J_Rosado Publicado Abril 16, 2008 Publicado Abril 16, 2008 (editado) Boas, Um dos meus Discus (Blue diamond) está doente e não sei o que tem. Tudo começou com ele a ficar escuro e a ter dificuldade em comer granulado (cospia), depois começou a "apanhar" do Discu mais pequenito que tenho e que tem menos 3 cm do que ele, isto durou alguns dias até que achei que devia fazer qualquer coisa. Separei-o para um aqua hospital, onde subi a temperatura para 32ºc e onde estou a fazer Flagyl há 4 dias, com duas doses diárias e TPA's de 30% entre as administrações do medicamento, juntei também um pouco de sal na água de reposição. O Disco parou de comer (o pouco que comia no aqua comunitário), fez algumas (poucas) fezes gelatinosas, embora tenha recuperado a sua côr original e já nade um pouco melhor, continua sem comer. Tenho-lhe dado vitaminas da JBL para o aguentar! Devo fazer mais algum tratamento? Ou apenas aguardar? Medicamentos da minha "farmácia": Esha Hexamita e Esha 2000, Flagyl, Telnivit, Fluvermal, Sterazin. Será que alguém me pode ajudar a salvar o desgraçado? Um abraço JR Editado Abril 16, 2008 por J_Rosado A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ... Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!
Regal Publicado: Abril 17, 2008 Publicado: Abril 17, 2008 É assim, fezes gelatinosas é sinal de parasitação interna! Se já fizeste o Flagyl, tens que aguentar até ele reagir, por norma, pode ir até às 2 semanas! Tens que continuar a verificar as fezes dele e manter o aquário hospital impecável. Não dês comida até verificares que ele quer comer, ou então, caso dês e ele não coma, sifona logo de seguida para manter a qualidade da água! Se ele continuar com as fezes gelatinosas, daqui a uns 3-4 dias, faria Fluvermal, mas isso, era eu que faria!
J_Rosado Publicado: Abril 17, 2008 Autor Publicado: Abril 17, 2008 Antes de mais obrigado pela opinião! O que me faz confusão é que ele antes do tratamento até estava a comer, mal é certo... mas comia.. Depois do Flagyl deixou de comer... embora o seu aspecto geral tenha melhorado! Continuo com TPA's diárias de 30%, temperatura a 32ºC e as vitaminas? A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ... Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!
Paulo A Santos Publicado: Abril 17, 2008 Publicado: Abril 17, 2008 ele tem alguma especie de manchas brancas por fora "Muralhas" - "Profundezas"
Regal Publicado: Abril 17, 2008 Publicado: Abril 17, 2008 Antes de mais obrigado pela opinião! O que me faz confusão é que ele antes do tratamento até estava a comer, mal é certo... mas comia.. Depois do Flagyl deixou de comer... embora o seu aspecto geral tenha melhorado! Continuo com TPA's diárias de 30%, temperatura a 32ºC e as vitaminas? Antes do tratamento ainda estava "pouco" doente e quando começou o tratamento começou a entrar na fase crítica! TPAs de 30% diárias só se for 10% de manhã, mais 10% ao almoço e mais 10% ao jantar! O stress ajuda a enfraquecer o animal e as eventuais mudanças bruscas de temperatura e de parâmetros da água causam stress! Por isso, aconselho a fazer TPAs de pouca quantidade, mas muitas... o ideal seria gota-a-gota com escoamento. Como isso não é fácil, admito que possas fazer 10% de manhã e 10% à noite!
J_Rosado Publicado: Abril 17, 2008 Autor Publicado: Abril 17, 2008 (editado) ele tem alguma especie de manchas brancas por fora é uma pergunta? Se é, a resposta é não! Estava muito escuro, mas recuperou a côr original durante o tratamento com o Flagyl. Editado Abril 17, 2008 por J_Rosado A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ... Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!
Paulo A Santos Publicado: Abril 17, 2008 Publicado: Abril 17, 2008 uma foto dava uma grande ajuda mas visto que nao esta facil para mim devias po-lo num balde e dar-lhe um choque com TREMAZOL durante 20/30 minutos se melhorar fazes o tratamento completo no aqua hospital melhora de certeza so por curiosidade de onde compras-te esse disco "Muralhas" - "Profundezas"
J_Rosado Publicado: Abril 17, 2008 Autor Publicado: Abril 17, 2008 uma foto dava uma grande ajudamas visto que nao esta facil para mim devias po-lo num balde e dar-lhe um choque com TREMAZOL durante 20/30 minutos se melhorar fazes o tratamento completo no aqua hospital melhora de certeza so por curiosidade de onde compras-te esse disco Foto, por enquanto não tenho. TREMAZOL é Praziquantel, não? Tratamento de choque? como e quando administrar?... o Tenil-Vet também serve? O Disco, foi comprado na Aquaplante há mais de 6 meses e nunca teve qualquer problema,antes pelo contrário!!! Se não fosse um Discu Turqueza (azul brilhante) que é lijeiramente maior, ele seria o Discu dominante. Daí que, achei muito estranho quando o "puto" (o ultimo da hierarquia) lhe começou a "malhar" ao ponto dele praticamente andar sempre escondido. A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ... Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!
Paulo A Santos Publicado: Abril 17, 2008 Publicado: Abril 17, 2008 nao percas mais tempo vai comprar tremazol quanto as quantidades vem na embalagem e tens de seguir a risca metes no aquario a porçao indicada e alem disso metes um pouco de agua num balde (do aquario onde esta claro) tens de ver a quantidade e das-lhe um choque de 30 minutos se quizeres que te explique melhor posso ligar para um numero de telefone um abraço "Muralhas" - "Profundezas"
Hugo Félix Publicado: Abril 18, 2008 Publicado: Abril 18, 2008 Calma... Não há necessidade de aplicar tantos tratamentos de enfiada, nem muito menos tratamento de choque com tremazol... aguenta mais uns dias, é normal o peixe demorar a começar a comer a seguir ao tratamento com flagyl... aguenta uma semana ou duas e só nessa altura é que deves começar a pensar em fazer um tratamento com tremazol Cumprimentos: Hugo Félix O meu Aquário - Vision 450l O meu Site O meu Blog
J_Rosado Publicado: Abril 18, 2008 Autor Publicado: Abril 18, 2008 (editado) Tudo igual... O discu não come e não caga... mas pelo menos não tem mau aspecto.. Tentei pôr umas fotos mas não consegui Mantenho as TPA's diárias, temperatura a 32ºC e as vitaminas? Editado Abril 18, 2008 por J_Rosado A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ... Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!
Regal Publicado: Abril 18, 2008 Publicado: Abril 18, 2008 Tudo igual... O discu não come e não caga... mas pelo menos não tem mau aspecto.. Tentei pôr umas fotos mas não consegui Mantenho as TPA's diárias, temperatura a 32ºC e as vitaminas? Está excessivamente magro? Tens que conseguir colocar pelo menos uma foto, de preferência de frente e na diagonal de frente! Vá lá, tu consegues!!!!
J_Rosado Publicado: Abril 19, 2008 Autor Publicado: Abril 19, 2008 (editado) Boas, O Discu continua sem comer, mas hoje fez umas fezes transparentes novamente... Será que devo fazer o fluvermal? Entretanto finalmente consegui por aqui umas fotos :D Antes de adoecer Actualmete Se alguer me der umas dicas agradeço... Editado Abril 19, 2008 por J_Rosado A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ... Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!
João Faria Publicado: Abril 19, 2008 Publicado: Abril 19, 2008 Boas, Parece-me magro, não come, fezes transparentes ou brancas: quase de certeza são nemátodos ou tremátodos. O tratamento é o Fluvermal (Flubendazol e não Praziquantel). Cumps. Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
J_Rosado Publicado: Abril 21, 2008 Autor Publicado: Abril 21, 2008 Ontem, como já fazia 8 dias sem comer e continuavam a fazer umas (poucas) fezes transparentes e compridas, decidi começar a fazer o Fluvermal! Vamos ver como reage.... A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ... Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!
J_Rosado Publicado: Abril 23, 2008 Autor Publicado: Abril 23, 2008 Boas, Infelizmente continua tudo na mesma, o Discu não come há 12 dias! Resumidamente fiz 4 dias de Flagyl (ele deixou de comer o pouco que ainda comia), esperei mais 4 dias e como aindafazia fezes transparentes fiz o Fluvermal no Domingo passado.. desde aí, ele apenas fez uma vez fezes transparentes e compridas. Ontem começei as TPA's e hoje além de continuar sem comer parce-me que está a nadar de lado..... Será que apenas posso ficar esperando que ele morra? Ou posso fazer algo mais? Toda a ajuda é bem vinda!!! A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ... Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!
João Faria Publicado: Abril 23, 2008 Publicado: Abril 23, 2008 Boas, Pelo que pesquisei, podem ser outro tipo de parasitas intestinais: os que levam à doença do buraco embora ainda sem esse sintoma, ou seja os flagelados hexamita ou spironucleus. Para isso existe o Spirohexol da JBL e o eSHa Hexamita. É só mais uma possibilidade... quem sabe? Também já meti a pata na poça com os nemátodos e termátodos (Fluvermal). Mas da cura não o matas. Boa Sorte e Cumps. Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
J_Rosado Publicado: Abril 27, 2008 Autor Publicado: Abril 27, 2008 O Discu continua sem comer!!! Faz hoje 15 dias!!! Entretanto fiz o tratamento com Praziquantel... (largou mais umas fezes transparentes) Resumindo, já fiz o Flagyl, Fluvermal e o Prazinquantel.... E agora? Repito o Flagyl ? Tento a alimentação forçada com seringa? ou limito-me a rezar? O que acham os especialistas? A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ... Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!
José Garcia Publicado: Abril 27, 2008 Publicado: Abril 27, 2008 Boas Deixa agora por uns tempos de fazer qualquer tipo de tratamento ,são muitos tratamentos juntos !! Aguarda uns dias e vê a reação dele! Abraço José Garcia O meu Blogue.....Aquariumslife
J_Rosado Publicado: Maio 8, 2008 Autor Publicado: Maio 8, 2008 (editado) Olá Pessoal, O Discu continua vivo, mas muito mal (apesar de já o ter visto pior) Após ter estado quase 3 semanas sem comer, resolvi ser um pouco radical e utilizei o método da seringa durante 2 dias para o alimentar com patê e flagyl. Depois, teve a seguinte evolução: 1) Começou a andar de cabeça para baixo... mas até ia comendo, qq coisita... blood warms... pelo que pensei que ainda pudesse recuperar... (comeu durante 3 dias) 2) Depois esteve quase a morrer, não se mexia e ficava na superficie da água 3) Já praticamente sem esperança nenhuma, como em principio estava com problemas na bexiga natatória, comecei a meter sal e Myxazim (bactericida) na água... 4) Actualmente o bicho anda de cabeça para cima, não come e mal consegue nadar, embora eu ache que de dia para dia está um pouco melhor (ou será a minha imaginação?) Continuo diariamente as TPA's de 30%, além das vitaminas que nunca parei de lhe dar, bem como com a adição de SAL e do Myxazim (hoje será o 5 dia) Embora já várias pessoas me tenham dito que ele está condenado, o que é certo é que lá se vai aguentando (mal e porcamente é certo, primeiro de cabeça para baixo depois de cabeça para cima, sem comer, enfim...) e eu estou a fazer o que posso para o ajudar.. Posso fazer algo mais? ou apenas aguardar o que parece inevitável? Um abraço! Editado Maio 8, 2008 por J_Rosado A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ... Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!
fjmr123 Publicado: Maio 8, 2008 Publicado: Maio 8, 2008 De certeza que esse tratamento com flágil, foi bem feito. Ora diz lá onde, quantidade em que condições e quanto tempo. Já devia estar a comer. Francisco RamalhoPuro CristalA Bit of SulawesiFeedback
J_Rosado Publicado: Maio 8, 2008 Autor Publicado: Maio 8, 2008 O Flagyl foi o primeiro tratamento que fiz, durante 4 dias com duas administrações diárias de 8mg/L e TPA's de 30% entre cada tratamento (um de manhã e o outro de noite), com a temperatura a 32ºc.... e foi aí que, ele deixou de comer o pouco que ainda comia.... depois fiz o Fluvetrmal e o praziquantel, etc... como já disse antes.. Não é a 1ª vez que tenho um Discu doente, mas este não consigo entender o que se passou desde o 1º dia...... A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ... Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!
João Faria Publicado: Maio 8, 2008 Publicado: Maio 8, 2008 Boas,Pelo que pesquisei, podem ser outro tipo de parasitas intestinais: os que levam à doença do buraco embora ainda sem esse sintoma, ou seja os flagelados hexamita ou spironucleus. Para isso existe o Spirohexol da JBL e o eSHa Hexamita. Boa Sorte e Cumps. Boas, Sou mesmo banana rock teimoso, mas olha que estes flagelados podem bem estar na origem disso tudo, mesmo sem buraco. Até tens o eSHa Hexamita na farmácia... Cumps. Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
Joao Machado Publicado: Maio 9, 2008 Publicado: Maio 9, 2008 Boas. Peixes morrem....pessoas também. Já fizeste "tudo"...atlvez até demais em tão pouco tempo. Agora aguarda....ou reage ou morre. JPM "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
fjmr123 Publicado: Maio 9, 2008 Publicado: Maio 9, 2008 (editado) Acho que esse tratamento com flágil foi fraco, 15mg por cada 40 litros de água, até o peixe começar a comer, máximo 10 dias, de manhã e se possível 8 horas depois novo tratamento, temperatura de 32º e uma colher de sal para 50 litros. Tudo em aquário hospital e fazes TPA 10% antes do segundo tratamento diáriamente, só deitas granulado para a água, uns 3 a 4 grãos para poderes controlar a partir do 3º dia, retiras sempre quando da TPA o que ele não comer, tive casos em que só ao 6º dia começaram a comer. O problema do Flágil é que é muito difícil de absorver pelos peixes pois é muito pouco solúvel, por vezes temos de usar quantidades mais elevadas para o peixe conseguir ingerir quantidades mínimas de medicamento, quanto a mim o peixe ter deixado de comer nessa altura foi coincidencia, ele já estava a perder o apetite anteriormente. Boa sorte Francisco Ramalho Editado Maio 9, 2008 por fjmr123 Francisco RamalhoPuro CristalA Bit of SulawesiFeedback
Recommended Posts