burriex Publicado Abril 10, 2008 Publicado Abril 10, 2008 Tenho duvidas à cerca de fertilizações. Pelo que sei, mesmo as plantas menos exigentes agradecem uma boa fertilização, ajudando-as assim a crescer saudáveis. Resta-me então saber o que é uma boa fertilização...... Eu tenho um guia que me diz quais os parâmetros ideais para cada Macro e alguns micro nutrientes. Eu tava a pensar fazer fertilização de potássio através de cloreto de potássio (KCL), NO3 (se necessário através de nitrato de potássio), PO4 (se necessário através de KH2PO4), o Ferro assim como outros micros (Mg, Fe, etc) através de Sera Florena. De momento não tou ainda a fertilizar com nada disto, gostava de saber a vossa opinião, quanto aos nitratos tem estado sempre entre 5 e 10 ppm, por isso por enquanto não será necessário fertilizar, os fosfatos ainda não tenho testes por isso ainda tenho que ver. Cumprimentos Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta. BOA AQUARIOFILIA
zlatan9 Publicado: Abril 10, 2008 Publicado: Abril 10, 2008 Se não referes nada sobre o teu aquário é difícil... One Fish Standing Kurichiba
burriex Publicado: Abril 10, 2008 Autor Publicado: Abril 10, 2008 Se não referes nada sobre o teu aquário é difícil... Aquário: 80x30x45 Termostato: 100w Iluminação: 18W daylight e 30w 6400K DIY = 48w Filtro Biológico: 400L/h ( mellow.gif Foi o que o dinheiro permitiu, um dia mais tarde pensarei num externo) Temperatura: 26º Layout: -tronco de videira -pedra basaltica -cartolina preta Substracto: Substrato fértil JBL Solo: Areão e areia de rio Flora: -valisnérias -Sagittaria subulata -Anubias nana Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta. BOA AQUARIOFILIA
burriex Publicado: Abril 10, 2008 Autor Publicado: Abril 10, 2008 E Valores?? pH: 7.2 kH: 4 gH: 8 NH3: 0 ppm NO2: 0 ppm NO3: 8 ppm Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta. BOA AQUARIOFILIA
Wooddy Weaver Publicado: Abril 10, 2008 Publicado: Abril 10, 2008 Olá!! A minha resposta não vai ser muito completa, mas podes sempre pesquisar um pouco mais sobre o tema aqui no forúm! Também tenho um plantado e confesso que a fertilização é um desafio. Independentemente das plantas que tens, tens sempre que ter uma relação equilibrada dos Macros nutrientes (NKP). Os nitratos (a fórmula química de N por excelência assimilável pelas plantas) são produzidos pelos próprios peixes através dos seus dejectos assim como pelos restos de comida que os peixes não comem. Os fosfatos também são produzidos mas em menor quantidade. O Potássio tem que ser mesmo adicionado. A relação entre estes 3 macronutrientes será: 5xN : xP: 10xK. Ou seja, 5ppm N: 1ppP: 10ppmK e assim sucessivamente ( poderás encontrar outras relações entre estes macronutrientes se fizeres uma pesquisa intensiva na net). À parte disso, terás sempre que fazer uma fertilização de micronutrientes. O ferro apesar de ser um micronutriente é muito importante num plantado e dai ser importante o seu controlo. Uma coisa que tens que entender é que uma assimilação de num macronutriente está depende da assimilação de outro macronutriente. Ou seja, se tiveres 2 macronutrientes nas concentrações desejadas e um em carência vai haver um desequilibrio. Daí a importância dos testes de N e P. Não existem testes para o K mas como este é o que está em maior concentração em relação aos outros raramente está em excesso (quando fizeres os testes e virem as quantidades de macronutrientes assimilados por dia vais perceber!) Se não tiveres esta relação equilibrada de nutrientes vai ter sempre problemas de algas. A existência de algas num aquário é completamente natural. O que não é natural é que as algas dominem o aquário e se sobreponham às plantas. Quando tal acontece existe um desiquilibrio. A fertilização terá ser quase de certeza, diária. Se fizeres os testes dos macro antes das luzes acenderem, depois acertares os valores e no final do dia (quando as luzes apagarem) ou mesmo 24 horas depois, voltares a fazer os testes vais ver que, quanto muito o N mantêm-se mas os outros, P e Ferro baixam. Assim tens a noção de quanto acrescentar todos os dias. Num plantado também tens que ter em contra o pH e Kh. A relação destes dois parâmetros indica a concentração de CO2. Deves ter um valor de Kh entre 4 e 5. Depois adicionas o CO2. Espero ter ajudado. Tal como disse no início eu também estou a aprender e por isso espero não ter dito nada de errado Wooddy
burriex Publicado: Abril 10, 2008 Autor Publicado: Abril 10, 2008 Olá!! A minha resposta não vai ser muito completa, mas podes sempre pesquisar um pouco mais sobre o tema aqui no forúm! Também tenho um plantado e confesso que a fertilização é um desafio. Independentemente das plantas que tens, tens sempre que ter uma relação equilibrada dos Macros nutrientes (NKP). Os nitratos (a fórmula química de N por excelência assimilável pelas plantas) são produzidos pelos próprios peixes através dos seus dejectos assim como pelos restos de comida que os peixes não comem. Os fosfatos também são produzidos mas em menor quantidade. O Potássio tem que ser mesmo adicionado. A relação entre estes 3 macronutrientes será: 5xN : xP: 10xK. Ou seja, 5ppm N: 1ppP: 10ppmK e assim sucessivamente ( poderás encontrar outras relações entre estes macronutrientes se fizeres uma pesquisa intensiva na net). À parte disso, terás sempre que fazer uma fertilização de micronutrientes. O ferro apesar de ser um micronutriente é muito importante num plantado e dai ser importante o seu controlo. Uma coisa que tens que entender é que uma assimilação de num macronutriente está depende da assimilação de outro macronutriente. Ou seja, se tiveres 2 macronutrientes nas concentrações desejadas e um em carência vai haver um desequilibrio. Daí a importância dos testes de N e P. Não existem testes para o K mas como este é o que está em maior concentração em relação aos outros raramente está em excesso (quando fizeres os testes e virem as quantidades de macronutrientes assimilados por dia vais perceber!) Se não tiveres esta relação equilibrada de nutrientes vai ter sempre problemas de algas. A existência de algas num aquário é completamente natural. O que não é natural é que as algas dominem o aquário e se sobreponham às plantas. Quando tal acontece existe um desiquilibrio. A fertilização terá ser quase de certeza, diária. Se fizeres os testes dos macro antes das luzes acenderem, depois acertares os valores e no final do dia (quando as luzes apagarem) ou mesmo 24 horas depois, voltares a fazer os testes vais ver que, quanto muito o N mantêm-se mas os outros, P e Ferro baixam. Assim tens a noção de quanto acrescentar todos os dias. Num plantado também tens que ter em contra o pH e Kh. A relação destes dois parâmetros indica a concentração de CO2. Deves ter um valor de Kh entre 4 e 5. Depois adicionas o CO2. Espero ter ajudado. Tal como disse no início eu também estou a aprender e por isso espero não ter dito nada de errado Wooddy A explicação está muito boa, fiquei bastante elucidado. Apenas queria saber se o Sera Florena serve para a fertilização de Micros? Cumprimentos e obrigado pela ajuda Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta. BOA AQUARIOFILIA
Wooddy Weaver Publicado: Abril 10, 2008 Publicado: Abril 10, 2008 Olá! Sim serve. Eu uso esse produto e tenho bons resultados. A única coisa que faço é um pequeno ajuste de ferro. Digamos que adiciono um pouco mais do que o recomendado para ter os valores de ferro que quero. Ajusto para 1ppm (mg/L) e deixo baixar até 0,5ppm. Mas é possível ajustar este micro adicionando apenas ferro. Fica bem, Wooddy
Vasco Matos Publicado: Abril 10, 2008 Publicado: Abril 10, 2008 Outra coisa,é importante ver se os Micros que usamos têm ou não Magnésio incluido.O meu não tem por ex. e tenho de fertilizar com uma solução de Sulfato de Magnésio. Algumas plantas podem apresentar carências de cálcio, em alguns aquário,principalmente que tenham caracois. Para fertilizar com Cálcio comprar ''Decalcit'' e aplicar depois das tpa's um pouco.A colher cheia trata 500L/semana ou quinzenalmente. O Ferro que está presente em alguns Micros quanto a mim pode não ser suficiente em alguns aquários. É recomendada uma fertilização extra e diária de Ferro. Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
José Cruz Silva Publicado: Abril 10, 2008 Publicado: Abril 10, 2008 Mais uma vez.... A fertilização pelos parametros apresentados, que julgo terem como base o EI (estimative index) Não compreende apenas a fertilização em exagero. O tipo de plantas, a luz intensa, valores elevados de Co2 e TPA's também grandes são parte integrante do método. Apenas referenciando a fertilização e esquecendo todos os outros dá asneira na maioria dos casos. Abraços Zé Néo
Vasco Matos Publicado: Abril 10, 2008 Publicado: Abril 10, 2008 (editado) O tipo de plantas, a luz intensa, valores elevados de Co2 e TPA's também grandes são parte integrante do método. Apenas referenciando a fertilização e esquecendo todos os outros dá asneira na maioria dos casos. Concordo em absoluto.E também é muito importante a quantidade de plantas que o aquário tem,é preciso bom senso acima de tudo na hora de fertilizar,ter a noção de que só é necessário adicionar os nutrientes que as plantas podem consumir.Não é por descarregar fertilizante que as plantas vão ser mais saudáveis,pelo contrário,só vai fazer é que as algas aproveitem o excesso... Uma coisa é certa: todos os aquários plantados precisam de todos os nutrientes Macro e Micro.Nas alturas certas também. As doses de fertilização também variam de acordo com o tipo de aquário,do seu metabolismo próprio. Editado Abril 10, 2008 por Zogli Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
zlatan9 Publicado: Abril 11, 2008 Publicado: Abril 11, 2008 Outra coisa,é importante ver se os Micros que usamos têm ou não Magnésio incluido.O meu não tem por ex. e tenho de fertilizar com uma solução de Sulfato de Magnésio. Algumas plantas podem apresentar carências de cálcio, em alguns aquário,principalmente que tenham caracois. Para fertilizar com Cálcio comprar ''Decalcit'' e aplicar depois das tpa's um pouco.A colher cheia trata 500L/semana ou quinzenalmente. O Ferro que está presente em alguns Micros quanto a mim pode não ser suficiente em alguns aquários. É recomendada uma fertilização extra e diária de Ferro. Post conciso e com informação muito importante. Já agora, não compraste o de micros na HA pois não? One Fish Standing Kurichiba
Vasco Matos Publicado: Abril 11, 2008 Publicado: Abril 11, 2008 Post conciso e com informação muito importante.Já agora, não compraste o de micros na HA pois não? Já tive e esses penso que tinham Mg. Agora os meus Micros são FERROPOL 24h,é uma fertilização diária,1 gota/50L. Mas não tem Mg. Os Micros sa SEACHEM Flourish também não têm Mg. Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
zlatan9 Publicado: Abril 11, 2008 Publicado: Abril 11, 2008 Já tive e esses penso que tinham Mg. Agora os meus Micros são FERROPOL 24h,é uma fertilização diária,1 gota/50L. Mas não tem Mg. Os Micros sa SEACHEM Flourish também não têm Mg. Sim, aqueles que referi têm Mg, por isso é que te estava a perguntar. A fertilização diária dá trabalho mas compensa! One Fish Standing Kurichiba
lulaby Publicado: Maio 14, 2008 Publicado: Maio 14, 2008 Olá pessoal Vou iniciar agora a fertilização do meu plantado. Comprei Sera Florena e tenho uma duvida que considero parva ou talvez não: O meu aqua tem 270 litros reais, quantos mililitros tenho que adicionar de cada vez ??? O frasco diz 5 ml para 20 litros 270/20=13.5 13.5 X 5 ml = 67ml está correcto??? Obrigado Ricardo Amoreira Veja o meu primeiro aquário - BOLOR - e dê a sua opinião
lulaby Publicado: Maio 14, 2008 Publicado: Maio 14, 2008 Podem-me chamar estupido se for esse o caso Mas agradecia uma resposta Obrigado Veja o meu primeiro aquário - BOLOR - e dê a sua opinião
burriex Publicado: Maio 15, 2008 Autor Publicado: Maio 15, 2008 Podem-me chamar estupido se for esse o caso Mas agradecia uma resposta Obrigado Pode por esses mesmos 67ml dumas vez sim, isso em principio durar-te-ia para uma semana, dependendo do número de plantas e o tipo. Mas eu aconselharia-te a distribuires esses 67ml ao longo da semana a pores por exemplo 10ml por dia ou 20ml de 2 em 2 dias. Mas para veres e as tuas plantas consomem os nutrientes que lhe dás seria importante teres o teste de Ferro por exemplo. Cumprimentos Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta. BOA AQUARIOFILIA
Vasco Matos Publicado: Maio 15, 2008 Publicado: Maio 15, 2008 Qual a constituição do SERA Florena? É só de Micros ou tem Potassio e Ferro também? Quando fertilizamos temos de nos interrogar acerca disto,para não o fazermos de uma forma deficiente. Muitas vezes estamos a colocar um fertilizante semanal que de Potassio e Ferro tem muito pouco,e muitas vezes não tem nenhum,é só mesmo Micros. Caso seja só de Micros, é importante colocar um pouco de Potassio e Ferro diariamente. A quantidade a pôr tem de ser consoante o numero de plantas,se o aqua tem um sistema de CO2 ou não e a quantidade de luz. Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
burriex Publicado: Maio 15, 2008 Autor Publicado: Maio 15, 2008 Qual a constituição do SERA Florena? É só de Micros ou tem Potassio e Ferro também? Quando fertilizamos temos de nos interrogar acerca disto,para não o fazermos de uma forma deficiente. Muitas vezes estamos a colocar um fertilizante semanal que de Potassio e Ferro tem muito pouco,e muitas vezes não tem nenhum,é só mesmo Micros. Caso seja só de Micros, é importante colocar um pouco de Potassio e Ferro diariamente. A quantidade a pôr tem de ser consoante o numero de plantas,se o aqua tem um sistema de CO2 ou não e a quantidade de luz. O Sera Florena é só de micros e uma grande percentagem de Ferro, depois tens que complementar com Potássio, Nitratos e Fosfatos se for preciso. Cumprimentos Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta. BOA AQUARIOFILIA
lulaby Publicado: Maio 15, 2008 Publicado: Maio 15, 2008 Obrigado burriex e zogli pelos esclarecimentos. Depois vou fertilizar com macros caseiros seguindo as vossas dicas noutros topicos. Cumprimentos Ricardo Amoreira Veja o meu primeiro aquário - BOLOR - e dê a sua opinião
Recommended Posts