ricabatista Publicado Abril 13, 2008 Publicado Abril 13, 2008 Maus Caros Tenho um aqua de 50 l com plantas e introduzi um casal de bettas e outro de coridosras. O Betta macho está constantemente a perseguir a fêmea, não a pode ver à frente que avança logo contra ela. Esta esconde-se ente as plantas. Será que há alguma possibilidade de eles atinarem os dois? Ou devo tirar um deles do aquário. Sou novato na aquarófilia ...
Pedro Almeida Publicado: Abril 13, 2008 Publicado: Abril 13, 2008 também não conhecia muito os bettas quandot ive um casal, a rapariga entrou em depressão e morreu... melhor desapareceu, não cheguei a encontrar o rasto dela, o macho também andava sempre doido atrás dela.. acho melhor separa-los! Abraço Pedro M. Leal de Almeida - Design e Ilustração -[b] www.simcreative.blogspot.com[/b]
paulo.c. Publicado: Abril 13, 2008 Publicado: Abril 13, 2008 boas uma femea so ..e pouco pois o macho ta constantemente a querer brincadeiras com ela banana rock e isso vai causar stress e desgaste na femea.(e umas mordidelas) deverias ter no minimo 3 femeas com o macho. pois assim nunca ira atras da mesma . agora so uma ate a pode matar. abraço Cumps.Paulo Castilho
rchoças Publicado: Abril 13, 2008 Publicado: Abril 13, 2008 (editado) Boas. Para começar deixa-te dar as boas vindas a este "nosso" fórum! Bem, creio que para começar neste hobbie começas-te um pouco pelo meio (acho eu), porque partiste do princípio que basta adquirir um casal de uma expécie qualquer para eles começarem logo a procriar. Na maior parte das espécies é mais ou menos isso que acontece, mas no caso dos Bettas não é bem assim. Eu poderia ficar aqui a explicar-te o melhor que possa sobre Bettas, o seu acondicionamento alimentação e reprodução, mas acho que com estes link's ficas bastante elucidado, caso os leias, claro. APBettas Betta Madeira Faq's Para além de procurares aqui neste sub-fórum, tens bastante informação de muita gente que ao longo dos anos aqui foi deixando a sua experiência, não custa nada ler. Espero que tenha ajudado Cumps Editado Abril 13, 2008 por rchoças http://aquarium.webnode.com.pt
ricabatista Publicado: Abril 13, 2008 Autor Publicado: Abril 13, 2008 Obrigado pelas respostas. Fiquei fascinado com os Bettas e acabei por não lhes resistir. Mas não sei onde estava com a cabeça quando pensei num casal. A ideia, era para o macho ter companhia pois sei que a procriação é difícil e podie vir a ser um problema. Entre eles, a coisa mudou, ela agora vai ter com e ele enrosca-se nele a rodopiarem, quando desfazem o enlace, ela sai como se ficasse a boiar anestesiada, depois volta a nadar e tudo acontece de novo. Obrigado pelos links. Vou ler!
paulo.c. Publicado: Abril 13, 2008 Publicado: Abril 13, 2008 Obrigado pelas respostas. Fiquei fascinado com os Bettas e acabei por não lhes resistir. Mas não sei onde estava com a cabeça quando pensei num casal. A ideia, era para o macho ter companhia pois sei que a procriação é difícil e podie vir a ser um problema. Entre eles, a coisa mudou, ela agora vai ter com e ele enrosca-se nele a rodopiarem, quando desfazem o enlace, ela sai como se ficasse a boiar anestesiada, depois volta a nadar e tudo acontece de novo. Obrigado pelos links. Vou ler! por acaso nao tens bolhinhas no topo da agua do aqua? e que esse rodopiar e o acto de reproduçao deles hehe normalmente faz a desova nesse acto segundo me consta nao tenho experiença a nivel de reproduçao de bettas. mas por o que ja vi penso que nao estou enganado..se tiver que me corrijam. obrigado um abraço Cumps.Paulo Castilho
ricabatista Publicado: Abril 13, 2008 Autor Publicado: Abril 13, 2008 Agora já não tenho dúvida estão mesmo a procriar. É igualzinho ao que tinha visto num vídeo. Depois de ela sair de beira dele, quase desmaiada e a boiar começa a largar ovos e ele apanha-os com a boca e vai pô-los à vbeira de umas bolhinhas que tem num dos cantos. Incrível! O que é que eu faço ...?! Estava a pensar fazer uma TAP hoje e já nem sei se deva.
paulo.c. Publicado: Abril 13, 2008 Publicado: Abril 13, 2008 Agora já não tenho dúvida estão mesmo a procriar. É igualzinho ao que tinha visto num vídeo. Depois de ela sair de beira dele, quase desmaiada e a boiar começa a largar ovos e ele apanha-os com a boca e vai pô-los à vbeira de umas bolhinhas que tem num dos cantos. Incrível! O que é que eu faço ...?! Estava a pensar fazer uma TAP hoje e já nem sei se deva. e como eu disse nao tenho experiença na reproduçao dos bettas. mas por aqui no forum deves ter alguns topicos com os procedimentos que deves ter. por o que eu penso ,,ja nao me lembro bem acho que em principio os pais nao os vao comer.acho que o perigo vem sim de outros peixes que possas ter no aqua. esses sim podem comer os ovos. vai ate a cena dos bettas..la ves como deves fazer. um abraço e boa sorte banana rock Cumps.Paulo Castilho
paulo.c. Publicado: Abril 13, 2008 Publicado: Abril 13, 2008 fiz uma pesquisa muito rapida. ve la se ha ai alguma coisa que te possa ajudar http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...produçao+bettas Cumps.Paulo Castilho
António Lourenço Publicado: Abril 13, 2008 Publicado: Abril 13, 2008 (editado) Agora já não tenho dúvida estão mesmo a procriar. É igualzinho ao que tinha visto num vídeo. Depois de ela sair de beira dele, quase desmaiada e a boiar começa a largar ovos e ele apanha-os com a boca e vai pô-los à vbeira de umas bolhinhas que tem num dos cantos. Incrível! O que é que eu faço ...?! Estava a pensar fazer uma TAP hoje e já nem sei se deva. Olá Agora é só esperar que a femea pare de desovar, demora +-2 horas após o inicio (isto varia de casal para casal). Notas logo uma mudança de comportamento no macho que a volta a perseguir como no inicio. Nesta fase retiras a femea e deixas o macho com o ninho e os ovos. Boa sorte Cump Obs.: o titulo do post está errado. Devia ser "Casal de Bettas a safar-se" Editado Abril 13, 2008 por antlou
paulo.c. Publicado: Abril 13, 2008 Publicado: Abril 13, 2008 heheh agora tem calma. pesquisa um pouco . por o que eu ja vi ,podes ir esquecendo o tpa acho tambem que deves fazer com que nao haja corrente de agua .. o melhor mesmo e teres calma e ires pesquisar bem sobre isso . ou entao pode ser que alguem experiente na reproduçao de bettas te diga como deves fazer as coisas. espero que te tenha ajudado Cumps.Paulo Castilho
ricabatista Publicado: Abril 14, 2008 Autor Publicado: Abril 14, 2008 Obrigado pelas respostas! Hoje de manhã lá estava o macho de plantão a proteger as bolhinhas que são cada vez mais. Estou mortinho por chegar a casa e ver como está. Acho que vou utilizar o meu "método" até agora. Não fazer nada e esperar ...
rchoças Publicado: Abril 14, 2008 Publicado: Abril 14, 2008 Eu acho que te vais dar mal, mas ainda assim tu é que sabes. O mais certo é o macho perseguir a fêmea por tudo quanto é sítio, esquecendo-se de cuidar dos ovos nessa fase, o que é mais importante, já que eles necessitam constantemente de atenção quer quando são ainda ovos (oxigenação), quer quando eclodirem sendo aí o trabalho muito mais intenso devido ao facto de eles estarem a cair constantemente do ninho e o macho a tentar coloca-los de volta. Junta a isto um aquario pelo que me parece com uma coluna de água bastante elevada, mais a fêmea, mais os alevins a cair, isto para algum lado vai dar torto (tenho a impressão que será para o lado dos alevins), mas ainda assim tu é que sabes. Quem avisa teu amigo é, e não podemos estar todos errados (ou certos). Cumps http://aquarium.webnode.com.pt
ricabatista Publicado: Abril 14, 2008 Autor Publicado: Abril 14, 2008 Rchoças, Obrigado pelos teus conselhos. Não pretendo acertar em nada antes pelo contrário. Sou completamente inexperiente e quando adquiri um casal de Bettas foi a pensar que a reprodução seria quase impossível e logo ao terceiro dia acontece-me isto. Para falar a sério , estou num dilema, não queria nem terei condições para mais peixes bettas, embora esteja a admirar o fenómeno da reprodução e me sinta seu responsável, também. Ora bem, para onde é que eu tiro a fêmea se eu só tenho um aquário? Ela aguenta a temperatura ambiente? Neste momento é como dizes, o macho está sempre à beira do ninho e não deixa ninguém aproximar. Vai recolocando os ovos que caiem, de facto. E perseguindo a fêmea de vez em quando, é verdade. Ele parece muito bem preparado para a função, eu é que não ...
paulo.c. Publicado: Abril 15, 2008 Publicado: Abril 15, 2008 boas senao me engano os bettas podem estar em aguas com 21 a 30 graus.(penso que seja assim,convem te informares melhor) e.. tens de fazer como o nosso amigo falou ,a altura em que tens a agua e muito alta .vais ter de descer o nivel de agua no teu aqua.(talves no minimo para metade) e essa agua que sair coloca noutro aqua, pois assim a temperatura ira ser identica ,e vai descendo lentamente.fazendo com que a betta nao sofra um choque de mudança de temperatura. se a meteres nun sitio pequeno convem fazeres tpas (30/c)1 dia sim 1dia nao ou todos os dias consuante a sujidade em que fique a agua. mete sempre muito pouco comer (tenta so meter aquilo que ela vai comer ,para nao ficar restos no aqua) bem se nao tiver correcto que me corrijam por favor. e tambem como ja te tinha dito ,pesquisa no forum sobre isso. um abraço e boa sorte pos putos Cumps.Paulo Castilho
rchoças Publicado: Abril 15, 2008 Publicado: Abril 15, 2008 Rchoças, Obrigado pelos teus conselhos. Não pretendo acertar em nada antes pelo contrário. Sou completamente inexperiente e quando adquiri um casal de Bettas foi a pensar que a reprodução seria quase impossível e logo ao terceiro dia acontece-me isto. Para falar a sério , estou num dilema, não queria nem terei condições para mais peixes bettas, embora esteja a admirar o fenómeno da reprodução e me sinta seu responsável, também. Ora bem, para onde é que eu tiro a fêmea se eu só tenho um aquário? Ela aguenta a temperatura ambiente? Neste momento é como dizes, o macho está sempre à beira do ninho e não deixa ninguém aproximar. Vai recolocando os ovos que caiem, de facto. E perseguindo a fêmea de vez em quando, é verdade. Ele parece muito bem preparado para a função, eu é que não ... Não tens nada que agradecer, eu também não sabia muito sobre bettas (e ainda não sei), antes de saber deste fórum. Tudo o que sei aprendi aqui, com a ajuda de muita gente, isto é apenas uma maneira de eu poder retribuir. Quanto ao teu problema em sí, que são vários (não tenhas receio ao princípio é sempre assim) Para além de não teres um aquario para colocar a fêmea, não tens um outro para depois colocar o macho, findo que está o seu árduo trabalho de cuidar dos alevins, no início da sua vida. Já que despois de eclodirem, o que será dentro de algumas horas (senão foi já), e de eles começarem a nadar mais ou menos na horizontal, vais ter que retirar o macho, para ele~não os comer. Logo aí tens dois problemas. Depois pelo que me parece, não tens comida pronta para os alevins, o que é muito importante para eles sobreviverem (microvermes, nauplios de artémia salina, infusórios, etc) Realmente existe quem coloque os seus Bettas a temperaturas ambiente, eu desaconselho, já que os Bettas são peixes pecilotérmicos, ou seja de sangue frio e quanto mais alta for a temperatura da água, mais alto será o seu metabolismo. Logo a temperatura ideal, ronda os 23º a 28º, mais alto do que isso serve apenas como complemento para qualquer tratamento, mais baixo e o peixe parecerá quase morto sem vivassidade. Como podes er a reprodução de Bettas não é em sí difícil apenas requer algum conhecimento. P.S. Desculpa o testamento. Cumps http://aquarium.webnode.com.pt
ricabatista Publicado: Abril 15, 2008 Autor Publicado: Abril 15, 2008 Mais uma vez obrigado, desculpa insistir no agradecimento, mas eu como iniciante na aquariofilia só tenho é de agradecer. É como eu disse eu nem pensei a sério na reprodução, pensei numa companhia da mesma espécie.O meu aqua dá para 49l, mas com uma pedra, tronco e algumas plantas terá cerca de 40l. A água está a 25 e o aqua é tapado. Luz de 15 w de 12 em 12h. Acho que fiz mal em começar pelos Betta dado que são demasiado territorialisttas. Eu queria era uns peixinhso todos a nadar em paz e harmonia. Tinha pensado nos guppy mas desaconselharam-me. Agora, nem sei se introduza mais uma fêmea ou se retire a que tenho e deixe o macho sozinho. Tendo em conta que ainda queria introduzir mais alguns peixes. Alguma sugestão?
ricabatista Publicado: Abril 15, 2008 Autor Publicado: Abril 15, 2008 Esqueci-me de fazer o report: já passaram mais de 48h depois do acasalmento. O ninho de bolhas e o macho está lá sempre de plantão a arranjar aquilo e recolocar os ovos que caiem (por quanto tempo?) - já estou convencido de que não vai dar nada. Mas o macho continua lá ...
António Lourenço Publicado: Abril 16, 2008 Publicado: Abril 16, 2008 ... Tinha pensado nos guppy mas desaconselharam-me. Agora, nem sei se introduza mais uma fêmea ou se retire a que tenho e deixe o macho sozinho. Tendo em conta que ainda queria introduzir mais alguns peixes. Alguma sugestão? Olá Agora é a minha vez de "desenconselhar" não coloques mais nenhuma femea e se os dois "aguentaram-se" juntos no processo antes/durante/ depois do acasalamento deixa-os estar. MAs vigia-os... "já estou convencido de que não vai dar nada. Mas o macho continua lá ..." O nascimento acontece +- 48 horas depois da postura. Eu se fosse a ti (dado que as condições não são as melhores para a reprodução deles e nem estavas preparado) apreciava ao maximo o que estava acontecer: a dedicação do macho aos ovos, a continua construção do ninho, etc. O que vier por acrescimo....é bem vindo ! nem que seja o "bichinho" dos bettas Cumpr.
ricabatista Publicado: Abril 16, 2008 Autor Publicado: Abril 16, 2008 Antlou, Antes de mais, obrigado pelo desaconselho , é sempre bom ouvir quem é muito mais experiente nesta arte. Mas se eu estava indeciso entre tirar a fêmea que tenho ou colocar outra, agora junta-se a hipótese que tu me sugeres. Porque razão não me aconselhas a pôr outra fêmea se tenho lido que com mais do que uma o macho não as persegue tanto? Eu só posso ver o aquário à noite, durante a semana. O macho continua de plantão junto ao ninho e a compor-lo. Quando a fêmea está por perto ele persegue-a. Mas ela é mais rápida e como tenho plantas tem onde se esconder. Mas de vez em quando é cada cabeçada. Além do casal de Bettas tinha outro casal de corydoras. Tinha porque ontem morreu a fêmea. Depois disso reparo que a corydora macho está agora a ser perseguida pela betta fêmea (deve ser para se vingar da perseguição do betta macho) e o betta macho também o faz agora. Estou com medo que este corydora também morra embora ele pareça safar-se muito bem sendo muito mais rápido que os perseguidores.
António Lourenço Publicado: Abril 16, 2008 Publicado: Abril 16, 2008 Olá Os bettas são peixes territoriais tanto as femeas como os machos. Como é lógico os machos são mais qdo começa a reprodução ( e até antes..alguns ) Se tu pões outra femea tanto a femea como o macho vão perseguir a "intrusa". Se quizeres ir por ai,tens que alterar a decoração do aquario para establecerem novos territorios. Depois vai se formar uma escala:1º o macho (em principio... ),2º a femea dominante e em 3º a outra femea. Já sabes quem leva mais é a 2ª e depois a 3ª de todos ! Em relação a cory, eu pessoalmente nunca tive sorte ao juntar as duas especies... Na minha opinião se a femea sobreviveu até agora eu não alterava nada. Dificil é ter um casal que se "entenda" e não chegue a um ponto em que se tenha de separar os dois. Só se fosse a cory e colocava se pudesse mais plantas. Há um membro do forum consegue manter o casal junto e a reproduzir.Por isso não é uma "missão impossivel" Cumpr.
ricabatista Publicado: Abril 16, 2008 Autor Publicado: Abril 16, 2008 Antlou, Obrigado pela resposta. De facto, não queria que o meu aquário se tornasse num filme de perseguições entre peixes constante, mas é o quem acontecido. A ideia da segunda fêmea era a ver se o macho deixava a primeira em paz. Mas vou esperar que passe esta fase da reprodução. Cá para mim, que sou leigo, ele vai ficar sempre debaixo do ninho de bolhinhas à espera dos filhos que nunca vão chegar. Quanto às corys, também, não estava a pensar em reprodução mas em companhia. Na info que pesquisei diz que são peixes de cardume e portanto acho que não devia manter a minha cory macho sozinha uma vez que a fêmea já morreu e ainda por cima a ser perseguida pelo casal de Bettas a toda hora. Não morrerá de stress?
José Garcia Publicado: Abril 16, 2008 Publicado: Abril 16, 2008 Antlou, Obrigado pela resposta. De facto, não queria que o meu aquário se tornasse num filme de perseguições entre peixes constante, mas é o quem acontecido. A ideia da segunda fêmea era a ver se o macho deixava a primeira em paz. Mas vou esperar que passe esta fase da reprodução. Cá para mim, que sou leigo, ele vai ficar sempre debaixo do ninho de bolhinhas à espera dos filhos que nunca vão chegar. Quanto às corys, também, não estava a pensar em reprodução mas em companhia. Na info que pesquisei diz que são peixes de cardume e portanto acho que não devia manter a minha cory macho sozinha uma vez que a fêmea já morreu e ainda por cima a ser perseguida pelo casal de Bettas a toda hora. Não morrerá de stress? Muito provavelmente a corry não pode estar muito segura !! tens filtro nesse teu aquário ? tens que ter em atenção a oxigenação, eu tentei colocar octos num aquário de bettas sem filtro o que aconteceu é que passadas horas os octos tinham morrido. José Garcia O meu Blogue.....Aquariumslife
ricabatista Publicado: Abril 16, 2008 Autor Publicado: Abril 16, 2008 José Garcia, Tenho um filtro que já vinha com o aquário, com esponja, que julgo ser fraquito e que está ligado. O que posso fazer para salvaguardar a cory? Grato.
José Garcia Publicado: Abril 17, 2008 Publicado: Abril 17, 2008 José Garcia, Tenho um filtro que já vinha com o aquário, com esponja, que julgo ser fraquito e que está ligado. O que posso fazer para salvaguardar a cory? Grato. Se o Betta andar a perseguir a corry é criares esconderijos de mameira que a corry se consigua defender dos ataques do Betta . Cpts José Garcia O meu Blogue.....Aquariumslife
Recommended Posts