Recommended Posts

Publicado

Boas. Tenho blyxas à cerca de 2 meses. Estavam lindas. Verdes e têm mantido o crescimento, mas agora estão a dar rebentos amarelos!

Perderam o verde e as folhas estão frágeis e finas.

Faço injecção caseira de Co2 e tenho cerca de 0,9W/l

Não tenho substrato fértil. É areão negro com as "7 bolas da JBL"

Será que é falta de Ferro?

Esta planta absorve os nutrientes pelas folhas certo?

Se sim, o melhor é um fertilizante líquido em vez das pastilhas de ferro junto à raiz...

Espero que me possam dar umas luzes.

Mantenho uma série de plantas, mas esta está a deixar-me um bocado despaontado e não queria que morressem.

Abraços a todos.

Scuderia Ferrari

Publicado:

Ninguém me pode ajudar?

Sugestões para marcas de fertilizanrtes?

experiências? Possíveis causas para o amarelecimento da planta?

Scuderia Ferrari

Publicado:

Bem... não compreendo o porquê de tanto silèncio após 50 visualizações deste tópico.

Peço à moderaçao que o apague então visto não servir para nada.

Scuderia Ferrari

Publicado: (editado)
Bem... não compreendo o porquê de tanto silèncio após 50 visualizações deste tópico.

Peço à moderaçao que o apague então visto não servir para nada.

Calma amigo,por certo as 50 pessoas que viram o tópico não tinham como te ajudar.

Regressando ao tópico. As plantas precisam de nutrientes,e absorvem-nos quer pelas raizes,quer pelas folhas.Um substrato fértil é importante visto que dá o ''boost'' inicial que as plantas precisam para ficarem saudáveis,e um aqua com plantas saudáveis é menos propenso a algas.

Não tens um substrato fértil,mas tens as bolas,o que já não é mau. Agora tens de começar a fertilizar na coluna de água.As plantas precisam de Macro nutrientes - Potassio (K) ; Nitrogénio (N) ; Fósforo (P), Macro nutrientes secundários - Magnésio(Mg) ; Calcio(Ca) e Micro nutrientes,sendo Ferro(Fe) o principal e uma data de outros que vêm todos juntos.

Potássio (K)- de Compra na farmacia Cloreto de Potassio e dissolve 200gr em 1L de água destilada.Cada 1ml desta solução aumenta o K em 1ppm por cada 100L de água do aquário. O nivel ideal de K é 20 a 30ppm. Para teres uma ideia eu coloco 10ml/dia no meu aqua 112L, densamente plantado c/ injecção de CO2 e 110W de luz.

Nitrato (NO3)- O aqua produz naturalmente este nutriente através da transformação da Amonia por parte das bactérias,arranja testes de modo a perceberes se precisas ou não de fertilizar com Nitrogénio (N).Caso precises tens de ir a uma loja especializada comprar este fertilizante.Segue as instruções e se através dos testes vires que precisas de aumentar a dose fá-lo.

Fosfato (PO4)- O aqua também o produz naturalmente através da comida que damos aos peixes.Teste também essencial. Caso precises de fertilizar dissolve 100gr de Fosfato Mono-Potassico (KH2PO4) em 700ml de água. Cada 1ml desta solução aumenta em 1ppm o PO4.O nivel ideal de PO4 é 0.5 a 1ppm.Caso não arranjes na farmacia vai a uma loja especializada e compra Fósforo (P).

Ferro (Fe) - O Ferro deve ser fertilizado individualmente e diariamente. Tens mesmo de ir a uma loja e arranjar Ferro,há muitas marcas.Segue a indicação da embalagem e se vires que é necessário mais aumenta.O nivel ideal é entre 0.25 a 0.70ppm.

Micros - Num daqueles fertilizantes comuns,de fertilização semanal encontras os Micros que necessitas. Ou então procura fertilizante de elementos traço-Segue as indicações à risca.Vê se contem Magnésio,caso não tenha:

Magnésio(Mg) - Arranja na farmacia sulfato de Magnésio(MgSo4+7h2O). Dissolve 100gr em 350ml de água.Cada 1ml desta solução aumenta em 0.30ppm +- por cada 100L de água do aqua.

Calcio (Ca) - Se vires que a tua água não tem muito calcio compra ''Decalcit'' na farmacia.Lá dentro vem uma colher,cheia trata 500L/semana.

Basicamente as plantas só permanecerão belas e viçosas se tiverem todos os nutrientes que precisam,e uma fonte e carbono(CO2). Os Nitratos e os Fosfatos o aqua produz naturalmente (ou não),e o Magnésio e o Cálcio estão presentes na água da torneira(embora possa haver carências se não fertilizarmos)

O Potassio,Ferro e Micros temos mesmo de fertilizar.N e P só se for necessário.Mg individual se não vier nos Micros e Ca por mera prevenção.

Editado por Zogli

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:

Boas! Acho que o facto de não teres substrato fertil não é o motivo! eu tenho akadama que é quase inerte e tenho Co2 e fertilizo com ferro( de momento nao tenho mais nada). Tenho blixas que já vieram com algas , e ela agora tá a criar novos rebentos com folhinhas bem verdes! secalhar será mesmo do ferro não? abraço

Publicado:
Calma amigo,por certo as 50 pessoas que viram o tópico não tinham como te ajudar.

Regressando ao tópico. As plantas precisam de nutrientes,e absorvem-nos quer pelas raizes,quer pelas folhas.Um substrato fértil é importante visto que dá o ''boost'' inicial que as plantas precisam para ficarem saudáveis,e um aqua com plantas saudáveis é menos propenso a algas.

Não tens um substrato fértil,mas tens as bolas,o que já não é mau. Agora tens de começar a fertilizar na coluna de água.As plantas precisam de Macro nutrientes - Potassio (K) ; Nitrogénio (N) ; Fósforo (P), Macro nutrientes secundários - Magnésio(Mg) ; Calcio(Ca) e Micro nutrientes,sendo Ferro(Fe) o principal e uma data de outros que vêm todos juntos.

Potássio (K)- de Compra na farmacia Cloreto de Potassio e dissolve 200gr em 1L de água destilada.Cada 1ml desta solução aumenta o K em 1ppm por cada 100L de água do aquário. O nivel ideal de K é 20 a 30ppm. Para teres uma ideia eu coloco 10ml/dia no meu aqua 112L, densamente plantado c/ injecção de CO2 e 110W de luz.

Nitrato (NO3)- O aqua produz naturalmente este nutriente através da transformação da Amonia por parte das bactérias,arranja testes de modo a perceberes se precisas ou não de fertilizar com Nitrogénio (N).Caso precises tens de ir a uma loja especializada comprar este fertilizante.Segue as instruções e se através dos testes vires que precisas de aumentar a dose fá-lo.

Fosfato (PO4)- O aqua também o produz naturalmente através da comida que damos aos peixes.Teste também essencial. Caso precises de fertilizar dissolve 100gr de Fosfato Mono-Potassico (KH2PO4) em 700ml de água. Cada 1ml desta solução aumenta em 1ppm o PO4.O nivel ideal de PO4 é 0.5 a 1ppm.Caso não arranjes na farmacia vai a uma loja especializada e compra Fósforo (P).

Ferro (Fe) - O Ferro deve ser fertilizado individualmente e diariamente. Tens mesmo de ir a uma loja e arranjar Ferro,há muitas marcas.Segue a indicação da embalagem e se vires que é necessário mais aumenta.O nivel ideal é entre 0.25 a 0.70ppm.

Micros - Num daqueles fertilizantes comuns,de fertilização semanal encontras os Micros que necessitas. Ou então procura fertilizante de elementos traço-Segue as indicações à risca.Vê se contem Magnésio,caso não tenha:

Magnésio(Mg) - Arranja na farmacia sulfato de Magnésio(MgSo4+7h2O). Dissolve 100gr em 350ml de água.Cada 1ml desta solução aumenta em 0.30ppm +- por cada 100L de água do aqua.

Calcio (Ca) - Se vires que a tua água não tem muito calcio compra ''Decalcit'' na farmacia.Lá dentro vem uma colher,cheia trata 500L/semana.

Basicamente as plantas só permanecerão belas e viçosas se tiverem todos os nutrientes que precisam,e uma fonte e carbono(CO2). Os Nitratos e os Fosfatos o aqua produz naturalmente (ou não),e o Magnésio e o Cálcio estão presentes na água da torneira(embora possa haver carências se não fertilizarmos)

O Potassio,Ferro e Micros temos mesmo de fertilizar.N e P só se for necessário.Mg individual se não vier nos Micros e Ca por mera prevenção.

Boas pessoal,

Grande tutorial Zogli ! :wub:

Assim sem grandes cálculos, diria que a planta carece de micros.. é simples: se a planta continua a crescer mas amarela significará numa primeira impressão que tem P e K para consumir (macros responsáveis pela formação da estrutura da planta); o amarelado será assim sintoma de falta de micros, responsáveis pela fotossíntese e processamento de alguns macros. Caso seja este o caso, e a planta careça de micros tipo Mg e Ca, poderás ver na parte interna das folhas das plantas pequenas manchas brancas que são precisamente acumulações destes dois nutrientes, resultantes de um processo chamado descalcificação biogénica - isto é facilmente entendido se pensarmos que em caso de escassez destes nutrientes, a planta vai buscá-los directamente à àgua, reduzindo assim a sua dureza total (GH), quer a sua dureza em carbonatos de cálcio (KH).

Se não tens grande experiência com pózinhos e fertilizações em separado, controlando as doses dos nutrientes em PPM´s, arranja micros líquidos nutrafin ou sera e faz por manter as concentrações aproximadas recomendadas dos nutrientes - 0,5 mg/L para o ferro, por exemplo.

Espero ter auxiliado em algo

Cumprimentos

Publicado:

boas.... eu apenas uso ferro da JBL, bolas de adubo da JBL, e co2 caseiro....

td ok com as plantas !

apenas noto q elas crescem mais lentamente do q as dos aquas de amigos meus q têm sistema de co2 a serio.....

o resto dos parametros nao controlo. mas num futuro proximo espero vir a controlar qd tiver possibilidades....

Publicado:

Boas a todos e a ti Zogli em particular.

Já me tinha apercebido que és o salvador aqui da malta que tem poucos ou nenhums (no meu caso) em fertilização e química.

Obrigado pela ajuda.

Estive a medir os parâmetros para os quais tenho testes.

É um aquário com Discus e cardinais bem como a habitual equipa de limpeza.

pH = 6,8

NH3/NH4 Amónia = 0mg/L

NO2 <0,1 acho mesmo estar a zero.

O Kh e o Gh irei medir amanhã

Não tenho teste nem de Po4 nem de nitratos.

Apenas o de nitritos que já indiquei em cima.

Vou ver se trato de ir à farmácia comprar o que me indicaste.

A ver se hoje ou amanhã ainda coloco algumas fotos do meu aquário.

Obrigado a todos pelas respostas.

Abraços.

Scuderia Ferrari

Publicado: (editado)
Assim sem grandes cálculos, diria que a planta carece de micros.. é simples: se a planta continua a crescer mas amarela significará numa primeira impressão que tem P e K para consumir (macros responsáveis pela formação da estrutura da planta); o amarelado será assim sintoma de falta de micros,

Apesar de o teu raciocínio ser correcto,não tenho a mesma opinião. Porque pelo que percebi,a única fertilização que as plantas têm actualmente são as bolas da JBL,que são constituidas principalmente por Micro-nutrientes.

Se ele não ferteliza com Potássio,eu penso as plantas devem estar sobretudo com falta deste nutriente,e de Ferro também.

Se ele não faz tpa's semanais,as plantas podem estar carentes de Magnésio e Cálcio,mas por outro lado se ele as faz,uma tpa por semana pode ser o suficiente para minimamente as plantas não necessitarem urgentemente destes 2 Macros secundários.

Existem 2 tipos de fertilização: a semanal e a diária. A semanal muitas das vezes apenas consegue fazer a manutenção minima das plantas em aquários de metabolismo lento,de modo a que elas não morram (o que muitas das vezes não acontece e morrem mesmo).Pois este tipo de fertilização geralmente é feita com fertilizantes que têm muitos micros,mas pouco Potassio e pouco Ferro.Também não têm Nitrogénio nem Fosforo,mas isso é outra história.

Depois há a fertilização diaria,esta com uma margem de erro menor,as plantas têm todo um leque de nutrientes para crescer e fazer a sua multiplicação.Com luz suficiente e CO2 os resultados serão melhores,com plantas mais sadias,simplesmente porque não lhes falta nada. As doses é que variam de acordo com o aquário em questão e o tipo/quantidade de plantas envolvidas,para não haver sobras.

Não custa nada:Potassio e Ferro diariamente e Micros(Magnésio incluido) semanalmente. Depois o Nitrogénio e o Fósforo só quando houver testes que nos dêem total segurança.

Editado por Zogli

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

Publicado:
Apesar de o teu raciocínio ser correcto,não tenho a mesma opinião. Porque pelo que percebi,a única fertilização que as plantas têm actualmente são as bolas da JBL,que são constituidas principalmente por Micro-nutrientes.

Se ele não ferteliza com Potássio,eu penso as plantas devem estar sobretudo com falta deste nutriente,e de Ferro também.

Se ele não faz tpa's semanais,as plantas podem estar carentes de Magnésio e Cálcio,mas por outro lado se ele as faz,uma tpa por semana pode ser o suficiente para minimamente as plantas não necessitarem urgentemente destes 2 Macros secundários.

Existem 2 tipos de fertilização: a semanal e a diária. A semanal muitas das vezes apenas consegue fazer a manutenção minima das plantas em aquários de metabolismo lento,de modo a que elas não morram (o que muitas das vezes não acontece e morrem mesmo).Pois este tipo de fertilização geralmente é feita com fertilizantes que têm muitos micros,mas pouco Potassio e pouco Ferro.Também não têm Nitrogénio nem Fosforo,mas isso é outra história.

Depois há a fertilização diaria,esta com uma margem de erro menor,as plantas têm todo um leque de nutrientes para crescer e fazer a sua multiplicação.Com luz suficiente e CO2 os resultados serão melhores,com plantas mais sadias,simplesmente porque não lhes falta nada. As doses é que variam de acordo com o aquário em questão e o tipo/quantidade de plantas envolvidas,para não haver sobras.

Não custa nada:Potassio e Ferro diariamente e Micros(Magnésio incluido) semanalmente. Depois o Nitrogénio e o Fósforo só quando houver testes que nos dêem total segurança.

Boas. estou a elaborar um tópico na secção de fotos onde irei colocar o meu setup bem como algumas fotos ( as possiveis ) e onde irei dizer como faço a manutenção nomeadamente as TPA´s.

Passem por lá. Talvez possam esclarecer-se melhor bem como a mim.

Uma vez mais obrigado pela ajuda.

Scuderia Ferrari

Publicado:

As blyxas com excelente luz até avermelhadas ficam...

Mas sem testes...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Publicado:
As blyxas com excelente luz até avermelhadas ficam...

Mas sem testes...

Exacto Ricardo. Eu tenho uns 2´pés num áqua pequeno de 18 litros com uma lampada de 11w Pll.

Os rebentos novos nascem avermelhados devido a ter tanta luz. Não é por ser mais qunatidade de Watts por litro mas por ter apenas 25cm´s de altura.

Recebem muito mais luz e o perling é notório.

Vou iniciar uma fertilização cuidada para ver se há melhorias.

Abraço a todos.

JÁ AGORA: passem pela secção de Fotos e videos e comentem o meu aquário.

"Modena"

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=89630

Scuderia Ferrari

Publicado:
Exacto Ricardo. Eu tenho uns 2´pés num áqua pequeno de 18 litros com uma lampada de 11w Pll.

Os rebentos novos nascem avermelhados devido a ter tanta luz. Não é por ser mais qunatidade de Watts por litro mas por ter apenas 25cm´s de altura.

Esse teu aqua de 18L até nem tem muita luz.Tenho um igual ao teu (20L brutos) em que tenho 30W.Em aquas pequenos a relação W/L deve ser muito maior, tipo 1.5W/L,ou mesmo 2W/L.

Mas se as tuas plantas se dão bem com os 11W não há razão para mudares.

Zog Li