Rui Granja Publicado Abril 8, 2008 Publicado Abril 8, 2008 Boas, Como título indica, preciso de uma opinião em relação à iluminção que vou mudar no aqua. Tenho hipótese de adquiri duas calhas, uma t5 4x24w com lâmpadas de 10000k, e outra calha com 1 HQI 150w 10000k e duas t5 actínias de 24w cada. Na HQI as Actínias poderiam ser ligadas separadamente, mas tenho medo que 150w seja demasiada luz para 120L. Mas depois surge outra qestão, será que os 96w da primeira calha são sufcientes? Neste momento vou desmontar o aqua para fazer um amazónico basicamente com Echinodorus, mas queria uma calha que me desse para tudo. Consequentemente tenho receio que as algas comecem a atacar em forma e eu não consigo controlar o assunto. As calhas poderiam ser postas de qualquer forma, tenho muito espaço. Abraço Citar
Pcatualda Publicado: Abril 8, 2008 Publicado: Abril 8, 2008 Boas, Como título indica, preciso de uma opinião em relação à iluminção que vou mudar no aqua. Tenho hipótese de adquiri duas calhas, uma t5 4x24w com lâmpadas de 10000k, e outra calha com 1 HQI 150w 10000k e duas t5 actínias de 24w cada. Na HQI as Actínias poderiam ser ligadas separadamente, mas tenho medo que 150w seja demasiada luz para 120L. Mas depois surge outra qestão, será que os 96w da primeira calha são sufcientes? Neste momento vou desmontar o aqua para fazer um amazónico basicamente com Echinodorus, mas queria uma calha que me desse para tudo. Consequentemente tenho receio que as algas comecem a atacar em forma e eu não consigo controlar o assunto. As calhas poderiam ser postas de qualquer forma, tenho muito espaço. Abraço eu pessoalmente ia para as T5 , menos dinheiro na conta da luz , nao trás problemas no verão com a temperatura (como as Hqi trazem) e a qualidade de luz é muito melhor. Citar
Rui Granja Publicado: Abril 8, 2008 Autor Publicado: Abril 8, 2008 eu pessoalmente ia para as T5 , menos dinheiro na conta da luz , nao trás problemas no verão com a temperatura (como as Hqi trazem) e a qualidade de luz é muito melhor. Mas o facto de ser menos 15w que o aconselhável que são 111w para este aqua, nãp será prejudicial? Como disse queria um calha para tudo, não só para o layout que vou agora montar. Abraço Citar
Ricardo Diogo Publicado: Abril 9, 2008 Publicado: Abril 9, 2008 eu pessoalmente ia para as T5 , menos dinheiro na conta da luz , nao trás problemas no verão com a temperatura (como as Hqi trazem) e a qualidade de luz é muito melhor. As t5 não gastam mais que as hqi. Na temperatura tens razão mas na qualidade de luz não. Mas o facto de ser menos 15w que o aconselhável que são 111w para este aqua, nãp será prejudicial? Como disse queria um calha para tudo, não só para o layout que vou agora montar. Abraço Qualquer uma é boa. Com a hqi, vais ter de ter mais cuidado com os parametros, porque mais luz equivale a maior consumo de tudo por parte das plantas. Citar Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
Rui Granja Publicado: Abril 9, 2008 Autor Publicado: Abril 9, 2008 Qualquer uma é boa. Com a hqi, vais ter de ter mais cuidado com os parametros, porque mais luz equivale a maior consumo de tudo por parte das plantas. Mas por exemplo, se optar pela t5 não será um pouco curto os 96w dela? Não sei mesmo por qual optar. Se dizes que há um maior consumo de tudo por parte das plantas, dessa forma será menos propício o aparecimento de algas, correcto? Seguindo essa ordem de ideias. Abraço Citar
João Lopes Publicado: Abril 9, 2008 Publicado: Abril 9, 2008 Mas por exemplo, se optar pela t5 não será um pouco curto os 96w dela? Não sei mesmo por qual optar. Se dizes que há um maior consumo de tudo por parte das plantas, dessa forma será menos propício o aparecimento de algas, correcto? Seguindo essa ordem de ideias. Abraço Se tiveres Co2 para acompanhar a luz! Senão o mais certo é não consumirem e teres excesso de nutrientes/luz... Mas controlando os nutrientes não há problema.. Citar
Rui Granja Publicado: Abril 9, 2008 Autor Publicado: Abril 9, 2008 Se tiveres Co2 para acompanhar a luz! Senão o mais certo é não consumirem e teres excesso de nutrientes/luz... Mas controlando os nutrientes não há problema.. Sabes que agora tenho da gelatina, mas quando houver guito meto um pressurizado. Já andei numas conversações com o cfatelo. Citar
Pcatualda Publicado: Abril 10, 2008 Publicado: Abril 10, 2008 As t5 não gastam mais que as hqi. Na temperatura tens razão mas na qualidade de luz não.Qualquer uma é boa. Com a hqi, vais ter de ter mais cuidado com os parametros, porque mais luz equivale a maior consumo de tudo por parte das plantas. hmmm, tas a dizer que as HQI nao sao pobres em azuis?! Citar
Recommended Posts