Recommended Posts

Publicado

Olá

Em conversa telefónica com um colega aqui do fórum, o Miguel (clpereira), e quando lhe disse que tinha um casal de discus prestes a desovar, ele disse-me que tinha ouvido comentar que o crescimento pára nas fêmeas, após a 1º desova.

Como os peixes têm cerca de 10 cm, e acho-os muito bonitos, resolvi informar-me e mandei um mail para o Vitor Hugo, que me confirmou o facto, pela sua experiência. Fica aqui o meu agradecimento pela resposta quase imediata, que ainda aumentou mais a minha admiração pelo mesmo.

Pena foi que, logo de seguida, os bichos desovaram. De qualquer forma, acho importante divulgar a informação, para os menos conhecedores, como eu.

E atenção às "piquenas"...

Abraços

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Publicado:

Viva,

Eu ia meter agora uma mensagem a perguntar se era verdade!! :twisted:

Tenho três discus, e sei (infelizmente) que tenho um casal de fêmeas, com 9 a 10 cm e ambas já meteram ovos(várias vezes)!! Na Redfish aonde comprei estes discus foi-me dito o mesmo e na realidade abrandou ou parou mesmo o crescimento das duas.

O outro (que ainda não sei se é macho ou fêmea) está a crescer muito depressa!!

Agora gostava de meter uma questão:

Quando se tem um discu ou mais dentro de um aquário pequeno, eles crescem tanto como num aquário grande? Já me foi dito que não!

Um Abraço,

CMarques

Publicado:

olá!!

Agora gostava de meter uma questão:

Quando se tem um discu ou mais dentro de um aquário pequeno, eles crescem tanto como num aquário grande? Já me foi dito que não!

Esta é aquela pergunta que a resposta é muito relativa!

Eu comecei com 3 Discus de 4cm num aquario de 60L e eles ficaram os 3 com cerca de 15cm. Mas há que dizer que fazia mudas quase diarias de 30L.

À mais de um ano comprei um aquario de 300L e comprei mais 3 Discus de 4cm e hoje passado mais de um ano só um deles estão com 15m, os outros dois estão ai com 12cm e não devem crescer muito mais. Tenho que admitir que neste aquario (por ser maior) às vezes estou 2 semanas sem mudar a água.

Moral da historia: Se queres ter Discus grandes para além de muita comida tem de fazer muitas, muitas, muitas mudas de água!

AbraçO!!

Nuno Carvalho

Publicado:

Ola !

Sem duvida Nuno essa é a chave do sucesso na manutenção e crescimento dos discus, mudanças de água!! . Voltando á pergunta do Luis a unica forma dos peixes não fazerem posturas é aumentar o PH e a dureza , estive em criadores na Alemanha que tem um PH de 7,4 e uma dureza de 800 microsiemans para as femeas crescerem e não desovarem :D O mesmo faço em Portugal é a unica forma . por mim encontrada !!

Um abraço

HUGO

Publicado:

Oi!

Desculpe Vitor mas 800 microsiemens será o valor da condutância da Agua, não?

Ja´agora qual o valor de dureza?

Abraço

frame.jpg

Publicado:

OLa !

Hugo na realidade costumo sempre determinar a condutividade da água em microsiemans . Atraves de medidores electonicos , muito sinceramente não sei qual a equivalencia em graus de dureza. Mas a pergunta fica no ar ...para proximas respostas a este forum .Eu tambem vou tentar saber :oops: .

Um abraço

HUGO

Publicado:

Olá !

Um valor aproximado de 800 microsiemans corresponde a um valor aproximado de 20 em graus de dureza ( dGH ).

Um abraço

Miguel

p.s. Tentem confirmar este valor.

Publicado:

Oi

Embora haja uma "conhecida" relação de 1GH=~30microScm2

Esta não me parece totalmente correcta...

Ora se

GH=[(Ca em mgl

frame.jpg

Publicado:

Pessoal, incrível:

Os ovos da postura não vingaram mas, ontem, nova postura.

4-5 dias de intervalo... :cry:

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

Publicado:

Viva,

Tens a certeza que tens um casal de um macho e uma fêmea?

A mim também me aconteceu o mesmo. Mais tarde verifiquei que era um casal de fêmeas. Uma metia e 5 dias depois a outra metia!!

Um Abraço,

CMarques

Publicado:

Olá

Sim, tenho a certeza. Dá para ver como nos escalares, quando desovam:

pelo espermiducto do macho e pelo ovopositor da fêmea,

Abraços