Recommended Posts

Publicado

Olá pessoal,

Tenho de aumentar a luz do meu aqua para o dobro ou triplo.

Já estive a pensar de tudo... queria Hqi mas n dá para instalar na tampa e n quero o aqua aberto por causa da evaporação e humidades.

Recentemente ouvi falar nas Incandescentes haloides. São aquelas mt pequenas que se costuma imbutir nos tectos falsos. Sei tb que têm uma boa reprodução de cores, superior mesmo ás fluorescentes.

Mas n sei mais nada. São caras?é preciso balastros ou coisas do género?seriam boa opção para colocar num aqua plantado?

Opiniões por favor

Um abraço!

Nuno Silva

Publicado:

As incandescentes haloides se não me engano são....lampadas de halogénio! ou seja um filamento incandescente numa atmosféra de halogénio ....tem uma eficiencia muito má, +- igual à das incandescentes normais.

Isso da reprodução de cores ser melhor, depende das fluorescentes.

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

O topico está bom mas n é essa a minha ideia,

O que eu queria saber era mais informação sobre as incandescentes haloides:

Será que são boas para plantas?

Será que a quantidade é boa ( a relação de watts por litro ode ser a mesma?)

As lampadas funcionam com casquilho proprio e precisam de mais alguma coisa?

n consigo encontrar mais informação sobre elas

Se n me engano ha uma loja que tem um aqua com estas lampadas...

Um abraço!

Nuno Silva

Publicado:

É pá são de tensão reduzida, i é, tens que usar transformador.

Consomem n energia e realmente dão uma luz bonita (muito branca) como podes ver nas cozinhas modernas, mas muito direccional, i é, só iluminam numa area muito restricta. Então melhor opção será as HQI.

Publicado:

Pois, as HQI sao realmente a melhor opção mas isso está fora de questão.

Eu vi umas no AKi que funcionam a 230 volts por isso já n seria preciso o transformador... a luz é branca e ilumina a 50 graus. como o meu aqua tem 60 de altura isso n deve ser problema. Estou a pensar em introduzir destas lampadas.... Queria mais opiniões

Em relação á possibilidade de introduzir mais 4 fluorescentes normais de 36 watts no meu aqua, será que existe um unico balastro que aguente todas estas lampadas?e será muito caro?quanto me poderia custar? e arrancadores eram precisos quantos?4?

desculpem mas electricidade n é o meu forte :(:evil::evil:

Obrigado

Um abraço!

Nuno Silva

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!