Recommended Posts

Publicado

:snipersmile: E aí pessoal, sou novata na área de aqua plantado e estou com uma grande dúvida, minha iluminação fica: descontando o substrato e medindo da lâmpada ao substrato tenho exatamente 60 cm, lendo alguns tópicos percebi que seria difícil fazer um belo tapete ao fundo e cultivar algumas plantas mais exigentes então decidi mexer na iluminação do mesmo. devo usar uma HQI de 150W ou T5. Qual seria a distancia máxima que as lâmpadas devem ficar do substrato para eu conseguir qualidade para as plantas. E a potencia total?

Setup aqua:

1m de comp. x 60 de alturax 40 larg.

humus, laterita, cascalho mineiro.

flora pride.

Co2 caseiro.

170L descontando substrato + ou-

iluminação atual:

1x 30w azul para marinho

3x 30w daylight

Desculpe tantas peguntas.

• 8 meses depois...
Publicado:

TUDO BEM ERICA

O MELHOR QUE VOCÊ PODE FAZER É COLOCAR 1 HQI DE 150 + 1 DE 70 DEVIDO A ALTURA DO SEU AQ, DEIXANDO ACESAS NUM PERIODO DE 10 A 12 HRS. TAMBÉM É INTERESSANTE QUE VOCÊ ADQUIRA UM FILTRO DE UV PARA QUE NÃO ACONTEÇA UM SURGIMENTO DE ALGAS DEVIDO A QUANTIDADE DE NUTRIENTES QUE DEVE TER SEU AQ.

Publicado:
:medieval_mace: E aí pessoal, sou novata na área de aqua plantado e estou com uma grande dúvida, minha iluminação fica: descontando o substrato e medindo da lâmpada ao substrato tenho exatamente 60 cm, lendo alguns tópicos percebi que seria difícil fazer um belo tapete ao fundo e cultivar algumas plantas mais exigentes então decidi mexer na iluminação do mesmo. devo usar uma HQI de 150W ou T5. Qual seria a distancia máxima que as lâmpadas devem ficar do substrato para eu conseguir qualidade para as plantas. E a potencia total?

Setup aqua:

1m de comp. x 60 de alturax 40 larg.

humus, laterita, cascalho mineiro.

flora pride.

Co2 caseiro.

170L descontando substrato + ou-

iluminação atual:

1x 30w azul para marinho

3x 30w daylight

Desculpe tantas peguntas.

Olá podes usar 1xHQI de 150w, mas acho que no teu aquario ficava melhor 1 calha de 4x39 T5.. com as T5 podes misturar os espectros e ficas na mesma com uma excelente iluminação

Cumps

Publicado:

Boas

Na minha opinião optava por 4x39w T5 como o Godlike referiu não só pelos espectros que é um grande factor a ter em conta mas também por uma questão de espaço e de eficiência em distribuição da luz, isto porque a HQI tens de colocar a uns 20 cm acima do aquario para a luz abranger todo o aquario fazendo com que deixes de poder colocar tampa ou tenhas de ter uma tampa bastante alta e com a T5 consegues obter uma distribuição muito mais uniforme ao longo de todo o aquario.

28592.png

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!