Alen Publicado Abril 17, 2008 Publicado Abril 17, 2008 Boas todos. Tenho um Eheim 2229 que é um seco-humido e que me parece ter perdido a força no motor. De tal forma que não faz o referido efeito. Após vários testes com a troca de baldes e de cabeças com outro 2227 que tenho cheguei à conclusão de que é mesmo falta de força no motor. Estava na dúvida entre comprar outro filtro, possivelmente o 2217, e comprar uma nova cabeça para o 2229. O meu aquario tem cerca de 200 litros. A aquisição de um filtro novo é de ponderar porque este fica ao mesmo preço da cabeça para o seco-humido. Entretanto tive a brilhante idéia de recuperar este filtro desligando o motor do mesmo e adicionando uma bomba de circulação conforme desenho que anexo: Agora a minha questão é se alguém já experimentou este esquema? Deverei montar a bomba na entrada ou saída do filtro? Ou será indiferente? Será funcional? JT Citar
Pato Publicado: Abril 17, 2008 Publicado: Abril 17, 2008 Já experimentaste em desmontar e limpar tudo, incluindo a helice? Citar
fjmr123 Publicado: Abril 17, 2008 Publicado: Abril 17, 2008 Neste caso se estiver estanque tanto faz pores na entrada como na saída, isto porque o que entra tem de ser sempre igual ao que sai. Se funciona ou não, penso que sim, mas nunca testei, tens de ter cuidado de modo a que se faltar a electricidade a bomba não desferre, talvez esse seja o problema. Citar Francisco RamalhoPuro CristalA Bit of SulawesiFeedback
Alen Publicado: Abril 17, 2008 Autor Publicado: Abril 17, 2008 Já experimentaste em desmontar e limpar tudo, incluindo a helice? Olá. Sim, já limpei tudo e inclusivamente usei um compressor a ar para que não ficassem residuos em locais de acesso mais dificil. tens de ter cuidado de modo a que se faltar a electricidade a bomba não desferre Pois... não me tinha lembrado desse pormenor... Embora não seja normal haver cortes de corrente por vezes acontece. Citar
AGA Publicado: Abril 17, 2008 Publicado: Abril 17, 2008 Olá.Sim, já limpei tudo e inclusivamente usei um compressor a ar para que não ficassem residuos em locais de acesso mais dificil. Pois... não me tinha lembrado desse pormenor... Embora não seja normal haver cortes de corrente por vezes acontece. Boas! O que é isso de faltar força no motor? Ele está a rodar? A água circula mas o caudal é insuficiente? Ou está mesmo "morto"? Experimentaste trocar apenas o rotor? (a turbina) Quanto ao desferrar da bomba, penso que não vai haver problema. Com o filtro a funcionar sempre cheio (já que vais anular o efeito seco-húmido) nem se coloca essa questão. Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
Vamilosi Publicado: Abril 17, 2008 Publicado: Abril 17, 2008 Penso que seja mais seguro colocar antes do filtro, que depois. Isto porque quando o filtro ficar com detritos, pode fazer com que o rotor da bomba possa trabalhar com algum ar. Colocado antes do filtro, terá sempre água em carga, devido ao efeito da gravidade do sifão, mesmo que falte a luz. Citar
AGA Publicado: Abril 17, 2008 Publicado: Abril 17, 2008 Penso que seja mais seguro colocar antes do filtro, que depois. Isto porque quando o filtro ficar com detritos, pode fazer com que o rotor da bomba possa trabalhar com algum ar. Colocado antes do filtro, terá sempre água em carga, devido ao efeito da gravidade do sifão, mesmo que falte a luz. Se fores ver, os filtros têm "sempre" a bomba depois das matérias filtrantes (faz protecção à bomba). Há filtros com bombas "iguais" à que ele apresenta. Em todos eles não pensamos no desferrar, porque acontecerá com este? Se a luz parar a água vai parar, ponto final. Aqui não há desnível entre a toma de água e a saída... Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
Alen Publicado: Abril 17, 2008 Autor Publicado: Abril 17, 2008 (editado) Boas! O que é isso de faltar força no motor? Ele está a rodar? A água circula mas o caudal é insuficiente? Ou está mesmo "morto"? Experimentaste trocar apenas o rotor? (a turbina) Quanto ao desferrar da bomba, penso que não vai haver problema. Com o filtro a funcionar sempre cheio (já que vais anular o efeito seco-húmido) nem se coloca essa questão. Cumps Bom... morto ele não está. Está a trabalhar mas não consigo fazer o efeito seco-humido. O caudal é insuficiente. Troquei a turbina, toquei o balde, troquei a cabeça do filtro. Nada resultou. Se trocar a cabeça do 2229 pela do 2227 funciona normalmente. Quanto à bomba da imagem foi apenas a primeira que me apareceu e serve apenas como ilustração. A idéia seria mesmo trocar o motor do filtro por uma bomba que faça os 1050 litros que faz o filtro e dessa forma resolver o problema de uma forma económica. Não sei o que se passa, sinceramente. Editado Abril 17, 2008 por Alen Citar
AGA Publicado: Abril 17, 2008 Publicado: Abril 17, 2008 Bom... morto ele não está. Está a trabalhar mas não consigo fazer o efeito seco-humido. O caudal é insuficiente. Troquei a turbina, toquei o balde, troquei a cabeça do filtro. Nada resultou. Se trocar a cabeça do 2229 pela do 2227 funciona normalmente.Quanto à bomba da imagem foi apenas a primeira que me apareceu e serve apenas como ilustração. A idéia seria mesmo trocar o motor do filtro por uma bomba que faça os 1050 litros que faz o filtro e dessa forma resolver o problema de uma forma económica. Não sei o que se passa, sinceramente. Estranho... ainda pensei que, não estando morto, pudesse ser o rotor desmagnetizado e perdesse força por isso, mas se já substituíste o rotor... Há por aí um post em que o David Cabete desmonta um e encontra o problema que estava relacionado com a não existência do efeito seco-húmido. Não sei se o baixo caudal não poderá estar relacionado com isso. O meu, quando está a encher, também apresenta um caudal baixo, o que é normal. Quando dizes que o teu não faz o efeito, é por estar sempre cheio, certo? Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
Alen Publicado: Abril 17, 2008 Autor Publicado: Abril 17, 2008 Estranho... ainda pensei que, não estando morto, pudesse ser o rotor desmagnetizado e perdesse força por isso, mas se já substituíste o rotor... Há por aí um post em que o David Cabete desmonta um e encontra o problema que estava relacionado com a não existência do efeito seco-húmido. Não sei se o baixo caudal não poderá estar relacionado com isso. O meu, quando está a encher, também apresenta um caudal baixo, o que é normal. Quando dizes que o teu não faz o efeito, é por estar sempre cheio, certo? Boas. Sim, substitui o rotor. Inicialmente eu tinha como materias filtrantes EHFI Substrat e como já havia algum tempo pensei que possivelmente estaria a bloquear o fluxo da água. O copo Mantinha-se quase despejado. Posteriormente comprei ceramicas porque têm um espaço oco no interior e deixariam passar melhor a água. O que aconteceu foi que agora a água não depeja, ou seja o copo do seco-humido mantem-se quase cheio. Citar
Emen Publicado: Abril 18, 2009 Publicado: Abril 18, 2009 Boa noite. Eu tambem tenho um seco-humido o meu é um 2227 e na altura tb não fazia o seco humido pk na cabeça do motor tem de um lado um orificio que deveria esta tapara fazendo isso o filtro ganho mt mais força e o seco-humido passou a funcionar. Verifica se tens essa borracha. está em uma das laterais da cabeça do filtro. Cumpts Citar
David Cabete Publicado: Abril 18, 2009 Publicado: Abril 18, 2009 Boas Acho que depois de um ano, o filtro ou já foi com os porcos, ou está a funcionar correctamente. sse problema da falta da borracha, acho que expliquei com fotos há uns tempos atrás, mas não encontro o tópico... ou melhor, o sono é tanto que se calhar já me passou pela frente e eu tinha os olhos fechados Cumps. Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
Recommended Posts