Urgente... No3 E No2


tonip

Recommended Posts

Pessoal estou desesperado, iniciei me na aquariofilia a duas semanas e comprei um aquario de 84l, lavei tudo com agua corrente e coloquei areao e enchi de agua, coloquei tb imediatamente o stress coat e stress zime e esperei uma semana, passada essa semana fiz o meu primeiro TPA de 20% e coloquei 4/5 plantas e coloquei de novo os stress coat e zime e um produto pra plantas da sera, e esperei novamente uma semana e queria por os primeiro peixes de fundo, limpa vidros e afins... mas antes de colocar dirigi me a uma loja de peixes e eles la fizeram me os testes aos nitratos e nitritos e amonia e os valores estavam elevadissimos... nao tenho nada de especial no aquario e nao sei porque isso... aconselharam me a fazer tpa pra baixar e acabei de fazer lo agora mesmo um de 40%. e so amanha volto a analisar a agua....

 

 

A minha duvida é: porque estes valores se nao tenho nada que podesse aumentar os nitritos a amonia e os nitratros????

 

as plantas foram compradas e inspecionadas pra ver se tinham materia morta, e nao tinham.... e acabei agora mesmo de ver las todas de novo...

 

 

preciso de ajuda...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que parametros é que estão elevadissimos? os 3? (amonia, nitritos e nitratos)? Não é normal existirem picos dessas 3 coisas ao mesmo tempo penso eu de que.

 

As plantas podiam, e deviam, de ter sido logo plantadas. As plantas ajudam a purificar a água consumindo alguns dos componentes que são nocivos aos peixes.

 

 

Que tipo de filtro tens e o que é que colocaste lá dentro?

Não tens deitado nada para dentro de água que possa dar origem a esses picos tais como comida, por exemplo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal estou desesperado, iniciei me na aquariofilia a duas semanas e comprei um aquario de 84l, lavei tudo com agua corrente e coloquei areao e enchi de agua, coloquei tb imediatamente o stress coat e stress zime e esperei uma semana, passada essa semana fiz o meu primeiro TPA de 20% e coloquei 4/5 plantas e coloquei de novo os stress coat e zime e um produto pra plantas da sera, e esperei novamente uma semana e queria por os primeiro peixes de fundo, limpa vidros e afins... mas antes de colocar dirigi me a uma loja de peixes e eles la fizeram me os testes aos nitratos e nitritos e amonia e os valores estavam elevadissimos... nao tenho nada de especial no aquario e nao sei porque isso... aconselharam me a fazer tpa pra baixar e acabei de fazer lo agora mesmo um de 40%. e so amanha volto a analisar a agua....

A minha duvida é: porque estes valores se nao tenho nada que podesse aumentar os nitritos a amonia e os nitratros????

 

as plantas foram compradas e inspecionadas pra ver se tinham materia morta, e nao tinham.... e acabei agora mesmo de ver las todas de novo...

preciso de ajuda...

Bem... podia tentar especular sobre a origem desses valores, mas não vale a pena!

 

Não stresses, vê as coisas pela positiva: já tens nitritos (e eventualmente nitratos, caso não tenham vindo da água de origem), vais pelo menos a meio do ciclo! (e nem tiveste de juntar peixe para isso).

 

Continua com as tpa's, analisa a água daqui a uma semana.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a amonia era o que estava mais normal.... dentro dos parametros aceitaveis mas mesmo assim a fugir, agora os no2 e no3 elevadissimos mesmo.... tenho umas ceramicas da sera, estrelas, e carvao activo e uma espomja e ainda algodao.... o aquario é da rena de 80 cm com filtro interno.... tenho ainda junto uma concha decorativa que comprei propria pra aquarios com um pedra difusora la dentro que coloquei...nada mesmo de especial e nem peixes ainda tenho... nao entendo....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a amonia era o que estava mais normal.... dentro dos parametros aceitaveis mas mesmo assim a fugir, agora os no2 e no3 elevadissimos mesmo.... tenho umas ceramicas da sera, estrelas, e carvao activo e uma espomja e ainda algodao.... o aquario é da rena de 80 cm com filtro interno.... tenho ainda junto uma concha decorativa que comprei propria pra aquarios com um pedra difusora la dentro que coloquei...nada mesmo de especial e nem peixes ainda tenho... nao entendo....

Mais uma vez, bom sinal... o Zime tem bactérias, para acelerar o ciclo, provavelmente já tens pouca amónia porque elas estão a funcionar. Os nitritos resultam das "primeiras" bactérias que começam a actuar, agora as "segundas" já têm que "comer" (nitritos) e estão a produzir nitratos.

 

Mas se queres especulação... A amónia pode ter vindo de n fontes. Dizes que as plantas não apresentavam matéria morta... ao nível macro, pois microscopicamente alguma coisa deve ter morrido. O próprio stress coat tem extracto de aloé, biodegradável.

 

Especulando ainda mais, com o Zime introduziste bactérias. Possivelmente muitas delas podem ter morrido... enfim, para quê especular mais, estás com o ciclo quase feito. Faz mais tpa´s, analiza daqui a uns dias!

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok vou fazer mais uns TPA`s e esperar e vou ainda analisar a agua da torneira pra ver se existe possibilidade de ser alguma coisa do smas de matosinhos, lol. bem vou aguardando e depois posto aki as novidades, obrigado pelos conselhos...

 

 

 

 

 

PS: admiro esta comunidade, a uniao faz a força e ja me ajudaram noutras situaçoes obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok vou fazer mais uns TPA`s e esperar e vou ainda analisar a agua da torneira pra ver se existe possibilidade de ser alguma coisa do smas de matosinhos, lol. bem vou aguardando e depois posto aki as novidades, obrigado pelos conselhos...

PS: admiro esta comunidade, a uniao faz a força e ja me ajudaram noutras situaçoes obrigado

A água da companhia pode ter até 50 ppm e nitratos (se não me engano) embora esse seja o valor limíte. Quanto a nitritos é pouco provável.

 

Não necessitas de exagerar nas tpa's, dado que não tens peixes. Assim manténs algum alimento para as bactérias aumentarem a sua colónia.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas se queres especulação... A amónia pode ter vindo de n fontes. Dizes que as plantas não apresentavam matéria morta... ao nível macro, pois microscopicamente alguma coisa deve ter morrido. O próprio stress coat tem extracto de aloé, biodegradável.

 

Especulando ainda mais, com o Zime introduziste bactérias. Possivelmente muitas delas podem ter morrido... enfim, para quê especular mais, estás com o ciclo quase feito. Faz mais tpa´s, analiza daqui a uns dias!

 

Cumps

São especulações perfeitamente lógicas.

 

 

Existe no mercado carvão activo para remover os nitratos, amoniaque e outras substancias, se usares não vais ter problemas com isso eu utilizo o acticool,custa 8 euros e pouco e desempenha muitas funções.

Carvão activo? Não te estárás a referir a resinas especiais para absorver determinadas substâncias? Algumas são polivalentes: o Clearmec Plus da JBL absorve NO2, NO3 e PO4.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.