Recommended Posts

Publicado

boa tarde!

tenho um aqua de 60 litros com 5 bettas femeas ( 2 semi adultas e 3 mais jovens) e um macho semi adulto. 6 peixes no total apenas. Ph 7.0 e temperatura entre 25/27 graus.

a minha pergunta é se seria viavél colocar outras especies de peixes nomeadamente ramirezis, escalares e Corydoras.

O ambiente do meu aqua é naturalmente agressivo, mas tb nao é nenhum exagero. uma dentada aki outra dentada ali.de vez em quando. Os peixes mostram maior agressividade na hora da alimentaçao, mordendo-se por vezes uns aos outros.

cumprimentos

Publicado:
boa tarde!

tenho um aqua de 60 litros com 5 bettas femeas ( 2 semi adultas e 3 mais jovens) e um macho semi adulto. 6 peixes no total apenas. Ph 7.0 e temperatura entre 25/27 graus.

a minha pergunta é se seria viavél colocar outras especies de peixes nomeadamente ramirezis, escalares e Corydoras.

O ambiente do meu aqua é naturalmente agressivo, mas tb nao é nenhum exagero. uma dentada aki outra dentada ali.de vez em quando. Os peixes mostram maior agressividade na hora da alimentaçao, mordendo-se por vezes uns aos outros.

cumprimentos

Olá

Rams não convem que matam te os bettas

Escalares mordiscam te as barbatanas dos bettas por isso outro fora

As corys podes por

Boa aquariofilia

Cumps JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Publicado:

Sou totalmente da mesma opinião que o JMG!

Eu tenho juntamente com as minhas fêmeas(apenas fêmeas nenhum macho), Danio rerio, Tetra Glowlight (Hemigrammus erythrozonus) e Neons (Paracheirodon innesi), para além de uma saudável população de camarões red cherrie.

Cumps

Publicado:

a cena cómica aki é q em pensava q os bettas é q filavam os outros............. afinal é o contrario! hehe

epa mas curto tanto os ramirezis! curtia mm de ter um casal no meu aqua juntamente com os bettas!

mas pronto ok...........paciencia! obrigadao! cumprimentos! :crazyeyes:

Publicado:
boa tarde!

cumprimentos

Olá

Sem saber ao certo o tempo de montagem do aquario (isto é, do filme :tongue: ) posso dar-te uma dicas do que vai acontecer (cenas seguintes do filme...).

Let´s look :P a "trail":

o macho com -3 cm faz o ninho e torna-se territorial. Do outro lado, 5 femeas uma delas torna-se dominante.

A coisa complica-se: as mordidelas já não são só na hora da comida (isto é, das pipocas :popcorn: )

Para ajudar o aquario (entenda-se cenário) é pequeno para tantos peixes (actores).

Até que um dia uma jovem femea sobrevaloriza-se em relação às outras 4 .

Entretanto o macho que já ocupa 1/2 do aquario mostra o seu esplendor (embora pequeno mas já consegue manter respeito) perante as femeas mais fracas (as 4)

e ai ...segue-se a "batalha final" starwars

Gostaram? Não percebo nada de cinema... :P

Mas para acabar tudo em bem o membro Meeg (realizador com vários Oscares :) ) deve intervir nas cenas.

(desculpa mas se gente não se diverte....alguma dúvida que tenhas e que eu saiba diz)

60 lt é pouco para 5 femeas e um macho. Aconselho-te (é a minha opinião....) a manteres as 5 por enquanto se ainda forem pequenas mas tens que as controlar (há femeas mais pacificas do que outras...) e plantar o aquario.

O macho separa-o das femeas. Qdo. quiseres fazer a reprodução nessa altura logo vês como organizas o sistema.

Cumpr.

Publicado:

hehehehehehehehehehehehehehehehehe

que lolada

mas tas mm la! td o q disseste é bue verdade! mas olha, sorte das sortes consegui q um amigo meu me compra-se duas femeas e uma infelizmente morreu ( uma dentada na barbatana). Agora ja so tenho duas femeas.... e um macho! assim ta se bem melhor ne?

q peixes é q me aconselham a misturar com estes 3?

cumprimentos e continuem ai a postar filmes de cinema! heheheheheh lol :)

Publicado:
hehehehehehehehehehehehehehehehehe

que lolada

mas tas mm la! td o q disseste é bue verdade! mas olha, sorte das sortes consegui q um amigo meu me compra-se duas femeas e uma infelizmente morreu ( uma dentada na barbatana). Agora ja so tenho duas femeas.... e um macho! assim ta se bem melhor ne?

q peixes é q me aconselham a misturar com estes 3?

cumprimentos e continuem ai a postar filmes de cinema! heheheheheh lol :D

Olá

(lá vem este de novo... :D )

(ainda bem que não te importaste com a brincadeira... :blush: )

Continuando a saga: 1 pegou na mala e emigrou (era a mais esperta...) a outra "tombou para o lado" (para mim é a parte séria e triste nunca devias ter colocado tanto betta junto, mas deixa só erra quem tenta fazer bem...).

Neste novo episódio existe duas possibilidades a que eu fazia (dado que para uma ter morrido é porque já existe uma dominante) era retirar o macho e deixar as 2 femeas juntas se o "cenário" for uma "selva tropical"(se for plantado) e ai podes tentar colocar mais alguns "actores" (peixes) mas com muito cuidado no "casting" (selecção de especies e de sexos). A outra a 2ª hipotese é mais ao estilo "aventura" é deixares como está mas tens que utilizar muitas camaras para captar a acção !

Enquanto o macho for jovem pode (este "pode" é feito com neons da estreia do filme... :cool2: ) não haver problemas, mas é um risco.....tipo aqueles filmes de terror em que está tudo bem durante os primeiros 45 mt e depois... chainsaw . Mas tb é a hipotese que dá mais luta e prende o espectador à cadeira !

Cumpr.

cá vai outro: 2º pedido de desculpas pela brincadeira e pela continuação da mesma..... :blush:

fizeste bem em dar a femea. :P

Publicado:

Boas

Bem, mais um pouco e isto é mesmo um filme, já que o screenplay do antlou, está-se a compor. :D

Como já tinha referido anteriormente eu tenho as minhas fêmeas quase todos juntas em grupo, em vários aquarios. Como é obvio em cada grupo existe uma dominante, mas nada de grave se tem passado, isto porque não tenho macho algum colocado com fêmeas, já que seria um caos para controlar o que quer que seja.

cada mach tem seu aquario individual ao qual só se junta uma fêmea na hora de fazer criação, essa fêmea só voltará para o aquario juntamente com as outras depois de ter acasalado e passar por um período de recuperação e alimentação, nunca antes, ou seja nunca colocoa fêmea junto com as outras na altura da preparação para o acasalamento, já que tive uma experiência má algumas vezes (até optar por este caminho), em que a fêmea se tornava bastante agressiva para com as outras enquanto estava a ovular.

não sei se ajuda, mas aqui fica o relato

Cumps

Publicado:
Boas

Bem, mais um pouco e isto é mesmo um filme, já que o screenplay do antlou, está-se a compor. :D

Como já tinha referido anteriormente eu tenho as minhas fêmeas quase todos juntas em grupo, em vários aquarios. Como é obvio em cada grupo existe uma dominante, mas nada de grave se tem passado, isto porque não tenho macho algum colocado com fêmeas, já que seria um caos para controlar o que quer que seja.

cada mach tem seu aquario individual ao qual só se junta uma fêmea na hora de fazer criação, essa fêmea só voltará para o aquario juntamente com as outras depois de ter acasalado e passar por um período de recuperação e alimentação, nunca antes, ou seja nunca colocoa fêmea junto com as outras na altura da preparação para o acasalamento, já que tive uma experiência má algumas vezes (até optar por este caminho), em que a fêmea se tornava bastante agressiva para com as outras enquanto estava a ovular.

não sei se ajuda, mas aqui fica o relato

Cumps

Olá

"A long time ago, in a antlou fishroom far,far away....tb se fazia assim

agora faço +- o mesmo esquema com a diferença de juntar o macho e a femea, para efeitos de reprodução noutro aquario e não onde está o macho. E tenho as minhas femeas + importantes numa "suite" só para elas (Á pois ! elas tb tem tratamento VIB-very important betta). Evita guerras inter-galácticas :P (isto é, entre elas que nunca se sabe quem ganha).

Cumpr.

A tua explicação: 5 estrelas (óscares) :D

Publicado: (editado)

lol

Editado por MeeG
Publicado:

epa mas a brincar a brincar e eu qd montei o aqua de bettas li aki umas qts coisas de estao relacionadas com o q eu disse!

se virem na FAQ bettas indicam 5 femeas pra um macho entre outras coisas!

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=43816

mas ja vendi duas e tou a tentar vender essas outras duas. triste foi ter morrido a tal.......

cumprimentos e foi um bom debate! hehe

cumps

Publicado:
epa mas a brincar a brincar e eu qd montei o aqua de bettas li aki umas qts coisas de estao relacionadas com o q eu disse!

se virem na FAQ bettas indicam 5 femeas pra um macho entre outras coisas!

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=43816

mas ja vendi duas e tou a tentar vender essas outras duas. triste foi ter morrido a tal.......

cumprimentos e foi um bom debate! hehe

cumps

Olá

Em primeiro lugar espero que não desistas dos Bettas...

Em relação ao nº de betttas que podes ter junto, não há nenhuma formula mágica que explique o nº certo de machos e de femeas que podem estar juntos.

Mas há uma que não falha: dois machos adultos, saudáveis não podem ser colocados juntos.

Agora de resto basta que pensemos que estamos a lidar com uma especie territorial.

É mais fácil ter muitos bettas, sem nenhum ponto de referencia ex:plantas,pedras,etc. Isto é sem nenhuma hipotese de marcação de territorio (embora aja sempre os cantos do aquario....) do que ter poucos: 3,4,5 . porque estes vão estabelecer uma hirarquia entre eles.

Há um topico muito interessante no forum sobre isso. Não me lembro é a onde.

Um dos aspectos que me fascinam nos bettas é mesma esta caracteristica.

Por ex. as femeas são muito mais interessantes em termos comportamentais do que os machos.

Os machos têm é aquelas cores, caudas que conhecemos,,,

Cumpr.