thim Publicado Abril 15, 2008 Publicado Abril 15, 2008 (editado) boas pessoal, posso juntar kribensis ao meu aquario de 120l? o aqua tem 3 escalares 2 botia palhaço, 4 corys, 10 neons agradeço as respostas=D cumps Editado Abril 16, 2008 por thim Citar
Prodigalizado Publicado: Abril 15, 2008 Publicado: Abril 15, 2008 Os kribs são peixes de fundo, os escalares encontram-se na coluna de água, penso que seja tranquilo. Citar
José Garcia Publicado: Abril 16, 2008 Publicado: Abril 16, 2008 Boas São peixes de biotipos diferente por isso não os deves juntar , e na altura das desovas cuidado que os kribs atacam tudo o que mexe! Cpts Citar José Garcia O meu Blogue.....Aquariumslife
zlatan9 Publicado: Abril 16, 2008 Publicado: Abril 16, 2008 Não recomendável, devido ao que o José Garcia disse. Citar One Fish Standing Kurichiba
thim Publicado: Abril 16, 2008 Autor Publicado: Abril 16, 2008 Não recomendável, devido ao que o José Garcia disse. ok. obrigado pelas respostas. e se em vez de kribensis fossem ramirezis?? sao muito dificeis de manter? cumps Citar
Aqua T Publicado: Abril 16, 2008 Publicado: Abril 16, 2008 OS ramirezis ja se dãp bem com escalares, e têm as mesmas necessidades visto serem ambos ciclideos americanos... Os ramirezis não são de todo dificeis de manter, mas tens de ter cuidado com as variações dos parametros da água, pois são um pouco sensiveis a isso. Mas depois de estarem instalados num aquário são bastante resistentes. Cumps Citar
cristovao Publicado: Abril 16, 2008 Publicado: Abril 16, 2008 tenho kribs come scalares e estao todoss na boa. atenção os escalares são grandes não sei se influencia Citar
AGA Publicado: Abril 16, 2008 Publicado: Abril 16, 2008 boas pessoal, posso juntar kribensis ao meu aquario de 120l? o aqua tem 3 escalares 2 botia palhaço, 4 corys, 10 neons agradeço as respostas=D cumps Eu tenho, sem problemas. Os kribs com posturas frequentes. Os kribensis servem perfeitamente para introduzir num aquário comunitário, desde que tenham espaço. Definem território, os outros fogem deles e eles não fazem questão de os perseguir até à morte... Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
Andre Paiva Publicado: Abril 16, 2008 Publicado: Abril 16, 2008 Os kribs são peixes de fundo, os escalares encontram-se na coluna de água, penso que seja tranquilo. Os kribs são ciclideos africanos, os escalares americanos, convem nao juntar... Citar .
AGA Publicado: Abril 16, 2008 Publicado: Abril 16, 2008 (editado) Os kribs são ciclideos africanos, os escalares americanos, convem nao juntar... Isso não é assim tão linear... a característica de um aquário de comunitário é a de juntar peixes que muitas vezes habitam regiões muito diferentes do globo (Ásia, África, América...) Tal é possível se os comportamentos e exigências de água não forem incompatíveis. Ora, escalares de "aviário" e kribs de "aviário" foram criados, muitas vezes na mesma água e muitas vezes idêntica à água que temos nos nossos comunitários. Os kribs habitam regiões onde as características da água não são iguais às do lago Malawi, Tanganica... por outro lado, os escalares de que estamos a falar não são propriamente Altuns... No que diz respeito aos escalares e kribs não é "crime de lesa-pátria" juntá-los, dado que as características de água requerida não são muito diferentes. Poderia existir um problema de espaço, dado que são ciclídeos e definirem territórios, mas se o aquário tiver espaço não vejo inconveniente. Cumps Editado Abril 16, 2008 por AGA Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
thim Publicado: Abril 16, 2008 Autor Publicado: Abril 16, 2008 (editado) Isso não é assim tão linear... a característica de um aquário de comunitário é a de juntar peixes que muitas vezes habitam regiões muito diferentes do globo (Ásia, África, América...) Tal é possível se os comportamentos e exigências de água não forem incompatíveis. Ora, escalares de "aviário" e kribs de "aviário" foram criados, muitas vezes na mesma água e muitas vezes idêntica à água que temos nos nossos comunitários. Os kribs habitam regiões onde as características da água não são iguais às do lago Malawi, Tanganica... por outro lado, os escalares de que estamos a falar não são propriamente Altuns... No que diz respeito aos escalares e kribs não é "crime de lesa-pátria" juntá-los, dado que as características de água requerida não são muito diferentes. Poderia existir um problema de espaço, dado que são ciclídeos e definirem territórios, mas se o aquário tiver espaço não vejo inconveniente. Cumps boas, agora que falas em espaço fiquei com uma duvida. o aqua tem 120l, mas so tem 80cm de frente. 80*35*45. vai haver falta de espaço para o territorio, se colocar os kribensis com o resto da fauna?? cumps Editado Abril 16, 2008 por thim Citar
João Pedro Palma Publicado: Abril 16, 2008 Publicado: Abril 16, 2008 (editado) eu tenho 3 kribs com 3 escalares num aqua de 80, nao ha problema nenhum, se o espaço for maior ainda melhor, apoio comletamente AGA e dou razao. ...so porque sao de biotopos diferentes nao quer dizer que nao se dem Editado Abril 16, 2008 por jpp Citar 150L de Apistogrammas Trifasciata (2008) Montagem de um aquário para Apistogrammas (2009) Montagem de Biótopo Sul-Americano de 270L (2010) [Actualizado em Jan.] Montagem de aquário para Camarões (2010)
AGA Publicado: Abril 16, 2008 Publicado: Abril 16, 2008 boas, agora que falas em espaço fiquei com uma duvida. o aqua tem 120l, mas so tem 80cm de frente. 80*35*45. vai haver falta de espaço para o territorio, se colocar os kribensis com o resto da fauna?? cumps Olha, pela experiência que tenho parece-me que não. Vejo aconselhar aquas de 60 litros para um casal de Kribs, valor que me parece equilibrado. Os tipos são pacíficos. Quando formam casal e andam nas posturas (os meus é constantemente) não deixam os outros aproximar-se... "correm" com os corydoras, enxotam este e aquele. Mas ficam por isso mesmo, os outros fogem e eles raramente os perseguem. Os meus às vezes vão o aquário todo na barbatana dos outros, mas nada de grave. Só tinha lutas acesas com um SAE, que teimava enfrentar o meu Krib macho e aí a luta era até "sair escama". Mas cada peixe é um peixe e nunca podemos garantir o que vai acontecer. De qualquer forma são de esperar lutas entre ciclídeos, mesmo que não sejam até à morte. Eu tive 4 escalares adultos que tiveram de definir quem era o macho alfa e mesmo depois de definido, de vez em quando, lá andavam eles a ver "quem era o maior da aldeia". Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
thim Publicado: Abril 16, 2008 Autor Publicado: Abril 16, 2008 pessoal, obrigadão pelas respostas. Penso que fiquei esclarecido e vou mesmo adicionar kribs ao meu aqua. cumps Citar
zlatan9 Publicado: Abril 16, 2008 Publicado: Abril 16, 2008 Para ser sincero num aquário desse tamanho e com 3 escalares eu não juntaria mais nenhum ciclídeo. Provavelmente já vais ter agressividade que chegue com esses 3 bichos. Citar One Fish Standing Kurichiba
delio costa Publicado: Abril 16, 2008 Publicado: Abril 16, 2008 Boa noite eu tenho dois casais de kribs no meu aqua comunitario de 240 lt um deles com posturas frequentes e nunca tive problemas mesmo na altura das posturas os outros peixes não invadem o territorio dos kribs cumps Délio Costa Citar Cumps Délio Costa
José Garcia Publicado: Abril 17, 2008 Publicado: Abril 17, 2008 Boas Os Escalares nas alturas das posturas não são nenhuma flor de estufa por isso... Outra coisa o teu aquário têm 35 de altura ? não é? convinha ter no minimo 40 para Escalares. Cpts Citar José Garcia O meu Blogue.....Aquariumslife
Daniel Santos Publicado: Abril 17, 2008 Publicado: Abril 17, 2008 pessoal, obrigadão pelas respostas. Penso que fiquei esclarecido e vou mesmo adicionar kribs ao meu aqua. cumps COm um aqua de 80cm kribs com 3 escalares?? Quando os escaares fizerem posturas e os kribs vai aver porrada da grossa. OS kribs já par nao falarem de viverem num ph muito diferente atacam tudo o que lhes passa a frente quando tem posturas, e tanto eles como os escalares se lhes deres as condiçoe ideais nao sao dificeis de reproduzir.Mete mas e uns ramirezis que na minha opiniao sao bem mais bontiso e sao do mesmo ph, embora possa haver disputas terrritoriais penso que seram atenuadas pelo facto de os ramirezis nao serem tao terriotoriais como os kribensis. eu tenho 3 kribs com 3 escalares num aqua de 80, nao ha problema nenhum, se o espaço for maior ainda melhor, apoio comletamente AGA e dou razao. ...so porque sao de biotopos diferentes nao quer dizer que nao se dem Quanto a este comentario, nem vou dizer nada pois 80 pa 3 escalares ja e demasiado, kuanto mais para mais um casal de kribs. Se houver posturas pois duvido que os escalares cheguem todos a idade adulta, ou entao morre a fauna toda do aqua vai haver mortes decertez. Cumps Citar *
AGA Publicado: Abril 17, 2008 Publicado: Abril 17, 2008 (editado) COm um aqua de 80cm kribs com 3 escalares?? Quando os escaares fizerem posturas e os kribs vai aver porrada da grossa.OS kribs já par nao falarem de viverem num ph muito diferente atacam tudo o que lhes passa a frente quando tem posturas, e tanto eles como os escalares se lhes deres as condiçoe ideais nao sao dificeis de reproduzir.Mete mas e uns ramirezis que na minha opiniao sao bem mais bontiso e sao do mesmo ph, embora possa haver disputas terrritoriais penso que seram atenuadas pelo facto de os ramirezis nao serem tao terriotoriais como os kribensis. eu tenho 3 kribs com 3 escalares num aqua de 80, nao ha problema nenhum, se o espaço for maior ainda melhor, apoio comletamente AGA e dou razao. ...so porque sao de biotopos diferentes nao quer dizer que nao se dem Quanto a este comentario, nem vou dizer nada pois 80 pa 3 escalares ja e demasiado, kuanto mais para mais um casal de kribs. Se houver posturas pois duvido que os escalares cheguem todos a idade adulta, ou entao morre a fauna toda do aqua vai haver mortes decertez. Cumps Começando pelo fim... acho que se está a exagerar um bocado... qualquer dia é necessário um aquário de 1000 litros para colocar um casal de peixes! 80 cm já não é propriamente um aquário pequeno! Faz muito mais sentido o que o José Garcia diz, a altura de 35 cm é que é baixa... Não sei o que significa os kribs viverem num pH muito diferente dos escalares... aqui parece-me que se está a partir da "máxima": é Africano, é muito alcalino, é Sul Americano, é muito ácido... (a avaliar pelo "muito diferentes") Não vamos confundir os Kribs com CA´s do lago Malawi ou Tanganika. Por outro lado, já referi que provavelmente todos os que temos sempre foram criados com os mesmos parâmetros de água. Já agora, embora existam fontes que referem dados ligeiramente diferentes, cá ficam dois links para evitar as "máximas"... escalares kribs É claro que eles vão definir territórios, mas há espaço para que um casal de kribs e um de escalares habitem cada canto do aquário. Com uma parede de vegetação no meio ainda podemos evitar mais problemas. Se tenho a certeza? Não! Cada peixe é um peixe, mas já tive escalares e kribs com posturas e não me parecem ser peixes que façam questão de matar tudo o que existe no aquário, desde que tenham algum espaço para demarcar e defender o território. Cumps Editado Abril 17, 2008 por AGA Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
thim Publicado: Abril 17, 2008 Autor Publicado: Abril 17, 2008 Boas Os Escalares nas alturas das posturas não são nenhuma flor de estufa por isso... Outra coisa o teu aquário têm 35 de altura ? não é? convinha ter no minimo 40 para Escalares. Cpts nao, o aquario tem 80ccomprimento*35largura*45 altura cumps Citar
Aqua T Publicado: Abril 17, 2008 Publicado: Abril 17, 2008 A mistura de kribs com esclares pode dar resultado, como pode tambem dar uma grande asneira... Eu não aconselho nada kribs com escalares, todas as lojas a que vou e pessoas que conheço têm a mesma opinião, tal como maioria das pessoas que possui escalares... Mas tambem não digo que não seja possivel, (mas continuo a dizer que é má ideia) pois tal com ja foi dito cada peixe tem a sua personalidade... Quanto a serem exageradamente diferentes, não são, mas tambem não são nada semelhantes. As duas espécies porvêm de biotopos diferentes, condições de água diferentes e têm comportamentos diferentes... Quando se monta um comunitário é para ter espécies diferentes juntas, mas tambem não é para andar a juntar tubarões e oscares com guppys e platys. Tal como os kribs e os escalares... Quanto a um aqua de 80cm ser pequeno para 3 escalares.....isso depende das outras medidas, por exemplo um aquário de 80x40x50 tem praticamente a mesma litragem efectiva que um aquário de 100x30x40... Não se deve ter em conta apenas o comprimento do aquáiro mas tambem a largura e a altura, pois não é o comprimento que define a litragem de um aquário. E nos escalares e considero mais importante a altura do que o comprimento (mas tambem não digo que possam ser colocados em aquários de 40cm de comprimento:crazyeyes: ) Em resumo: a minha opinião é que kribs com escalares não é boa ideia... Acho que era preferivel meter ramirezis ou colisas... Cumps Citar
AGA Publicado: Abril 17, 2008 Publicado: Abril 17, 2008 (editado) A mistura de kribs com esclares pode dar resultado, como pode tambem dar uma grande asneira...Eu não aconselho nada kribs com escalares, todas as lojas a que vou e pessoas que conheço têm a mesma opinião, tal como maioria das pessoas que possui escalares... Mas tambem não digo que não seja possivel, (mas continuo a dizer que é má ideia) pois tal com ja foi dito cada peixe tem a sua personalidade... Quanto a serem exageradamente diferentes, não são, mas tambem não são nada semelhantes. As duas espécies porvêm de 1 -biotopos diferentes, 2- condições de água diferentes e têm comportamentos diferentes... Quando se monta um comunitário é para ter espécies diferentes juntas, mas tambem não é para andar a 3-juntar tubarões e oscares com guppys e platys. Tal como os kribs e os escalares... Quanto a um aqua de 80cm ser pequeno para 3 escalares.....isso depende das outras medidas, por exemplo um aquário de 80x40x50 tem praticamente a mesma litragem efectiva que um aquário de 100x30x40... Não se deve ter em conta apenas o comprimento do aquáiro mas tambem a largura e a altura, pois não é o comprimento que define a litragem de um aquário. E nos escalares e considero mais importante a altura do que o comprimento (mas tambem não digo que possam ser colocados em aquários de 40cm de comprimento:crazyeyes: ) Em resumo: a minha opinião é que kribs com escalares não é boa ideia... Acho que era preferivel meter ramirezis ou 1- colisas... Cumps 1- e os colisas que aconselhas, são do mesmo biótopo? 2- temos que começar a dizer porque fazemos determinadas afirmações... estou farto de ver dizer que as condições de água são diferentes, mas ainda não vi quem me provasse que são incompatíveis. Até encontro sites que lhes indicam o mesmo pH, quanto à dureza, também compatível... pelo menos vamos dar-nos ao trabalho de fundamentar o que dizemos, não apenas "mandar uns bitaites" e dizer que são diferentes mesmo depois de se ter dito que não! 3- boa analogia! Neste caso, é o escalar que faz de oscar ou de guppy? O senão da coisa pode estar na dimensão do aquário (que dependendo da personalidade dos bichos pode tornar-se pequeno em determinadas alturas, daí eu ter falado na "parede" de plantas), agora não me venham falar da água... Bem, vou mas é beber um café... Editado Abril 17, 2008 por AGA Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
Aqua T Publicado: Abril 17, 2008 Publicado: Abril 17, 2008 (editado) 1- e os colisas que aconselhas, são do mesmo biótopo? 2- temos que começar a dizer porque fazemos determinadas afirmações... estou farto de ver dizer que as condições de água são diferentes, mas ainda não vi quem me provasse que são incompatíveis. Até encontro sites que lhes indicam o mesmo pH, quanto à dureza, também compatível... pelo menos vamos dar-nos ao trabalho de fundamentar o que dizemos, não apenas "mandar uns bitaites" e dizer que são diferentes mesmo depois de se ter dito que não! 3- boa analogia! Neste caso, é o escalar que faz de oscar ou de guppy? O senão da coisa pode estar na dimensão do aquário (que dependendo da personalidade dos bichos pode tornar-se pequeno em determinadas alturas, daí eu ter falado na "parede" de plantas), agora não me venham falar da água... Bem, vou mas é beber um café... 1- Não os colisas não são do mesmo biotopo, mas dão-se melhor com escalares do que kribs e têm condições de águas semelhantes... 2 - Eu disse que eram diferentes mas não que eram incompativeis. As pessoas não andam aqui (acho eu) para mandar "bitaites" e falarem nas coisas sem fundamento. Eu estou aqui a falar com a esperiência e conhecimento que adquiri, com outras pessoas e com observações. Uns disseram que não e outros que sim, é para isso que servem os foruns e foi esse o pedido do membro que criou o topico, cada um dar diferentes opiniões, e é o que estamos a fazer. 3 - Estava apenas a dar uma comparação (um pouco exagerada admito) da mistura de espécies. Não fiz nada mais do que tu quando disses-te, para dar uma comparação ao surf3r, "qualquer dia é necessário um aquário de 1000 litros para colocar um casal de peixes!". QUanto ao escalar fazer de oscar ou de guppy, não queria dizer que um era mais agressivo do que outro. Tanto os escalares como os kribs não são nenhuma "flor de estufa" quando se trata de defender as posturas e o seu territorio.Estava apenas a dar um exemplo exagerado de mistura de espécies imcompativeis. E repara que eu mais acima não disse que era impossivel juntar kribs com escalares, apenas disse que não era boa ideia... Nós estamos aqui para dar opiniões e foi isso que o membro que criou o topico pediu. Tu deste a tua e eu dei a minha, tal como fizeram outras pessoas, e agora cabe ao membro thim decidir, com base no que dissemos, se quer juntar ou não kribs com escalares. Não estamos aqui para discutirmos uns com os outros... Cumps Editado Abril 17, 2008 por Aqua T Citar
AGA Publicado: Abril 17, 2008 Publicado: Abril 17, 2008 Nós estamos aqui para dar opiniões e foi isso que o membro que criou o topico pediu. Tu deste a tua e eu dei a minha, tal como fizeram outras pessoas, e agora cabe ao membro "thim" decidir, com base no que dissemos, se quer juntar ou não kribs com escalares. Não estamos aqui para discutirmos uns com os outros... Cumps Desculpa lá, mas depois de tanto post a ler que as águas são diferentes, depois de indicar dois links que argumentam o contrário (no essencial, porque diferenças há sempre), custa continuar a ouvir sempre a história das águas diferentes, como se esse fosse o problema. Quanto à minha observação dos mil litros ser exagerado, há duas diferenças: primeiro não é usado como argumento, segundo é mesmo exagerado não podendo passar por outra coisa. O teu exemplo é um argumento e por não ser tão exagerado, pode "pegar". É a diferença do tipo de argumentação. Quanto a "discussão", não quero ser mal entendido, mas à vezes parece que o pessoal argumenta tendo lido na diagonal e mesmo depois de se alertar para um facto várias vezes custa ler sempre o mesmo tipo de argumentação. Isto não é apenas dar opinião, no meu entender, especialmente se tiver em conta o que já foi dito, ou parte do que já foi dito. De qualquer forma, um fórum implica sempre a discussão dos assuntos, pois sem inter-acção as coisas são apresentadas, não se diz porquê, etc. Ás vezes as coisas aquecem um pouco, mas não é minha intenção incendiar isto. Bem, acho que o "thim" já tem muito por onde reflectir e, convenhamos, se lhe fosse apresentada apenas uma solução, seria mais fácil, mas muito menos "rica". Cumprimentos Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
Andre Paiva Publicado: Abril 17, 2008 Publicado: Abril 17, 2008 A mistura de kribs com esclares pode dar resultado, como pode tambem dar uma grande asneira...Eu não aconselho nada kribs com escalares, todas as lojas a que vou e pessoas que conheço têm a mesma opinião, tal como maioria das pessoas que possui escalares... Mas tambem não digo que não seja possivel, (mas continuo a dizer que é má ideia) pois tal com ja foi dito cada peixe tem a sua personalidade... Em resumo: a minha opinião é que kribs com escalares não é boa ideia... Acho que era preferivel meter ramirezis ou colisas... Cumps Exactamente, transcrevo tudo. Cmps Citar .
Recommended Posts