Luis Queiroga Publicado Setembro 3, 2003 Publicado Setembro 3, 2003 Olá Em conversa telefónica com um colega aqui do fórum, o Miguel (clpereira), e quando lhe disse que tinha um casal de discus prestes a desovar, ele disse-me que tinha ouvido comentar que o crescimento pára nas fêmeas, após a 1º desova. Como os peixes têm cerca de 10 cm, e acho-os muito bonitos, resolvi informar-me e mandei um mail para o Vitor Hugo, que me confirmou o facto, pela sua experiência. Fica aqui o meu agradecimento pela resposta quase imediata, que ainda aumentou mais a minha admiração pelo mesmo. Pena foi que, logo de seguida, os bichos desovaram. De qualquer forma, acho importante divulgar a informação, para os menos conhecedores, como eu. E atenção às "piquenas"... Abraços Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência. Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.
CMarques Publicado: Setembro 3, 2003 Publicado: Setembro 3, 2003 Viva, Eu ia meter agora uma mensagem a perguntar se era verdade!! Tenho três discus, e sei (infelizmente) que tenho um casal de fêmeas, com 9 a 10 cm e ambas já meteram ovos(várias vezes)!! Na Redfish aonde comprei estes discus foi-me dito o mesmo e na realidade abrandou ou parou mesmo o crescimento das duas. O outro (que ainda não sei se é macho ou fêmea) está a crescer muito depressa!! Agora gostava de meter uma questão: Quando se tem um discu ou mais dentro de um aquário pequeno, eles crescem tanto como num aquário grande? Já me foi dito que não! Um Abraço, CMarques
Nuno Carvalho Publicado: Setembro 4, 2003 Publicado: Setembro 4, 2003 olá!! Agora gostava de meter uma questão:Quando se tem um discu ou mais dentro de um aquário pequeno, eles crescem tanto como num aquário grande? Já me foi dito que não! Esta é aquela pergunta que a resposta é muito relativa! Eu comecei com 3 Discus de 4cm num aquario de 60L e eles ficaram os 3 com cerca de 15cm. Mas há que dizer que fazia mudas quase diarias de 30L. À mais de um ano comprei um aquario de 300L e comprei mais 3 Discus de 4cm e hoje passado mais de um ano só um deles estão com 15m, os outros dois estão ai com 12cm e não devem crescer muito mais. Tenho que admitir que neste aquario (por ser maior) às vezes estou 2 semanas sem mudar a água. Moral da historia: Se queres ter Discus grandes para além de muita comida tem de fazer muitas, muitas, muitas mudas de água! AbraçO!! Nuno Carvalho
Vitor Hugo Quaresma Publicado: Setembro 4, 2003 Publicado: Setembro 4, 2003 Ola ! Sem duvida Nuno essa é a chave do sucesso na manutenção e crescimento dos discus, mudanças de água!! . Voltando á pergunta do Luis a unica forma dos peixes não fazerem posturas é aumentar o PH e a dureza , estive em criadores na Alemanha que tem um PH de 7,4 e uma dureza de 800 microsiemans para as femeas crescerem e não desovarem :D O mesmo faço em Portugal é a unica forma . por mim encontrada !! Um abraço HUGO
Hugo Santos Publicado: Setembro 4, 2003 Publicado: Setembro 4, 2003 Oi! Desculpe Vitor mas 800 microsiemens será o valor da condutância da Agua, não? Ja´agora qual o valor de dureza? Abraço
Vitor Hugo Quaresma Publicado: Setembro 4, 2003 Publicado: Setembro 4, 2003 OLa ! Hugo na realidade costumo sempre determinar a condutividade da água em microsiemans . Atraves de medidores electonicos , muito sinceramente não sei qual a equivalencia em graus de dureza. Mas a pergunta fica no ar ...para proximas respostas a este forum .Eu tambem vou tentar saber . Um abraço HUGO
Miguel Pereira Publicado: Setembro 4, 2003 Publicado: Setembro 4, 2003 Olá ! Um valor aproximado de 800 microsiemans corresponde a um valor aproximado de 20 em graus de dureza ( dGH ). Um abraço Miguel p.s. Tentem confirmar este valor.
Hugo Santos Publicado: Setembro 5, 2003 Publicado: Setembro 5, 2003 Oi Embora haja uma "conhecida" relação de 1GH=~30microScm2 Esta não me parece totalmente correcta... Ora se GH=[(Ca em mgl
Luis Queiroga Publicado: Setembro 8, 2003 Autor Publicado: Setembro 8, 2003 Pessoal, incrível: Os ovos da postura não vingaram mas, ontem, nova postura. 4-5 dias de intervalo... Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência. Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.
CMarques Publicado: Setembro 8, 2003 Publicado: Setembro 8, 2003 Viva, Tens a certeza que tens um casal de um macho e uma fêmea? A mim também me aconteceu o mesmo. Mais tarde verifiquei que era um casal de fêmeas. Uma metia e 5 dias depois a outra metia!! Um Abraço, CMarques
Luis Queiroga Publicado: Setembro 9, 2003 Autor Publicado: Setembro 9, 2003 Olá Sim, tenho a certeza. Dá para ver como nos escalares, quando desovam: pelo espermiducto do macho e pelo ovopositor da fêmea, Abraços Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência. Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.
Recommended Posts