Petra Alegre Publicado Abril 6, 2008 Publicado Abril 6, 2008 (editado) olá! tou com um grande problema!! ontem à noite aparentemente estava tudo bem, hoje quando fui ver o aquário tinha 2 néons a boiar no aqua, passados 10 min apareceu outro morto, passados outros 10 min apareceu outro a boiar e na meia seguinte apareceu ainda outro de barriga para cima. num espaço de mais ou menos 40/50 min morreram-me 3 néons fora os outros 2 que já estavam mortos quando fui ver o aquário hoje de manha. fora estes 5 néons também morreu 1 limpa-vidros. nenhum dos néons que morreu apresentava sintomas físicos. foi muito estranho, akeles k eu vi morrerem foi do tipo, andavam a nadar muito contentes com os seus restantes companheiros, de repente começavam a ficar ao cimo da água e depois caiam pró lado e ficavam mortos de barriga para cima. no meio disto tudo também reparei k tinha o meu espada doente. agora já o tirei do aqua comunitário e metio num aqua hospital. terá sido o espada k contagiou os néons e o limpa-vidros com a sua doença? ainda não sei de que doença se trata, já postei no fórum dos víviparos mas ainda tou à espera das respostas dos experts. quando souber o nome da doença posto aqui. mesmo assim alguém me pode dar um ajuda, por este andar vou ficar sem nenhum néon. cumps Editado Abril 6, 2008 por Petra Alegre
Aqua T Publicado: Abril 6, 2008 Publicado: Abril 6, 2008 Isso foi alguma alteraçã brusca, se calhar um pico de amonia... Podes colocar o setup do teu aquário? P.S. Se notares algum peixe com um comportamento fora do normal, junta-o ao espada... Cumps
Petra Alegre Publicado: Abril 6, 2008 Autor Publicado: Abril 6, 2008 (editado) olá! pois sinceramenta não tou a ver como é k os peixes morreram todos assim de repente. mas a platy, o betta, o pleco e os outros 3 sobreviventes (néons) estão bem, foi só com akeles 5 néons e o limpa-vidros. setup do aqua: 60lt iluminação 15w térmoestato 75w bomba de ar flora- musgo de java fauna- 1 betta macho 1 platy 1 espada 1 pleco 3 néons se isto ajudar....... cumps Editado Abril 6, 2008 por Petra Alegre
Aqua T Publicado: Abril 6, 2008 Publicado: Abril 6, 2008 se isto ajudar....... Podes colocar os valores da água? Cumps
Petra Alegre Publicado: Abril 7, 2008 Autor Publicado: Abril 7, 2008 olá aqua t! olha sobre os valores da água só te posso dar o ph, anda na volta dos 6,8 até 7,0. os restantes valores não sei pk ainda não adquiri os testes para isso, só tenho o aqua à um mês. já agora obrigado pela tua ajuda. cumps
zecacpinto Publicado: Abril 7, 2008 Publicado: Abril 7, 2008 olá aqua t! olha sobre os valores da água só te posso dar o ph, anda na volta dos 6,8 até 7,0. os restantes valores não sei pk ainda não adquiri os testes para isso, só tenho o aqua à um mês. já agora obrigado pela tua ajuda. cumps Boas!! Boa noticia, é que nao é nenhuma doença, ou se preferires é o mal da Amonia/Nitritos Passo a explicar. O erro Cometido por ti, ja outros o cometeram, mas é pina ainda acontecer ainda com a quantidade de informaçao desponivel. Por acaso sabes o que significa deixar o Aqua Ciclar. Pois pelo que vi foi esse o teu erro, agora não ha nada a fazer, só umas boas tapas e esperar para que os restantes sobrevivam. Mas um Conselho procura na secção de agua doce por "OS PRIMEIROS PASSOS NA AQUARIOFILIA DE ÁGUA DOCE ", e le um pouco sobre a ciclagem de aquas. cumps FEEDBACK
Petra Alegre Publicado: Abril 7, 2008 Autor Publicado: Abril 7, 2008 olá zecacpinto! obrigado pela ajuda, vou fazer então o k me sugeriste! cumps
Rujorome Publicado: Abril 7, 2008 Publicado: Abril 7, 2008 Isso aconteceu muito provavelmente por causa de um pico de amonia. Aquario á um mês e com esses peixes todos? Ui ui.. Vai fazendo TPA's regularmente a ver se não perdes mais nenhum peixe. E lê também os tópicos sobre o ciclo do azoto... Cumprimentos, e boa sorte =))
tropeço Publicado: Abril 7, 2008 Publicado: Abril 7, 2008 O conselhoe que eu lhe dou é colocar folha de castanhola , pois ela libera acido tamico e acido ulmico , sao fungicida e bactericida naturais ! sem contar que ele vem de uma regia que essa substacia é bem farta ! boa sorte
Petra Alegre Publicado: Abril 8, 2008 Autor Publicado: Abril 8, 2008 ola a todos! secalhar foi mesmo do ciclo do azoto. mas já tive a ler aki no fórum um tópico sobre isso e penso k tenha sido mesmo por causa disso. tenho feito tpa´s e até agora tem estado tudo bem. vamos a ver como correm as coisas. obrigado pela ajuda! cumps e boa aquariofilia P.S.- tropeço o que é isso da folha de castanhola? isso é mesmo bom? desculpa a pergunta mas nunca ouvi falar nisso e também não sei onde arranjar. se puderes responde. obrigado
tropeço Publicado: Abril 8, 2008 Publicado: Abril 8, 2008 ola a todos! secalhar foi mesmo do ciclo do azoto. mas já tive a ler aki no fórum um tópico sobre isso e penso k tenha sido mesmo por causa disso. tenho feito tpa´s e até agora tem estado tudo bem. vamos a ver como correm as coisas. obrigado pela ajuda! cumps e boa aquariofilia P.S.- tropeço o que é isso da folha de castanhola? isso é mesmo bom? desculpa a pergunta mas nunca ouvi falar nisso e também não sei onde arranjar. se puderes responde. obrigado os neons vem da bacia amazonica(conjuntos de rios agregados ao rio amazonas)! Nessa regiao repleta de rios o ph da agua é bastante baixo chegando ate 5.2 de acides e contem duas substacias chamadas de: acido tâmico e acido ulmico que é um fungicida e bactericida natural usada no tratamento e prevençao de inumeras doenças , substacia esta , liberada na agua pelos galhos e folha secas originarias dos mangues ! Aqui no brasil , no usamos a folha secas da castanhola ,conhecida populamente aki como pé de amedoas,tambem conhecida na asia como folha magica , pois ela contem uma elevada concentraçao dessas duas substancias . O unico problema que ela acarreta é deixar a agua amarelada parecido com chá , mas isso se resolve com carvao ativado! Espero ter ajudado!!!!!!!!! boa sorte
Recommended Posts