate

 

fluval - o zeo carb - eliminates odors,discoloration, ammonia

 

coloquei logo isto apos ter sentido o cheiro e desapareceu

mas tem me morrido uns peixes e aparecem mortos brancos (sem se poder identificar o peixe)nao sei se era de estar morto a algum tempo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas problema de algas nao tenho, ja tive mas agora nao.

eu nunca aspirei o fundo do aqua, um aqua plantado com pedras,plantas ,nao consigo fazer muito.

em 7 meses nunca aspirei, somente tpas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tenta remexer o fundo para ver se se levanta uma "poeira" de detritos. Se sim, então é falta de aspiração. Tenta consegui-la, pois tudo isso é orgânico e decompõe-se em amónia (já agora quais os valores) e por aí fora.

se não te for possível de todo aspirar então

;)
sim Senhor :puppydogeyes: , vamos ao método "preguiçoso" que será o uso de (por ex.) Clearmec Plus a título permanente (nitritos, nitratos e fosfatos) e o zeo carb para a amónia.

 

os nitritos estavam a 0,3 senao muito proximo

os nitratos estavam no limite 50

tenho muitas plantas

mas tenho muitos peixes ,por isso anda a dar peixes em especial os mollies

o ph estava a 6,8

como limpei o filtro este fim de semana mas mantive a colonia de bacterias, lavei as ceramicas em agua do aqua,depois fiz a tpa

e de seguida aquatan da sera e passado 1 hora o nitrivec.

o que e certo e que no dia a seguir a agua tinha um cheiro mesmo desagradavel,e coloquei umas coisas que ja me tinham recomendado :

Hagen - green - -- phosphate remover - traps - phospate,nitrite,nitrate

 

fluval - o zeo carb - eliminates odors,discoloration, ammonia

 

coloquei logo isto apos ter sentido o cheiro e desapareceu

mas tem me morrido uns peixes e aparecem mortos brancos (sem se poder identificar o peixe)nao sei se era de estar morto a algum tempo

Os nitritos impedem a absorção do O2 a nível das guelras provocando uma sufocação interna. Com 0,3 mg/l já poderás estar a stressar alguns peixes e a sujeitá-los a alguma doença. O estarem brancos é normal depois de algum tempo mortos.

 

Os nitratos a 50 mg/l ou mais desencadeiam uma explosão de micro-algas, mas não são particularmente perigosos para os peixes.

mas problema de algas nao tenho, ja tive mas agora nao.

eu nunca aspirei o fundo do aqua, um aqua plantado com pedras,plantas ,nao consigo fazer muito.

em 7 meses nunca aspirei, somente tpas

Por acaso não tens uma "tira" de verdete depositada nos vidros junto ao fundo do aquário? É sinal de libertação excessiva de nitratos e fosfatos da sujidade acumulada.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E que tal colocares umas plantas de crescimento rápido, tipo limophila ou (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] e começares a fertilizar com fosfatos e potássio?

As plantas consomem os nitratos.

Mas se tens pedras no fundo, aposto que tens lixo acumulado até dizer chega. Ou seja, tens aí um fundo que é uma rica bomba de Nitratos.

Já tive um assim, graças a um areão com pedritas maiores e a comida, bocados de folhas e "caca" dos peixes, ficava lá no meio.

Só resolvi com a mudança do areão.

Depois passei a ter de fertilizar todas as semanas com 2ml de Nitratos, andavam sempre em valores baixos demais.

 

Umas fotos desse areão que tens, até ajudavam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais