Transferência De Aquário


nuskinha

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Tenho um aquário de 80 cm (96 litros) superlotado... assim, decidimos comprar um maior, de 104 cm (180 Litros).

 

Já montei este novo aquário com substracto, areão vulcânico e transferi as plantas e o difusor de CO2 do outro aquário... o que parecia estar cheio no outro, neste parece estar vazio!!! :)

 

Bom, a minha dúvida é... quanto tempo devo esperar para transferir os peixes e como o devo fazer? Vou introduzindo uns quantos por dia ou mudo uma parte da água de um aquário para o outro para estabilizar mais depressa.

 

Coloquei aqua plus + fertilizante das plantas e tentei baixar o ph ao nível do aqua anterior e já está tudo ok... como posso acelerar o desenvolvimento das bactérias? colocar comida de peixe, mesmo que não tenha lá nenhum?

 

Agradeço as vossas respostas.

 

Cumprimentos,

Ana

Viva o vício!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tivesses metido uns 50% da água velha, até podias meter tudo em uns poucos dias.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tivesses metido uns 50% da água velha, até podias meter tudo em uns poucos dias.

 

 

se meter mais de 50% ate pode por passado umas horas e so dar tempo as bactérias instalarem-se no areao e filtro

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E também podes mudar o filtro do aqua antigo e meter no novo, assim as bactérias principais (as do filtro) ficavam no aqua novo. Mantinhas o filtro do aqua antigo aí dentro por umas duas ou três semanas (e claro, junto com a água do antigo aqua e com todos os peixes já no akua novo =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma questão de horas, ainda por cima se transferiste toda a água... ou seja 50% do volume total do novo aquário, aproximadamente, dá na boa.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho ó aqua antigo com baktopur... só amanhã ponho o carvão para retirar...

Assim sendo, Sábado posso passar uma parte dessa água para o aqua novo? acham que não leva fungos nem nada que seja nocivo?

 

peço desculpa pelas perguntas, mas ainda percebo muito pouco.

 

Obrigada a todos pelas respostas,

 

Cumprimentos,

Ana

Viva o vício!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SIM PODES DESDE QUE MUDES PARTE DA ÁGUA DO AQUA ANTIGO PARA O AQUA NOVO, MAS TB VOU-TE DIZER QUE SE GASTAS MAIS AGUA ESTAS FEITA COMIGO ANA LUISA!!! ;) :D :D , UM BEIJINHO DO MARIDO :D :D :D :D :crazyeyes:

JÁ AGORA O OUTRO NOSSO AQUA VAI FICAR PARA CICLEDIOS AFRICANOS DO LAGO TANGANIKA PODEM NOS AJUDAR SE DEVEMOS TER MUITAS PEDRAS NO AQUA PARA ELES TEREM MUITOS ESCONDERIJOS?

PARA UM AQUA DE 96 LITROS , JA SABEMOS QUE APENAS PODEMOS TER NO MAXIMO 6 PEIXES PARA ASSIM PUDER EXISTIR REPRODUÇÃO E NAO SOBRE LOTAÇÃO.

O FILTRO DA AGUA PODE SER O QUE ESTAVA INSTALADO ANTERIORMENTE NO AQUARIO COMUNITÁRIO? DEBITA 800L/H

A TEMPERATURA DEVE SER 23 GRAUS???

DESCULPEM ESTAS DUVIDAS TODAS QUE TEMOS, MAS ESTAMOS A FICAR VICIADOS NISTO E NAO SABEMOS AINDA A BIBLIA TODA DA AQUARIOFILIA

 

OBRIGADO A TODOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SIM PODES DESDE QUE MUDES PARTE DA ÁGUA DO AQUA ANTIGO PARA O AQUA NOVO, MAS TB VOU-TE DIZER QUE SE GASTAS MAIS AGUA ESTAS FEITA COMIGO ANA LUISA!!! ;) :D :D , UM BEIJINHO DO MARIDO :D :D :D :D :crazyeyes:

JÁ AGORA O OUTRO NOSSO AQUA VAI FICAR PARA CICLEDIOS AFRICANOS DO LAGO TANGANIKA PODEM NOS AJUDAR SE DEVEMOS TER MUITAS PEDRAS NO AQUA PARA ELES TEREM MUITOS ESCONDERIJOS?

PARA UM AQUA DE 96 LITROS , JA SABEMOS QUE APENAS PODEMOS TER NO MAXIMO 6 PEIXES PARA ASSIM PUDER EXISTIR REPRODUÇÃO E NAO SOBRE LOTAÇÃO.

O FILTRO DA AGUA PODE SER O QUE ESTAVA INSTALADO ANTERIORMENTE NO AQUARIO COMUNITÁRIO? DEBITA 800L/H

A TEMPERATURA DEVE SER 23 GRAUS???

DESCULPEM ESTAS DUVIDAS TODAS QUE TEMOS, MAS ESTAMOS A FICAR VICIADOS NISTO E NAO SABEMOS AINDA A BIBLIA TODA DA AQUARIOFILIA

 

OBRIGADO A TODOS

 

Primeiro caps na net = a estar gritar.

 

Depois, depende dos ciclideos africanos. Que espécie estão a pensar por? E o filtro é interno, externo, de mochila?

 

Os 800 l/hora não interessam para grande coisa. Se é para rodar água há coisas melhores...

 

E acerca da Biblia, ninguem aqui sabe tudo. Mas podem começar por ler os inamoviveis de cada secção.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, li em cima qualquer coisa sobre instalar difusor de CO2 e agora vejo que estão a pensar em C. Africanos... provavelmente esse difusor vai fazer mais mal que bem.

 

Quanto à temperatura, é ver as fichas dos peixes. Mas eles devem aguentar bem essa, podendo ser mais alta - ver fichas. (Genericamente a temperaturas mais baixas os peixes duram mais, crescem menos e reproduzem-se menos).

 

Quanto ao filtro isso é apenas o débito da bomba, com massas nem vai ser tanto. Sem o volume de massas filtrantes é difícil saber se é suficiente.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem devo ter exprimido mal, o que vai acontecer é que vamos ficar com dois aquas em casa um comunitário e outro que estamos a pensar em fazer apenas de ciclideos africanos.

O aqua de ciclideos africanos vai ter a dimensão de 80x40x40 ou seja 96 litros de água.

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora... cheguei agora a casa e já vi que o meu maridão andou para aqui a escrever!!! (Jaime Gonçalves)

 

Bom, vou tentar explicar bem... comprámos um aqua novo e já transferimos todas as plantas que tinhamos, bem como o difusor de CO2. Esse aquário vai ser o comunitário com guppys entre outros peixes. O anterior, ao qual se refere o meu marido, é de 96 litros. É nesse que ele está a pensar fazer um de ciclideos. Esse antigo ficará apenas com areão e algumas pedras, por isso não necessita do difusor de CO2. Creio que ele se exprimiu mal!

 

peço desculpa.

 

Obrigada a todos pelas respostas e comentários.

 

Resta-me apenas saber se posso mudar parte da água do anterior, que ainda contém todos os peixes, uma vez que já fiz tratamentos.

 

Cumprimentos,

Ana

Viva o vício!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora... cheguei agora a casa e já vi que o meu maridão andou para aqui a escrever!!! (Jaime Gonçalves)

 

Bom, vou tentar explicar bem... comprámos um aqua novo e já transferimos todas as plantas que tinhamos, bem como o difusor de CO2. Esse aquário vai ser o comunitário com guppys entre outros peixes. O anterior, ao qual se refere o meu marido, é de 96 litros. É nesse que ele está a pensar fazer um de ciclideos. Esse antigo ficará apenas com areão e algumas pedras, por isso não necessita do difusor de CO2. Creio que ele se exprimiu mal!

 

peço desculpa.

 

Obrigada a todos pelas respostas e comentários.

 

Resta-me apenas saber se posso mudar parte da água do anterior, que ainda contém todos os peixes, uma vez que já fiz tratamentos.

 

Cumprimentos,

Ana

Se mudares uma parte da água (presumindo que ela está em condições), vai ser mais fácil para os peixes, pois a água do aquário para onde eles vão vai ser mais parecida com água onde eles estão.

 

Para além disso, acho que deves mudar (na altura em que mudas os peixes) também parte das cerâmicas. Assim, já tens uma colónia de bactérias no filtro (com muitas), o que é mais eficaz.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se mudares uma parte da água (presumindo que ela está em condições), vai ser mais fácil para os peixes, pois a água do aquário para onde eles vão vai ser mais parecida com água onde eles estão.

 

Para além disso, acho que deves mudar (na altura em que mudas os peixes) também parte das cerâmicas. Assim, já tens uma colónia de bactérias no filtro (com muitas), o que é mais eficaz.

 

Cumps

 

De facto é nas superfícies (sobretudo as do filtro) que se depositam as bactérias necessárias a uma boa depuração biológica da água. Se fizeres o que o AGA te disse não terás problemas em arrancar bilógicamente o novo aquário. Mudar a água antiga para o novo favorece a adaptação dos peixes pois tem valores semelhantes (pH, KH...) mas biológicamente não te serve de quase nada pois as bactérias pouco ou nada actuam e existem em suspensão.

Os tratamentos trataram a água: melhor ainda.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada a todos pelas respostas.

 

Amanhã vou pôr o carvão no filtro interior para tirar o mdicamento... deixo 24h e depois retiro água do aquário novo (que já está cheio) e coloco cerca de metade ou um pouco mais da do aqua antico (cerca de 50 lts) depois tento pôr os peixes aos poucos, com a adaptação normal que fiz quando os comprei. Como tenho dois filtros interiores, também vou passar um para lá, como dizem ser melhor por causa das bactérias, seguirei os vossos conselhos. Desejem-me sorte... espero que corra tudo bem.

 

Assim que tiver mais tempo vou tentar colocar algumas fotos do aquário novo, tenho é que saber bem como se faz.

 

Obrigada a todos pela ajuda.

 

Cumprimentos,

Ana

 

Ps- talvez, então, pensemos em fazer do outro aquário um de ciclídeos, mas ainda vai demorar um tempo, pelo menos até que o outro aquário estabilize.

Viva o vício!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se estás a pensar em africanos, começa a pensar em filtros exteriores, marca Eheim, para 96 litros o 2213.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se estás a pensar em africanos, começa a pensar em filtros exteriores, marca Eheim, para 96 litros o 2213.

 

 

Obrigada pela sugestão... qualquer tipo de ciclideos necessita de filtro exterior? É que há uma loja com os filtros em promoção... assim comprava o 2217, que já daria também para o grande, caso mais tarde quizesse fazer alguma alteração...

Viva o vício!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela sugestão... qualquer tipo de ciclideos necessita de filtro exterior? É que há uma loja com os filtros em promoção... assim comprava o 2217, que já daria também para o grande, caso mais tarde quizesse fazer alguma alteração...

 

 

Um casal aquariófilo, LINDO!

 

Hehe. Olá. Se tiveres hipotese de comprar esse 2217 a bom preço... compra! Para peixes como os ciclideos que sujam muito a água e gostam de correntes, esse vai dar-te para esse aquário e para um dia mais tarde um até 400 litros.

 

O meu é de 140 litros. Tem um 2217. Impec. Sempre a bombar, silencioso, fiável e qualquer peça que estrague, nomeadamente os eixos do motor, podem ser encontrados em qualquer boa loja da especialidade.

 

 

Boa sorte com isso.

Têm filhos? Se sim, então e a criança??? Não tem um aquário?

 

#musica

 

Hehe. Abraços e beijinhos

Scuderia Ferrari

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela sugestão... qualquer tipo de ciclideos necessita de filtro exterior? É que há uma loja com os filtros em promoção... assim comprava o 2217, que já daria também para o grande, caso mais tarde quizesse fazer alguma alteração...

 

 

não tem a ver com a necessidade, mas são os melhores filtros. Não vão na onda dos "l/hora" porque há outras coisas que interessam mais, nomeadamente a capacidade e a quantidade das matérias filtrantes.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Isso é verdade, os L/h não são a parte mais importante. Um filtro pode ter um débito duas vezes superior a outro, mas se o outro tiver uma maior capacidade de matérias filtrantes irá decompor a amónia mais rapidamente.

Digo isto com base neste link que encontrei há uns tempos, sobre uma comparação entre o Eheim 2080 e o Fluval FX5:

 

http://www.ciclideos.com/eheim-2080-pro3-v...al-fx5-a42.html

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Boa noite.

 

Já tenho o carvão no aquário e amanhã transfiro o filtro para o aquário novo, por causa das bactérias. Posso lavar a esponja do filtro na áqua do aqua antigo?

 

Obrigada,

Ana

Viva o vício!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Boa noite.

 

Já tenho o carvão no aquário e amanhã transfiro o filtro para o aquário novo, por causa das bactérias. Posso lavar a esponja do filtro na áqua do aqua antigo?

 

Obrigada,

Ana

Se não estiver muito suja, não laves. Se lavares, lava na água do aquário antigo e evita lavar excessivamente. (se a lavares bem, retiras uma grande parte da colónia de bactérias).

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Isso é verdade, os L/h não são a parte mais importante. Um filtro pode ter um débito duas vezes superior a outro, mas se o outro tiver uma maior capacidade de matérias filtrantes irá decompor a amónia mais rapidamente.

Digo isto com base neste link que encontrei há uns tempos, sobre uma comparação entre o Eheim 2080 e o Fluval FX5:

 

http://www.ciclideos.com/eheim-2080-pro3-v...al-fx5-a42.html

 

Abraço

 

 

Gostei muito do artigo, obrigada por mo teres enviado.

 

Cumprimentos,

Ana

Viva o vício!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não estiver muito suja, não laves. Se lavares, lava na água do aquário antigo e evita lavar excessivamente. (se a lavares bem, retiras uma grande parte da colónia de bactérias).

 

Cumps

 

 

Bom, era só pra causa de ter estado com o tratamento... mas olha... em 180 litros não se há-de notar!!! Então passo para lá o filtro e um pouco da água.... quantas horas depois os peixes?

Viva o vício!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, era só pra causa de ter estado com o tratamento... mas olha... em 180 litros não se há-de notar!!! Então passo para lá o filtro e um pouco da água.... quantas horas depois os peixes?

Tenho a ideia que já tinhas o aquário novo a funcionar com água há uns dias. Passa mais de 50% de água para o novo, se possível (eles assim notam menos). Passa logo os peixes (introduz a água sem levantar substrato, para não ficar com partículas em suspensão). Faz um acondicionamento como já referiste.

 

Espera por mais opiniões, pode ser que alguém se lembre de algum inconveniente.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.