_AF_ Publicado Abril 4, 2008 Publicado Abril 4, 2008 boas pessoal... tou a iniciar o meu aqua salgado! só que tenho umas duvidas quanto a iluminação. para além das T5 actinicas, as lampadas HQI de 150W têm que ser especificas para aquario ou podem ser umas normais? é que na loja de iluminação disseram-me que as normais matavam os peixes!! será verdade? cumprimentos obrigado
Plerogyra_sinuosa Publicado: Abril 4, 2008 Publicado: Abril 4, 2008 Ora viva Antes de mais acho que nunca deverias ter começado com essas Hqi por diversas razoes, uma delas sera o verao que ai se aproxima, depois relativamente a lamp por um lado e grande treta por outro o Sr em causa tem toda a razao mas a mesma nao te ira apenas matar os peixes mas sim todo o organismo vivo que tiveres no aquario, isso devesse ao raiz UV que elas imitem... Comtudo as ditas especificas para Aquarios tb o fazem dai eu dizer k isso e treta,,, espero terme feito intender,,, Das 2 uma ou compras uma Osram 6.5k que essas ja vem com UV stop ou compras BLV 10k tb com uv stop todo o resto necessita de uma pelicula (vidro) que façam o UV stop... que sera aprtida de 12k pra cima... <6.5k vermelhos =6.5k amarelos >10k brancos e azuis +20k ja foge pras fugis as osram encontras com facilidade em qq loja do ramo electronico ou de iluminaçao BLV ja tenho ca as minhas duvidas.... Como dizes ter t5 actinias eu diria pra ires pras 10k no maximo dos maximos 14/16k mas estas ja fogem pros azuis se curtires adquire uma dexas. nunca esquecendo k estas ja precisam de filtro uv seja a marca que for,,, ou pelos menos que conheça alguma duvida e so dizeres "Return with your shield or on it"
_AF_ Publicado: Abril 4, 2008 Autor Publicado: Abril 4, 2008 obrigado pela dica. mas a ver se percebi tudo!! podem ser lampadas da osram com 6500k desde que tenham UV stop? ou seja não é necessário serem especificas para aquario, é que eles abusam um pouco nos preços!!
Luis Rodrigues Publicado: Abril 4, 2008 Publicado: Abril 4, 2008 boas pessoal... tou a iniciar o meu aqua salgado! só que tenho umas duvidas quanto a iluminação. para além das T5 actinicas, as lampadas HQI de 150W têm que ser especificas para aquario ou podem ser umas normais? é que na loja de iluminação disseram-me que as normais matavam os peixes!! será verdade? cumprimentos obrigado Boas as lampadas podem ser normais, convem é ter no minimo 6400k. normalmente usa-se de 10000k para cima para dar ao aquario aquele tom mais branco/azulado. As de 6400k são demasiado amarelas, mas pronto, são gostos. matar os peixes nunca vão matar, os corais podem é não se aguentar devido a espetros demasiado pobres. A proteção aos uv será sempre feita pelo vidro protector do projector logo é indiferente a lampada. abraço
_AF_ Publicado: Abril 4, 2008 Autor Publicado: Abril 4, 2008 Boas as lampadas podem ser normais, convem é ter no minimo 6400k. normalmente usa-se de 10000k para cima para dar ao aquario aquele tom mais branco/azulado. As de 6400k são demasiado amarelas, mas pronto, são gostos. matar os peixes nunca vão matar, os corais podem é não se aguentar devido a espetros demasiado pobres. A proteção aos uv será sempre feita pelo vidro protector do projector logo é indiferente a lampada. abraço desculpa a minha insistencia! já estou a maçar um cadinho! então posso comprar um projector normal, com uma lampada normal (6400k) no minimo?
Plerogyra_sinuosa Publicado: Abril 4, 2008 Publicado: Abril 4, 2008 Sim contudo teras de ter em conta como o nosso amigo disse, teras uma luz a fugir pro espectro amarelo o que quer dizer k senao tiveres uma boa quantidade de lampadas actinicas o amarelo pode.se subrepor ao azul e teras apenas cores mortas nao teras aqueles laranjas ou os verdes teras sim uns laranjas mais desbotados e uns verdes a fugir pros castanhos... e as oxantelas k vao reinar serao as castanhas Por isso se keres ter as cores vivas e quiseres colocar os focos km as 6.4k nc te esleças de investir nos azuis senao vai sairte um tiro pela colatra... mas pondo este tema de parte pois nao e o qual que estamos a discutir PODES sim utilizar as Osramk daylight UV stop. quanto a valores elas devem de ir dos 50/60 ate 100e no MAXIMO e isso ja considero um roubo... considerando as lamp de 100e as de 250w pois pelo mesmo valor poderas adquirir umas melhores mas k senao tiveres o UV stop tas feito... TER EM CONTA e ATENÇAO o foco que vais comprar pois apartida o mesmo nao vem km vidro UV STOP pois a lamp ja faz essa retençao, por isso no dia em que kizeres trocar essa lamp compra uma igual ou entao trata de arranjar um vidro pra esse efeito 1 e depois adquir a lamp Nao tenhas problemas coloca as tuas duvidas todas agora pois ainda tas a tempo de fazer seja o k for depois de comprado pode ser tarde Cumprimentos MM "Return with your shield or on it"
Luis Rodrigues Publicado: Abril 5, 2008 Publicado: Abril 5, 2008 Boas somente as lampadas hqi de rosca é que tem uv stop. As de dois polos, que são as que normalmente mais se utiliza, não têm uv stop. Logo o projector terá de vir e vêm com o tal vidro. abraço
paulosaints Publicado: Abril 5, 2008 Publicado: Abril 5, 2008 Aproveitando o assunto gostava que me pudessem esclarecer uma duvida em relaçao ao uv-stop. Tenho uma HQI de 150W (de 2 polos) e a propria lampada tem escrito "UV BLOCK". Assumo assim que a lampada ou vidro da lampada faz esta retenção. Não fazendo, como é que sei que o vidro da calha faz a retenção dos UV?? Paulo
Plerogyra_sinuosa Publicado: Abril 6, 2008 Publicado: Abril 6, 2008 Herstellerauswahl: Osram Hersteller : Typ : Leistung : Art: Sockel : Masse : VP/Fr. exkl.Mwst : X OSRAM Powerstar HQI-TS 70 W D RX7s L 114mm 76.40 X OSRAM Powerstar HQI-TS 70 W NDL RX7s L 114mm 76.40 X OSRAM Powerstar HQI-TS 70 W WDL RX7s L 114mm 76.40 X OSRAM Powerstar HQI-TS 150 W D RX7s-24 L 132mm 90.70 X OSRAM Powerstar HQI-TS 150 W NDL RX7s-24 L 132mm 90.70 X OSRAM Powerstar HQI-TS 150 W WDL RX7s-24 L 132mm 90.70 X Tech. Daten : Lichtfarben: D= Daylight, NDL= Kaltweiss, WDL= Warmweiss - Detailinfo Lichtstrom: ca. 5000lm/11000lm Glas mit UV-Stop- - Durchschnittliche Lebensdauer: 6000 Std. Tips Besonderheiten: Eu geralmente quando nao tenho certezas nao falo ou pelo menos nao afirmo sem antes confirmar o que digo... Para veterano uma afirmaçao destas: somente as lampadas hqi de rosca é que tem uv stop. As de dois polos, que são as que normalmente mais se utiliza, não têm uv stop. Nao faz sentido nenhum mesmo eu tendo 2 aquarios 1 de agua doce km 2 osram de 70w sem qq vidro e um de agua salgada com 2 blv de 250 sem vidro uv tambem... Continuaçao--- MM "Return with your shield or on it"
Fernando Freire Publicado: Abril 6, 2008 Publicado: Abril 6, 2008 Olá a todos, Desculpem meter a minha colherada nesta discussão, mas não é suposto qualquer vidro reter raios UV? Cumprimentos, "It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"
Hugo Costa Coelho Publicado: Abril 6, 2008 Publicado: Abril 6, 2008 Olá a todos, Desculpem meter a minha colherada nesta discussão, mas não é suposto qualquer vidro reter raios UV? Cumprimentos, Não so vidro com tratamento ou pelicula propria para o efeito. Ja ouvi a teoria se for de 4mm ou superior ja retem os uv
Pedro Conceição Publicado: Abril 6, 2008 Publicado: Abril 6, 2008 Já alguém me disse que os vidros temperados com espessura a cima dos 3mm fazem uv-block. MEGA ARQUIVO
Luis Rodrigues Publicado: Abril 7, 2008 Publicado: Abril 7, 2008 Herstellerauswahl: Osram Hersteller : Typ : Leistung : Art: Sockel : Masse : VP/Fr. exkl.Mwst : X OSRAM Powerstar HQI-TS 70 W D RX7s L 114mm 76.40 X OSRAM Powerstar HQI-TS 70 W NDL RX7s L 114mm 76.40 X OSRAM Powerstar HQI-TS 70 W WDL RX7s L 114mm 76.40 X OSRAM Powerstar HQI-TS 150 W D RX7s-24 L 132mm 90.70 X OSRAM Powerstar HQI-TS 150 W NDL RX7s-24 L 132mm 90.70 X OSRAM Powerstar HQI-TS 150 W WDL RX7s-24 L 132mm 90.70 X Tech. Daten : Lichtfarben: D= Daylight, NDL= Kaltweiss, WDL= Warmweiss - Detailinfo Lichtstrom: ca. 5000lm/11000lm Glas mit UV-Stop- - Durchschnittliche Lebensdauer: 6000 Std. Tips Besonderheiten: Eu geralmente quando nao tenho certezas nao falo ou pelo menos nao afirmo sem antes confirmar o que digo... traduz isso para portugues ou pelo menos para ingles que eu alemão não percebo um boi Para veterano uma afirmaçao destas: somente as lampadas hqi de rosca é que tem uv stop. As de dois polos, que são as que normalmente mais se utiliza, não têm uv stop. Nao faz sentido nenhum mesmo eu tendo 2 aquarios 1 de agua doce km 2 osram de 70w sem qq vidro e um de agua salgada com 2 blv de 250 sem vidro uv tambem... Continuaçao--- MM ser veterano significa que ando aqui á secalhar tempo a mais e que tenho a mania de ser burro e alombar para os eventos que o forom promove e ajudar em termos gerais, somente isso. Não significa que saiba tudo! Alem do mais, as coisas vão se alterando com os tempos. è possivel que os fabricantes agora ja incluam essa proteção. De um mail que mandei em agosto de 2006 para a BLV: Dear Luis, for all the six types mentioned below we recommend version c. In fact there is no UV-protection, because the most customers don´t want to have it, because the UV helps growing plants and corals - as in free nature at 5m below the water. Just the lamps with single ended bases have the protection caused by the hard-glass outer bulb. Best Regards Florian Heiland Area Sales Manager BLV Licht -u. Vakuumtechnik GmbH Münchner Str. 10 85643 Steinhöring / Germany Tel.: 0049-(0)8094-906-193 Fax 164 Portanto tambem não falo de côr. Abraço
Plerogyra_sinuosa Publicado: Abril 9, 2008 Publicado: Abril 9, 2008 Atençao que eu nao disse aquilo com a intençao de insulto ou algo pior que possas pensar ... Eu se nao tou em erro adquiri a minha 1 BLV a uns 3anos isso da prai 2005/2006 e uma coisa e certa nao tive perdas nenhumas derivado a lamp nao contem kk porteçao dai "ela" andar a ser limpa quase todas as semanas devido aos salpicos e ela ja contem uvStop. Esta cena e muita marada LOL relativamente as osram digo o mesmo e posso ate demonstrar em foto se for preciso XD Relativamente as osram vai a kk lado que venda lampadas e pergunta por isto PowerStar HQI-TS 70w/... /D UVS pois estas conteem uvs tb Com os melhores Cumprimentos MM "Return with your shield or on it"
Recommended Posts