Escalar Com Ferida!


Ana Santos

Recommended Posts

Olá! :)

 

Reparei hoje que um dos meus escalares tem um buraco na parte direita da cabeça (mais ou menos a meia distância entre as guelras e a boca).A parte de dentro sai para fora e faz um papo à medida que o peixe respira, está bastante vermelho.

 

Todavia o escalar come bem...

 

Gostaria de saber o que é, se é uma infecção bacteriana (e neste caso o que me aconselham a usar) ou se seria algo devido a má qualidade da água ou ph muito baixo. (já não mudava a água há algum tempo, e como tenho turfa no aquário, pode-se ter dado este caso, todavia os outros peixes estão muito bem).

 

Desde já muito obrigado pela ajuda,

 

Ana

Até breve!

Ana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia!

 

Precisava mesmo da vossa ajuda...

 

O meu escalar quando respira ainda apresenta aquele "papo" vermelho do lado direito da cara. Também apresenta uns filamentos esbranquiçados naquelas barbatanas mais compridas que tem em baixo.O que posso fazer?

 

 

Obrigada e até breve!

 

Cumprimentos,

Até breve!

Ana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso parece ser a "doença dos buracos", mas.....

 

Podes colocar uma foto do escalar para vermos melhor do que se trata? Ja agora podeias tambem colocar o setup do aqua?

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso parece ser a "doença dos buracos", mas.....

 

Podes colocar uma foto do escalar para vermos melhor do que se trata? Ja agora podeias tambem colocar o setup do aqua?

 

Cumps

 

Desde já muito obrigada pela ajuda,

 

Não me parece que seja a doença do buraco na cabeça... o escalar come bem e a ferida é de lado (digamos na "bochecha")

É um buraco relativamente grande, aí com 2/3 mm de diametro, o seu interior é vermelho e pulsa, saindo para fora, de cada vez que o peixe respira...

Por enquanto não consigo tirar fotos, vou ver se em breve coloco aqui alguma.

 

Mais uma vez obrigada...

 

Setup:

160litros

temp - 27º

ph - 6,5 / 7

kh - 2

amónia - 0

nitratos - 0

 

Flora: valisnérias, anúbias e cryptocorynes.

Fauna: 2 escalares, corydoras, cardinais e stª filomena

Até breve!

Ana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Que outros peixes tens? É possível que seja uma dentada de outro, como por exemplo de outro escalar...

Cumps.

 

Olá,

 

Escrevi os peixes que tinha no post anterior:

 

2 Escalares, Cardinais, Stªa Filomena, Corydoras e 1 limpa vidros (esqueci-me de o incluir anteriormente)

 

Não me parece... é demasiado redonda e funda para ser uma dentada de outro escalar, além disso nunca os vejo picados, uma vez que já estão juntos há muito tempo.

Até breve!

Ana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa. Não reparei na lista dos peixes. :)

 

É possível que seja uma infecção bacteriana causada por más condições da água. Tu própria admitiste que já não mudavas a água há algum tempo.Vê lá se se parece com isto (embora em ponto mais pequeno):

 

pic_15207_10.jpg

 

Se sim é infecção bacteriana. Aconselho-te isolares o peixe noutro aquário e tratá-lo com JBL Furanol ou Sera Baktopur Direct. Ambos prejudicam as bactérias nitrificantes: segue com cuidado a bula.

 

Para já, não me ocorre mais nada. Talvez mais alguém te possa ajudar.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa. Não reparei na lista dos peixes. banana rock

 

É possível que seja uma infecção bacteriana causada por más condições da água. Tu própria admitiste que já não mudavas a água há algum tempo.Vê lá se se parece com isto (embora em ponto mais pequeno):

 

pic_15207_10.jpg

 

Se sim é infecção bacteriana. Aconselho-te isolares o peixe noutro aquário e tratá-lo com JBL Furanol ou Sera Baktopur Direct. Ambos prejudicam as bactérias nitrificantes: segue com cuidado a bula.

 

Para já, não me ocorre mais nada. Talvez mais alguém te possa ajudar.

Cumps.

 

Olá, obrigada pela ajuda mais uma vez banana rock

 

Sim é parecido com isso, embora como referiste um buraco muito mais pequeno.

O interior é bastante mais avermelhado...

 

Será infecção bacteriana? Não poderá ter sido por não mudar a água há algum tempo?

 

De qualquer forma vou experimentar então o Sera Backtopur.

Até breve!

Ana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É possível que seja uma infecção bacteriana causada por más condições da água. Tu própria admitiste que já não mudavas a água há algum tempo.

Se sim é infecção bacteriana. Aconselho-te isolares o peixe noutro aquário e tratá-lo com JBL Furanol ou Sera Baktopur Direct. Ambos prejudicam as bactérias nitrificantes: segue com cuidado a bula.

Olá, obrigada pela ajuda mais uma vez :)

De qualquer forma vou experimentar então o Sera Backtopur Direct

É melhor pores o Baktopur Direct. Parece-me ser esse o mais eficaz para este caso. Atenção às bactérias do ciclo do azoto.

Cumps. :D

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É melhor pores o Baktopur Direct. Parece-me ser esse o mais eficaz para este caso. Atenção às bactérias do ciclo do azoto.

Cumps. :puppydogeyes:

 

Olá,

 

Pois... acontece que não tenho outro aquário, pelo que talvez opte por fazer neste aquário, prevenindo assim algum tipo de contágio aos outros peixes...

 

Talvez use também o Backtopur apenas, para não me destruir as bactérias do filtro...

 

Achas que safa?

 

Cumprimentos

Até breve!

Ana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Pois... acontece que não tenho outro aquário, pelo que talvez opte por fazer neste aquário, prevenindo assim algum tipo de contágio aos outros peixes...

 

Talvez use também o Backtopur apenas, para não me destruir as bactérias do filtro...

 

Achas que safa?

 

Cumprimentos

Infelizmente não há certezas nastas coisas :puppydogeyes: . Tenho a impressão de que nem com o canudo de biólogo e um bom microscópio...

É só uma questão de experimentar.

Boa Sorte e Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimenta com o backtopur sozinho, mas se calhar não vai ser suficiente...

 

O que podes tambem fazer é realizar o tratamento à parte, ou seja, num balde ou num recepiente qualquer que leve cerca de 3 a 5 litros, assim ja não havia perigo para as bacterias boas. Atenção, não convem ser um recipiente que tenha passado por lixivia, e se possivel passa-o por água quente antes de o utilizar...

 

Retira água do aquário e coloca o peixe la, faz o tratamento e deixa atuar uns 15 minutos e depois volta a colocar o escalar no aquário, mas não voltes a colocar a água tambem...

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O que o Aqua T diz tem sentido. Já o fiz com o JBL Furanol.

No que diz respeito ao Sera Baktopur Direct, é o mesmo princípio de tratamento de choque.

Em vez de 1 comprimido para 50 litros, introduz 1 comprimido para cerca de 2 litros e deixa-se dissolver bem. Mergulha-se lá o peixe durante 30 minutos. Isto de acordo com o pdf que li no site da Sera.

Assim não afectas as bactérias do aquário.

 

Eles também dizem para continuar o tratamento no aquário com dose normal. Eu não faço isso. Se necessário repito este tratamento de choque 2 vezes ao dia (de 12 em 12 horas).

 

Nota de curiosidade: o Sera Baktopur Direct e o JBL Furanol têm o mesmo princípio activo: o nifurpirinol.

Cumps.

Editado por Tilapia

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais