Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas,

estou a iniciar este tópico pois gostaria de saber o que utilizam para fertilizar as vossas echinodorus e cryptocorines (plantas que fazem a absorção dos nutrientes preferencialmente via radicular), fertilizam só na coluna de água ou usam algum fertilizante que se enterre no substracto (sem ser substractos ferteis, pois passado algum tempo também eles perdem efeito)?

No caso de utilizarem pastilhas\ampolas é fertilizante de micros, macros ou dos 2? que marca utilizam e com que resultados?

Abri este tópico pois de momento montei um plantado sem substracto fertil (para fazer a experiencia) e depois de atinar com a fertilização na coluna de água as plantas apresentam-se de boa saude, mas como introduzi recentemente cryptocorines no aqua gostaria de inserir fertilizante via substracto para ver se noto alguma diferença no desenvolvimento da mesma ou nem por isso...

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Publicado:

Fertilizar "pelas raizes" só traz beneficios.

-Menos nutrientes espalhados pela coluna de agua e a disposição das algas.

-Fertilização adequada a cada planta, porque existem fertilizantes especificos para diferentes tipos de plantas.

O unico senão é que temos de usar produtos realmente bons, ou corremos o risco de fazer asneira.

Publicado:

-Fertilização adequada a cada planta, porque existem fertilizantes especificos para diferentes tipos de plantas.

O unico senão é que temos de usar produtos realmente bons, ou corremos o risco de fazer asneira.

não percebi o que está escrito a negrito...

Publicado: (editado)

A primeira talvez seja verdadeira em relação a uma ou outra planta, a outra também não percebi muito bem.

A experiência parece-me muito interessante.

Editado por zlatan9

One Fish Standing

Kurichiba

Ok, o 1ºpode ser um argumento válido mas...

1-Num aquario devidamente maturado as algas conseguem-se manter perfeitamente controladas se não nos desleixarmos com as fertilizações e tivermos uma equipa de "limpeza" minimamente activa.

2-Há certo tipo de nutrientes que as plantas preferem absorver via foliar (pelas folhas),

3-Os fertilizantes líquidos de um modo geral saem bastante mais baratos que os de substracto

comparação feita entre:

fertilizantes líquidos: macros DIY e micros á venda em lojas de aquariofilia

fertilizantes de solo: á venda em lojas de aquariofilia

Claro que o mesmo não se verifica se usarmos pastilhas de fundo no aquario que não tenham esse fim (como por exemplo barritas da substral), sendo que não sei se alguns elementos presentes poderão ser prejudiciais ou não (devido a altas concentrações e ás plantas aquaticas consumirem nutrientes numa proporção diferente das terrestres.)

Outra vantagem ainda que pelo menos eu vejo é que para mim é mais fácil fertilizar na coluna de água regularmente e usar os fertilizantes de solo apenas como complemento dos líquidos, pois com os testes de NO3 e PO4 (principalmente) consigo diagnosticar algumas carências mais facilmente (a experiencia da identificação só a olho nú ainda não é muita).

De resto a intenção do post era mais para saber o que se usa por aí e com que resultados (ao nivel de fertilizantes de subsolo)... e não as vantagens e\ou desvantagens de fertilização na coluna de água vs fertilizaçãono subsolo.

Abraço

Editado por Murkas

Publicado:

Queria dizer que ha produtos indicados para plantas de roseta e de estaca por exemplo.

Publicado:
Queria dizer que ha produtos indicados para plantas de roseta e de estaca por exemplo.

Olá,

Desconheço por completo... não me sabes dizer mais concretamente de que se trata?

Cumps

Publicado:
Por exemplo:

site

em portugues: site

Ou por exemplo: site

Apesar de serem produtos que para mim são uma autentica descoberta desconfio um bocado... fico sempre de pé atrás quando um produto não diz tudo o que introduzo no meu aqua, pois quando meto algo gosto sempre de saber o que estou a introduzir no aqua.

E sinceramente não estou mesmo nada a ver em que é que as necessidades de nutrientes nas plantas de rosacea diferem das de estaca....

Mas de qualquer das formas obrigado pelos links é um assunto que tenho que explorar melhor :crazyeyes:

Cumps

Publicado:
pois quando meto algo gosto sempre de saber o que estou a introduzir no aqua.

Mas isso não é exigir demais, se nem o que comemos sabemos exactamente o que contem? Certamente que empresas reputadas como a A.D.A. ou a FERKA, nao iriam colocar o seu bom nome em jogo assim sem mais nem menos, ainda para mais quando tamos a lidar com seres tao sensiveis como os invertebrados.

E a prova disso é que la por fora estes produtos são usados com provas dadas.

E sinceramente não estou mesmo nada a ver em que é que as necessidades de nutrientes nas plantas de rosacea diferem das de estaca....

Então tu achas que uma Echinodorus ozelot red, consome a mesma proporção e quantidade de N.P.K. que uma Rotala sp green????

Faz todo o sentido haver produtos que nos de esse controlo, e insisto neste ponto, la fora é usado as "carradas" com efeitos comprovados.

Publicado:
Mas isso não é exigir demais, se nem o que comemos sabemos exactamente o que contem? Certamente que empresas reputadas como a A.D.A. ou a FERKA, nao iriam colocar o seu bom nome em jogo assim sem mais nem menos, ainda para mais quando tamos a lidar com seres tao sensiveis como os invertebrados.

E a prova disso é que la por fora estes produtos são usados com provas dadas.

Então tu achas que uma Echinodorus ozelot red, consome a mesma proporção e quantidade de N.P.K. que uma Rotala sp green????

Faz todo o sentido haver produtos que nos de esse controlo, e insisto neste ponto, la fora é usado as "carradas" com efeitos comprovados.

Olá outra vez,

Ok, não digo que não, apenas acho que se não sei bem o que estou a meter até posso estar a pagar mais por uma coisa que consigo arranjar mais em conta mas que pelo simples facto de pertencer a uma marca xpto é bastante inflacionada... (pergunto-me se na natureza haverá tanta esquesitice por parte das plantas e animais ou se estes se adaptam a condições bastante mais agrestes que no nosso aquario...)

Quanto ao consumo das plantas certamente não será o mesmo, mas também não me parece que seja o mais importante ter a proporção certa mas sim estarem todos os elementos presentes para não haver carencias... (aqui não estou 100% certo do que estou a dizer)

Mas é só uma opinião.

Cumps

Publicado:

Eu estou agora a utilizar o Sera Florenette A. Coloquei-o há 1 semana. Noto que as plantas estão agora a desenvolverem-se mais, mas não posso dizer que foi por causa disto porque na altura também comecei a fertilizar com micros e estava sem ferro há algum tempo. Substracto fértil tem já alguns meses, plantas para aí há 3 semanas.

One Fish Standing

Kurichiba

Publicado:
Ok, não digo que não, apenas acho que se não sei bem o que estou a meter até posso estar a pagar mais por uma coisa que consigo arranjar mais em conta mas que pelo simples facto de pertencer a uma marca xpto é bastante inflacionada...

Não é so por ser de uma marca xpto que o produto é inflacionado, é por normalmente essas marcas gastam em pesquisa e testes antes de lançarem os seus produtos, o que te da uma certa garantia.

pergunto-me se na natureza haverá tanta esquesitice por parte das plantas e animais ou se estes se adaptam a condições bastante mais agrestes que no nosso aquario...)

É exactamente ao contrario, num aquario nem chegamos sequer perto das condicções que a maioria das plantas tem na natureza. Milhares de watts de luz, fontes de nutrientes em constante renovação, condicções de temperatura estaveis(a maior parte das plantas deste hobby, veem de regios tropicais ou sub-tropicais) etc.

Nunca deste conta que nesta lagoa, ha esta e aquela planta e naquele rio esta outra?

Isso é porque tambem as plantas, proliferam onde encontram as condicções especificas para si.

Publicado:

Dulce

Nunca deste conta que nesta lagoa, ha esta e aquela planta e naquele rio esta outra?

Isso é porque tambem as plantas, proliferam onde encontram as condicções especificas para si.

Sim mas de um modo geral na natureza também tens plantas com carencias de alguns nutrientes ja para não falar em ataques de algas e competição com outras plantas e\ou predadores... coisa que no aquario consegues controlar bastante melhor.

Mas em parte concordo contigo... a mãe natureza não fez as coisas ao acaso!

Não é so por ser de uma marca xpto que o produto é inflacionado, é por normalmente essas marcas gastam em pesquisa e testes antes de lançarem os seus produtos, o que te da uma certa garantia.

Quanto ás marcas de aquariofilia está bem que apostam em pesquisa e testes, mas o que digo é que podes estar a pagar mais por um produto que se calhar não é muito diferente de outro de uma marca menos conhecida...

Quanto ao dar garantia, quem te garante a ti que os produtos desenvolvidos não tenham este ou aquele "ingrediente" o que por sua vez se reflecte na compra de outro produto unica e exclusivamente com o intuito de vendar ainda mais?

Mas aí já se entre no mundo do marketing, negocios e etc.... o que foge um pouco ao assunto do topico.

zlatan

Eu estou agora a utilizar o Sera Florenette A.

Já agora isso é fertilizante de micros ou macros ou os 2?

Cumps

Publicado:
Já agora isso é fertilizante de micros ou macros ou os 2?

Cumps

Ferro e alguns micros acho.

One Fish Standing

Kurichiba

Eu penso que é muito dificil num aquário com vários tipos de plantas estar a fazer fertilizações distintas,uma para aquela planta de roseta,outra para aquela de estaca.

Temos é de fazer uma fertilização equilibrada de todos os nutrientes,de modo a não faltar nenhum,nem sobrar nada.E para fazer isso só conhecendo o aquário,saber o que ele consome verdadeiramente.

Quanto ao facto das condições das plantas num aquário Vs ambiente natural...simplemente é diferente.Um aquário não pode rivalizar com as condições reais de um rio,mas em certos aspectos por ser um ambiente controlado,penso que certas plantas podem quase que ficar a ganhar por viver num aquário. Quase. E só em certos aquários,na grande maioria as plantas só temporariamente ficam vivas.

Editado por Zogli

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/