nuskinha Publicado Abril 8, 2008 Publicado Abril 8, 2008 (editado) Boa tarde, Montei um novo aquário há uma semana e os valores estão fora do normal, gostava de vos pedir ajuda, porque não sei que procedimentos fazer para que os valores alterem. O aquário tem várias plantas, substracto e rocha vulcânica. Fauna: guppys (muitos alevins numa maternidade de rede) e neons Testes e respectivos valores: Temperatura: 26º KH - 5 PH - 7,6 Nitritos - 0,1 Nitratos - 1 Fe - 0,7 .png' alt=':biggn:'> Bom, quanto ao ph, no outro aqua tinha sempre a rondar os 7 e estava sempre tudo bem... mas agora parece difícil baixar... vou tentar pôr mais umas gotas... mas não o faço sem saber se tenho de fazer alguma TPA Quanto os Nitritos e ao Ferro não sei o que hei-de fazer para baixar... Coloquei água do outro aqua, mas o ciclo não está completo e os valores preocupam-me... Se alguém me puder ajudar.... Obrigada, Nuskinha Editado Abril 8, 2008 por nuskinha Citar Viva o vício!!!
João Faria Publicado: Abril 8, 2008 Publicado: Abril 8, 2008 Boas, Para baixar o pH (por causa dos neons, só) com TPAs tens primeiro de ver se a água que utilizas tem um pH mais baixo que 7,6, como é óbvio, senão não te dá para nada. O KH está bom e os nitratos também. Os nitritos estão mesmo no limite do aconselhável. Os nitritos dificultam a absorção de oxigénio ao nível das guelras tanto mais quanto mais alto fôr o valor. Com 0,1 e um comportamento normal dos peixes podes estar descansada. No entanto, eu faria uma TPA de 30%, não vão esses valores subir um pouco mais. Não quer dizer que a mais de 0,1 sufoquem e caiam para o lado, mas convém baixar esses níveis. Falta a amónia. É sempre muito importante. Como não tens valores, a TPA fará baixar a amónia, que não deve estar a 0 neste momento. O mesmo vale para o ferro. Mais uma vez a observação da comportamento dos peixes pode ser um indício valioso. Cumps. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
nuskinha Publicado: Abril 8, 2008 Autor Publicado: Abril 8, 2008 Falta a amónia. É sempre muito importante. Como não tens valores, a TPA fará baixar a amónia, que não deve estar a 0 neste momento. O mesmo vale para o ferro. Mais uma vez a observação da comportamento dos peixes pode ser um indício valioso.Cumps. O pH da tprneira ronda os 7,5... por isso tenho mesmo de baixar... Quanto à amónia, não tenho o teste, por isso não o fiz, mas calculo que esteja descontrolado... O meu problema é... posso fazer já uma TPA, uma vez que o aquário ainda não estabilizou e tenho alevins nascidos há 3 dias? tenho uma guppy com respiração mt rápida. está grávida, mas não me parece que vá ter já os alevins. Deve ser falta de O2? B Citar Viva o vício!!!
João Faria Publicado: Abril 8, 2008 Publicado: Abril 8, 2008 Podes fazer a TPA, cerca de 30% se não quiseres arriscar. Os pH das 2 águas são semelhantes e não trarão problemas. A amónia e os nitritos baixarão automáticamente. O equilíbrio biológico (das bactérias "boas" ou nitrificantes) não será afectado pois estas bactérias encontram-se no filtro e não na água. Como usaste um filtro de outro aquário já maturado, a amónia não deverá estar descontrolada, apenas um pouco alta por forma a afectar uma guppy fêmea grávida, mas mais ninguém, suponho eu. Repara que os alevins são os mais sensíveis de todos à amónia e nitritos... Para já mão mexas no pH. Pode estressar ainda mais os peixes, sobretudo a guppy grávida. O consolidar do ciclo do azoto acidifica naturalmente a água. Baixa-o só se vires que os neons estão a ficar de cara à banda. Cumps. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
nuskinha Publicado: Abril 8, 2008 Autor Publicado: Abril 8, 2008 Podes fazer a TPA, cerca de 30% se não quiseres arriscar. Os pH das 2 águas são semelhantes e não trarão problemas. A amónia e os nitritos baixarão automáticamente. O equilíbrio biológico (das bactérias "boas" ou nitrificantes) não será afectado pois estas bactérias encontram-se no filtro e não na água. Como usaste um filtro de outro aquário já maturado, a amónia não deverá estar descontrolada, apenas um pouco alta por forma a afectar uma guppy fêmea grávida, mas mais ninguém, suponho eu. Repara que os alevins são os mais sensíveis de todos à amónia e nitritos... Para já mão mexas no pH. Pode estressar ainda mais os peixes, sobretudo a guppy grávida. O consolidar do ciclo do azoto acidifica naturalmente a água. Baixa-o só se vires que os neons estão a ficar de cara à banda. Cumps. Pronto, já fiz a TPA. Iam-me escapando uns alevins daqui a uma hora volto a fazer os testes... pelo menos a dos NO2, NO3 e Fe. Já digo qualquer coisa. Obrigada pela ajuda, Nuskinha Citar Viva o vício!!!
nuskinha Publicado: Abril 8, 2008 Autor Publicado: Abril 8, 2008 depois da TPA, medi novamente: PH- 7,5 (já adicionei umas gotas para baixar) Nitritos - 0,05 Ferro - 0,4 (Continua alto) O que faço? o Ferro está alto demais... Citar Viva o vício!!!
João Faria Publicado: Abril 8, 2008 Publicado: Abril 8, 2008 Se não estás a adicionar nenhum fertilizante para plantas contendo ferro então é bem possível que a sua origem esteja na água que usas. Tenta acrescentar mais acondicionador de água, vulgarmente conhecido como anti-cloro. Também tem a propriedade de neutralizar os metais pesados, entre os quais o ferro. Duplica a dose se necessário. Não há problema de sobredosagem destes produtos. Cumps. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
nuskinha Publicado: Abril 9, 2008 Autor Publicado: Abril 9, 2008 Se não estás a adicionar nenhum fertilizante para plantas contendo ferro então é bem possível que a sua origem esteja na água que usas. Tenta acrescentar mais acondicionador de água, vulgarmente conhecido como anti-cloro. Também tem a propriedade de neutralizar os metais pesados, entre os quais o ferro. Duplica a dose se necessário. Não há problema de sobredosagem destes produtos.Cumps. Utilizei fertilizante (plant gro da nutrafin)... hum... só costumava fazê-lo de 15 em 15 dias, mas ontem adicionei novamente (ou seja, dps de 1 semana). Talvez seja isso... nunca tinha tido o ferro tão alto... vou adicionar aqua plus (nutrafin) Amanha vejo se baixou. Obrigada pela ajuda. Cumps, Nuskinha Citar Viva o vício!!!
Ricardo Diogo Publicado: Abril 9, 2008 Publicado: Abril 9, 2008 depois da TPA, medi novamente: PH- 7,5 (já adicionei umas gotas para baixar) Nitritos - 0,05 Ferro - 0,4 (Continua alto) O que faço? o Ferro está alto demais... Gotas para baixar para quê? 7,5 é bom para o que tens. Apesar do que se diz, grande parte dos peixes não gosta de pH exactamente nos 7. O que dirias sabendo que os meus africanos estão em pH perto dos 9? O ferro tambem não faz mal, nessa concentração. Evita quimicos. Citar Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
nuskinha Publicado: Abril 9, 2008 Autor Publicado: Abril 9, 2008 Gotas para baixar para quê? 7,5 é bom para o que tens. Apesar do que se diz, grande parte dos peixes não gosta de pH exactamente nos 7. O que dirias sabendo que os meus africanos estão em pH perto dos 9? O ferro tambem não faz mal, nessa concentração. Evita quimicos. Obrigada por responderes, Ricardo. Tentei baixar o ph por causa dos neons, mas o da torneira é 7,5 e o do aqua ronda sempre entre os 7 e os 7,3... apenas para não haver grandes oscilações em relação ao da torneira. Mas estar nos 7,5 não me incomoda muito pois está bom para os guppys. Pensei que o ferro fosse muito alto... quando chegar a casa volto a medir... agora estou na escola. Cumps, Nuskinha Citar Viva o vício!!!
Nuno Costa Publicado: Abril 9, 2008 Publicado: Abril 9, 2008 boa tarde no teste dos nitratos, está escrito: se tiver nitritos, o teste de nitratos não é fiável... ou seja se tens nitritos não vale a pena perderes tempo a fazer o teste dos nitratos... Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
nuskinha Publicado: Abril 9, 2008 Autor Publicado: Abril 9, 2008 boa tarde no teste dos nitratos, está escrito: se tiver nitritos, o teste de nitratos não é fiável... ou seja se tens nitritos não vale a pena perderes tempo a fazer o teste dos nitratos... Consegues explicar-me pq? Sei que faz parte do ciclo do azoto... mas o resto não percebo mt (ou mesmo nada! ) Obrigada, Nuskinha Citar Viva o vício!!!
Ricardo Diogo Publicado: Abril 9, 2008 Publicado: Abril 9, 2008 Consegues explicar-me pq? Sei que faz parte do ciclo do azoto... mas o resto não percebo mt (ou mesmo nada! ) Obrigada, Nuskinha O teste deve-se confundir com o NO3 e o NO2. Citar Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
João Faria Publicado: Abril 9, 2008 Publicado: Abril 9, 2008 Mas que marca é a vossa afinal? Os meus testes da JBL funcionam sem problemas com quaisquer valores das outras substâncias presentes. De qualquer forma os nitratos são o valor menos importante. Neste início do aquário convém manter debaixo de olho os nitritos e esse funciona, segundo entendo. Quando estiverem a 0, então há que baixar os nitratos com as habituais TPAs. Muito por alto o Ciclo do Azoto É assim: - Detritos orgânicos decompõem-se por acção bacteriana em - Amónia NH3/NH4 (tóxica) que se decompõe por acção bacteriana em - Nitritos NO2(tóxicos) " " " " " " - Nitratos NO3 (tóxicos em muito elevadas quantidades; provocam infestação de micro-algas antes de serem tóxicos (>50 mg/l) Considera-se que o ciclo está fechado quando a amónia e os nitritos estão ambos a 0. Os nitratos retiram-se com TPAs pois as bactérias que deles se alimentam são anaeróbias (não gostam de O2) eO2 é o que mais há no aquário, logo não actuam quase nada. Para mais detalhes vai aqui: http://faq.thekrib.com/pt/begin-cycling.html#cycle Cumps. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
nuskinha Publicado: Abril 9, 2008 Autor Publicado: Abril 9, 2008 Mas que marca é a vossa afinal? Os meus testes da JBL funcionam sem problemas com quaisquer valores das outras substâncias presentes. De qualquer forma os nitratos são o valor menos importante. Neste início do aquário convém manter debaixo de olho os nitritos e esse funciona, segundo entendo. Quando estiverem a 0, então há que baixar os nitratos com as habituais TPAs. Muito por alto o Ciclo do Azoto É assim: - Detritos orgânicos decompõem-se por acção bacteriana em - Amónia NH3/NH4 (tóxica) que se decompõe por acção bacteriana em - Nitritos NO2(tóxicos) " " " " " " - Nitratos NO3 (tóxicos em muito elevadas quantidades; provocam infestação de micro-algas antes de serem tóxicos (>50 mg/l) Considera-se que o ciclo está fechado quando a amónia e os nitritos estão ambos a 0. Os nitratos retiram-se com TPAs pois as bactérias que deles se alimentam são anaeróbias (não gostam de O2) eO2 é o que mais há no aquário, logo não actuam quase nada. Para mais detalhes vai aqui: http://faq.thekrib.com/pt/begin-cycling.html#cycle Cumps. Boas, Já estou por casa. Os meus testes também são da JBL e também tenho alí um do ph da sera. Não tenho o teste da amónia... é muito importante comprar? Já percebi que é tóxica... ou seja, se os nitritos stiverem altos significa que a amónia pode não estar a ser bem decomposta? Ah, também não tenho o teste de O2. Obrigada pelos vossos esclarecimentos... "epá" istos dos aquários vicia. Hoje até falei com um colega meu que é de física por causa da tal receita caseira de CO2. Citar Viva o vício!!!
João Faria Publicado: Abril 9, 2008 Publicado: Abril 9, 2008 Se os nitritos estiverem em alta significa que a amónia já se decompôs ou ainda está a decompor-se, visto que os nitritos provêm da amónia. É sempre importante ter um teste de amónia à mão. É caro mas pode vir a ser útil a qualquer momento. Este é um deles. Já leste o link que te indiquei? :D Cumps. P.S.: não precisas de teste de O2. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
Nuno Costa Publicado: Abril 10, 2008 Publicado: Abril 10, 2008 Consegues explicar-me pq? Sei que faz parte do ciclo do azoto... mas o resto não percebo mt (ou mesmo nada! )Obrigada, Nuskinha como já foi referido, é porque o teste dos nitratos não funciona bem quando existe nitritos. (isto é o que está escrito no livro do teste de nitratos - o meu teste é da nutrafin) agora eu não explicar isto fisicamente, mas presumo que a "coloração" aplicada aos nitratos tambem acuse nitritos. Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
nuskinha Publicado: Abril 10, 2008 Autor Publicado: Abril 10, 2008 Já leste o link que te indiquei? Cumps. Já li o link, já o conhecia e achei-o muito bom. No entanto, por vezes´, mesmo depois de ler, persistem algumas dúvidas... e quando se está no início, ainda pior. Mas a vossa ajuda tem sido preciosa. Quanto ao teste da amónia, hei-de comprar. A marca Sera é boa em testes? Pelo que me parece são dos mais baratos, por isso pergunto. Há umas semanas vi no Forum Montijo uma mala com grande parte dos testes mais importantes e não comprei... acabei por comprar a mais pequea da JBL, foi bem cara e não sei se é melhor. Citar Viva o vício!!!
João Faria Publicado: Abril 10, 2008 Publicado: Abril 10, 2008 (editado) Boas, São ambas excelentes marcas e equivalem-se na qualidade. Cumps. P.S.: Fórum Montijo. Eu sabia que esse deserto onde moras era a Margem Sul! ( para quem disse isso.) Editado Abril 10, 2008 por Tilapia Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
bionda9_2 Publicado: Abril 10, 2008 Publicado: Abril 10, 2008 desculpem a intruzao na vossa conversa, mas qual é essa receita caseira de co2 que tanto se fala...estou-m a iniciar e preciso de ajudinhas.tenho o aqua a uma semana a criar o ciclo, para depois poder colocar os peixes. jinhos Citar
nuskinha Publicado: Abril 10, 2008 Autor Publicado: Abril 10, 2008 desculpem a intruzao na vossa conversa, mas qual é essa receita caseira de co2 que tanto se fala...estou-m a iniciar e preciso de ajudinhas.tenho o aqua a uma semana a criar o ciclo, para depois poder colocar os peixes. jinhos Olá, eu tb sou iniciante. Para veres a receita de CO2 vai ao tópico "FAZ TU MESMO", é uma das primeiras... eu fiz aqula da gelatinae está a funcionar. Lá tem tudo, passo a passo. Cumps, Nuskinha Citar Viva o vício!!!
nuskinha Publicado: Abril 10, 2008 Autor Publicado: Abril 10, 2008 P.S.: Fórum Montijo. Eu sabia que esse deserto onde moras era a Margem Sul! ( para quem disse isso.) Pois é!!! Vivo no Barreiro, mas vou a muitas lojas de animais... aqui na zona conheço todas e onde vou tenho de ver se existe alguma banana rock Esta semana passei alí pelos lados de Santa Apolónia, já perto do local da Feira da Ladra e descobri lá uma lojinha que vende coisas baratas. Comprei um aquário de 50 cm por 28 euros. Mediante os preços que tenho visto, nem achei caro. Citar Viva o vício!!!
Recommended Posts