guizmo1171 Publicado Abril 13, 2008 Publicado Abril 13, 2008 (editado) Prezados colegas, gostaria de saber se alguém já utilizou o produto acima referido, se sim, qual a opinião que tem sobre ele sff? mto obgado e um abço Editado Abril 13, 2008 por guizmo1171 Citar
AGA Publicado: Abril 15, 2008 Publicado: Abril 15, 2008 Boas. O que te levou a considerar a hipótese de o usares? Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
guizmo1171 Publicado: Abril 15, 2008 Autor Publicado: Abril 15, 2008 (editado) Boas. O que te levou a considerar a hipótese de o usares? Boas, foi um funcionario de uma loja que disse que este produto é muito bom para ser colocado no filtro e que controla os niveis de amonia, nitritos e baixa consideravelmente o nivel dos nitratos, mas lendo um pouco mais sobre ele descobri que pode comprometer tbem o crescimento das plantas e achei que deveria antes de testar saber qual é a opiniao das pessoas que já o utilizaram, mto obgado e um abço Editado Abril 15, 2008 por guizmo1171 Citar
CarlosN Publicado: Abril 15, 2008 Publicado: Abril 15, 2008 Boas, foi um funcionario de uma loja que disse que este produto é muito bom para ser colocado no filtro e que controla os niveis de amonia, nitritos e baixa consideravelmente o nivel dos nitratos, mas lendo um pouco mais sobre ele descobri que pode comprometer tbem o crescimento das plantas e achei que deveria antes de testar saber qual é a opiniao das pessoas que já o utilizaram, mto obgado e um abço Citar
AGA Publicado: Abril 15, 2008 Publicado: Abril 15, 2008 Boas, foi um funcionario de uma loja que disse que este produto é muito bom para ser colocado no filtro e que controla os niveis de amonia, nitritos e baixa consideravelmente o nivel dos nitratos, mas lendo um pouco mais sobre ele descobri que pode comprometer tbem o crescimento das plantas e achei que deveria antes de testar saber qual é a opiniao das pessoas que já o utilizaram, mto obgado e um abço Esses produtos para a loja são bons... €€€€ Controlo da amónia: Filtro bem dimensionado (mais vale sobredimensionar). Plantas. Fazer o ciclo como deve ser. Evitar aquário com excesso de população. (e outras que agora não me ocorrem); Controlo de nitratos: TPA´s, plantas, fertilização. Mesmo para problemas pontuais, a maior parte desses produtos são dispensáveis, dado que esses problemas "pontuais" quando são detectados também se resolvem pontualmente com umas TPA´s extra. Se o problema for "crónico" devem tomar-se medidas para eliminarr a fonte do problema. Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
CarlosN Publicado: Abril 15, 2008 Publicado: Abril 15, 2008 Boas, Na minha opinião, apenas vais adiar o desenvolvimento bacteriano do filtro, pois vais reduzir a amónia e consequentemente nitritos e nitratos, mas quando passadas três ou quatro semanas a materia filtrante estiver saturada e deixar de fazer efeito, vai subir o nível de matéria tóxica na água. Além disso tive uma má experiência quando tentei retirar o saco do filtro interno de decantação, pois deve ter aprodecido, rasgou-se e libertou as "pedrinhas" para o interior do aquário, tive que esvaziar o filtro, a bomba e limpar tudo...o que não foi nada fácil! Desejo-te melhor sorte Citar
João Faria Publicado: Abril 16, 2008 Publicado: Abril 16, 2008 Boas, O JBL AmmoEX apenas absorve amónia. Sendo este a 1ª substância do ciclo do azoto, ao ser eliminada também eliminaremos os nitritos e os nitratos daí provenientes. Não é uma resina polivalente. Apenas corta pela raíz o ciclo do azoto com as consequências gravosas para a colónia de bactérias nitrificantes que queremos criar ou já criámos. Tudo isto já foi dito mas acho que nunca é de mais relembrar que estamos a interferir com o equilíbrio biológico do aquário. Por outro lado, a marca aconselha o seu uso pontual em quem tem aquários grandes e lagos onde, por qualquer motivo acontece um desequilíbrio biológico que leva a picos de amónia. Nestes últimos então uma TPA de vários m3 já se torna trabalhosa. Acrescenta-se então (e em aquários também) o AmmoEX até os níveis de amónia baixarem a perto de 0. Isto pode demorar de algumas horas a 2 dias em média não afectando grandemente a colónia bacteriana pois a amónia nunca chega a 0. Isto é o método "preguiçoso". Não o defendo. As TPAs fazem o mesmo. Já o restabelecimento da colónia de bactérias, que não me parece necessário, há várias formas de o fazer já discutidas noutros tópicos. Também sugerem o ammoEX para transporte de peixes de longo alcance, e aí é por demais evidente a lógica da coisa; também o aconselham em aquários sobrelotados e não plantados até pelo menos diminuirmos a fauna. Aqui está um causa crónica fácilmente resolúvel. A meu ver, usar o JBL AmmoEX desde o início vai impedir a formação do ciclo do azoto e as respectivas bactérias nitrificantes. Já aqui foi mencionado um prazo limite de uso, que varia consoante a libertação de amónia. A amónia existe sempre da decomposição dos detritos orgânicos, só não se nota à conta do AmmoEX. E se nos enganamos no prazo de actuação?Resumindo, acho que este tipo de resinas (para a amónia, nitritos, nitratos) só devem ser usados em casos pontuais. Por ex. estamos de férias o vizinho encarregue de verificar os nossos peixes depara com mortandade. Amónia a mais. "é pá muda aí 300 litros de água ver se isso baixa!" Está-se mesmo a ver... Aqui "põe essa saqueta no filtro" resolve temporáriamente o problema e logo mais re-iniciaremos o ciclo. É complicado mas também é um exemplo extremo. Cumps. P.S.: lembrei-me da possibilidade do uso do AmmoEX em aquários Hospitais em que o uso de antibióticos mataria as bactérias nitrificantes e o uso de filtro é portanto descartado, pelo menos a nível biológico. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
guizmo1171 Publicado: Abril 16, 2008 Autor Publicado: Abril 16, 2008 muito obgado a todos, as informaçoes foram bastante esclarecedoras e fiquei a saber mais sobre como este produto funciona, confesso que não estou a ver nenhuma utilidade para mim, mto obgado mais uma vez a todos e um abço. Citar
Recommended Posts