Recommended Posts

Publicado

o excesso de nitratos deve-se a quê ?

peixes a mais ? ou plantas a mais ? e que as minhas plantas estao a crescer bem.

como diminuir nitratos e ou nitritos

Publicado:

Boas,

O excesso de nitritos e nitratos tem, regra geral, a ver com excesso de peixes e falta de limpeza do fundo. Toda a matéria orgânica se decompõe em demasia.

Para diminuir ambos: limpeza do fundo mais frequente.

Para diminuir nitritos: redução da fauna ou aumento da quantidade (volume) e sobretudo qualidade das massas filtrantes biológicas> cerâmicas mais porosas e limpeza de fundo mais frequente.

Para diminuir nitratos: limpeza de fundo mais frequente, mais plantas e sobretudo mais TPAs.

Que valores de amónia, nitritos e nitratos tens? Não tens partes de plantas mortas? Também se decompõem, para além de libertarem fosfatos.

Cumps.

P.S.. excesso de nitratos, para além de promover o crescimento exagerado de micro-algas, também acidifica mais rápidamente a água ao baixar o KH (e por arrastamento o pH) mais depressa. Nitratos=ácido nítrico.

O método preguiçoso de eliminar estes 2 excessos é com resinas especiais. Por ex. a JBL Clearmec Plus: absorve nitritos, nitratos e fosfatos.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Publicado:
(...)O método preguiçoso de eliminar estes 2 excessos é com resinas especiais. Por ex. a JBL Clearmec Plus: absorve nitritos, nitratos e fosfatos.

:)

Publicado:

os nitritos estavam a 0,3 senao muito proximo

os nitratos estavam no limite 50

tenho muitas plantas

mas tenho muitos peixes ,por isso anda a dar peixes em especial os mollies

o ph estava a 6,8

como limpei o filtro este fim de semana mas mantive a colonia de bacterias, lavei as ceramicas em agua do aqua,depois fiz a tpa

e de seguida aquatan da sera e passado 1 hora o nitrivec.

o que e certo e que no dia a seguir a agua tinha um cheiro mesmo desagradavel,e coloquei umas coisas que ja me tinham recomendado :

Hagen - green - -- phosphate remover - traps - phospate,nitrite,nitrate

fluval - o zeo carb - eliminates odors,discoloration, ammonia

coloquei logo isto apos ter sentido o cheiro e desapareceu

mas tem me morrido uns peixes e aparecem mortos brancos (sem se poder identificar o peixe)nao sei se era de estar morto a algum tempo

Publicado:

mas problema de algas nao tenho, ja tive mas agora nao.

eu nunca aspirei o fundo do aqua, um aqua plantado com pedras,plantas ,nao consigo fazer muito.

em 7 meses nunca aspirei, somente tpas

Publicado:

Boas,

Tenta remexer o fundo para ver se se levanta uma "poeira" de detritos. Se sim, então é falta de aspiração. Tenta consegui-la, pois tudo isso é orgânico e decompõe-se em amónia (já agora quais os valores) e por aí fora.

se não te for possível de todo aspirar então

;)
sim Senhor :puppydogeyes: , vamos ao método "preguiçoso" que será o uso de (por ex.) Clearmec Plus a título permanente (nitritos, nitratos e fosfatos) e o zeo carb para a amónia.

os nitritos estavam a 0,3 senao muito proximo

os nitratos estavam no limite 50

tenho muitas plantas

mas tenho muitos peixes ,por isso anda a dar peixes em especial os mollies

o ph estava a 6,8

como limpei o filtro este fim de semana mas mantive a colonia de bacterias, lavei as ceramicas em agua do aqua,depois fiz a tpa

e de seguida aquatan da sera e passado 1 hora o nitrivec.

o que e certo e que no dia a seguir a agua tinha um cheiro mesmo desagradavel,e coloquei umas coisas que ja me tinham recomendado :

Hagen - green - -- phosphate remover - traps - phospate,nitrite,nitrate

fluval - o zeo carb - eliminates odors,discoloration, ammonia

coloquei logo isto apos ter sentido o cheiro e desapareceu

mas tem me morrido uns peixes e aparecem mortos brancos (sem se poder identificar o peixe)nao sei se era de estar morto a algum tempo

Os nitritos impedem a absorção do O2 a nível das guelras provocando uma sufocação interna. Com 0,3 mg/l já poderás estar a stressar alguns peixes e a sujeitá-los a alguma doença. O estarem brancos é normal depois de algum tempo mortos.

Os nitratos a 50 mg/l ou mais desencadeiam uma explosão de micro-algas, mas não são particularmente perigosos para os peixes.

mas problema de algas nao tenho, ja tive mas agora nao.

eu nunca aspirei o fundo do aqua, um aqua plantado com pedras,plantas ,nao consigo fazer muito.

em 7 meses nunca aspirei, somente tpas

Por acaso não tens uma "tira" de verdete depositada nos vidros junto ao fundo do aquário? É sinal de libertação excessiva de nitratos e fosfatos da sujidade acumulada.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Publicado:

E que tal colocares umas plantas de crescimento rápido, tipo limophila ou (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] e começares a fertilizar com fosfatos e potássio?

As plantas consomem os nitratos.

Mas se tens pedras no fundo, aposto que tens lixo acumulado até dizer chega. Ou seja, tens aí um fundo que é uma rica bomba de Nitratos.

Já tive um assim, graças a um areão com pedritas maiores e a comida, bocados de folhas e "caca" dos peixes, ficava lá no meio.

Só resolvi com a mudança do areão.

Depois passei a ter de fertilizar todas as semanas com 2ml de Nitratos, andavam sempre em valores baixos demais.

Umas fotos desse areão que tens, até ajudavam.

Publicado:
o excesso de nitratos deve-se a quê ?

peixes a mais ? ou plantas a mais ? e que as minhas plantas estao a crescer bem.

como diminuir nitratos e ou nitritos

Plantas e tpa's!! ;)

abraço