Tpa's


43dooman

Recommended Posts

boas tenho um aquario com as seguintes dimensoes 80*30*30

esta povoado por 8 espadas e algumas plantas

quando e quanto devo realizar os tpa's no meu aquario? :P

desculpem a ignorancia

comp :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tenho um aquario com as seguintes dimensoes 80*30*30

esta povoado por 8 espadas e algumas plantas

quando e quanto devo realizar os tpa's no meu aquario? :?

desculpem a ignorancia

comp banana rock

 

20%

semanalmente

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

20%

semanalmente

 

 

Isto é apenas como ponto de partida. Por ex. durante o ciclo pode ser preciso realizar tpa´s com maior frequência ou então quando há componentes com uma concentração tóxica para os peixes.

 

Com o aquário estabilizado e bem controlado pode até nem ser preciso fazer tpa`s semanalmente. Depende também do tipo de aquário que tenhas (densamente plantado ou não). Depende de muita coisa.

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tenho um aquario com as seguintes dimensoes 80*30*30

esta povoado por 8 espadas e algumas plantas

quando e quanto devo realizar os tpa's no meu aquario? bowdown

desculpem a ignorancia

comp :shock:

 

Depende da tua disponibilidade para o fazer.. Com uma tpa de 1/3 uma vez a cada 2 semanas em principio consegues manter o aquário em condições, mas uma vez por semana era muito melhor, 2 vezes por semana melhor ainda, e então se a fizesses todos dias era óptimo. Depende da tua paciencia e disponibilidade. Quanto mais tpa´s melhor =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende da tua disponibilidade para o fazer.. Com uma tpa de 1/3 uma vez a cada 2 semanas em principio consegues manter o aquário em condições, mas uma vez por semana era muito melhor, 2 vezes por semana melhor ainda, e então se a fizesses todos dias era óptimo. Depende da tua paciencia e disponibilidade. Quanto mais tpa´s melhor =)

 

É isso que eu faço nos meus aquários e todos se dão bem (menos no nano de 17 l em que é semanal).

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok brigado pela ajuda

o meu aqua nao e muito plantado nem pouco e +/-

tenho 11 plantas de manutençao media

Num denso plantado bem maturado,é possivel realizar tpa's de 40% apenas de 15 em 15 dias.

 

Em qualquer outro caso,tpa's semanais são a melhor coisa a fazer.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

20%

semanalmente

 

 

Depende da tua disponibilidade para o fazer.. Com uma tpa de 1/3 uma vez a cada 2 semanas em principio consegues manter o aquário em condições, mas uma vez por semana era muito melhor, 2 vezes por semana melhor ainda, e então se a fizesses todos dias era óptimo. Depende da tua paciencia e disponibilidade. Quanto mais tpa´s melhor =)
É isso que eu faço nos meus aquários e todos se dão bem (menos no nano de 17 l em que é semanal).

Cumps.

E já lá vão mais de 9 anos...

 

 

Isso é mesmo ao gosto de cada um. EU opto por fazer de semana a semana 40% no máximo. Depende de como a água está.

 

 

Num denso plantado bem maturado,é possivel realizar tpa's de 40% apenas de 15 em 15 dias.

 

Em qualquer outro caso,tpa's semanais são a melhor coisa a fazer.

 

Não há dúvida de que fica ao gosto de cada um desde que os valores da água se mantenham dentro dos níveis exigidos pela fauna e flora.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto é apenas como ponto de partida. Por ex. durante o ciclo pode ser preciso realizar tpa´s com maior frequência ou então quando há componentes com uma concentração tóxica para os peixes.

 

pois, por isso é que eu disse 20% semanalmente, tirando raras exceplões é um valor bom com uma regularidade boa

 

cumps

 

manel

Editado por maneljakim

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

para mim as tpas ja têm a ver com o volume na coluna de agua, quanto maior a litragem mais espaço de manobra existe.

 

o teu aquario deve de ter uns 70litros ?

 

se assim for uns 25litros semanais sao mais que suficientes ( isto pela teoria porque por veses tanto pode precisar de mais como as veses nem pode fazer falta, tudo depende da povoaçao e da plantaçao que nele existe )

 

abraços e boa aquariofilia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.