Recommended Posts

Publicado

Uma das minhas recentes aquisições, algumas fotos:

 

16_03_2008_004.jpg

 

16_03_2008_003.jpg

 

Agumas considerações sobre a manutenção e comportamento desta espécie:

 

Familia: Cichlidae; Sub-família: Geophaginae; Tribo: Geophagini; Gênero: Geophagus, Heckel, 1840

 

O Geophagus dicrozoster pertence ao complexo (grupo) dos geophagus surinamensis (do Suriname).

 

Distribuição:

O Geophagus dicrozoster descrito é proveniente do Rio Cinaruco na Venezuela, no entanto ele poderá ser encontrado em outras zonas: Venezuela (Rio Casiquiaire, Rio Negro, Rio Orinoco, Rio Caroni, Rio Aro, Rio Ventuari, Rio Cinaruco, Rio Caura, Rio Capanaparo, Rio Apure, Rio Atabapo), Bolivia (Rio San Martin (...?) & Colombia (Rio Orinoco, Rio Tomo, Rio Bita (...?))

Como se pode ver têm uma distribuição bastante alargada e consequentemente várias populações.

 

O tamanho pode atingir os 25 cm, embora algumas destas variantes possam ficar-se pelos 15 a 20 cm.

 

As manchas laterais nesta espécie (dicrozoster) são mais pequenas e mais redondas que nos restantes.

 

Têm ocelos, olhos vermelhos e barras laterais vertivais.

 

Reprução:

Incubadores bucais dos alevins (depois de nascerem os pais guardam-nos na boca). Normalmente escolhem uma pedra plana e lisa para porêm os ovos e de seguida cobrem-nos com areia fina com o objectivo de os protegerem. Após 2 dias os ovos ecludem e será nessa altura que um dos progenitores os apanha com a boca, normalmente a fêmea.

 

Manutenção:

Deve-se ter um solo composto por areia fina e sem arestas (evitam-se feridas na boca dos peixes). Devem-se manter em cardume, quantos mais melhor pare evitarmos que se sintam muito tímidos. Deve-se previligiar a largura do aquário e não a altura. Deve-se decorar o aquário com pedras (não calcárias), troncos, e algumas plantas (valisnérias) sempre protegidas por areia mais grossa. Os companheiros ideais serão peixes calmos (krobia, Satanoperca, Nannacara, etc...) e também ter alguns ancistrus ou outros do gênero para mantermos as pedras e os troncos isentos de algas. O ideal para a água será termos uma água neutra ou ligeiramente ácida e mole para nos aproximarmos das características fisico-quimicas da água do seu meio natural. São peixes muito exigentes com a qualidade da água.

Relativamente aos pertencentes ao grupo dos surinamensis preferem águas calmas e sombrias.

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

  • 2 semanas depois...
Publicado:
Boas,

 

Qual é o setup em que eles estão?

 

Estão sozinhos?

 

Neste momento estão com várias companhias: Geophagus brasiliensis, Geophagus steindachneri, Nanochromis parilus, Heros efasciatus, Thorichthys meeki, Eretmodus cyanostictus e Ancistrus sp.

 

O aquário de 200L.

 

abraço

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Publicado:

Belos peixes e belas fotos, continua a mandar mais algumas que o pessoal agradece..

Nuno Landeck APC 188

Posted Image

  • 3 meses depois...
Publicado:

Estão com um belíssimo aspecto... ai que angústia! :wink:

 

Nunca mais acabo o sistema que vai receber o esgoto da osmose (isto é, Tangas), para começar o sistema dos sul-americanos... ando com uma pica de manter Geophagus e Crenicichlas... para além dos habituais anões que eu adoro!

 

Quem diria há uns tempos que iria ver o Magalhães com tanto gosto pela amaricanada! :wink:

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif