Malubas Publicado Junho 13, 2004 Publicado Junho 13, 2004 Não sei se já alguém sabia disto mas como nunca vi aqui no fórum. Quem usa co2 caseiro tem o problema de as bolhas irem muito rápido para a superficie. Então a solução para esse problema é por a pedra difusora mesmo por baixo da entrada do filtro. Assim as bolhas vou passar por dentro do filtro e vão-se desfazendo. E funciona melhor assim penso eu.
Luis Queiroga Publicado: Junho 15, 2004 Publicado: Junho 15, 2004 OI Também já me tinha ocorrido essa possibilidade. Essa hipótese estará correcta se o filtro for fechado e o retorno de água no aqua não agitar a água em demasia. Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência. Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.
azazel Publicado: Junho 15, 2004 Publicado: Junho 15, 2004 a mim tb! so k no outro dia de manha tavam os peixe a tona da agua a tentarem absorver oxigenio directamente do ar
Just_me Publicado: Junho 15, 2004 Publicado: Junho 15, 2004 Convem de noite se se está com uma produção muito elevada de CO2 levantar a pedra difusora porque de noite nao há plantas a fazerem fotossintese.... De dia consegue-se uma dissolução muito boa do Co2, mas de noite, fica boa de mais. Em alternativa liga uma bomba de ar com um temporizador que liga quando as luzes se apagam. Assim consegues sempre uma boa quantidade de O2. até podes meter a difusora da bomba por baixo do filtro tambem, já que as bacterias do ciclo sao tambem fortes consumidoras de O2. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Miguel Madeira Publicado: Junho 16, 2004 Publicado: Junho 16, 2004 A ideia de colocar a pedra difusora por baixo do filtro já foi debatida anteriormente. O problema, é a acumulação de gás que ao subir para o compartimento da turbina, vai dificultar o funcionamento da mesma e possivelmente causar avaria. A maioria dos filtros internos tem um orificio, ao qual é aplicado um tubo, de forma a recolher ar atmosférico, penso que se poderá aplicar ai o tubo do CO2, evitando-se assim, a passagem de gás pela turbina ao mesmo tempo que se difunde o CO2 de forma eficiente. Ao natural
Antonio Leite Publicado: Junho 16, 2004 Publicado: Junho 16, 2004 Com um cateter do soro (aquele tubinho que põem no Hospital) é facil fazer entrar o CO2 na corrente do filtro depois da turbina. O proprio cateter tem um bico para espetar no tubo. Só têm que ter cuidado para não virar a entrada desse bico no sentido da corrente de agua senão com a força fica dificil para o CO2 vencer. Ah o cateter eu arranjei com um amigo no Hospital mas penso que se vende na farmacia.
Pedro Borges Publicado: Junho 18, 2004 Publicado: Junho 18, 2004 Ena, ideias novas... mas o CO2 é muito mais absorvido na corrente descendente do que na ascendente. Por dois motivos, primeiro porque o CO2 tem tendência a subir, logo na entrada do filtro está contra-a-corrente, o que cataliza a dissolução, segundo porque a água que vai para o filtro é mais pobre em CO2 do que a que sai do filtro (como disse o Just_Me, as bactérias respiram... e bem) e uma água pobre em CO2 tem naturalmente maior afinidade à dissolução de CO2 gasoso que uma água saturada de CO2. O ideal é realmente ter a dita bomba, próximo da superfície que liga à noite e desliga de dia. Atenção para o retorno de água do filtro não agitar a superfície, essa agitação só interessa de noite. O pente de retorno tem que estar submerso e a apontar para baixo. Nada de efeitos cascata e afins. Abraço, Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
Just_me Publicado: Junho 18, 2004 Publicado: Junho 18, 2004 Concordo com tudo MrPCB excepto no facto de estar em contra corrente à entrada e não à saida :D porque isto não é valido para a maioria dos filtros internos assim o "contra corrente" é mais facil de obter à saida do que à entrada basta acoplar uma magueira à saida do filtro e "aponta-la" para baixo ou traze-la até ao fundo e ai fazer a injecção do CO2. Durante a noite...liga-se tambem a bomba de ar...para fazer agitação superficial...ou liga-se outra bomba de circulação que provoque agitação superficial...enfim, um pouco de imaginação e trabalho e consegue-se tudo :D Muitas das grandes companhias começaram com gajos do DIY que a certa altura inventaram a coisa certa Pedro Alves Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
peixe_mario Publicado: Junho 21, 2004 Publicado: Junho 21, 2004 Peço desculpa por interromper uma conversa de "prós" sobre contra correntes ou a favor de correntes, de entre outras possibilidades físicas. No meu aquário tenho no fim do tubo do CO2 uma pedra difusora que faz pequenas bolhas. Quando as bolhas aumentam de volume, basta-me limpar um pouco a pedra e já está. Como é obvio, como eu não quero injectar CO2 a uma taxa muito elevada, para vosso espanto, os peixes de manhã estão com a mesma saude como no fim do dia e as plantas estão lindas. Amigos, deixem-se de preciosismos!!! Afinal o sistema é DIY!!! E na água biológica do aquáro precisam de circular outros gases disolvidos necessários aos seres vivos.
Pedro Borges Publicado: Junho 21, 2004 Publicado: Junho 21, 2004 Just_Me, realmente eu referia-me a filtros externos, num filtro interno concordo que seja até melhor (e mais fácil) acoplar à saída. O esquema da pedra difusora é manhoso, já o facto de ter que limpar a pedra é por si só uma seca, e para além do mais perde-se muito CO2 que chega à superfície antes de ser absorvido. Mas também funciona, não tão bem, mas também funciona, para quem tenha CO2 para dar e vender e não se importe de limpar regularmente a gordura que se forma na pedra difusora. Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
Recommended Posts