JORDAS Publicado Abril 12, 2008 Publicado Abril 12, 2008 Olá todos! Estou a pensar em entrar nos salgados e disseram-me que poderia usar rocha viva da nossa costa, alguem tem essa experiencia?
nunomart Publicado: Abril 12, 2008 Publicado: Abril 12, 2008 Olá todos!Estou a pensar em entrar nos salgados e disseram-me que poderia usar rocha viva da nossa costa, alguem tem essa experiencia? Nao podes principalmente para reefs dado que não e porosa se não e porosa não se aloja bactérias , agora eventualmente podes por alguma para encher o aquario em vez de pores rocha morta mas so isso . MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
JORDAS Publicado: Abril 12, 2008 Autor Publicado: Abril 12, 2008 Obrigado! tenho uma duvida - os seres vivos dessa rocha não vão morrer com a diferença de temperatura?
JORDAS Publicado: Abril 12, 2008 Autor Publicado: Abril 12, 2008 ...e aquela rocha repleta de encrustações? ...é muito porosa.
joao_judicibus Publicado: Abril 13, 2008 Publicado: Abril 13, 2008 Não é viável o uso da rocha da nossa costa. É essencialmente composta por granito, xisto, basalto, etc. Não temos rochas calcárias com fartura para as podermos apanhar, e essa rochas com os tais "buracos" não servem, pois isso não significa ser poroso.... No mínimo compras Rocha morta, e uns quilos de RV e deixas colonizar... Abraço Abraço, João Judicibus
JORDAS Publicado: Abril 13, 2008 Autor Publicado: Abril 13, 2008 OK, muito obrigado! E em relação a 1ª questão?
nunomart Publicado: Abril 13, 2008 Publicado: Abril 13, 2008 Obrigado!tenho uma duvida - os seres vivos dessa rocha não vão morrer com a diferença de temperatura? esse e mais um senão da nossa rocha todos os micro seres morreram com a temp elevadas dos nossos reefs MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
frederico.p Publicado: Janeiro 10, 2010 Publicado: Janeiro 10, 2010 perdoem-me discordar dos mais "experts", nesta area, mas sou da opinião que é possível utilizar a rocha da nossa costa! tem é que se escolher bem no acto da recolha...o local e o tipo de rocha! aqui pelo menos no Algarve, encontrei bastante rocha de razoavel qualidade comparativamente à que se compra, e ainda por cima já com alga coralina!
Phillippe Publicado: Janeiro 10, 2010 Publicado: Janeiro 10, 2010 perdoem-me discordar dos mais "experts", nesta area, mas sou da opinião que é possível utilizar a rocha da nossa costa!tem é que se escolher bem no acto da recolha...o local e o tipo de rocha! aqui pelo menos no Algarve, encontrei bastante rocha de razoavel qualidade comparativamente à que se compra, e ainda por cima já com alga coralina! Depende do ponto geográfico do nosso País. No algarve e zona de lisboa, existe as chamadas orlas mezoceozoicas, por outras palavras, são zonas do país compostas essencialmente por calcários. Aqui pode-se encontrar richas de muito boa qualidade e bem porosas. Cumps
Filipe Pacheco Publicado: Janeiro 10, 2010 Publicado: Janeiro 10, 2010 Bem em primeiro lugar onde vives Jordas? De facto não temos em portugal rocha em quantidade suficiente de ordem biológica como a chamada rocha morta proveniente de recifes. Caso encontres zonas de rocha basáltica (o que não é fácil no continente), podes optar por ela, enquanto teja coberta de animais e coralina, até porque a rocha basáltica é mais porosa que a rocha morta dos recifes. Granito, xisto e calcário não te aconselho a usares de forma alguma. O ideal seria mostrares o tipo de rocha que podes encontrar aí e já damos uma resposta. Cumprimentos Filipe Pacheco
oscarwild Publicado: Janeiro 10, 2010 Publicado: Janeiro 10, 2010 perdoem-me discordar dos mais "experts", nesta area, mas sou da opinião que é possível utilizar a rocha da nossa costa!tem é que se escolher bem no acto da recolha...o local e o tipo de rocha! aqui pelo menos no Algarve, encontrei bastante rocha de razoavel qualidade comparativamente à que se compra, e ainda por cima já com alga coralina! concordo contigo , nos aqui no Algarve temos rocha que depois de maturada ninguém diz que e daqui e tenho 1 fish only montado com essa rocha que ja enganou muito boa gente a pensar que rocha da indonesia CORPO DA POLICIA MARÍTIMA PORTUGUESA
Recommended Posts