Governa Publicado Junho 17, 2004 Publicado Junho 17, 2004 Esta questão talvez deva ser dirigida ao colega Sérgio Leal, que me parece ser quem mais está por dentro deste assunto, mas ao invés de o fazer por MP, achei conveniente criar um tópico pois pode revelar-se interessante para muito mais pessoas. Tenho um fascínio por nanos de água doce e ultimamente, ao montar o meu nano hexagonal de 20 litros, comecei a investigar o modus vivendi do camarão Caridina Japonica, ao observar a sua inclusão em diversos nanos do mestre Takashi Amano, desde os anos 80. Recentemente comprei alguns destes camarões e pode-se dizer que fiquei desde logo 'agarradão' à espécie, tendo ponderado a montagem de um tanque especificamente para reprodução. Do muito que li e aprendi, a criação de Caridina Japonica em cativeiro é um pouco complicada/exigente/meticulosa sendo quase impossível a sua criação com o intuito de comercialização (que não é o meu caso). O primeiro caso reportado de criação em cativeiro (por um amador) foi em 1999 por um japonês chamado, penso eu, Hisayasu Suzuki (corrijam-me se estiver enganado) com 4 camarões sobreviventes. O único relato de criação não deliberada que encontrei foi de um tal Lon Shaver que conseguiu fazer nascer, crescer e sobreviver no seu tanque comunitário, sem o seu conhecimento, apenas um camarão Caridina Japonica. Dada a aparente dificuldade em criar Caridina Japonica pensei, ao ler alguns posts do colega Sérgio Leal, em começar por espécies mais 'tolerantes' (lêr 'mais fáceis'!) mas (e friso o 'mas') com características idênticas nomeadamente no tamanho, 'apetite' por algas, espírito pacífico e resistência. Assim sendo, que espécies comerciais de camarões encaixam nesta descrição? • FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt • DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394
Miguel Madeira Publicado: Junho 17, 2004 Publicado: Junho 17, 2004 Breeding:Caridina japonica eggs and the larvae are extremely small. In nature, the 1mm large larvae float downstream towards the sea where they grow up until the age of two months. After that they will return to their freshwater environment to fully grow, and reproduce. Sexual dimorphism: Females are larger, and usually have their spots on th body in lines. Males have more randomised spots. Deve ser mesmo complicado criar este camarão. As larvas desenvolvem-se em água salobra, mas em adultos parecem dar-se mal com as adições de sal na água. Ao natural
Governa Publicado: Junho 17, 2004 Autor Publicado: Junho 17, 2004 Deve ser mesmo complicado criar este camarão. As larvas desenvolvem-se em água salobra, mas em adultos parecem dar-se mal com as adições de sal na água. Exactamente, todas as experiências bem sucedidas que li referiam esse aspecto importante, as larvas de Caridina Japonica não sobrevivem mais de 1 semana em água doce... é necessário aumentar diariamente a concentração de sal na água de modo a acabar no quinto dia (+/-) com água salobra numa concentração que pode ir dos 50% aos 70% ou 80% (isto relatos de diferentes 'criadores'). Os camarões adultos, por seu turno, não parecem apreciar muito as adições de sal. Curiosamente não vi relatos de canibalismo, mas tal torna-se irrelevante face à incompatibilidade de larvas e progenitores no que à salinidade diz respeito. • FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt • DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394
Sérgio Leal Publicado: Junho 17, 2004 Publicado: Junho 17, 2004 Olá realmente as caridina japonica tem a particulariadade de as larvas necessitarem agua salobra (apenas por alguns dias), de serem muito pequenas e de os adultos nao sopurtarem sal na água o que dificulta muito a tarefa de as reproduzir. Ou seja todos os animais disponiveis sao selvagens nao sei que informacao te posso dar mais sobre as caridina japonica porque tu ja sabes tudo se queres reproduzir camaroes tenta primeiro neocaridina denticulata sinensis, sao conhecidas como camarao guppy, reproduzem-se as centenas e alimentam-se muito bem de algas principalmente as larvas devoram todos os tipos de algas durante o crescimento. podes ainda tentar os camaroes de sintra Atyaephyra desmaresti que sao muito bonitos e reproduzem-se em água doce, para alem que sao de portugal por isso mais baratos(basta perguntares a quem tenha ou vais recolher) e nao ha problemas de introducao acidental na natureza depois podes tentar todas as variacoes de neocaridina sp., como a "red crystal", a "tigre", a "abelha", e todas as outras neocaridinas. Os neocaridina sp. "red crystal" sao os do meu avatar, mas sao muito caros, cerca de 6€ por individuo. Pesquisem antes de perguntar! Fish are friends, not foöd
Tiago Amaral Publicado: Junho 17, 2004 Publicado: Junho 17, 2004 Já devem ter conhecimento desta info e do site em questão, mas mesmo assim aqui fica: O modo de reprodução que observei é muito interessante. Os machos agrupam-se literalmente sobre a/as fêmea(s) e fertilizam-na em massa. Um molhe de caridinas que se dispera ao menor sinal de perigo. o ponto importante é que os adultos vivem em água doce mas as larvas que se liberam da fêmea após incubação não se assemelham em nada com os adultos. São nadadoras e incapazes de se fixar numa superfície. Na natureza as larvas são levadas pela corrente em direcção às águas salobras que precedem o oceano. Por esta razão uma tentativa de reprodução em água doce unicamente será sempre um fracasso, as larvas não vivem mais que 6 dias em água doce. O sistema de reprodução é bastante simples se se respeitar umas regras: Os adultos não suportam a água salobra ou salgada, por isso é necessário prever um aquário dedicado únicamente às larvas. Logo que estas se soltam da fêmea portadora, é necessário capturá-las isto pode ser realizado simplesmente atraindo-as com luz para um canto do aquário. Em seguida as larvas são transferidas para o aquário de crescimento, que foi enchido com água do aquário principal, de maneira a evitar qualquer choque por causa das variações nos parâmetros da água. Esta água tem que ser gradualmente salinizada, até atingir o nível de mais ou menos 17 gramas / litro - anticipando a pergunta: SIM o sal de cozinha pode ser utilizado. A transição para esse nível de salinidade tem que ser operada em mais 5 dias, de maneira a simular o percurso das larvas no meio natural - Lembro que o limite de viabilidade das larvas em água doce é de 6 dias. Essas larvas são então alimentadas de preferência com plancton (algas / infusórios), n oentanto os procedimentos aplicados em killifilia podem ser aplicados para alimentar suas populações de artémias são igualmente viáveis (levedura de cerveja que serve de alimento para os infusórios, que por sua vez se tornam alimento para as alrvas de Caridina); Quando o tamanho das larvas avizinha 3 à 4 mm o processo reverte-se porque nesse estado as larvas são morfológicamente idênticas aos adultos. A transição para uma água doce opera-se também em cinco dias, com tracas parciais de água. No entanto, o sistema mais fiável para essa fase de desalinização consiste em ter um aquário diferente para cada fase e transferir os juvenis de um para outro até chegarem ao nível de salinidade de 5 gramas / litro. Finalmente os jovens camarões são transferidos para o aquário inicial, junto dos reprodutores, nenhum fenómeno de canibalismo occorerá. Será no entanto necessário continuar a alimentar os juvenis com alimentos apropriados ao seu tamanho. Pessoalmente alimento meus camarões com plancton, legumes e alimento em pó destinado em princípio aos peixes. Também comprei à dias 6 Caridina Japónica e através de mp já tinha feito umas perguntas ao Sérgio (muito obrigado ) e mesmo sendo dificil ainda hei-de experimentar, pode ser que tenha sorte aquaTFA APK 161 APK Since 1998
João Nuno Cruz Publicado: Junho 17, 2004 Publicado: Junho 17, 2004 Boas, Encontrei este site com alguma informação de quem conseguiu criar com sucesso estes "bichinhos" http://mikes-machine.mine.nu/breeding_yamato.htm Espero que seja útil. Abraços, JNC Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
Governa Publicado: Junho 17, 2004 Autor Publicado: Junho 17, 2004 se queres reproduzir camaroes tenta primeiro neocaridina reticulata sinensis, sao conhecidas como camarao guppy, reproduzem-se as centenas e alimentam-se muito bem de algas Parece-me interessante! Onde poderei obter mais informações sobre essa espécie? Uma pesquisa no Google apenas me forneceu 19 (!) resultados e nenhum deles parece referir-se a camarões. podes ainda tentar os camaroes de sintra Atyaephyra desmaresti que sao muito bonitos e reproduzem-se em água doce, para alem que sao de portugal por isso mais baratos(basta perguntares a quem tenha ou vais recolher) e nao ha problemas de introducao acidental na natureza Os camarões de Sintra são proporcionalmente iguais ao Caridina Japonica? Nunca pensei neles como alternativa porque pensei que atingiam dimensões bem superiores aos Caridina Japonica. Estou enganado? • FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt • DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394
matrix69 Publicado: Junho 17, 2004 Publicado: Junho 17, 2004 quanto aos camaroes de sintra fala com o taslixado pq se nao me engano ele conseguiu reprodusilos mas podes sempre pesquizar aqui no forum que vais encontrar procura por camaroes de sintra encontrei http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...aroes+de+sintra
Sérgio Leal Publicado: Junho 17, 2004 Publicado: Junho 17, 2004 Olá os Atyaephyra desmaresti crescem no maximo até 3,5 cm por isso sao uma alternativa viavel para alem disso sao nacionais e o que é nacional é bom. E reproduzem-se em água doce de certeza quanto as neocaridina denticulata sinensis eu fiz uma pesquiza no google e deu-me muita paginas, o problema é que sao quase todas em alemao, uma vez que no espaco da lingua alema se estuda e mantem muitos camaroes, nao vais encontrar em portugues, porque pelo que aprece no brasil nao ha acesso a estes camaroes e em portugal que eu saiba ainda nao se importa mas para mudar isso tamos ca nos podes ver aqui os resultados que eu obtive na pesquiza http://www.google.at/search?hl=de&ie=UTF-8...tnG=Suche&meta= Pesquisem antes de perguntar! Fish are friends, not foöd
Governa Publicado: Junho 17, 2004 Autor Publicado: Junho 17, 2004 Já descobri porque me davam resultados diferentes, o colega Sérgio Leal enganou-se inicialmente e referiu neocaridina reticulata sinensis em vez de neocaridina denticulata sinensis (creio que também reparou). Se esta última designação é a correcta, de facto mesmo assim sobra pouco material mas usando o tradutor Babelfish pode ser que ainda consiga extraír alguma informação de interesse. Pior mesmo vai ser encontrar essa espécie à venda em Portugal. Face a isto vou investigar melhor os camarões de Sinta, parecem-me ser a melhor alternativa. • FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt • DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394
João Nuno Cruz Publicado: Junho 17, 2004 Publicado: Junho 17, 2004 Desculpem o desabafo!!! Mas acho que pelo menos um "Obrigado pela dica" ou um "o link não ensina nada" ou ainda um "não te metas no que não sabes" teria caido bem Abraços, JNC Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
Governa Publicado: Junho 17, 2004 Autor Publicado: Junho 17, 2004 acho que pelo menos um "Obrigado pela dica" ou um "o link não ensina nada" ou ainda um "não te metas no que não sabes" teria caido bem De facto o link do colega intrust revelou-se extremamente interessante (guardei-o inclusivamente em bookmark) mas para evitar (mais) atritos com determinado adminstrador (não me refiro naturalmente ao colega João Branquinho) que pretende fazer cumprir com extremo rigor as regras que constam (e que não constam?) das 'REGRAS GENÉRICAS DO FÓRUM', vejo-me impedido de agradecer as informações que forneceu, ou corro o risco de ver este interessantíssimo tema eliminado, bloqueado, censurado ou transformado em troca de acusações, sobre o pretexto da alínea que diz "(...)Mensagens de agradecimento não são necessárias, pois todos os membros ajudam com muito gosto e dispensam os agradecimentos! Mensagens do tipo "ok", "" e outras do género, ou seja, mensagens sem conteúdo útil, nunca devem ser colocadas(...)". Penso que compreenderá a minha posição. Por favor, não deixe de continuar a participar neste tema! Da próxima vez tentarei agradecer por MP. Aliás, preferi responder agora por aqui em vez de o fazer por MP, não para atingir alguém (longe disso) mas para que os outros users que participem não me tomem injustamente por mal-agradecido e compreendam a minha postura. • FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt • DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394
Sérgio Leal Publicado: Junho 17, 2004 Publicado: Junho 17, 2004 Olá por acaso reparei que tinha a nome mal escrito desculpa realmente é melhor procurar os camaroes portuguese pelo menos por agora, porque quando eu voltar para portugal em setembro conto levar o meus camaroes e depois posso trocar e por favor nao me trates por colega trata-me apenas por tu, porque senao tenho a impressao que somos muito distantes peco desculpa mas foi um habito que ganhei na net... chamo toda a gente por tu se precisares de mais informcoes, diz e pessoal nao stressem porque tamos so a falar de camaroes Pesquisem antes de perguntar! Fish are friends, not foöd
matrix69 Publicado: Junho 17, 2004 Publicado: Junho 17, 2004 vamos la a reproduzir os camaroes que eu tbm quero alguns
Governa Publicado: Junho 17, 2004 Autor Publicado: Junho 17, 2004 por acaso reparei que tinha a nome mal escrito desculpa Não tem qualquer mal, eu é que estranhava tão poucos resultados no Google mas sendo um leigo em camarões também não estava certo se a designação científica é que tinha sido mal indicada. quando eu voltar para portugal em setembro conto levar o meus camaroes e depois posso trocar Então são excelentes notícias, fico à espera! se precisares de mais informcoes, diz Deixo esta questão, o envio de camarões por transportadora é viável como o envio de peixes por exemplo? Isto porque mesmo estando em contacto com algum criador residente em Portugal, dificilmente encontrarei alguém a residir no Porto pelo que o envio por correio parece ser a única alternativa. • FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt • DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394
Sérgio Leal Publicado: Junho 17, 2004 Publicado: Junho 17, 2004 Olá o envio de camaroes tem as mesmas obrigacoes e cuidados que o envio de peixes em portugal penso que o melhor é enviar pelos autocarros da rede expresso, sao rápidos e penso que sao mais baratos que os correios e garante que chega de lisboa ao porto sao 4 ou 5 horas e ja ta é questao de ver a viabilidade se os camaroes vem da asia porque é nao poderiam ser transpotados igual em portugal :) Pesquisem antes de perguntar! Fish are friends, not foöd
Governa Publicado: Junho 17, 2004 Autor Publicado: Junho 17, 2004 o envio de camaroes tem as mesmas obrigacoes e cuidados que o envio de peixes Óptimo! Apenas acrescento uma curiosidade, li um artigo que referia que no envio de camarões se deve seguir uma pequena regra básica que é a inclusão de uma ou mais folhas dentro do recipiente de envio. Ao que parece, a taxa de mortalidade é bastante mais elevada quando os camarões não dispõem de uma superfície onde se agarrar/fixar. Nas palavras de Wilma Duncan: "(...)At this date all are doing well and I have shipped a few dozen small ones to a friend. Shipping was an experiment to see if they would survive, so far all are well. I do add a live plant in the shipping bag, as the shrimp must have something to cling to, if not chances are they will arrive dead(...)" em portugal penso que o melhor é enviar pelos autocarros da rede expresso, sao rápidos e penso que sao mais baratos que os correios e garante que chega de lisboa ao porto sao 4 ou 5 horas e ja ta Então ainda tenho esperança de poder apadrinhar algumas das tuas 'importações' austríacas! se os camaroes vem da asia porque é nao poderiam ser transpotados igual em portugal :) O problema é que esses malandros dos asiáticos enviam peixes aos kilos e pouco lhes interessa se perderam 100 ou 1000 durante o transporte... estar-te a pedir que me vendas algumas unidades de uma espécie que não vendem em Portugal, para depois chegarem cá mortas era uma tragédia! • FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt • DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394
João Nuno Cruz Publicado: Junho 17, 2004 Publicado: Junho 17, 2004 Boas, Não sei o que dizer, acho que me excedi e, afinal, a besta fui eu, enfim... reminesências de uma discussão laboral. Espero que não tenham levado a mal o meu post, sobretudo em virtude daquilo que o Governa, com toda a razão disse. Sérgio, gostei muito de um camarão que vi num dos teus aquários, um vermelhinho (crystal red??!!), também trarás esse ou outros do género? eh eh eh Deixo aqui mais um link para o Sérgio, pois está em Alemão http://www.dennerle.de/ENGLISCH/e_japonica2.htm Abraços, JNC Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
Governa Publicado: Junho 18, 2004 Autor Publicado: Junho 18, 2004 Não sei o que dizer, acho que me excedi(...)Espero que não tenham levado a mal o meu post Ora bolas, não foi nada. Sérgio, gostei muito de um camarão que vi num dos teus aquários, um vermelhinho (crystal red??!!), também trarás esse ou outros do género? Graças ao Sérgio, ainda vamos acabar por fundar uma 'Associação Portuguesa do Camarão'... com reuniões mensais em alguma boa marisqueira! Num tom agora mais a sério, a experiência do Sérgio pode sozinha estimular todo um conjunto de conhecimentos e criar um novo nicho de mercado dedicado à importação de camarões de outras espécies que não apenas Caridina Japonica. Recordo que só recentemente se começaram a vulgarizar as importações deste camarão para Portugal. Deixo aqui mais um link para o Sérgio, pois está em Alemão Facilitando a vida de quem, como eu, tem dificuldade em lidar com a língua alemã, deixo a tradução para inglês (apesar de não ser perfeita) que obtive no Babelfish. Espero que seja útil. "(...)The raising offers interesting views of the development cycle of such fresh water shrimps, to their larvae their development (still) in the Brack or sea water to go through to have and is under no circumstances so complex that one should to be able to be held from an attempt. Interest, little patience and the presence of both sexes create the necessary basic conditions. For safe constituting of the sex differences (so far not female animals already eggs carry) I fall back to those astonishing simple observation of Fumitoshi Mori in "Aquaristik up-to-date": With female C japonica the first point row over the swimming feet is taken off to oblong lines. After a carrying time of approximately 30 days on the average 2000 larvae of the female will dismiss gradually into the fresh water, the largest part of it at the night. These float head under as tiny commas in the free water, react positively photo-tactically and can therefore with a small lamp into a corner of the aquarium be lured and sucked off. Alternatively one can separate the female also in time in a small basin. I transferred the sucked off larvae then without further Umgewoehnung directly into a in time prepared brackish water basin (50x30x30). The salzgehalt amounts to 17g/Liter, was used commercial sea salt from the Aquaristikbedarf. This basin receives initial failures excluding mild daylight, which are not installed temperature by means of staff heaters on 25 °C in-regulated under any circumstances may a ventilation, had its cause in the fact that the larvae in advanced stage got, at the surface drove air "under the tank" and from this again separate could not. A presented cover plate prevents the Aufsalzung by evaporation. One should prepare such a raising basin in time, it adjusts itself apart from a sumptuous vegetation with flint algae also different micro organisms, which supplement the food offer for the larvae. As raising fodder I use small quantities of briefly up-vibrated trockenhefe. This forms on the one hand the basis for the development of bacteria and their consumers, on the other hand in addition, directly by the larvae is taken up. Larger particles sink to soil, smallest particles go for long time in suspension and being available in the free water. The larvae go through now in a further month in their development altogether nine so-called Zoea stages. Only then the metamorphosis takes place to first juvenilen stage. Now one can constitute the swimming feet also with the naked eye, and the young shrimps discharge flat acct niches way of life of their up to then off and to feast the flint algae on the disks. At this time the small ones are over the mountain and a size of for instance 5mm reached. I let the young shrimps in the brackish water grow up on a size of for instance 2cm, then they can be transferred surprisingly again without adjustment directly into the fresh water and drawn up further without problems.(...)" • FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt • DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394
Recommended Posts